Resultados da Enquete: Comodato ou venda?

Votantes
17. Você não pode votar nesta enquete
  • Comodato

    13 76,47%
  • Venda

    4 23,53%
Enquete de Múltipla Escolha.
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão Kit cliente, comodato ou venda?

    Fiz em 2007 um tópico parecido e na enquete, quase empate entre comodato e venda, mas hoje muita coisa mudou, o pessoal fazia comodato e cobrava taxa de instalação muitas vezes no valor do kit, hoje muitos não cobram a taxa de instalação e a concorrência está muito maior.
    Vamos trocar experiencias!

  2. #2
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão Re: Kit cliente, comodato ou venda?

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Depende, se o cliente está disposto à pagar ou ele querer comprar os equipamentos?! Sem problema nenhum, fico até mais feliz.
    A questão é a nivel de mercado, produto...Nossa classe é muito desunida, ninguém vem compartilhar experiencias e depois reclama que as coisas são dificeis.

  3. #3

    Padrão Re: Kit cliente, comodato ou venda?

    Penso assim, se as grandes teles deixa comodato o porque de nos pequenos mortais não pode fazer, eu aqui cobro instalação e deixo o equipamento como comodato e queimar vou la e troco, se for pensar em cobrar equipamento o cliente não instala mesmo.
    Voce paga hoje no nano loco em torno de 205,00 a 240,00 dependendo na oferta e procura, a vivo vendo os lixos do movel Net fazendo propaganda igual loco com sua mentiras mirabolantes, nos internet a radio perde mercado mesmo
    ai temos que dar nossos pulos tentar ganhar cliente com produto de qualidade e preço.

  4. #4

    Padrão Re: Kit cliente, comodato ou venda?

    Fazer instalação em comodato é uma boa opção, o que acontece é que infelizmente nos pequenos provedores sobra o "resto".

    O cidadão vai nas grandes teles.... deixam de pagar ou então são rejeitados por restrições no CPF, vão direto pra quem???? PEQUENOS PROVEDORES!
    Ai a gente coloca equipamento em comodato e logo vem o calote.

    Resumindo, é um bom negócio para expansão do provedor, porém é FUNDAMENTAL saber filtrar quem deve ou não receber o KIT em comodato.

  5. #5

    Padrão Re: Kit cliente, comodato ou venda?

    Também tem que ver como se compra o equipamento. Comprar a vista e fazer comodato por preço razoavel não dá, faço comodato por R$ 10 (Equipamento de custo na casa dos R$ 180), seria impossível fazer isso se não fosse pelo cartão BNDES. Já usei cartão de credito pra isso, mas você se afunda em dívida, parcela em 6x mas tem o retorno do equip. só em 15 ou 18x, fazer isso com 2 ou 3 equip. é uma coisa, mas fazer isso com 50 complica, são R$ 9.000 a receber em 18 parcelas de R$ 500, SE todo o equipamento comprado for alugado, e SE todos os usuarios pagarem em dia (Aqui nunca acontece, paga 2 meses, atrasa 45 dias, paga 1 mes, atrasa 20 dias... de modo que ao longo do ano paga umas 8 mensalidades, o resto do tempo fica cortado)



    Também tenho esse problema com NS Loco, o equipamento demora 18 meses pra se pagar no comodato, mas sempre queima antes disso (Por raio, driver (PHY) muito vagabunda, mas as vezes queima chipset), enquanto outros equipamentos bem mais vagabundos duram 2 ou 3 anos tranquilo.

  6. #6

    Padrão Re: Kit cliente, comodato ou venda?

    Já tentei fazer comodato, mas hoje mesmo com meu concorrente fazendo, prefiro vender, pois sempre tem espertos que mudão da cidade ou de endereço e leva o equipamento, até tentativa de venda eu vi, e não foi so uma ou duas não.

  7. #7
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão Re: Kit cliente, comodato ou venda?

    Aqui estou fazendo comodato somente com clientes antigos e bons pagadores, to trocando a bridge 2.4 com grade e colocando Nano loco m5 ou airgrid tudo com airmax.
    Estou precisando de um bom contrato de comodato, alguém tem?

  8. #8
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão Re: Kit cliente, comodato ou venda?

    Citação Postado originalmente por telworld Ver Post
    Penso assim, se as grandes teles deixa comodato o porque de nos pequenos mortais não pode fazer, eu aqui cobro instalação e deixo o equipamento como comodato e queimar vou la e troco, se for pensar em cobrar equipamento o cliente não instala mesmo.
    Voce paga hoje no nano loco em torno de 205,00 a 240,00 dependendo na oferta e procura, a vivo vendo os lixos do movel Net fazendo propaganda igual loco com sua mentiras mirabolantes, nos internet a radio perde mercado mesmo
    ai temos que dar nossos pulos tentar ganhar cliente com produto de qualidade e preço.
    Concordo, mas é complicado concorrer com a OI aqui, estão com duas equipes de vendas (cidade pequena), atacam as pessoas na mesa dos restaurantes ofertando 15 megas com wifi por 50 reais mensais, acho que somente nos primeiros meses (mas o povo é burro).
    Fica difícil concorrer com eles, pagam uma micharia no link, colocam modens wifi lixo que de custo inferior a 20 reais, como um provedor vai sobreviver emprestando um equipamento de 240 reais que queima lan só de olhar feio pra ela?
    Precisamos reformular nossos planos de negocio, pq do jeito que está seremos engolidos!

  9. #9

    Padrão Re: Kit cliente, comodato ou venda?

    Concorrer com grande operadora tipo a OI pra mim soa igual refrigereco regional tentar concorrer diretamente com a Coca-Cola, ou cervejaria artesanal tentar concorrer com a Ambev... não dá, o negócio é diferenciar de outras formas, leva um tempo pro consumidor perceber que só banda teórica não resolve, que o consultor é uma anta que não sabe o que vende (Os da OI geralmente são, prometem mundos e fundos que não correspondem ao contrato) ou que incomoda demais (Liga toda semana pra incomodar), que o suporte deles é ridiculamente analfabeto... e principalmente: Que preço baixo no inicio do plano só serve pra enganar trouxa. É só você manter preço fixo, e deixar bem claro seu serviço não tem nada a ver com o das lesmas da Oi, o resto é questão de tempo.

    Quanto ao tipo de equipamento, se é arriscado entregar NS de R$ 240 pra cada um, que tal colocar CPE barata (R$ 130), mas caprichar nas interfaces nas torres? Tipo, ao invez de 3 paineis 120° que tal 6 de 60°? Ou 12 de 30? (Intelbras APC 2s/5s sem grade tem 30°). Tem que estudar direito esse negócio de "não pode ter tanto radio perto do outro", a coisa não é bem por aí, ter NS nos clientes não é a única forma de ter qualidade.

  10. #10
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão Re: Kit cliente, comodato ou venda?

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Quanto ao tipo de equipamento, se é arriscado entregar NS de R$ 240 pra cada um, que tal colocar CPE barata (R$ 130), mas caprichar nas interfaces nas torres? Tipo, ao invez de 3 paineis 120° que tal 6 de 60°? Ou 12 de 30? (Intelbras APC 2s/5s sem grade tem 30°). Tem que estudar direito esse negócio de "não pode ter tanto radio perto do outro", a coisa não é bem por aí, ter NS nos clientes não é a única forma de ter qualidade.
    Concordo em partes, me diga você qual CPE 5.8 de baixo custo (R$ 130) entrega qualidade e confiabilidade nessa faixa de preço? Nem falo em 2.4, que pra mim está muito vivo ainda mas está abandonado pela industria, não se tem opções!

  11. #11

    Padrão Re: Kit cliente, comodato ou venda?

    R$ 130 foi o último valor que paguei pelas Oiw 2.4GHz com yagi, e pelas Elsys 2,4GHz. As OIW as vezes dão problemas (De 20 deu problema (PHY queimado) em 2, muuuuuuuuuito menos problema que NS Loco (8 em 10 queima PHY, 5 em 10 queima chipset ou etapa de RF)), mas meus 40 Elsys estão todos muito bem, 18 meses de uso sem nenhum problema, já se pagaram (Os NS não se pagaram, sobraram uns 3 ou 4 hoje).

    Como o dolar ainda está alto as CPE's 5GHz mais em conta (Wom5000 e cia) devem estar na casa dos R$ 150 a 160, estou por fora do mercado 5GHz (Ainda tenho muitas), mas se é pelo baixo custo nada melhor que operam TAMBÉM em 2,4GHz: Tinha um punhado de grade 20 e 24dB do "tempo" das placas PCI e USB, aproveito elas usando PCBA barata hoje, pra mim é facil conseguir PCBA usada abaixo de R$ 50, uma revisada basica (Troca de capacitor com ESR alta, coisa simples, 3 minutos), e junto com antena que quando nova custou (A muitos anos) coisa tipo R$ 50, mais uma fonte POE de R$ 14, e tá resolvido o problema de custo, cliente novo/desconhecido/com-má-fama recebe material usado, velho.

  12. #12
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão Re: Kit cliente, comodato ou venda?

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    R$ 130 foi o último valor que paguei pelas Oiw 2.4GHz com yagi, e pelas Elsys 2,4GHz. As OIW as vezes dão problemas (De 20 deu problema (PHY queimado) em 2, muuuuuuuuuito menos problema que NS Loco (8 em 10 queima PHY, 5 em 10 queima chipset ou etapa de RF)), mas meus 40 Elsys estão todos muito bem, 18 meses de uso sem nenhum problema, já se pagaram (Os NS não se pagaram, sobraram uns 3 ou 4 hoje).

    Como o dolar ainda está alto as CPE's 5GHz mais em conta (Wom5000 e cia) devem estar na casa dos R$ 150 a 160, estou por fora do mercado 5GHz (Ainda tenho muitas), mas se é pelo baixo custo nada melhor que operam TAMBÉM em 2,4GHz: Tinha um punhado de grade 20 e 24dB do "tempo" das placas PCI e USB, aproveito elas usando PCBA barata hoje, pra mim é facil conseguir PCBA usada abaixo de R$ 50, uma revisada basica (Troca de capacitor com ESR alta, coisa simples, 3 minutos), e junto com antena que quando nova custou (A muitos anos) coisa tipo R$ 50, mais uma fonte POE de R$ 14, e tá resolvido o problema de custo, cliente novo/desconhecido/com-má-fama recebe material usado, velho.
    Me consegue o contato das PCBA pq é mosca branca hoje em dia!

  13. #13

    Padrão Re: Kit cliente, comodato ou venda?

    PCBA usada: MercadoLivre. Busco todo mes.

    Também tem roteador barato, na macrovirtual.com.br (Ou Macrodistribuidora.com.br se tiver cadastro) tem um roteadorzinho Gothan (Que a Americanas/Submarino importa e embala, mas vende mais caro) abaixo de R$ 50 (Acho que R$ 45 parcelado pra revendas) que tem modo cliente. O Gothan que tem apenas modo AP (E tem apenas 1 lan) está R$ 38 pra revendas, se não me engano é chipset broadcom, o funcionamento em modo cliente, com grade, é normal, 100mW e tal, sensibilidade boa, a meu ver muito melhor de desempenho que as PCBA com RTL8186 (Trava menos, tem sinal mais alto cliente>torre, CCQ maior). Pra mim uma grade de R$ 65, um roteador cliente de R$ 45, um roteador AP de R$ 38, dá R$ 148 (Mas ainda tenho muita grade velha a usar, fora anteninhas porqueira de 12dB e similares, custo zero nessa parte), e o cliente tem internet sem fio com SSID proprio e senha propria dentro de casa sem ter que comprar nada, sem ter a porcaria do hotspot ou porcaria de discador ridículo a instalar, lucro pra ele e lucro pra mim (Um NS Loco 5GHz + um AP fica mais de R$ 240, não dá pra fazer comodato disso pra qualquer um com qualquer plano).

  14. #14
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Kit cliente, comodato ou venda?

    Eu fiz por comodato, não me arrependo. O problema é daqui para frente, que já deu 2 anos; foi prometido o aumento de banda, mas o que vi foi reduzir e para piorar o meu roteador está a pifar só que aqui está muuuuito calor(29°C, 5:30 hs), é complicado. Uso dois roteadores, um é refrigerado.

  15. #15

    Padrão Re: Kit cliente, comodato ou venda?

    bom eu trabalho em comodato sou pequeno,mas faço assim 150,00 taxa de instalaçao e ativaçao,a antena custa pra mim 200,00 cada,faço a taxa a vista ou cartao de credito,contrato de comodato com especificaçao de 30 dias de inadimplencia da rescisao de contrato e a retirada de equipamento,permaneço sempre na qualidade de conexao e suporte rapido,quanto a queima de equip. eu substituo por outro,obs ja deixo bem claro se em temporal estiver o equip.ligado o cliente é culpado pelo acontecido e deve arcar conforme o art.579 e suas clausulas,na questao de queima 90% dos equyipamentos eu conserto,em questao de mudar de endereço e levar antena coloco o cliente nos tribunais(cada um cada um).
    em comodato o cliente fica ligado a sua empresa,se comprar a antena ele pode cancelar e trocar de provedor quando quiser.
    pra mim ta de boa,to subindo devagar mas seguro.
    em relaçao a concorrencia,tenho boa qualidade e nenhum cliente meu trocou para outro,ao contrario sairao de outros e vieram para mim.
    suporte ao cliente,deve ser rapido.

  16. #16

    Padrão Re: Kit cliente, comodato ou venda?

    Aqui faço da seguinte forma se for comodato 250,00 ou venda 350,00 avista o cliente só paga a primeira mensalidade com 30 dias. se for parcelado, o comodato fica 250,00 em 2 parcelas de 125 + mensalidade e se for comprado, sai 3 parcelas 116 + mensalidade.
    Só lembrando que sempre tem os engraçadinhos que fazem comodato e depois de um tempo querem só pagar a diferença do equipamento, minha saida foi dizer se forem comprar é 350,00 ai eles perguntam mais eu nao ja dei 250? e eu respondo sim , mais foi comodato entao se voce quer comprar sera 350.

  17. #17

    Padrão Re: Kit cliente, comodato ou venda?

    Quem os modelos de comdato e de retirada de equipamentos e que possa compartilhar? tem um aqui que uso mais acho um pouco vago.

  18. #18

    Padrão Re: Kit cliente, comodato ou venda?

    Se fala de modelo de contrato:
    http://depositfiles.org/files/dl7zdoxav

    Quanto o pessoal no forum se refere ao povo que cobra o valor do equipamento no ato da instalação e faz comodato, saibam que estão falando de vocês. Eu particularmente vejo isso como um enorme roubo, mas cada um escolhe seu modelo de trabalho.