+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Upgrade na rede - Como melhorar?

    Boa Tarde, estou com uma grana extra (R$ 2.500,00) e gostaria de melhorar a minha rede tenho duas RB'S uma RB 450g como servidor dos clientes(TENHO 121 CLIENTES) e uma RB 750 com load balance de 4 links de 15 megas sendo 2 da GVT e 2 da OI.

    OBS: tenho também um servidor de filmes na rede (ftp),depois que eu coloquei o servidor de filmes aumentaram os números de pacotes.

    Então Gostaria de Saber dos Mestres como Melhorar a minha Rede?

  2. #2

    Padrão Re: Upgrade na rede - Como melhorar?

    Vejo um servidor de cache full em seu futuro

  3. #3

    Padrão Re: Upgrade na rede - Como melhorar?

    tenho algumas perguntas para o amigo, qual o consumo total em horário de pico?, qual a forma que o senhor entrega o link para seus clientes?, seu servidor de filmes é interno?

    se você tem link de sobra qual seria a necessidade de um cache?, geralmente utilizamos cache para desafogar o link quando está saturado como solução temporária nunca fui muito fã de cache na minha opinião ele deixa os clientes mal acostumados kkk quando seu cache para eles dizem que a internet está lenta pq estão acostumados com cache, enfim voltando ao assunto poste mais algumas informações para que possamos ajudar de uma forma melhor, abraço.

  4. #4

    Padrão Re: Upgrade na rede - Como melhorar?

    Citação Postado originalmente por Rodriguinhow Ver Post
    tenho algumas perguntas para o amigo, qual o consumo total em horário de pico?, qual a forma que o senhor entrega o link para seus clientes?, seu servidor de filmes é interno?

    se você tem link de sobra qual seria a necessidade de um cache?, geralmente utilizamos cache para desafogar o link quando está saturado como solução temporária nunca fui muito fã de cache na minha opinião ele deixa os clientes mal acostumados kkk quando seu cache para eles dizem que a internet está lenta pq estão acostumados com cache, enfim voltando ao assunto poste mais algumas informações para que possamos ajudar de uma forma melhor, abraço.
    Está é uma visão equivocada.

    Com a qualidade precária das operadoras que entregam os links que revendemos... eu.. você, o amigo que criou o post..
    A visão de um cache full é aumentar a velocidade de navegação do cliente.
    Ele até pode ficar mal acostumado, mas depois que alguém conhece o ótimo, o bom não é suficiente, isso pra qualquer um, não só o cliente.

    Se quiser pode usar o cache sem cache full.. Vai entregar ao cliente na velocidade contratada.. E mesmo assim pode ser que o arquivo vá mais rápido do que se fosse pegar do local original.. Ao sair da sua rede.. Você sabe a quanto vai o arquivo.. Mas nem todos locais proporcionam boas velocidades.. Ou ate mesmo as operadoras com dificuldade ate algum destino..

    Utilizem um cache de qualidade para melhorar o serviço que entrega ao cliente, quando se é uma empresa não se deve pensar só no bolso, pense como se você fosse cliente da empresa.. o que você iria preferir?


    Agora, para o amigo que criou o tópico..
    Eu trocaria as rbs.. já pensando em aumento de clientes, como não sabemos grandes detalhes, é a única coisa que posso opinar.

    Talvez uma CCR1016 resolvesse as 2 funções que você tem hoje.

    Mas, de mais detalhes(Equipamentos, autenticação.. planos..) que tentarei ajudar melhor.
    Última edição por klabundee; 25-11-2013 às 10:47.

  5. #5

    Padrão Re: Upgrade na rede - Como melhorar?

    Bom,não estamos em in loco para auditar a rede do amigo ai,precisaria de mais detalhes realmente ,foi uma analise superficial de acordo com as informações.Sem duvidas servidores de melhor processamento daria uma melhor performace na rede,mas se o processamento desses ativos neste momento e tolerável,invista na melhor navegação,no caso um cache e um servidor dns.

    Obs:arquivos cacheados,pode se entregar na banda contratada pelo cliente.

  6. #6

    Padrão Re: Upgrade na rede - Como melhorar?

    é vdd a intenção é de ajudar o nosso amigo, por favor poste mais informações sobre sua estrutura, abraços a todos os amigos!!!

  7. #7

    Padrão Re: Upgrade na rede - Como melhorar?

    Boa dia Galera, desculpa pela falta de informações, é vamos lá

    Toda Rede cabeada (switch cascata).

    Único Plano para os Clientes de 3 megas de Velocidade.

    No horário de pico fica 65 clientes on-line a maioria acessando facebook.

    Não tenho No-break.

    O trafego de banda no horário de pico fica em 20 megas de Download e 3 megas de up.

    O Gerenciamento ( Os Boleto Bancário ) fica por Conta do Gerencianet.

    Autentico os Clientes pelo hotspot na RB 450G.

    Load Balance de 4 links todos de 15 megas, 2 da GVT e 2 da OI na RB 750.

  8. #8

    Padrão Re: Upgrade na rede - Como melhorar?

    Citação Postado originalmente por Paulo José da Silva Ver Post
    Boa dia Galera, desculpa pela falta de informações, é vamos lá

    Toda Rede cabeada (switch cascata).

    Único Plano para os Clientes de 3 megas de Velocidade.

    No horário de pico fica 65 clientes on-line a maioria acessando facebook.

    Não tenho No-break.

    O trafego de banda no horário de pico fica em 20 megas de Download e 3 megas de up.

    O Gerenciamento ( Os Boleto Bancário ) fica por Conta do Gerencianet.

    Autentico os Clientes pelo hotspot na RB 450G.

    Load Balance de 4 links todos de 15 megas, 2 da GVT e 2 da OI na RB 750.
    Opa, agora ficou melhor heheh.

    Bom, se fosse eu trocaria as 2 RB como já citei..
    E veria a possibilidade de remover um pouco desse cascateamento, faria mais saídas independentes para os switchs.
    Você pensa em aumentar a sua rede?

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rede.jpg
Visualizações:	131
Tamanho: 	52,7 KB
ID:      	49268

  9. #9
    Analista de Suporte em TI Avatar de paullsoftware
    Ingresso
    Apr 2011
    Localização
    Cabo de Santo Agostinho / Pernambuco
    Posts
    530

    Padrão Re: Upgrade na rede - Como melhorar?

    Citação Postado originalmente por klabundee Ver Post
    Opa, agora ficou melhor heheh.

    Bom, se fosse eu trocaria as 2 RB como já citei..
    E veria a possibilidade de remover um pouco desse cascateamento, faria mais saídas independentes para os switchs.
    Você pensa em aumentar a sua rede?

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rede.jpg
Visualizações:	131
Tamanho: 	52,7 KB
ID:      	49268
    Aumentar as saídas seria realmente uma boa, porém não tem como dependendo da direção em que eles vlan (os switchs) indo para um lado não tem como colocar dois switchs cada um saindo por uma porta da RB já que ele deve está no máximo de 80~90 mts.

    Além do que os colegas falaram, como se trata de rede cabeada, revise a forma como alimenta os seus switchs, qualidade dos cabos, troque os switchs por vlan (mesmo os que são vlan fixa).

  10. #10

    Padrão Re: Upgrade na rede - Como melhorar?

    esse mês estou trocando todos os meus switchs por vlan e vou por algumas rb´s em pontos estratégicos da rede assim eu tenho um melhor monitoramento e em caso de problemas consigo fazer uma triangulação melhor do problema, enfim vamos lá... faça o seguinte pra economizar um pouco de dinheiro você pode fazer o seguinte, a 450g que atualmente você utiliza para os clientes transforme em seu balance e ponha uma 1100 no lugar, se tiver como seguir a dica do amigo e por mais de um ponto de saida para os clientes de forma que se houver algum problema não afete todos os clientes, e se você poder altere todos os clientes para pppoe hotspot para rede cascata fica passiva de dhcp na rede se espetarem um dhcp na sua rede cê vai perder o sono enfim... é minha opinião o que os amigos acham?, abraço.

  11. #11

    Padrão Re: Upgrade na rede - Como melhorar?

    Citação Postado originalmente por Rodriguinhow Ver Post
    esse mês estou trocando todos os meus switchs por vlan e vou por algumas rb´s em pontos estratégicos da rede assim eu tenho um melhor monitoramento e em caso de problemas consigo fazer uma triangulação melhor do problema, enfim vamos lá... faça o seguinte pra economizar um pouco de dinheiro você pode fazer o seguinte, a 450g que atualmente você utiliza para os clientes transforme em seu balance e ponha uma 1100 no lugar, se tiver como seguir a dica do amigo e por mais de um ponto de saida para os clientes de forma que se houver algum problema não afete todos os clientes, e se você poder altere todos os clientes para pppoe hotspot para rede cascata fica passiva de dhcp na rede se espetarem um dhcp na sua rede cê vai perder o sono enfim... é minha opinião o que os amigos acham?, abraço.
    Concordo.

    Vlan, MPLS/VPLS.. fazer algo pra isolar clientes... isola os problemas..

  12. #12

    Padrão Re: Upgrade na rede - Como melhorar?

    Citação Postado originalmente por Rodriguinhow Ver Post
    esse mês estou trocando todos os meus switchs por vlan e vou por algumas rb´s em pontos estratégicos da rede assim eu tenho um melhor monitoramento e em caso de problemas consigo fazer uma triangulação melhor do problema, enfim vamos lá... faça o seguinte pra economizar um pouco de dinheiro você pode fazer o seguinte, a 450g que atualmente você utiliza para os clientes transforme em seu balance e ponha uma 1100 no lugar, se tiver como seguir a dica do amigo e por mais de um ponto de saida para os clientes de forma que se houver algum problema não afete todos os clientes, e se você poder altere todos os clientes para pppoe hotspot para rede cascata fica passiva de dhcp na rede se espetarem um dhcp na sua rede cê vai perder o sono enfim... é minha opinião o que os amigos acham?, abraço.
    Obrigado a todos pelas dicas, vou compra uma rb 1100 e usar a rb 450g como balance e a rb 750 ( compra mais 2 rb´s 750 ) e vou colocar ela em um ponto estratégicos ( como faço essas configuração?).
    Como se faz para a configuração para pppoe hotspot para rede cascata ?