+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Dúvida sobre placa de rede wireless / Mikrotik

    Bom dia a todos!!!
    Sou novo aqui e acabei de montar um servidor Mikrotik x86 no bairro onde moro, o mesmo possui 2 placas de rede (pci / onboard) + pci wireless. Com uma das placas de rede utilizo a pci para local e a onboard para a wan, já a pci wireless para distribuir o sinal wifi através de uma antena omni de 12dbi. O sinal esta razoavelmente bom, tenho 15 clientes e um ou outro reclama que o sinal esta baixo.
    Atento a este detalhe e em buscar aqui a ajuda para resolver este problema, gostaria de saber se posso utilizar no mikrotik a placa abaixo para melhorar a intensidade do sinal.

    Placa Rede Dlink Dwa-547 300mbps N Pci Wireless Low Profile com 3 antenas

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         placa-rede-dlink-dwa-547-300mbps-n-pci-wireless-low-profile-533-MLB4697769041_072013-F.jpg
Visualizações:	1230
Tamanho: 	83,9 KB
ID:      	49644

    E se posso instalar na mesma 2 setoriais e 1 omini.
    Desde já agradeço a todos.

  2. #2

    Padrão Re: Dúvida sobre placa de rede wireless / Mikrotik

    Tá, mas alta potencia não é a solução pra nada, tem que conjugar potencia suficiente, sensibilidade suficiente (DLink tem sensibilidade péssima comparado a miniPCI Engenius barata) e antena decente.

    A legislação fala em limite de EIRP justamente pra não ter um monte de acéfalo usando potencia alta com antena de alto ganho poluindo o espectro, se o limite é 1W EIRP isso são 30dB ao todo, ou seja, se usar uma ridícula omni de 12dB o cartão devia estar setado pra no máximo 18dB.

    Nenhuma placa PCI barata (Menos de R$ 200) tem sensibilidade tão boa quanto as miniPCI. Se vai usar o modo 802.11n, procure as que tem sensibilidade tipo -95dB em MCS0, mas essas DLink DOMESTICAS tem senbilidade ridícula tipo -75dB em MCS0, esses 20dB de difereça são basicamente o SNR que você precisa pra ter um mínimo de qualidade na conexão.

    Ignore potencia, tá cheio de provedor com 18dB em cartão atendendo cliente a 2 ou 3Km, é só ter antena decente e zona de fresnel 100% livre no trajeto, aumentar potencia quando a antena é ruim ou quando falta zona de fresnel livre é um paleativo que só serve pra poluir o espectro e incentivar o mercado de antenas lixo de suposto alto ganho.

    Se quer mesmo PCI e não routerboard, te aconselho a procurar adaptador PCI pra miniPCI, e usar qualquer cartão miniPCI, até um mal-falado EMP8602 (R$ 80 no ML, se não me engano) se sai muuuuuuuuuuuuuuito melhor que essas placa PCI ou PCI-express de 300 ou 450Mbps.
    (Lembra que a existencia de multiplas antenas é pra fazer mimo (Multiplas conexões), não tem absolutamente nada a ver com potencia ou sensibilidade)

  3. #3

    Cool Re: Dúvida sobre placa de rede wireless / Mikrotik

    Arthur e Rubem muito obrigado pela aula de explicações!!!
    Vcs estão me ajudando e muito.
    Aproveitando queria deixar o meu relato aqui:
    A uns 5 anos atrás por insistência de uma vizinha que queria compartilhar minha internet speedy de 1mb, e como ela morava a uns 30 metros... seria inviável passar um cabo de rede até a casa dela. Devido a mesma morar do outro lado da rua, foi dai que resolvi comprar um roteador (marca gts) e 1 placa wireless para ser instalado no pc dela.
    De inicio o sinal ficou um pouco fraco, mas ela conseguia com sucesso acessar suas páginas da internet. Dai a divulgação do boca a boca... aumentaram os clientes, passei a cobrar R$25,00 de cada. Comprei uma antena omini de 12dbi passei ela pra externa pedi banda de 2mb e em um curto espaço de tempo já atingia 30 clientes no condomínio onde moro.
    Este roteador da gts possui um limite x de clientes no controle de acesso apenas 30, e o povo me enchendo a paciência querendo entrar pra minha rede, pesquisei muito na internet e todas as respostas inclusiva da fabricante era que eu deveria comprar um modelo mais novo e adquirir uma licença paga.
    Foi dai que conheci um cara de Belém do Pará que havia conseguido alterar o firmware da gts para o da ApRouter, fiz exatamente como o tutorial descrevia ... e ficou show de bola... consegui cadastrar mas 18 clientes!!!
    Por uns 3 anos ganhei muito dinheiro distribuindo sinal wifi de internet no condomínio onde moro e nos bairros vizinhos, o roteador era fantástico e o sinal era magnifico, as vezes ficava lento com muita gente conectada...mas dai com o controle de banda configurado resolveu-se o problema.
    Me arrependi muito em não ter investido mais dinheiro naquele momento e muito mais tempo de dedicação, eu trabalhava de madrugada e fazia uns bicos de dia e chegava morto em casa.
    Com quase 50 clientes ativos eu estava no paraiso, mas foi ai que tudo começou a dar errado ...no condomínio onde moro a Net Virtua veio com uma promoção pra cada casa "Banda Larga 1MB + Telefone = R$29,99 ... em um final de semana perdi metade do pessoal, os que ficaram ou eram muito meus amigos ou queriam ficar na minha rede caso eu baixasse o preço.
    Foi uma loucura... e eu com um link de 2mb, resolvi reagir (como uma unica gota de chuva querendo parar um trem bala ..kkkk), acabei adquirindo um link de 10megas isso mesmo.. enquanto a galera aderia a um link de 1mb e pagava R$29 eu distribuía 10mb e cobrava R$25. Avisei o povo e consegui manter 23 clientes...UFA!!!
    De uns 9 meses pra cá meu roteador começou a travar...caia a internet do nada ou ele simplesmente dava reset, acabei trocando por um kit provedor do mercado livre ... e entrei BEM .... quebrei a cara. E o povo reclamando!!!
    Foi ai que comecei a me aprofundar no assunto sobre mikrotik, resolvi baixar uma iso e realizei alguns testes ... fiquei maravilhado com as funções que ele possui....e dai veio aquela luz dizendo "POR QUE NÃO USOU ISSO ANTES".
    Faz 1 mês que montei um servidor mikrotik pc-ap, configurei lendo vários tutoriais que achei aqui e várias dicas de forum... e até o momento esta funcionando muito bem. E os clientes pararam de reclamar.
    Já estou até elaborando um projeto de adquirir uma roterboard 433, caixa de comando, nobreak ... e tudo isto visto aqui.
    Por isso que eu digo sempre...conhecimento é para ser compartilhado!!!

    abraços.

  4. #4

    Padrão Re: Dúvida sobre placa de rede wireless / Mikrotik

    Se comparar RB433 versus PC x86, a RB433 se paga só na conta de luz em pouco tempo, são 20 a 25W na entrada da fonte, contra uns 55W do PC (Imaginando um Atom com HD Sata comum, fonte ATX comum com 70% de rendimento quando o consumo é baixo. Se colocar algo que gasta mais, tipo um Pentium dualcore, ou um pentium 4 socket 775, o consumo sobe facil pra 70W ao todo). De 20 pra 55W são 35W de diferença, vezes 24 horas dá 840W por dia, vezes 30 dias dá 25KW a menos na conta. Na minha conta o KW custa R$ 0,55 ultimamente, são R$ 14 a menos no mes, se levar em conta R$ 250 pela RB433 (Não a 433AH, pra pouca gente não precisa) são 18 meses pra ela "se pagar", 1 ano e meio. Mas... um PC custa muito mais que isso pra montar, do mesmo jeito que você tem um pc velho você poderia ter uma RB velha, muuuuuuito antes de eu entrar no "mercado" eu já tinha uma RB133 jogada em casa, mas não tinha nenhum pc velho sobrando, por R$ 250 a vizinhança sempre compra qualquer pentium 4 velho só pra acessar facebook...

    Só uma coisa, quando você fala em "link" de 10Mb provavelmente se refere a ADSL de 10Mb, aqui no forum quando você ler sobe usar uma RB433 num "link" de 10Mb pra dividir com 30 clientes provavelmente estarão se referindo a link dedicado, 100% de garantia e tal, o modo como o Mikrotik gerencia as conexões não é igual roteador com firmware comum (Com QoS), esteja ciente que em caso de cliente reclamando de conexão ruim o problema não O mikrotik, mas sim as opções de configuração (E o fato de ADSL não permitir milhares de conexões abertas ou semi-abertas sem que o modem fique lento), Mikrotik OS é um sistema bem completo, todo OS no default funciona mal pra algumas coisas, seja Windows ou Linux, por isso tem livros e cursos relativamente caros sobre isso: http://produtos.entelco.com.br/ Não é um firmware plug-and-play tipo firmware de TPLink ou Dlink, tem um mundo de possibilidades pra aprender, provedor ainda por cima tem mania de misturar Ubiquiti no meio, tem mais coisa, aí começa a mecher em firmware pra roteador de cliente tipo OpenWRT ou DDWrt... mas a cabeça de todo mundo é grande, sempre cabe informação.