+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problema de baixo throughput em enlace com 2 repetidoras

    Tenho uma rede com 4 pontos, sendo 2 repetidoras.

    O tráfego é ótimo pelo bandwith test do mikrotik de cada ponto para o outro.

    No entanto de do ultimo ponto para o primeiro é terrível o tráfego!!! qual o porque disso???

    Por exemplo do ponto A para o B passa 120mb udp,

    do C para o D para digamos 90 MB

    do E para o F passa também em média 100MB.

    Porém para do ponto E (final da rede) para o ponto A (primeiro ponto). é terrível pelo bandwith test. 10MB a 15MB

    Sendo que nas repetidoras tenho RB tudo porta GigAbyte ligando um rádio ao outro.

    Sempre foi comentado nesse forum que dividir os enlaces melhoraria, mais nesse caso parece que piora.

    do ponto E (final da rede) para ponto o C (passando por uma repetidora) tenho cerca de 25MB.

    Pela prática se eu fizer mais um ponto aki terei desse ponto ao final da rede cerca de 5Mb a 7MB...

    Isso seria uma falha no bandwith do mikrotik? já que na teoria o tráfego máximo no final da rede deveria ser a do pior LINK ou seja 90MB!

  2. #2

    Padrão Re: Problema de baixo throughput em enlace com 2 repetidoras

    Bom dia, pelo o que você descreveu e eu ja peguei um problema desse, isso vai ser um dos itens a seguir:
    -Cabo de rede;
    -Patch cord;
    -Conector;
    -Porta lan do radio;
    -Porta do Switch;
    outra coisa repita os testes mas faça em utp.

  3. #3

    Padrão Re: Problema de baixo throughput em enlace com 2 repetidoras

    Percebo que ao passar por cada repetidora, o trafego só vai caindo, tanto seja do final para o início da rede ou do início para o final.
    Tipo, se eu fizer mais uns 2 ponto a ponto é capaz de não passar mais nada. Pelo bandwith do mikrotik.

    Mais me surgiu uma dúvida ao passar pelas repetidoras o mikrotik não passaria a marcar diferente tipo:

    De um ponto para outro exemplo tráfego udp bate em 107mbs.

    já pra o segundo ponto que também passa 100Mbs, no caso bandwith marca em 10mbs ou 12mbs o poderia ser assim 12 Mbs por segundo seria isso, que no caso estaria certinho.? lembrando no winbox não muda se é Byte ou bit sempre marca Mbps.
    Acho difícil o cabos de todas repetidoras estiverem com defeito ! o que seria esse patch cod que você se referiu?

    Valeu.

  4. #4

    Padrão Re: Problema de baixo throughput em enlace com 2 repetidoras

    Acabo de fazer o test aqui bandwith entre nas repetidoras via cabo, tudo normal... passando o máximo que a placa lan suporta.

  5. #5

    Padrão Re: Problema de baixo throughput em enlace com 2 repetidoras

    Percebi aki que em uma repetidora um dos rádios via cabo modulou em 100mbs, quando deveria ter ficado 1Gbs, mesmo assim deveria passar pelo menos 100Mbs.

  6. #6

    Padrão Re: Problema de baixo throughput em enlace com 2 repetidoras

    Como disse amigo testei agora a pouco os rádios ligados via cabos uns aos outros nas repetidoras tudo normal.
    Antigamente possuía um link com Mikrotik Rb 433ah e xr5 também era assim, tráfego bom entre os ptp, porém do final da rede para o início, um lixo bem abaixo do pior enlace. Deve ser algum problema no Mikrotik, esse enlace tenho tudo com RB912

    Já em outros ptp aki que uso UBNT, não tenho esse problema.

    Alguém poderia me dar uma luz???

  7. #7

    Padrão Re: Problema de baixo throughput em enlace com 2 repetidoras

    Tenho um problema igual aqui de uma rb para outra passa 120m a 150m, agora quando colocar do primeiro para o ultimo cai para 40mb. Outra coisa foi que essa rb 911 não consigo latência estável. fica variando muito meso com o trafego baixo. enlace de 40km o maior nesse de 40 o sinal ta em -50 com 18dbm de potencia.

  8. #8

    Padrão Re: Problema de baixo throughput em enlace com 2 repetidoras

    Amigo analizando aki hoje a tarde testei de tudo, parece que se trata de um bug na wireless do mikrotik que prejudica o tráfego.

    Veja percebi que sempre que não tem tráfego na rede o mikrotik modula bem baixo, e aos poucos quando sobre o tráfego ele modula mais alto.

    Assim quando testamos o bandwith entre duas wireless passa bastante banda pois ele vai subindo gradativamente a modulação.

    Já quando o tráfego vem de outro ponto entra na wireless de um rádio e sai pela lan, entrando pela lan do próximo rádio para seguir em frente pela wireless, ou seja uma bridge na repetidora um radio recebendo e ligado no outro jogando, simplesmente o tráfego chega na lan do mikrotik, porém ele continua modulado em 6mbs por exemplo e não modula mais alto, como se ele não identificasse a necessidade de modular mais alto para passar mais banda, ae fica horrível o tráfego que passa pelas pontes.

    Assim é como se fizesse um gargalo, o primeiro enlace passa bem mais os próximos parece que tem um bug entre o tráfego entrante na lan do rádio e o que sai pela wireless, ele modula sempre no baixo e não aumenta. pois ele não identifica como tendo trafego na RB para assim aumentar a modulação e passar mais banda.

  9. #9

    Padrão Re: Problema de baixo throughput em enlace com 2 repetidoras

    Citação Postado originalmente por delegato Ver Post
    Amigo analizando aki hoje a tarde testei de tudo, parece que se trata de um bug na wireless do mikrotik que prejudica o tráfego.

    Veja percebi que sempre que não tem tráfego na rede o mikrotik modula bem baixo, e aos poucos quando sobre o tráfego ele modula mais alto.

    Assim quando testamos o bandwith entre duas wireless passa bastante banda pois ele vai subindo gradativamente a modulação.

    Já quando o tráfego vem de outro ponto entra na wireless de um rádio e sai pela lan, entrando pela lan do próximo rádio para seguir em frente pela wireless, ou seja uma bridge na repetidora um radio recebendo e ligado no outro jogando, simplesmente o tráfego chega na lan do mikrotik, porém ele continua modulado em 6mbs por exemplo e não modula mais alto, como se ele não identificasse a necessidade de modular mais alto para passar mais banda, ae fica horrível o tráfego que passa pelas pontes.

    Assim é como se fizesse um gargalo, o primeiro enlace passa bem mais os próximos parece que tem um bug entre o tráfego entrante na lan do rádio e o que sai pela wireless, ele modula sempre no baixo e não aumenta. pois ele não identifica como tendo trafego na RB para assim aumentar a modulação e passar mais banda.
    Bom dia. Como estão os MCS das suas RBs? Está trabalhando com qual protocolo Wireless (Nv2, 802.11, Nstreme)? qual a largura de canal? está trabalhando em 5Ghz A, ou A/N? Antenas de dupla polarização? Se conseguir responder essas perguntas, ficara bem fácil de ajudar. Att mais amigo.

  10. #10

    Padrão Re: Problema de baixo throughput em enlace com 2 repetidoras

    Se você já testou e verificou que os enlaces estão passando uma banda dentro de sua expectativa e a coisa só piora quando faz cascata, tente o seguinte:

    crie túneis EOIP entre as RBs, dessa forma vc cria um túnel da primeira até a segunda, da primeira até a terceira, da primeira até a quarta.

    Caso vc não tenha conhecimento em EOIP, dê uma pesquisada aqui no fórum, é bem simples e ajuda muito.

    depois dos testes poste os resultados aqui.

  11. #11

    Padrão Re: Problema de baixo throughput em enlace com 2 repetidoras

    Estou usando o protocolo nv2 são todos rb912 e oiw, antenas duplas, ja tentei mudar canal tudo, o melhor que se saiu foi o nv2, estou usando 5ghz-N, usando canal 20/40mhz.
    MCS das suas RBs? pega todos, ta tudo no default.

    o ccq está fica muito baixo, com a rede parada, ao trafegar algo ele sobre um pouco;.

    Realmente piora muito o tráfego ao passar por cada cascata... vou dar uma estudada sobre o EOIP

    Aki uso uma rb750gl como swith para unir os rádios na ponto, ae criei uma bridge entre as duas portas ethernet uma ligada a cada rádio.

  12. #12

    Padrão Re: Problema de baixo throughput em enlace com 2 repetidoras

    Dei uma lida sobre o Eoip, mais existe pouco material, não consegui fazer funcionar...