+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão largura de canal cliente

    bom dia pessoal, esse e meu primeiro post no fórum, e venho com uma duvida que já faz um tempo.

    em alguns clientes não consigo receber ip do meu mikrotik, e outros consigo, sendo que e a mesma antena Oiw-2415cpe

    mas recentemente estava com isso em access point da tplink, ai alterei chanel width de 20mhtz/40mhtz para apenas 20mhtz.
    e funcionou normalmente, e minhas antenas da ubiquit esse chanel width esta em 20mhtz.

    só que não achei isso nesta cpe da oiw.
    alguém poderia me ajudar?

  2. #2

    Padrão Re: largura de canal cliente

    Eerison,

    Basta conferir no seu AP a largura do canal, e colocar os clientes iguais, porém o valor padrão geralmente é 20, 40 é usado em casos mais específicos.

  3. #3

    Padrão Re: largura de canal cliente

    mas como falei a cima não sei onde fica esse channel width.

    http://www.fullwireless.com.br/downl...iw-2415cpe.pdf


    por que na minha antena ubiquit que transmite o sinal eta 54 mbps channel width:20mhtz

    mas essa antena oiw não achei isso.

    eu acho que e por este motivo que não consegue receber o dhcp.

  4. #4

    Padrão Re: largura de canal cliente

    Se não me engano quando você coloca velocidade fixa alta, tipo 54Mbps, o limite do padrão, o canal usado é de 22MHz, e não 20MHz, por isso no UBNT você tem que deixar em Auto 20/40.

    Dá uma olhada:
    http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_WLAN_channels
    Provavelmente o motivo não é esse, UBNT deve tratar como 22MHz mas escrever 20MHz igual os outros fabricantes, mas é bem comum ter que deixar no modo auto 20/40.

    A Oiwtech não tem essa configuração porque ela só trabalha no padrão B ou G, nesses padrões o canal é de largura fixa, a UBNT tem a opção pra permitir banda maior, mas isso é deturpação do padrão (Chamam de padrão proprietário (Tipo os 108M de Dlink, TPlink e cia), pra mim é deturpação do 802.11x, só serve pra criar incompatibilidade pra 1000 usuarios e maior banda pra 10).

  5. #5

    Padrão Re: largura de canal cliente

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ubnt.jpg
Visualizações:	202
Tamanho: 	87,7 KB
ID:      	49471

    minha antena esta assim.
    marcado em 54 e auto.


    e o channel width esta 20mhz(esse e o máximo que tem).

  6. #6

    Padrão Re: largura de canal cliente

    Amigo que tem a ver a largura do canal com o DHCP não fornecer ip?
    Se voce se conectou ao AP o cliente tem que receber as configurações do seu MIKROTIK.
    O que voce esta usando como AP se for o UBNT veja se a opção WDS esta marcada, pois se não tiver todos clientes estão pegando o MAC do seu AP o que pode estar gerando problema em seu DHCP. Já a largura do canal vai dizer quanto de banda vpce conseguira entre AP e CLIENTE.

  7. #7

    Padrão Re: largura de canal cliente

    Citação Postado originalmente por salvato Ver Post
    Amigo que tem a ver a largura do canal com o DHCP não fornecer ip?
    Se voce se conectou ao AP o cliente tem que receber as configurações do seu MIKROTIK.
    O que voce esta usando como AP se for o UBNT veja se a opção WDS esta marcada, pois se não tiver todos clientes estão pegando o MAC do seu AP o que pode estar gerando problema em seu DHCP. Já a largura do canal vai dizer quanto de banda vpce conseguira entre AP e CLIENTE.


    realmente não marco a opção WDS na minha rede, e quando um cliente que tem 2 pc em casa se conecta os 2 ficam com o mesmo mac, não sabia que essa opção deixava pegar o mac da placa de rede do pc do meu cliente.

    outra pergunta se eu habilitar essa opção na antena do meu cliente.

    na minha ubnt(que manda o sinal ) tambem tem que ter essa opção habilitada?


    OBS
    ubnt esta como acess point.
    oiw (cliente) esta como repetidora.

  8. #8

    Padrão Re: largura de canal cliente

    Sim deve deixar habilitada. Na minha opinião voce deve deixar a opção habilitada somente no AP (o que envia sinal ) no cliente não pois se ele mudar de PC você não tem que ficar fazendo alteração.
    A não ser em condominio ai deixo em abas antenas a opção marcada pois tenho varios clientes atras da mesma antena, a regra é a seguinte

    AP+WDS - CLiente - Assim o MAC que vai pro mikrotik é o da antena do cliente

    AP+WDS - Cliente + WDS - Assim o MAC que vai pro mikritik é o do PC DO CLIENTE.

  9. #9

    Padrão Re: largura de canal cliente

    Citação Postado originalmente por salvato Ver Post
    Sim deve deixar habilitada. Na minha opinião voce deve deixar a opção habilitada somente no AP (o que envia sinal ) no cliente não pois se ele mudar de PC você não tem que ficar fazendo alteração.
    A não ser em condominio ai deixo em abas antenas a opção marcada pois tenho varios clientes atras da mesma antena, a regra é a seguinte

    AP+WDS - CLiente - Assim o MAC que vai pro mikrotik é o da antena do cliente

    AP+WDS - Cliente + WDS - Assim o MAC que vai pro mikritik é o do PC DO CLIENTE.
    tem skyper você?

    assim por que nesta antena que vou fazer o teste tem apenas 2 clientes.

    quando eu colocar wds(ap que envia) as antenas ainda vão trabalhar normal?


    na minha antena que manda sinal esta como acces point , tenho que mudar para access point wds?

    como mostra na imagem

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ubnt.jpg
Visualizações:	129
Tamanho: 	102,2 KB
ID:      	49473

  10. #10

    Padrão Re: largura de canal cliente

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ap_wds_ubnt.jpg
Visualizações:	240
Tamanho: 	125,3 KB
ID:      	49474no caso alterei para ap + wds como mostra na imagem.
    mas neste WDS Peers que apareceu coloca alguma coisa?

    ñ sei se deu certo por que estou no trabalho, só quando chegar em casa para fazer o teste.

  11. #11

    Padrão Re: largura de canal cliente

    Citação Postado originalmente por eerison Ver Post
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ubnt.jpg
Visualizações:	202
Tamanho: 	87,7 KB
ID:      	49471

    minha antena esta assim.
    marcado em 54 e auto.


    e o channel width esta 20mhz(esse e o máximo que tem).
    O Auto 20/40 que falo é da largura do canal (Que na verdade devia ser 5/10/20/40, não sei porque a UBNT exibe o auto como 20/40MHz), não 20/40Mbps (Porque nem existem essas velocidades). Pra mim com roteadores no default (802.11G ou 802.11A), só conecta no modo auto (20/40MHz) ou em 10MHz (Que pega data rate minúsculo, tipo 9Mbps, onde no modo auto fixa em digamos 36Mbps).

  12. #12

    Padrão Re: largura de canal cliente

    Citação Postado originalmente por eerison Ver Post
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ap_wds_ubnt.jpg
Visualizações:	240
Tamanho: 	125,3 KB
ID:      	49474no caso alterei para ap + wds como mostra na imagem.
    mas neste WDS Peers que apareceu coloca alguma coisa?


    ñ sei se deu certo por que estou no trabalho, só quando chegar em casa para fazer o teste.
    No wds peers não precisa colocar nada. Essa opção só é usada caso queira fazer WDS entre as antenas, não sei como estão as versões mais novas da UBNT mas quando eu utilizava WDS entre estações não era permitido usar criptografia, mas não se preoculpe seu caso é diferente apenas habilite ap+wds como ja fez e deixe essa opção em branco.

  13. #13

    Padrão Re: largura de canal cliente

    Citação Postado originalmente por salvato Ver Post
    No wds peers não precisa colocar nada. Essa opção só é usada caso queira fazer WDS entre as antenas, não sei como estão as versões mais novas da UBNT mas quando eu utilizava WDS entre estações não era permitido usar criptografia, mas não se preocupe seu caso é diferente apenas habilite ap+wds como ja fez e deixe essa opção em branco.

    cara, por isso que eu digo nada como a experiencia, cara não tenho palavras para lhe agradecer, uma das antenas que não conseguia se conectar ontem pela primeira vez consegui, sem colocar ip fixo.

    depois vou estar alterando a outra antena para ver se vai funcionar normal(mais com certeza vai.).

    esse problema já tinha pedido ajuda em varias comunidades do face, mais niguem dava uma solução definitiva.
    e aqui no www.under-linux.org, no primeiro post ja consegui sanar meu problema.

    só tenho a agradecer a você salvato ea quem tentou me ajudar.


    como sou programador web, algumas coisas ainda não me atento, como uma simples funcionalidade como "WDS".
    o fórum que mais participo e http://forum.imasters.com.br/, e costumo muito ajudar la, mas acho que aqui vou ser mais ajudado do que ajudar kkkkkk.

    muito grato por estarem me ajudando em um problema que já venho quebrando cabeça a algum tempo !

  14. #14

    Padrão Re: largura de canal cliente

    Citação Postado originalmente por eerison Ver Post
    cara, por isso que eu digo nada como a experiencia, cara não tenho palavras para lhe agradecer, uma das antenas que não conseguia se conectar ontem pela primeira vez consegui, sem colocar ip fixo.

    depois vou estar alterando a outra antena para ver se vai funcionar normal(mais com certeza vai.).

    esse problema já tinha pedido ajuda em varias comunidades do face, mais niguem dava uma solução definitiva.
    e aqui no www.under-linux.org, no primeiro post ja consegui sanar meu problema.

    só tenho a agradecer a você salvato ea quem tentou me ajudar.


    como sou programador web, algumas coisas ainda não me atento, como uma simples funcionalidade como "WDS".
    o fórum que mais participo e http://forum.imasters.com.br/, e costumo muito ajudar la, mas acho que aqui vou ser mais ajudado do que ajudar kkkkkk.


    muito grato por estarem me ajudando em um problema que já venho quebrando cabeça a algum tempo !
    Que bom que deu certo ai amigo, eu que fico feliz em ajudar. Pois já fui e continuo sendo muito ajudado aqui nesse forum. Seja bem vindo, me add no skype ai pra torcarmos ideia [email protected]