+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Banido por desrespeito à comunidade. Avatar de Portinari
    Ingresso
    Sep 2010
    Localização
    ---
    Posts
    124

    Padrão Retirar untag de VLAN

    Alguém ai sabe como criar VLAN e retirar untag déla no Mikrotik ?

  2. #2

    Padrão Re: Retirar untag de VLAN

    Citação Postado originalmente por Portinari Ver Post
    Alguém ai sabe como criar VLAN e retirar untag déla no Mikrotik ?
    No mikrotik so tem dois tipos, ou é tagged ou untagged...

  3. #3

    Padrão Re: Retirar untag de VLAN

    Citação Postado originalmente por Portinari Ver Post
    Alguém ai sabe como criar VLAN e retirar untag déla no Mikrotik ?
    Quando você criar a vlan não marcar (Use Service Tag)

    Exemplo:

    Use Service Tag marcado = Tag
    Use Service Tag não marcado = Untag

    OBS: Se você marca o pacote "Tag" o outro equipamento tem que ter suporte a interpretar.

    Na tecnologia de comutação, temos três modos de portas: Acesso, tronco e híbridos.


    Uma porta de acesso deve ser usado somente com os pacotes não marcados. Este tipo de porta é onde você conecta o PC ao switch.Uma porta de tronco é capaz de receber e encaminhar pacotes a partir de várias VLANs. Este é para interligar switchs.


    Uma porta Hybrid é um modo especial que permite que os pacotes não marcados e etiquetados na mesma porta. Imagine que você tem um telefone de mesa Voip, você vai ligar o seu PC para o telefone e do telefone para o switch.Teremos uma vlan para VoIP e dados não marcados para o PC.

    Mas como o amigo explica o cenário.
    Última edição por alexribeiro; 05-02-2014 às 22:08.

  4. #4

    Padrão Re: Retirar untag de VLAN

    Citação Postado originalmente por Portinari Ver Post
    Alguém ai sabe como criar VLAN e retirar untag déla no Mikrotik ?
    Vlan existe com tag e sem tag...
    explica o cenário em que pretende aplicar para ver se podemos ajudar...




  5. #5
    Banido por desrespeito à comunidade. Avatar de Portinari
    Ingresso
    Sep 2010
    Localização
    ---
    Posts
    124

    Padrão Re: Retirar untag de VLAN

    O cenário é o seguinte eu comprei um link da empresa ALGAR em Brasilia, mas eu sou de Rondônia, e a EletroBras faz o transporte do link pela fibra até a minha cidade, ai eu preciso lincar através de Vlan de Brasilia até aqui.

    Só que nao esta dando certo e o técnico da algar disse que eu precisaria usar um Switch Gerenciável para receber o link pois a Vlan tem que ser untag, e com mikrotik não estava dando certo, ai depois ele mandou eu colocar uma CLOUD, que vai funcionar pois eu estava usando uma RB 2011UIAS, e ele disse que não é capaz de lincar.. bom não entendi muito o motivo, não sei se a porta de recepção da fibra da Cloud é diferente da rb2011. Bom amanha eu vou la na torre do lado da subi estação de energia para trocar e ver se linca.

  6. #6

    Padrão Re: Retirar untag de VLAN

    Citação Postado originalmente por Portinari Ver Post
    O cenário é o seguinte eu comprei um link da empresa ALGAR em Brasilia, mas eu sou de Rondônia, e a EletroBras faz o transporte do link pela fibra até a minha cidade, ai eu preciso lincar através de Vlan de Brasilia até aqui.

    Só que nao esta dando certo e o técnico da algar disse que eu precisaria usar um Switch Gerenciável para receber o link pois a Vlan tem que ser untag, e com mikrotik não estava dando certo, ai depois ele mandou eu colocar uma CLOUD, que vai funcionar pois eu estava usando uma RB 2011UIAS, e ele disse que não é capaz de lincar.. bom não entendi muito o motivo, não sei se a porta de recepção da fibra da Cloud é diferente da rb2011. Bom amanha eu vou la na torre do lado da subi estação de energia para trocar e ver se linca.
    Que estranho, acredito que a vlan que você recebe deveria ser com tag, para não misturar com outro trafego existente nesta rota de transporte..

    eles especificaram que vlan você deveria utilizar?