+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Integracao de VOIP

    Ola gente boa,

    Ca venho eu com uma duvida: to montando uma provedora wireless na base de equipamento Mikrotik. O projecto inclui um backbone na frequencia 5.8 e hotzones com wifi com 2.4Ghz. A autenticacao e feita por PPPoE+ Mk Auth.
    Ultimamente venho pensando sobre a possibilidade de criar um servico VOIP para numa primeira fase funcionar apenas dentro da minha rede. La mais adiante agente pensa em outra coisa. A coisa seria assim:
    Primeiro o cliente teria de estar cadastrado apenas atraves do Mk Auth e de seguida apartir do seu "computador" ou "smart phone" efectuar chamadas para outros usuarios da mesma rede. Como por enquanto nao tenho uma boa ideia sobre a rentabilidade do negocio VOIP, eu pretendo que ele apenas sej usado para agregar valor ao meu servico prnciapal (internet).
    O cliente devera ser capaz de atraves dum softfone instalado em seu computador ou smart fone realizar suas chamadas "gratis".
    Haveria como fazer isso? Como seria a estrutura da rede num caso de inclusao desse servico? Sei q e possivel mas nao faco minima ideia de como.
    Eu sou o cara que gosta de acreditar q tudo em tecnologia e possivel, e nao precisa esperar ser grande pra fazer oq os grandes fazem.
    Eu a

  2. #2

    Padrão Re: Integracao de VOIP

    Citação Postado originalmente por Norito Ver Post
    Ola gente boa,

    Ca venho eu com uma duvida: to montando uma provedora wireless na base de equipamento Mikrotik. O projecto inclui um backbone na frequencia 5.8 e hotzones com wifi com 2.4Ghz. A autenticacao e feita por PPPoE+ Mk Auth.
    Ultimamente venho pensando sobre a possibilidade de criar um servico VOIP para numa primeira fase funcionar apenas dentro da minha rede. La mais adiante agente pensa em outra coisa. A coisa seria assim:
    Primeiro o cliente teria de estar cadastrado apenas atraves do Mk Auth e de seguida apartir do seu "computador" ou "smart phone" efectuar chamadas para outros usuarios da mesma rede. Como por enquanto nao tenho uma boa ideia sobre a rentabilidade do negocio VOIP, eu pretendo que ele apenas sej usado para agregar valor ao meu servico prnciapal (internet).
    O cliente devera ser capaz de atraves dum softfone instalado em seu computador ou smart fone realizar suas chamadas "gratis".
    Haveria como fazer isso? Como seria a estrutura da rede num caso de inclusao desse servico? Sei q e possivel mas nao faco minima ideia de como.
    Eu sou o cara que gosta de acreditar q tudo em tecnologia e possivel, e nao precisa esperar ser grande pra fazer oq os grandes fazem.
    Eu a
    Use asterisk como: elastix, freepbx, tribox
    particularmente prefeiro elastix www.elastix.org
    uso o sistema da yestar pra fazer somente chamadas internas ramais x ramais
    legal que é instalado no windows, ta rodando legal no server 2003
    Boa sorte pra vc!!!

  3. #3

    Padrão Re: Integracao de VOIP

    Citação Postado originalmente por jonatas-tavares Ver Post
    Use asterisk como: elastix, freepbx, tribox
    particularmente prefeiro elastix www.elastix.org
    uso o sistema da yestar pra fazer somente chamadas internas ramais x ramais
    legal que é instalado no windows, ta rodando legal no server 2003
    Boa sorte pra vc!!!
    Oi JonatasClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Elastix.jpg
Visualizações:	180
Tamanho: 	14,4 KB
ID:      	49592

    Valeu pela dica do Elastix. De facto ele e muito simples. Testei com uma maquina virtual e fiz a configurcao basica pra fazer chamadas.
    Agora como integro ele na rede, visto que os clientes se conectam por PPPoE? Neste caso trata-se dum servidor que ficaria numa sala junto ao servidor Mk-Auth. Numa rede simples, e facil. Mas imaginem numa rede em que existe um IP pra o Gateway do PPPoE que atribui enderecos da mesma classe aos equipamentos CPE clientes pra que estes tenha internet. Ja la no lado do LAN do cliente ele se conecta a CPE num endereco doutra classe. Dai a confusao. como resolvo essa situacao?

  4. #4

    Padrão Re: Integracao de VOIP

    Citação Postado originalmente por Norito Ver Post
    Oi JonatasClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Elastix.jpg
Visualizações:	180
Tamanho: 	14,4 KB
ID:      	49592

    Valeu pela dica do Elastix. De facto ele e muito simples. Testei com uma maquina virtual e fiz a configurcao basica pra fazer chamadas.
    Agora como integro ele na rede, visto que os clientes se conectam por PPPoE? Neste caso trata-se dum servidor que ficaria numa sala junto ao servidor Mk-Auth. Numa rede simples, e facil. Mas imaginem numa rede em que existe um IP pra o Gateway do PPPoE que atribui enderecos da mesma classe aos equipamentos CPE clientes pra que estes tenha internet. Ja la no lado do LAN do cliente ele se conecta a CPE num endereco doutra classe. Dai a confusao. como resolvo essa situacao?
    Sobre MK sou um pouco leigo, fiz da seguinte forma:
    todos os perifericos, softphone, ATA, telefone IP, logam no IP do asterisk mesmo os clients PPPoE e Hotspot.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         cenario.jpg
Visualizações:	187
Tamanho: 	35,2 KB
ID:      	49593
    não estou dizendo pra fazer igual, inclusive deve ter inúmeras formas de fazer essa implantação.
    Feliz ano novo pra VC!!!

  5. #5
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Integracao de VOIP

    Se o IP do servidor estiver "pingando" do MK, será acessível de toda da rede.
    Basicamente ele tem que conhecer a rota para esse IP. Se ele pegou IP via DHCP do MK então já existe a rota.

  6. #6

    Padrão Re: Integracao de VOIP

    Amigo, Me ligue que tenho a solução pra vc.
    27 9 98757797
    27 3055-0687.

    Tenho tudo integrado Radius-Voip-PABX-Gateway SMS..e outros....

  7. #7

    Padrão Re: Integracao de VOIP

    A ideia de JOnatas deu mesmo certo. Segui a imagem que me deu e deu mesmo certo.
    Uma das maiores dificuldades por aqi e que agente ta sozinho, e nao existe a quem recorrer senao voces. Valeu mesmo.
    Uma coisa. Eu pretendo dar a cada cliente meu uma conta pra VOIP dentro da rede e esse pacote devera ter um numero limitado de minutos. Como faria isso no Elastix?
    Ja aqueles que querem mais de uma conta pretendo cobrar um valor adicional por cada linha, mas um bem simbolico mesmo, so pra nao ser gratis. COmo disse antes o objectivo maoir e criar valor ao servico principal qu e internet.
    Por outro lado, que solucoes voces acham que podemos dar as empresas? Vejam o seguinte a minha cidade e tao pequena que quase ninguem tem duas lojas/ estabelecimentos que digamos q poderiamos oferecer a eles a oportunidade de inter-conecta las. Assim, o VOIP so pode servir para interligar os clientes no geral, mas isso limitado a nossa rede. Nos por aqui nao temos nenhuma operadora VOIP, pelo que nao s fala de revenda. Como seria a insercao da nossa rede na externa?
    Algum tutorial por ai? Os que eu andei achando sao mais de instalacao do sistema.
    Se tiverem algumas sugestoes por favor nao deixem de dar, porque tdo que eu sei hoje, foi gracas a este forum, youtube e wiki da mikrotik. E tdo isso em poucos meses.
    Uma vez mais vleu pessoal