+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Script para reiniciar um ATA

    Ola under-galera, estou tendo um problema aqui, nossa empresa disponibiliza telefonia rural via VOIP (usando ATA) e estou com constantes problemas nos ATA's, os clientes fazem ligações mas não conseguem receber, ja tentamos mudar as portas o endereço tudo, ligamos para a empresa que fornece os serviços VOIP, seguimos todas suas sugestões mas os problemas persistem. A única solução até o momento é a reinicialização dos ATA's, sempre que é reiniciado funciona perfeitamente por algumas horas, as vezes dias. Mas depois volta a rotina. Não há como saber quando deve ser reiniciado, normalmente isso só ocorre quando o cliente (muito desapontado) liga aqui na central e informa o problema, aí é feito a reinicialização.
    A parte chata nisso é que nossos clientes precisam do telefone funcionando constantemente. Enquanto estamos com esses problemas na VONO, e não achamos outra empresa similar (que seja viável) estamos penando com isso, estamos com projetos de desenvolver nosso próprio VOIP, mas isso não concretizará até o final deste ano. Então por enquanto a única solução é a reinicialização mesmo, porem fazer isso diariamente pode ser um tanto que demorado e estressante, aí a idéias de criar um script que faça essa tarefa.

    É simples, o script deve acessar o IP do ATA (no navegador todos estão com login e senha salvos). Ele acessará o IP e irá para área de Reinicialização, então reiniciará e partirá para o próximo IP.
    O computador de acesso aos ATA's fica ligado constantemente, e não tem problemas deixar o script rodando nele.

    Talvez algo mais avançado onde o script detecte se o telefone está ou não em uso, e só reiniciar caso não esteja seria legal, mas meu conhecimento em programação é uma vergonha, por isso não vou me iludir com algo tão sofisticado.

    Sou bom com idéias, mas com os códigos sou uma porcaria, por isso estou aqui à pedir a ajuda de alguém.

    Caso queiram me contactar pelo skype ou whatsapp só me add e avisar que é do Under-Linux:
    Skype: sadrack_scorpions
    WhatsApp: (069) 9981-6472
    Desde já agradeço a todos.
    Um forte abraço e um bom ano à todos.

  2. #2

    Padrão Re: Script para reiniciar um ATA

    qual ATA vc ta usando?

  3. #3

    Padrão Re: Script para reiniciar um ATA

    Citação Postado originalmente por zanettemt Ver Post
    qual ATA vc ta usando?
    Me desculpe não informar antes. O ATA é o GKM2210T da Intelbras.

  4. #4

    Padrão Re: Script para reiniciar um ATA

    Citação Postado originalmente por Sadrack Osório Ver Post
    Me desculpe não informar antes. O ATA é o GKM2210T da Intelbras.
    Já tive esse problema e era superaquecimento. O ATA usado era o mesmo que você mencionou. Troquei para PAP2T e problema resolvido. Verifique a temperatura do mesmo. Tente também mudar o "Register Expires:" do valor padrão para um menor (Uso aqui 1200). Só para intender, você registra no ATA do cliente a conta da VONO direto correto?

  5. #5

    Thumbs up Re: Script para reiniciar um ATA

    Citação Postado originalmente por felipeandrade55 Ver Post
    Já tive esse problema e era superaquecimento. O ATA usado era o mesmo que você mencionou. Troquei para PAP2T e problema resolvido. Verifique a temperatura do mesmo. Tente também mudar o "Register Expires:" do valor padrão para um menor (Uso aqui 1200). Só para intender, você registra no ATA do cliente a conta da VONO direto correto?
    Isso mesmo under-brother, eu registro a conta vono no ATA do cliente. Tenho aqui alguns PAP2T, mas pouco usamos-os. O Register Expires como padrão estava em 90, após algumas ligações para VONO fomos instruídos a alterá-lo para 3600, o que agora parece um grande exagero.

    Estarei efetuando as mudanças em todos para 1200 na intenção de saber se ameniza os problemas. Caso contrários a melhor solução seria trocar os ATA's, infelizmente foi feito mais um pedido dos ATA's GKM2210T
    o que agora me parece um grande erro.
    Farei as trocas dos ATA's nos clientes mais críticos, e ver se o problema persiste. A pena é que a distância é enorme até o cliente, e terei de esperar ocasiões para mandar o PAP2T.
    Pra finalizar deixo um forte abraços e lhe agradeço muito pela informação.

    (Ainda quem quiser me ajudar no script, mesmo que trocando para o PAP2T resolva, terei ainda uma grande quantidade de GKM's o que não tornaria barato a migração total.


  6. #6

    Padrão Re: Script para reiniciar um ATA

    tenho mesmo problema com TIP100 da intelbras, já os PAP2 nao da esse problema, unica soluçao seria a troca mesmo, sendo que nao é homologado pela vono esses aparelhos da intelbras.

  7. #7
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Padrão Re: Script para reiniciar um ATA

    Olá já tive esse problema também com o PAP2T e SPA mas era problema de aquecimento.
    Resolvi colocando um ventilador daqueles que caminhoneiro utiliza na "boleia" do caminhão apontado para o PAP2T ai resolveu o problema.
    Lembrando que no meu caso o PAP2t ficava em uma casinha na cidade onde não tinha ventilação alguma.

  8. #8

    Padrão Re: Script para reiniciar um ATA

    Pois bem, vejo que o problema realmente seja o aquecimento.
    Infelizmente estou impossibilitado de efetuar os testes.
    Pensei em habilitar um cooler no ATA, mas teria de ter uma fonte própria para o mesmo. Já estudei a possibilidade de coloca-los na mesma fonte, mas não será possível. Então é a única maneira que vejo.