+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik na rede local

    Estou a configurar o mikrotik como hotspot e queria implementar na minha rede local para efetuar o controlo de 4 routers wireless.
    A rede local esta configurada com o ip 192.168.0.1 a 192.168.0.254 onde este ultimo é o ip do router da internet.
    Tenho cerca de 50 utilizadores na rede e todos os computadores, impressoras, routers e o servidor estão configurados com ips fixos dentro desta gama de rede que indiquei.

    O que quero fazer é o seguinte, como todos os computadores estão com ip fixo e estão configurados para se ligarem á gateway do router pelo ip 192.168.0.254, desliguei o dhcp da rede e configurei o mikrotik com o dhcp server ativo numa nova gama de ips 192.168.5.1 a 192.168.5.254 para que todos os que se ligarem á rede através do wifi consigam ter um ip, e assim aceder á internet através da pagina de login, controlado pelo hotpot.
    Tentei fazer isto e até estava a funcionar até me ter apercebido de que o mikrotik estava a bloquear toda a rede, desde partilhas, acessos a internet, e muito mais.
    É possivel ligar o mikrotik na rede, sem mexer com a funcionalidade da mesma e fazer o controlo apenas de quem se liga por dhcp nos routers wifi e apenas estes sairem pela conexão do hotspot.

    Obrigado, toda a ajuda é bem vinda.

  2. #2

    Padrão Re: Mikrotik na rede local

    Boa noite é possivel sim o que acontece ai é que o hotspot está redirecionando qualquer ip para um ip dentro da faixa dele mesmo.
    Eocê vai fazer assim: vai entrar em ip/hotspot na aba severs vai ter o seu servidor de hotspot que foi configurado. Em address pool: terá um pool criado pelo hotspot só basta alterar para none e tá resolvido, seria interessante se o hotspot rodasse em 1 interface e esse pessoal com ip fixo em outra mesmo que seja no mesmo switch para haver um certo isolamento de rede

  3. #3

    Padrão Re: Mikrotik na rede local

    Muito obrigado, valeu a resposta, em principio fiquei com a rede a funcionar.