+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de nalvo
    Ingresso
    May 2012
    Localização
    Baixo Guandu-ES
    Posts
    225
    Posts de Blog
    1

    Padrão Cuidados a Serem tomados em REDES CABEADAS

    Saudações amigos,

    Hoje aconteceu algo trágico em minha cidade. Um funcionário de um provedor concorrente meu, morreu hoje aqui ELETROCUTADO ao subir em um poste para fazer a ativação de um cliente. Estava chovendo, e ao tocar na abraçadeira de fixação do transformador do poste ele tomou uma descarga de 11500 volts e morreu instantaneamente, ficando pendurado pelo cinto de segurança.

    Não sei se posso postar essas fotos aqui, cabe aos moderadores me autorizarem, mas seria muito importante divulgar esse tipo de acidente de trabalho, pois isso pode acontecer com nossas equipes e todo cuidado é pouco.

    Gostaria de dividir a experiencia que tenho nessa área de cabeamento com vocês para poderem evitar problemas.

    Importante:

    * Evitem colocar caixas com switchs, ou outros equipamentos em poste que contenham transformador de alta tensão.

    * Não permitam que seus funcionários trabalhem em dia chuvoso. Isso aumenta os riscos.

    * Não passem seus cabos muito altos, as ocupações mais altas são as mais perigosas, pois ficam mais próximas a rede elétrica.

    * FORCEM SEUS FUNCIONÁRIOS A UTILIZAREM EPI´s.

    * LUVA - CAPACETE - BOTINA APROPRIADA, dentre todas as outras.

    * Postes que tenham transformador, pulem eles!, em caso de colocar equipamentos, coloquem no próximo. Passem apenas o cabo por ele e siga em frente. Isso evita maiores riscos.

    Amigos, quando se trata de rede eletrica, todo cuidado é pouco.

    Boa sorte a Todos!



    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         noticia.jpg
Visualizações:	848
Tamanho: 	216,3 KB
ID:      	49489

  2. #2

    Padrão Re: Cuidados a Serem tomados em REDES CABEADAS

    Citação Postado originalmente por nalvo Ver Post
    Saudações amigos,

    Hoje aconteceu algo trágico em minha cidade. Um funcionário de um provedor concorrente meu, morreu hoje aqui ELETROCUTADO ao subir em um poste para fazer a ativação de um cliente. Estava chovendo, e ao tocar na abraçadeira de fixação do transformador do poste ele tomou uma descarga de 11500 volts e morreu instantaneamente, ficando pendurado pelo cinto de segurança.

    Não sei se posso postar essas fotos aqui, cabe aos moderadores me autorizarem, mas seria muito importante divulgar esse tipo de acidente de trabalho, pois isso pode acontecer com nossas equipes e todo cuidado é pouco.

    Gostaria de dividir a experiencia que tenho nessa área de cabeamento com vocês para poderem evitar problemas.

    Importante:

    * Evitem colocar caixas com switchs, ou outros equipamentos em poste que contenham transformador de alta tensão.

    * Não permitam que seus funcionários trabalhem em dia chuvoso. Isso aumenta os riscos.

    * Não passem seus cabos muito altos, as ocupações mais altas são as mais perigosas, pois ficam mais próximas a rede elétrica.

    * FORCEM SEUS FUNCIONÁRIOS A UTILIZAREM EPI´s.

    * LUVA - CAPACETE - BOTINA APROPRIADA, dentre todas as outras.

    * Postes que tenham transformador, pulem eles!, em caso de colocar equipamentos, coloquem no próximo. Passem apenas o cabo por ele e siga em frente. Isso evita maiores riscos.

    Amigos, quando se trata de rede eletrica, todo cuidado é pouco.

    Boa sorte a Todos!



    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         noticia.jpg
Visualizações:	848
Tamanho: 	216,3 KB
ID:      	49489
    Nalvo Crie um blog fora daqui para podermos ver.
    Não por causa da desgraça e sim é sempre bom verificar do porque as vezes a imagem falem por si


    Obrigado

  3. #3

    Padrão Re: Cuidados a Serem tomados em REDES CABEADAS

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1476297_273123622839636_10252243_n.jpg
Visualizações:	3224
Tamanho: 	182,3 KB
ID:      	49491Essa Imagem tava em um perfil do facebook de baixo guandu hoje pela tarde.

  4. #4
    Avatar de nalvo
    Ingresso
    May 2012
    Localização
    Baixo Guandu-ES
    Posts
    225
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Cuidados a Serem tomados em REDES CABEADAS

    Observem na foto:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         001.jpg
Visualizações:	1431
Tamanho: 	161,5 KB
ID:      	49493

    Dando manutenção em equipamento em poste com transformador:


    ERRO>>
    NÃO RECOMENDADO COLOCAR EQUIPAMENTOS EM POSTE ASSIM
    ERRO>> ESTAVA CHOVENDO NO MOMENTO DO ACIDENTE - NÃO FAÇAM ESSE TIPO DE TRABALHO COM CHUVA

    ERRO>> SEM EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA

    ERRO>> CABO/EQUIPAMENTO MUITO ACIMA DA PRIMEIRA OCUPAÇÃO DO POSTE


    Divulguem este post amigos, é muito importante seus funcionários verem, para não cometerem os mesmos erros.

  5. #5
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Cuidados a Serem tomados em REDES CABEADAS

    Citação Postado originalmente por nalvo Ver Post
    Observem na foto:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         001.jpg
Visualizações:	1431
Tamanho: 	161,5 KB
ID:      	49493

    Dando manutenção em equipamento em poste com transformador:


    ERRO>>
    NÃO RECOMENDADO COLOCAR EQUIPAMENTOS EM POSTE ASSIM
    ERRO>> ESTAVA CHOVENDO NO MOMENTO DO ACIDENTE - NÃO FAÇAM ESSE TIPO DE TRABALHO COM CHUVA

    ERRO>> SEM EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA

    ERRO>> CABO/EQUIPAMENTO MUITO ACIMA DA PRIMEIRA OCUPAÇÃO DO POSTE


    Divulguem este post amigos, é muito importante seus funcionários verem, para não cometerem os mesmos erros.
    Poise amigos fatalidade, muitas vezes ocorre por excesso de confiança ou por falta de preparo da equipe NR35 e NR10, ou esta ou esta em desconformidade com a companhia de eletrificação por que da para perceber pela foto que não estão usando as janelas de telecon determinadas dela legislação ( não possui projeto de compartilhamento de e contrato com a empresa da região ). Ja sobre o uso ou não dos IPIs alem de nao esta usando mesmo disponivel e falta de treinamento da empresa e cobrança severas para quem nao cumpre.

  6. #6

    Padrão Re: Cuidados a Serem tomados em REDES CABEADAS

    Já trabalhei nas rede de alta, e como mostra as fotos ele esta abaixo do transformador, com certeza deve ter sido um vazamento de corrente na cordoalha ou ate mesmo na fiação de iluminação do poste que e muito comum esta sem isolação, Observando 3 epis esta correto que seja o cinto de segurança escada de fibra e uma bota, acredito que as luvas de alta que seja a de borracha junto com a de raspa não e indicada para quem trabalha na parte sem ser elétrica do poste. realmente pode ter sido uma falha na segurança do poste ou falha humana, fatalidade, meus pêsames a família.

    Antes tudo serve de exemplo para empresas ou pessoas que queira se aventurar nesse ramo tomem a medidas de segurança minima para seus funcionários, aqui já vi empresa fazerem barbaridade pior.

  7. #7
    Avatar de nalvo
    Ingresso
    May 2012
    Localização
    Baixo Guandu-ES
    Posts
    225
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Cuidados a Serem tomados em REDES CABEADAS

    Citação Postado originalmente por kfdigital Ver Post
    Já trabalhei nas rede de alta, e como mostra as fotos ele esta abaixo do transformador, com certeza deve ter sido um vazamento de corrente na cordoalha ou ate mesmo na fiação de iluminação do poste que e muito comum esta sem isolação, Observando 3 epis esta correto que seja o cinto de segurança escada de fibra e uma bota, acredito que as luvas de alta que seja a de borracha junto com a de raspa não e indicada para quem trabalha na parte sem ser elétrica do poste. realmente deve ter sido uma falha na segurança do poste. fatalidade, meus pêsames a família.

    Antes tudo serve de exemplo para empresas ou pessoas que queira se aventurar nesse ramo tomem a medidas de segurança minima para seus funcionários, aqui já vi empresa fazerem barbaridade pior.

    Ele estava sem luva, botina comum, sem capacete, e todo molhado pela chuva! Foi um vazamento de alta tensão, quando ele tocou na base da luminaria, ocorreu um centelhamento, e deu nisso ai!

  8. #8

    Padrão Re: Cuidados a Serem tomados em REDES CABEADAS

    Citação Postado originalmente por nalvo Ver Post
    Ele estava sem luva, botina comum, sem capacete, e todo molhado pela chuva! Foi um vazamento de alta tensão, quando ele tocou na base da luminaria, ocorreu um centelhamento, e deu nisso ai!

    Jamais ninguém deve mexer com energia com ambiente úmido e não tão pouco com as roupas molhadas, existe uma segurança minima ao se aproximar de alta tensão e a segurança máxima e de um metro e meio, e pelo que vi ai não foi essa prevenção, triste para a família que perdeu a pessoa querida. É responsabilidade da empresa de cobrar do funcionário a segurança, prevenção e treinamento é essencial, e quando vai sair pra campo tem que lembrar que vai fazer instalação e manutenção dos cuidados para que a pessoa que executar o serviço tenha a máxima segurança.
    Última edição por telworld; 16-12-2013 às 07:19.

  9. #9

    Padrão Re: Cuidados a Serem tomados em REDES CABEADAS

    Citação Postado originalmente por nalvo Ver Post
    Saudações amigos,

    Hoje aconteceu algo trágico em minha cidade. Um funcionário de um provedor concorrente meu, morreu hoje aqui ELETROCUTADO ao subir em um poste para fazer a ativação de um cliente. Estava chovendo, e ao tocar na abraçadeira de fixação do transformador do poste ele tomou uma descarga de 11500 volts e morreu instantaneamente, ficando pendurado pelo cinto de segurança.

    Não sei se posso postar essas fotos aqui, cabe aos moderadores me autorizarem, mas seria muito importante divulgar esse tipo de acidente de trabalho, pois isso pode acontecer com nossas equipes e todo cuidado é pouco.

    Gostaria de dividir a experiencia que tenho nessa área de cabeamento com vocês para poderem evitar problemas.

    Importante:

    * Evitem colocar caixas com switchs, ou outros equipamentos em poste que contenham transformador de alta tensão.

    * Não permitam que seus funcionários trabalhem em dia chuvoso. Isso aumenta os riscos.

    * Não passem seus cabos muito altos, as ocupações mais altas são as mais perigosas, pois ficam mais próximas a rede elétrica.

    * FORCEM SEUS FUNCIONÁRIOS A UTILIZAREM EPI´s.

    * LUVA - CAPACETE - BOTINA APROPRIADA, dentre todas as outras.

    * Postes que tenham transformador, pulem eles!, em caso de colocar equipamentos, coloquem no próximo. Passem apenas o cabo por ele e siga em frente. Isso evita maiores riscos.

    Amigos, quando se trata de rede eletrica, todo cuidado é pouco.

    Boa sorte a Todos!



    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         noticia.jpg
Visualizações:	848
Tamanho: 	216,3 KB
ID:      	49489



    Segurança é coisa séria !

  10. #10

    Padrão Re: Cuidados a Serem tomados em REDES CABEADAS

    Fatalidade.

    Equipamentos básicos e obrigatórios.

    Botina
    Luvas de Vaqueta
    Cintos de Segurança.
    Bota de borracha sem biqueira
    Capacete com jugular.
    Óculos
    Equipamentos básicos para se usar antes de subir em qualquer poste.
    Utilizar sempre camisetas ou jaquetas de algodão.
    Alem do choque existe também a possibilidade de abertura do arco elétrico.
    O curso ou capacitação, é obrigatório NR10, mas não resolve em nada geralmente o funcionário trabalha sozinho na rua.
    O ideal é mandar embora se souber que o mesmo sobe em postes e não usa os equipamentos.

  11. #11

    Padrão Re: Cuidados a Serem tomados em REDES CABEADAS

    A AESSUL não permite nas Normas Técnicas a fixação de qualquer equipamento aos postes. Só o suporte para a cordoalha e este normalmente estará isolado do poste.
    E nos postes onde tem transformador nem a cordoalha pode ser fixada ao poste. Tem que fazer um desvio por algum outro caminho.
    E a saída para os clientes não pode sair do poste mas sim em ângulo reto com a residência do assinante. E ninguém quer fazer isso para não perder altura na fixação dos cabos.
    A OI por exemplo fixa tudo nos postes e está sujeita a estes problemas também. E é uma empresa grande com alto treinamento. Mas está desrespeitando as normas técnicas.

    Há casos em que o próprio funcionário não respeita o treinamento. Não digo que seja este o caso, mas é comum o sujeito ter todos os equipamentos e não fazer o uso deles.
    Mas quando a fixação já está desrespeitando as normas, a empresa com certeza é que vai levar a culpa pelo ocorrido mesmo que tenha provido os equipamentos de proteção e treinado os funcionários, caso as normas da companhia elétrica tenha estas exigências.

    Creio que quase todas, senão todas devem ter as mesmas exigências. Mas quem cumpre? Daí vem os tristes acidentes.
    Qualquer hora vamos ver algo do tipo acontecendo com a OI, por estar flagrantemente desrespeitando as normas.