+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Servidor DNS

    Oi galera

    Eu tenho aqui uma pequena duvida e gostaria de colher a opniao de voces.
    Eu tenho aqui em minha rede uma sequencia de RBs que vao repassando internet dum para o outro, ate ao consumidor final, neste caso o cliente. COmo sabem, cada nova RB, ele tem a opcao de usar a RB anterior como Servidor DNS. Minha questao e:

    Sera que isso e legal deixar assim ou e melhor deixar que apenas um deles seja o servidor DNS? Se esse for o caso, qual deles voces me recomendariam (suponhamos que entre meu provedor e meu cliente final existam umas 4 RBs fazendo o roteamento).
    Outra opcao que me falaram e usar apenas servidores DNS publicos como os da Google (8.8.8.8). Quais sao os pros e contras de usar cada um desses?
    Abracos

  2. #2

    Padrão Re: Servidor DNS

    Use apenas a primeira como servidor de DNS. Nesta primeira RB vc cadastra um servidor de DNS público de sua preferência, caso algum dia esse DNS público dê problemas ai vc troca apenas da primeira RB.

    Sua rede crescendo, pense em um linux com DNS dentro de sua rede.

  3. #3

    Padrão Re: Servidor DNS

    Só uma dica: Ao invés de usar os DNS do google (8.8.8.8 e 8.8.4.4) use o do gigadns: 189.38.95.95 e 189.38.95.96. Nós temos link dedicado e usamos nosso próprio serviço de DNS, mais quando precisamos usar algum dns público, deixei o google de lado. Faça um teste de latência e verá que vale a pena utilizar o gigadns.

  4. #4

    Padrão Re: Servidor DNS

    Citação Postado originalmente por cunhajr Ver Post
    Só uma dica: Ao invés de usar os DNS do google (8.8.8.8 e 8.8.4.4) use o do gigadns: 189.38.95.95 e 189.38.95.96. Nós temos link dedicado e usamos nosso próprio serviço de DNS, mais quando precisamos usar algum dns público, deixei o google de lado. Faça um teste de latência e verá que vale a pena utilizar o gigadns.
    Oi amigo, eu tou em Mocambique, um ping a esses enderecos que me passou agora, levam por ai uns 600ms. Nao seria o 8.8.8.8 melhor ainda?
    Quanto ao conselho sobre o uso da primeira RB eu queria saber uma coisa: digamos que o servidor PPPoE seja a terceira RB. Deveria eu usar a segunda como servidor DNS ou a primeira? Actualmente na criacao dos perfis PPPoE eu indiquei o "8.8.8.8" como DNS Server. Deveria eu indicar o DNS que ta nessa RB que e PPPoE Server ou o endereco da primeira RB?

    Valeu, abracos

  5. #5

    Padrão Re: Servidor DNS

    Citação Postado originalmente por Norito Ver Post
    Oi amigo, eu tou em Mocambique, um ping a esses enderecos que me passou agora, levam por ai uns 600ms. Nao seria o 8.8.8.8 melhor ainda?
    Quanto ao conselho sobre o uso da primeira RB eu queria saber uma coisa: digamos que o servidor PPPoE seja a terceira RB. Deveria eu usar a segunda como servidor DNS ou a primeira? Actualmente na criacao dos perfis PPPoE eu indiquei o "8.8.8.8" como DNS Server. Deveria eu indicar o DNS que ta nessa RB que e PPPoE Server ou o endereco da primeira RB?

    Valeu, abracos
    Bem, não sabia que voce estava fora do Brasil, por isso indiquei os servidores do GigaDNS!! Acho que voce deve ter um único "resolvedor" dentro da sua rede. No caso siga o conselho do IJR,pois vale a pena deixar apenas uma única RB com DNS público, pois em caso de falha, basta alterar nela.

  6. #6

    Padrão Re: Servidor DNS

    Citação Postado originalmente por cunhajr Ver Post
    Bem, não sabia que voce estava fora do Brasil, por isso indiquei os servidores do GigaDNS!! Acho que voce deve ter um único "resolvedor" dentro da sua rede. No caso siga o conselho do IJR,pois vale a pena deixar apenas uma única RB com DNS público, pois em caso de falha, basta alterar nela.
    Mas tem esses outros detalhes que postei. Pode dar uma olhada?

  7. #7

    Padrão Re: Servidor DNS

    Citação Postado originalmente por Norito Ver Post
    Quais sao os pros e contras de usar cada um desses?
    Olá Norito. Contribuo com considerações já expressadas em outro tópico[1], sobre o tema DNS.

    [1] https://under-linux.org/showthread.p...376#post662376

  8. #8

    Padrão Re: Servidor DNS

    Citação Postado originalmente por trober Ver Post
    Olá Norito. Contribuo com considerações já expressadas em outro tópico[1], sobre o tema DNS.

    [1] https://under-linux.org/showthread.p...376#post662376
    Ola amigao, li os posts do link e percebi que realmente um servidor dentro da rede e bem melhor.
    No meu caso especifico, tenho um pequeno incoveniente: eu nao tenho nenhuma nocao de DNS baseado em linux, por isso minha unica opcao e mesmo usar as RBs.
    Entretanto so tenho uma questao: eu tenho uma RB que recebe o link. Nela esta configurado os DNS da operadora. Dai sai um cabo pra o servidor PPPoE, dali pra a torre que ta em bridge e por ultimo vai pra as CPE que estao nos clientes. Nessa topologia, qual voces me aconselhariam que fosse o servidor DNS?
    Obrigado por vossas contribuicoes pessoal.

  9. #9

    Padrão Re: Servidor DNS

    Também tenho uma dúvida relacionado a onde setar o DNS.

    Uso RBs nas células e uso SXT em todos os clientes.

    Onde é melhor setar o ip do meu servidor DNS ??

    Nas RBs das células (rb433/rb433ah) ?? No SXT do cliente ??

    ou direto no PC do cliente poupando o processamento dos mikrotiks ??

  10. #10

    Thumbs up Re: Servidor DNS

    Turma o interessante é definir a RB do Link para resolver DNS, um detalhe no caso do cliente definir um DNS no seu PC e este estever contaminado teremos problemas, dai fazemos uma regra na primeira RB para pescar as consultas dos clientes.
    No menu Firewall Nat adicione:
    /ip firewall nat
    add chain=dstnat dst-port=53 protocolo=udp in-interface=CLIENTE action=redirect port=53

  11. #11

    Padrão Re: Servidor DNS

    Citação Postado originalmente por RobsonCostta Ver Post
    Turma o interessante é definir a RB do Link para resolver DNS
    O serviço de DNS do MikroTik RouterOS é apenas recursivo, e é passível de envenenamento (DNS cache poisoning). Inclusive, lá no foro da MikroTik, há recomendações para não usar o built-in DNS do RouterOS para atender os clientes.

    Citação Postado originalmente por RobsonCostta Ver Post
    ...este estever contaminado teremos problemas, dai fazemos uma regra na primeira RB para pescar as consultas dos clientes.
    Este procedimento fere violentamente a neutralidade da rede frente ao seus clientes

    Citação Postado originalmente por Norito Ver Post
    Nessa topologia, qual voces me aconselhariam que fosse o servidor DNS?
    Obrigado por vossas contribuicoes pessoal.
    Compreendo as limitações apresentadas quanto aos derivados *NIX, entretanto, ainda minha recomendação é FreeBSD + BIND.

    Citação Postado originalmente por olivionet Ver Post
    ou direto no PC do cliente poupando o processamento dos mikrotiks ??
    O problema de definir DNS diretamente nos equipamentos dos clientes, de maneira estática, é que você precisará visitar todos os clientes, caso o endereço do seu servidor DNS seja redefinido. Dependendo da quantidade de usuários, este procedimento se tornará inviável.

  12. #12

    Padrão Re: Servidor DNS

    Citação Postado originalmente por trober Ver Post
    O problema de definir DNS diretamente nos equipamentos dos clientes, de maneira estática, é que você precisará visitar todos os clientes, caso o endereço do seu servidor DNS seja redefinido. Dependendo da quantidade de usuários, este procedimento se tornará inviável.
    Porem cada RB minha faz o roteamento de um /27 de ips válido para cada cliente, isso via dhcp.

    Mas então qual a melhor topologia ??

  13. #13

    Padrão Re: Servidor DNS

    Citação Postado originalmente por trober Ver Post
    O serviço de DNS do MikroTik RouterOS é apenas recursivo, e é passível de envenenamento (DNS cache poisoning). Inclusive, lá no foro da MikroTik, há recomendações para não usar o built-in DNS do RouterOS para atender os clientes.



    Este procedimento fere violentamente a neutralidade da rede frente ao seus clientes



    Compreendo as limitações apresentadas quanto aos derivados *NIX, entretanto, ainda minha recomendação é FreeBSD + BIND.



    O problema de definir DNS diretamente nos equipamentos dos clientes, de maneira estática, é que você precisará visitar todos os clientes, caso o endereço do seu servidor DNS seja redefinido. Dependendo da quantidade de usuários, este procedimento se tornará inviável.
    Entendo. Quanto a isso, vou ficar com esse conselho e vou procurar colocar atraves da funcionlidade "Use Peer DNS", isso na configuracao dos equipamentos dos clientes.
    Um detalhezito: No servidor PPPoE devo deixar activo o "Allow Remote Requests" ou devo configurar indicar o servidor DNS na criacao dos PPPoE Profiles? Preciso saber qual das duas alternativas e mais viavel em termos de performance, de acordo com vossa experiencia, porque eu sei que nao basta apenas que funcione. Tem que star com as melhores configuracoes

    - - - Atualizado - - -

    Citação Postado originalmente por trober Ver Post
    O serviço de DNS do MikroTik RouterOS é apenas recursivo, e é passível de envenenamento (DNS cache poisoning). Inclusive, lá no foro da MikroTik, há recomendações para não usar o built-in DNS do RouterOS para atender os clientes.



    Este procedimento fere violentamente a neutralidade da rede frente ao seus clientes



    Compreendo as limitações apresentadas quanto aos derivados *NIX, entretanto, ainda minha recomendação é FreeBSD + BIND.



    O problema de definir DNS diretamente nos equipamentos dos clientes, de maneira estática, é que você precisará visitar todos os clientes, caso o endereço do seu servidor DNS seja redefinido. Dependendo da quantidade de usuários, este procedimento se tornará inviável.
    Entendo. Quanto a isso, vou ficar com esse conselho e vou procurar colocar atraves da funcionlidade "Use Peer DNS", isso na configuracao dos equipamentos dos clientes.
    Um detalhezito: No servidor PPPoE devo deixar activo o "Allow Remote Requests" ou devo configurar indicar o servidor DNS na criacao dos PPPoE Profiles? Preciso saber qual das duas alternativas e mais viavel em termos de performance, de acordo com vossa experiencia, porque eu sei que nao basta apenas que funcione. Tem que star com as melhores configuracoes