Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Dúvida sobre configuração de Bullet M2 HP + OIW-2415OV

    Pessoal,

    Comprei um Bullet M2 HP e uma antena Omni OIW-2415OV para distribuir em um condomínio, segue a foto do local.

    Desabilitei o Airmax, setei para Channel Width para 20 MHz.
    Deixei o código do país em Brasil, Configurei Potencia de saída 28dbm, setei fixo em o Transmission Rate em MCS 01, Frequência fixa no canal 1 e WPA2-PSK.
    Configurei ele como SOHO router.
    Em ADVANCED configurei a distância em 0.4(que dá 0.6 km).
    Ativei isolação do cliente.

    Testando com um único cliente:
    O que acontece é que o CCQ fica altíssimo de 85% a 98%(ótimo), mas o Tx/Rx fica muito instável, por vezes conecta em 11/5.5 e quando dou um refresh fica 11/1 e depois 5.5/2 e fica mudando muito.
    Não consigo passar de 2 Mbps nos testes de velocidade de conexão.
    Pra abrir um vídeo no youtube o link fica uma porcaria.

    Pensei que não seria necessário uma solução com CPE, acreditava que só com o Bullet e a antena funcionaria bem.
    Se alguém puder identificar o que pode estar errado por favor responda no tópico.

    OBS:. Um amigo indicou o bullet, sendo que acabei comprando o M2, li em vários tópicos o pessoal falando que o Bullet 2 HP seria melhor, mas... acabei comprando errado e não tenho como trocar.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         omni.jpg
Visualizações:	563
Tamanho: 	147,1 KB
ID:      	49597
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1.jpg
Visualizações:	462
Tamanho: 	103,6 KB
ID:      	49598   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2.jpg
Visualizações:	522
Tamanho: 	88,3 KB
ID:      	49599  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         3.jpg
Visualizações:	392
Tamanho: 	102,7 KB
ID:      	49600   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         4.jpg
Visualizações:	387
Tamanho: 	105,8 KB
ID:      	49601  

    Última edição por marcelol; 26-12-2013 às 22:13.

  2. #2

    Padrão Re: Dúvida sobre configuração de Bullet M2 HP + OIW-2415OV

    Coloquei agora pra o bullet responder a 20dbm e vou testar se melhora.

  3. #3

    Question Re: Dúvida sobre configuração de Bullet M2 HP + OIW-2415OV

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Nem sempre é recomendado usar a potência máxima de seu AP, 100mw (20dBm) já é suficiente.

    Tem como trabalhar o Bullet como Router ou Bridge?!
    Setei modo Bridge.

    Estou testando...

    (Alguém pode analisar esse gráfico em anexo gerado pelo AirView em aproximadamente 2 minutos de scan)
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         interferencia-1-minuto.jpg
Visualizações:	311
Tamanho: 	269,4 KB
ID:      	49603  

  4. #4

    Padrão Re: Dúvida sobre configuração de Bullet M2 HP + OIW-2415OV

    Citação Postado originalmente por marcelol Ver Post
    Setei modo Bridge.

    Estou testando...

    (Alguém pode analisar esse gráfico em anexo gerado pelo AirView em aproximadamente 2 minutos de scan)

    Bem...

    Aparentemente quando modifiquei a potência do ap para 20dbm ele estabiliza mais a comunicação, não fica subindo e descendo o Tx/Rx.

    Entretanto, ainda está muito baixo.

    Notebooks conectando a 1 Mbps, vide imagem
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         teste1.jpg
Visualizações:	196
Tamanho: 	127,7 KB
ID:      	49604   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         teste2.jpg
Visualizações:	184
Tamanho: 	124,5 KB
ID:      	49605  


  5. #5

    Exclamation Re: Dúvida sobre configuração de Bullet M2 HP + OIW-2415OV

    Coloquei um Roteador conectando via WIRELESS no Bullet M2 HP.
    Ainda ta ruim com Rx de 1Mbps.

    Configuração do Roteador, INTELBRAS 300N vide anexo.

    (Tava esperando mais ajuda da galera...)
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         encore300n.png
Visualizações:	158
Tamanho: 	42,0 KB
ID:      	49606   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         intelbras300n2.png
Visualizações:	189
Tamanho: 	41,2 KB
ID:      	49607  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         intelbras300n3.jpg
Visualizações:	147
Tamanho: 	98,4 KB
ID:      	49608  

  6. #6

    Smile Re: Dúvida sobre configuração de Bullet M2 HP + OIW-2415OV

    Olá amigo, tive um problema parecido, entre equipamentos UBNT e outros CPS de outras marcas, ficava modulando 11 Mbps/1Mbps. Resolveu e ficou perfeito colocando a versão 5.3.6 (ubnt) depois disso sempre modulou de forma assimétrica. As versões acima de 5.3.6 só funciona perfeitamente se toda a rede for UBNT, agora para usar noteboks, tem que fazer o downgrade. Para colocar a versão 5.3.6 só dá certo via tftp, porque vi que o teu bullet já tem o mac mais novo que começa DC...., se te ajudei "estrelinha para mim"

  7. #7

    Padrão Re: Dúvida sobre configuração de Bullet M2 HP + OIW-2415OV

    Citação Postado originalmente por kaluham Ver Post
    Olá amigo, tive um problema parecido, entre equipamentos UBNT e outros CPS de outras marcas, ficava modulando 11 Mbps/1Mbps. Resolveu e ficou perfeito colocando a versão 5.3.6 (ubnt) depois disso sempre modulou de forma assimétrica. As versões acima de 5.3.6 só funciona perfeitamente se toda a rede for UBNT, agora para usar noteboks, tem que fazer o downgrade. Para colocar a versão 5.3.6 só dá certo via tftp, porque vi que o teu bullet já tem o mac mais novo que começa DC...., se te ajudei "estrelinha para mim"
    Kaluham, Obrigado pela dica.
    Já baixei e vou instalar agora.
    Posto o resultado ao final da configuração.

  8. #8

    Question Re: Dúvida sobre configuração de Bullet M2 HP + OIW-2415OV

    Citação Postado originalmente por kaluham Ver Post
    Olá amigo, tive um problema parecido, entre equipamentos UBNT e outros CPS de outras marcas, ficava modulando 11 Mbps/1Mbps. Resolveu e ficou perfeito colocando a versão 5.3.6 (ubnt) depois disso sempre modulou de forma assimétrica. As versões acima de 5.3.6 só funciona perfeitamente se toda a rede for UBNT, agora para usar noteboks, tem que fazer o downgrade. Para colocar a versão 5.3.6 só dá certo via tftp, porque vi que o teu bullet já tem o mac mais novo que começa DC...., se te ajudei "estrelinha para mim"
    Não achei esse firmware.
    Torei o aço agora, botei o fw 5.3.5 e deu pau. Não funcionava.
    Consegui botar a versão 5.5.
    Onde acho o 5.3.6?

  9. #9

    Padrão Re: Dúvida sobre configuração de Bullet M2 HP + OIW-2415OV

    Todos o hardwares UBNT que começam com o Mac DC... não aceitam versões inferiores a 5.5. Depois de um tempo a Ubnt refez a versão 5.3.5 e a batizou de 5.3.6 especialmente para os equipamentos mais novos que davam conflitos com outros. Eu consegui esta versão fazendo uma reclamação na Ubnt, pois no site deles não tem para baixar. Eu tenho essa versão salva que serve para qualquer Ubnt, onde já instalei em Bullet, airgrid, nanobridge. Me passe sei e-mail que envio o arquivo da versão 5.3.6.

  10. #10

    Padrão Re: Dúvida sobre configuração de Bullet M2 HP + OIW-2415OV

    Achei o link que a UBNT me passou, de onde eu baixei a versão 5.3.6(versão corrigida da 5.3.5) que a mesma versão 5.3.5, segue o link http://www.ubnt.com/eula/?BACK=/down...20904.1243.bin e lembre-se que só consegue colocar via tftp

  11. #11

    Angry Re: Dúvida sobre configuração de Bullet M2 HP + OIW-2415OV

    Citação Postado originalmente por kaluham Ver Post
    Achei o link que a UBNT me passou, de onde eu baixei a versão 5.3.6(versão corrigida da 5.3.5) que a mesma versão 5.3.5, segue o link http://www.ubnt.com/eula/?BACK=/down...20904.1243.bin e lembre-se que só consegue colocar via tftp
    Kaluham,

    Baixei e instalei no Bullet.
    Configurei tudo e saí pra trabalhar kkkkkkkkkkk.
    Aproximadamente as 14:00 irei testar conectividade novamente e verificar em quanto esta modulando.

    Com o Firmware 5.5 percebi que o Tx/Rx estabilizou, entretanto fica muito lento. Fica estável com Rx em 1Mbps.
    Agora pela manhã após aplicar o firmware 5.3.6 e configurar eu não estava conseguindo me conectar nele.
    Visualizava a rede mas não conectava. (Lembrei que deu esse problema quando o AirMax estava habilitado, e quando estava configurado para 40Mhz, mas... agora não está. Achei bastante estranho.)

  12. #12

    Padrão Re: Dúvida sobre configuração de Bullet M2 HP + OIW-2415OV

    Transmission Rate - habilite o modulo automatico

  13. #13

    Thumbs up Re: Dúvida sobre configuração de Bullet M2 HP + OIW-2415OV

    Citação Postado originalmente por marcelol Ver Post
    Kaluham,

    Baixei e instalei no Bullet.
    Configurei tudo e saí pra trabalhar kkkkkkkkkkk.
    Aproximadamente as 14:00 irei testar conectividade novamente e verificar em quanto esta modulando.

    Com o Firmware 5.5 percebi que o Tx/Rx estabilizou, entretanto fica muito lento. Fica estável com Rx em 1Mbps.
    Agora pela manhã após aplicar o firmware 5.3.6 e configurar eu não estava conseguindo me conectar nele.
    Visualizava a rede mas não conectava. (Lembrei que deu esse problema quando o AirMax estava habilitado, e quando estava configurado para 40Mhz, mas... agora não está. Achei bastante estranho.)

    Assim dificulta.... kkkkk
    Percebi que o AirMax tava habilitado.
    Conectou beleza agora e aparentemente está mais estável.
    Com transferência de 3 a 4 mega.
    Estou percebendo que o quanto mais diminuo a potência melhora a minha velocidade.
    To com o Bullet trabalhando a 5dbm agora.
    Sendo que com esse firmware aparentemente não consigo abaixar mais, para testar um 2 dbm ou até mesmo 0 dbm que convertendo daria 1mW.
    (como nesse tópico: https://under-linux.org/showthread.php?t=160366)
    Já que a antena é 13,5 dbi queria testar com a potência ainda menor.
    Alguém ai sabe como eu poderia abaixar mais esse valor?

  14. #14

    Padrão Re: Dúvida sobre configuração de Bullet M2 HP + OIW-2415OV

    Citação Postado originalmente por newboy Ver Post
    Transmission Rate - habilite o modulo automatico
    Quando coloco em automatico ele fica maluco.
    11/11 dai dou refresh em 5 segundos, dai bate 12/1, dai dou refresh em 5 segundos, bate 19.5/11
    Sempre mudando.
    E a conexão fica uma porcaria. Mas valeu ai pela tentativa.

  15. #15

    Question Re: Dúvida sobre configuração de Bullet M2 HP + OIW-2415OV

    Qual seria a taxa Ideal aqui para eu não ficar pensando que ta ruim ele estando em condições boas.
    Não estou usando CPE, uso sempre clientes diretamente conectados no Bullet.
    A taxa ta batendo 2 mega ainda mas agora não fica mudando, estabilizou.

  16. #16

    Padrão Re: Dúvida sobre configuração de Bullet M2 HP + OIW-2415OV

    Pois é amigo, essa versão 5.3.6 fica melhor, como te falei, para mim ela está funcionado bem.

  17. #17

    Padrão Re: Dúvida sobre configuração de Bullet M2 HP + OIW-2415OV

    Citação Postado originalmente por marcelol Ver Post
    Quando coloco em automatico ele fica maluco.
    11/11 dai dou refresh em 5 segundos, dai bate 12/1, dai dou refresh em 5 segundos, bate 19.5/11
    Sempre mudando.
    E a conexão fica uma porcaria. Mas valeu ai pela tentativa.

    certo, bom tudo endica que seja isso, se voce testou e não é isso vo verificar aqui.!

  18. #18

    Angry Re: Dúvida sobre configuração de Bullet M2 HP + OIW-2415OV

    Pessoal,

    Gostaria de saber se o equipamento que comprei é realmente indicado para essa atividade.
    Tipo, moro nesse condomínio:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         omni.jpg
Visualizações:	182
Tamanho: 	147,1 KB
ID:      	49617

    To tentando criar uma rede wireless sem a necessidade de CPE.
    Notebooks e celulares conectando direto no meu Bullet + Antena.
    Por acaso esse equipamento é aconselhado para tal atividade? ou é indicado só para Enlace?
    Porque já modifiquei ele todo e simplesmente não funciona corretamente.
    Um amigo diz que ele ta cumprindo o papel dele.
    Que ta enviando com taxa boa com sinal bom de -62 a -75 sendo que os clientes que são fracos conectando de -78 a -85 daí o cliente não consegue chegar nele.
    O meu amigo pediu para eu testar com uma nano station apontada pra ele.
    Mas... Vai fugir do que eu estava pensando.
    O que me intriga é que a área é bastante pequena, tem cerca de 50m para todos os lados, e imaginava que o bullet com essa Omni dariam conta do serviço.
    Espero a ajuda de vocês.

  19. #19

    Exclamation Re: Dúvida sobre configuração de Bullet M2 HP + OIW-2415OV

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    O que não deve estar dando conta é o Bullet.

    Tenta usar algum PCBA (OIW) com essa Omni!




    Esse produto foi descontinuado, mas existe essas daqui.




    De qualquer forma, aguarde mais opiniões!
    Arthur Bernardes,

    O que eu fico encucado é que não coloquei ninguém nele ainda.
    Como pode ele não estar aguentando?
    Os testes com o meu celular e meu notebook batem de 1 a 2 Mega. E não consigo melhorar esse Rx, nem diminuindo nem aumentando a potência.
    Coloquei o firmware mais atual para poder baixar a potência e testei também com a potência em 2 e em 0 dbm, sendo que pelo que li aqui no fórum o pessoal baixa a potência quando tem outro equipamento com uma antena apontada para o bullet. O que não é o meu caso, quando eu baixo a potência nem meu celular, nem o notebook identificam mais a rede.
    Como no firmware 5.3.6 foi o que eu identifiquei que a rede estava mais estável, deixei ele com 5.3.6 mesmo.
    Mas tenho fé que o bullet vai pegar aqui, pq não aguento mais subir no telhado kkkkk.

  20. #20

    Padrão Re: Dúvida sobre configuração de Bullet M2 HP + OIW-2415OV

    Citação Postado originalmente por marcelol Ver Post
    Pessoal,

    Gostaria de saber se o equipamento que comprei é realmente indicado para essa atividade.
    Tipo, moro nesse condomínio:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         omni.jpg
Visualizações:	182
Tamanho: 	147,1 KB
ID:      	49617

    To tentando criar uma rede wireless sem a necessidade de CPE.
    Notebooks e celulares conectando direto no meu Bullet + Antena.
    Por acaso esse equipamento é aconselhado para tal atividade? ou é indicado só para Enlace?
    Porque já modifiquei ele todo e simplesmente não funciona corretamente.
    Um amigo diz que ele ta cumprindo o papel dele.
    Que ta enviando com taxa boa com sinal bom de -62 a -75 sendo que os clientes que são fracos conectando de -78 a -85 daí o cliente não consegue chegar nele.
    O meu amigo pediu para eu testar com uma nano station apontada pra ele.
    Mas... Vai fugir do que eu estava pensando.
    O que me intriga é que a área é bastante pequena, tem cerca de 50m para todos os lados, e imaginava que o bullet com essa Omni dariam conta do serviço.
    Espero a ajuda de vocês.
    me add no skype que vou te ajudar volverine503