+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de nalvo
    Ingresso
    May 2012
    Localização
    Baixo Guandu-ES
    Posts
    225
    Posts de Blog
    1

    Padrão 05 Perguntas sobre o Thunder Cache

    Saudações amigos do Under e equipe do Thunder sempre aqui presentes.

    Estou a 8 meses utilizando o thunder e muito satisfeito assim como já relatei em outros posts...

    Mas ainda tenho algumas duvidas sobre o que posso fazer para deixa-lo ainda melhor, principalmente pelo fato da minha rede estar crescendo muito.

    Aos desenvolvedores e usuários do Thunder, se puderem me esclarecer agradeço muito.

    Duvidas:

    01 - Consigo um desempenho melhor do servidor se eu utilizar um hd SSD para o Sistema?

    02 - Um HD de 1 Tera terá um desempenho superior a um de 2 Teras (mesma marca)?

    03 - Necessito mesmo de um super processador? Ví que o consumo do mesmo é sempre baixo.

    04 - Ele aceita uma placa para Fibra para liga-lo ao mikrotik? (ccr1036)

    05 - Eu utilizo ele em paralelo com o MK, não teria uma forma mais eficiente?


    Agradeço desde já, e tenho certeza de que essas respostas servirão para muitos aqui.

  2. #2
    Suporte em Redes Avatar de wdnc5
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    LUZIANIA GO
    Posts
    555

    Padrão Re: 05 Perguntas sobre o Thunder Cache

    Citação Postado originalmente por nalvo Ver Post
    Saudações amigos do Under e equipe do Thunder sempre aqui presentes.

    Estou a 8 meses utilizando o thunder e muito satisfeito assim como já relatei em outros posts...

    Mas ainda tenho algumas duvidas sobre o que posso fazer para deixa-lo ainda melhor, principalmente pelo fato da minha rede estar crescendo muito.

    Aos desenvolvedores e usuários do Thunder, se puderem me esclarecer agradeço muito.

    Duvidas:

    01 - Consigo um desempenho melhor do servidor se eu utilizar um hd SSD para o Sistema?

    02 - Um HD de 1 Tera terá um desempenho superior a um de 2 Teras (mesma marca)?

    03 - Necessito mesmo de um super processador? Ví que o consumo do mesmo é sempre baixo.

    04 - Ele aceita uma placa para Fibra para liga-lo ao mikrotik? (ccr1036)

    05 - Eu utilizo ele em paralelo com o MK, não teria uma forma mais eficiente?


    Agradeço desde já, e tenho certeza de que essas respostas servirão para muitos aqui.
    Grande Nalvo,
    Eis ai 5 perguntas que muitos querem saber resposta, foi bem elaborada a lista rsrsr
    pra min esclarecendo a 2,4 e5 já estareis satisfeito.

    vamos esperar os profi Luiz Biazus, piri e muitos outras fera nos responder.

  3. #3
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: 05 Perguntas sobre o Thunder Cache

    Citação Postado originalmente por nalvo Ver Post
    Saudações amigos do Under e equipe do Thunder sempre aqui presentes.

    Estou a 8 meses utilizando o thunder e muito satisfeito assim como já relatei em outros posts...

    Mas ainda tenho algumas duvidas sobre o que posso fazer para deixa-lo ainda melhor, principalmente pelo fato da minha rede estar crescendo muito.

    Aos desenvolvedores e usuários do Thunder, se puderem me esclarecer agradeço muito.

    Duvidas:

    01 - Consigo um desempenho melhor do servidor se eu utilizar um hd SSD para o Sistema?

    02 - Um HD de 1 Tera terá um desempenho superior a um de 2 Teras (mesma marca)?

    03 - Necessito mesmo de um super processador? Ví que o consumo do mesmo é sempre baixo.

    04 - Ele aceita uma placa para Fibra para liga-lo ao mikrotik? (ccr1036)

    05 - Eu utilizo ele em paralelo com o MK, não teria uma forma mais eficiente?


    Agradeço desde já, e tenho certeza de que essas respostas servirão para muitos aqui.
    Bom questionamento Nalvo, quanto à pergunta 04, também quero interligar por fibra, não pela velocidade, mas para isolar da torre, minha região em períodos de chuvas, principalmente no início e no final do período chuvoso sofre muito com raios, já me sugeriram conversor de mídia, mas se uma placa resolver fica melhor ainda, vamos aguardar os desenvolvedores responderem. Grande abraço.

  4. #4

    Padrão Re: 05 Perguntas sobre o Thunder Cache

    Citação Postado originalmente por nalvo Ver Post
    Saudações amigos do Under e equipe do Thunder sempre aqui presentes.

    Estou a 8 meses utilizando o thunder e muito satisfeito assim como já relatei em outros posts...

    Mas ainda tenho algumas duvidas sobre o que posso fazer para deixa-lo ainda melhor, principalmente pelo fato da minha rede estar crescendo muito.

    Aos desenvolvedores e usuários do Thunder, se puderem me esclarecer agradeço muito.

    Duvidas:

    01 - Consigo um desempenho melhor do servidor se eu utilizar um hd SSD para o Sistema?
    A diferença é muito pouca, mas sim. A única coisa que é feita pelo Thunder no HD do sistema é a gravação de logs, e o log de cada conexão é feito pelas threads que atendem o cliente, então pode ter uma boa melhora. Também tem a questão da serialização dos logs no banco de dados, que é feito a cada minuto. O algoritmo que faz isso já é muito eficiente, mas um HD mais rápido fará o processo eficaz, sem gastar recursos por muito tempo.

    Citação Postado originalmente por nalvo Ver Post
    02 - Um HD de 1 Tera terá um desempenho superior a um de 2 Teras (mesma marca)?
    Depende da quantidade de dados. Procurar um arquivo em qualquer um dos 2 HDs, terá o mesmo custo se os 2 HDs tiverem a mesma quantidade de dados, porém procurar um arquivo em 800GB de um HD de 1TB será mais rápido que achar o mesmo arquivo em 1.8TB de dados no HD de 2TB. Por isso sempre recomendados HDs empresariais, pois além de terem mais durabilidade e confiabilidade, muitos empregam técnicas para melhorar a Seek Time Rate (Taxa de Tempo de Busca). Sobre desempenho, no sentido de percepção de velocidade, não vai ter muita diferença, pois o Thunder só vai esperar o HD procurar ou ler o arquivo no caso de HITs (quando vai entregar o arquivo já cacheado pro cliente). Quando o Thunder precisa verificar se tem ou não o arquivo, ou quando ele vai gravar o arquivo em disco, ele usa a memória com threads assíncronas, ou seja, a latência ou tempo de busca do disco não é sentido no cliente. Por esse motivo, recomendados os HDs RED ou RE da WD.

    Citação Postado originalmente por nalvo Ver Post
    03 - Necessito mesmo de um super processador? Ví que o consumo do mesmo é sempre baixo.
    Não. O Thunder é muito eficiente no uso do processador, tanto que dificilmente você verá o sistema usar mais de 10% nas screen de clientes que postam aqui no fórum ou qualquer outro lugar. O problema é que o Thunder precisa de uma máquina CONFIÁVEL. Não dá pra ter isso sem uma placa mãe de porte servidor, e não tem como ter uma placa mãe servidor rodando um cpu Dual Core, então o pessoal vai sempre nos Xeon, e o Xeon mais fraco hoje, suporta tranquilamente mais de 1000 clientes rodando com o Thunder.

    Citação Postado originalmente por nalvo Ver Post
    04 - Ele aceita uma placa para Fibra para liga-lo ao mikrotik? (ccr1036)
    Nunca procurei sobre, mas qualquer placa listada aqui: http://www.freebsd.org/releases/9.2R/hardware.html é reconhecida pelo Thunder e poderá ser usada normalmente.

    Citação Postado originalmente por nalvo Ver Post
    05 - Eu utilizo ele em paralelo com o MK, não teria uma forma mais eficiente?
    A eficiência do sistema independe do modo de ligação. O desempenho também não muda muito, mas o modo paralelo leva vantagem por só receber tráfego da porta 80, enquanto o modo bridge recebe todo o trafego, tratando a porta 80 e encaminhando o resto. Porém o modo paralelo é mais pesado pro Roteador que faz o redirecionamento, justamente por ter que redirecionar o trafego pro Thunder. Se seu roteador ultrapassar 60% de uso de CPU com o redirecionamento, você vai sentir perda de desempenho, e talvez seria viável a mudança pro Modo Bridge. Porém o modo bridge tem alguns custos, sendo os mais difícieis o fato de criar uma dependência física na rede, caso o servidor pare, onde não bastará desabilitar as regras no caso do modo paralelo, no modo Bridge algo tem que ser feito na máquina (religar, ou retirar). Também não é possível retirar sites do cache no modo bridge, como é feito no modo paralelo.

    Citação Postado originalmente por nalvo Ver Post
    Agradeço desde já, e tenho certeza de que essas respostas servirão para muitos aqui.
    Estamos aí pra isso .

    Abraço.

  5. #5
    Avatar de nalvo
    Ingresso
    May 2012
    Localização
    Baixo Guandu-ES
    Posts
    225
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: 05 Perguntas sobre o Thunder Cache

    Fiquei satisfeito com as Respostas, muito obrigado....

  6. #6

    Padrão Re: 05 Perguntas sobre o Thunder Cache

    tenho umas coisas a agregar


    ref. placa de rede com fibra no thunder: deve ser usado com as novas CCR caso o trafego seja maior 400mb wan pode der usado em paralelo realmente as novas CCR é um espetaculo a parte


    Modo Bridge caso de problema no hardware existe placa dual ByPass para compra e se a maquina desligar os reles ativos da ether passa em modo bridge

    Cable Ether
    http://www.silicom-usa.com/Networkin...Intel_based_58

    Fiber Ether
    http://www.silicom-usa.com/Networkin...Intel_based_57

  7. #7

    Padrão Re: 05 Perguntas sobre o Thunder Cache

    Interessante o caso ai do Thunder, estou começando ainda eu agora que tenho 20 clientes porém pretendo usar o Thunder para economizar com link até porque não tem GVT aqui onde moro e depender da Oi é uma negação. Como estou começando fico na dúvida de comprar uma RB 450G ou uma RB 1100, gostaria da opinião de vocês com relação a isso. Quanto ao Thunder mjr88, estou pensando em comprar um servidor HP como este proposto abaixo.

    http://www.ibyte.com.br/hp-servidor-...onte-fixa.html

    E nele adicionar um HD de 2Tb WD RED para usar junto com o Thunder, o que diz? Essa máquina ta boa? Será que ela suporta uns 1000 a 2000 clientes?

    Queria saber também sobre as RBs acima pra colocar uma boa quantidade de clientes também claro.

  8. #8

    Padrão Re: 05 Perguntas sobre o Thunder Cache

    Citação Postado originalmente por vanci27 Ver Post
    Interessante o caso ai do Thunder, estou começando ainda eu agora que tenho 20 clientes porém pretendo usar o Thunder para economizar com link até porque não tem GVT aqui onde moro e depender da Oi é uma negação. Como estou começando fico na dúvida de comprar uma RB 450G ou uma RB 1100, gostaria da opinião de vocês com relação a isso. Quanto ao Thunder mjr88, estou pensando em comprar um servidor HP como este proposto abaixo.

    http://www.ibyte.com.br/hp-servidor-...onte-fixa.html

    E nele adicionar um HD de 2Tb WD RED para usar junto com o Thunder, o que diz? Essa máquina ta boa? Será que ela suporta uns 1000 a 2000 clientes?

    Queria saber também sobre as RBs acima pra colocar uma boa quantidade de clientes também claro.
    O processador aguenta 1000 clientes sim, até mais, porém depende também da quantidade de RAM e de HDs. Esse CPU teria essas aplicações:

    4GB de RAM, 1 HD sistema + 1 HD cache = 50 clientes (limitado pelo HD, não importa o tamanho).
    4GB de RAM, 1 HD sistema + 2 HDs de cache = 150 clientes (limitado pelos HDs).
    4GB de RAM, 1 HD sistema + 3 HDs de cache = 200 clientes (limitado pela RAM).
    8GB de RAM, 1 HD sistema + 3 HDs de cache = 600 clientes (limitado pelos HDs).
    8GB de RAM, 1 HD sistema + 4 HDs de cache = 1000 clientes (limitado pela RAM).
    16GB de RAM, 1 HD sistema + 4 HDs de cache = 1500 clientes (limitado pelos HDs).
    16GB de RAM, 1 HD sistema + 5 HDs de cache = 2000 a 3000 clientes. (limitado pela RAM ou pelo CPU ).

    E assim vai .

  9. #9

    Padrão Re: 05 Perguntas sobre o Thunder Cache

    Mas tipo assim, eu uso aqui em casa apenas 5mega da Oi, to pensando em fazer um enlace da casa de amigo que tem GVT. No caso eu fazendo um enlace de 25 a 35 mega + Thunder, eu poderia ter em média quantos clientes conectados oferecendo internet de 2 a 5 mega para eles?

  10. #10

    Padrão Re: 05 Perguntas sobre o Thunder Cache

    Citação Postado originalmente por vanci27 Ver Post
    Mas tipo assim, eu uso aqui em casa apenas 5mega da Oi, to pensando em fazer um enlace da casa de amigo que tem GVT. No caso eu fazendo um enlace de 25 a 35 mega + Thunder, eu poderia ter em média quantos clientes conectados oferecendo internet de 2 a 5 mega para eles?
    Difícil falar porque isso depende exclusivamente do perfil dos usuários. Se eles veem muitos vídeos, vai ter um ganho e economia maior, se são mais de navegar, vc vai ganhar em velocidade, mas não em economia, etc.

    Outro ponto a ser considerado, é que usar Link não dedicado acarreta o risco de a operadora usar limite de sessões. Aqui em GO, a OI limita a 180 sessões simultaneas nos links residenciais. Funciona mais ou menos bem pra 3 ou 4 PCs, mas colocar 10 pcs já fica sessão em espera e a lentidão é terrível. Se seus links tem essa limitação, nenhum cache vai te ajudar.

    Eu tenho 25Mbps dedicados CTBC e atendo 400 clientes com folga de 3 a 6 megas com o Thunder. Já sem ele, meu link topa os 25Mbps de 4 da tarde à meia-noite todo dia.

  11. #11

    Padrão Re: 05 Perguntas sobre o Thunder Cache

    Este é outro ponto que gostaria de discutir, o link dedicado. Eu uso atualmente 5 mega da Oi aqui sem ser dedicado e tenho algo em torno de 12 pessoas nele. Certa vez usei o sistema de cache chamado BrazilFW achie bem interessante, simples, leve e não exigia tanto da máquina. as estou convencido de que o Thunder é o top, estava eu ligando agora pouco para um amigo e ele me disse que 1 Mega dedicado da Oi está custando aqui em Fortaleza algo em torno de R$ 1.150,00 e pra mim realmente não tem como colocar um link desses para apenas 10 ou até mesmo 50 clientes. A única alternativa que estou achando é fazer um enlace da casa de um amigo com um link GVT residencial de 25 a 35 mega e usar Thunder. Quando eu usava o brazilFW percebi que meus clientes só usam mais a net para ver vídeos além de ver o face, resumo de novela e baixar músicas tanto pelo 4shared como pelo atube pegando video do youtube. Creio que com esse link normal de 25 a 35 mega + thunder, eu consiga segurar uns 50 a 100 clientes.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mjr88 Ver Post
    Difícil falar porque isso depende exclusivamente do perfil dos usuários. Se eles veem muitos vídeos, vai ter um ganho e economia maior, se são mais de navegar, vc vai ganhar em velocidade, mas não em economia, etc.

    Outro ponto a ser considerado, é que usar Link não dedicado acarreta o risco de a operadora usar limite de sessões. Aqui em GO, a OI limita a 180 sessões simultaneas nos links residenciais. Funciona mais ou menos bem pra 3 ou 4 PCs, mas colocar 10 pcs já fica sessão em espera e a lentidão é terrível. Se seus links tem essa limitação, nenhum cache vai te ajudar.

    Eu tenho 25Mbps dedicados CTBC e atendo 400 clientes com folga de 3 a 6 megas com o Thunder. Já sem ele, meu link topa os 25Mbps de 4 da tarde à meia-noite todo dia.
    Amigo, é sério isso? Eu tenho atualmente 20mb dedicado e está no seu máximo com 60 clientes, já estou a ponto de desistir dessa coisa toda, ai você me diz que tem 400 clientes com 25mbps. Quais são os planos que você oferece, por favor me ajude. Estou sem o thundercache tb.