+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Repetidor

    galera do bem, tenho a seguinte cenário:

    Vou por uma antena de grade 25dbi, o cabo desce e conecta numa das conexões wifi do router e comunique com minha torre.
    No mesmo router tem outra conexão onde deixo a antena para compartilhar a rede sem fio dentro de sua casa.

    Neste caso eu configuraria o router como bridge, wds, repetidor, não sei qual a opção correta, e se alguém já fez isso, qual
    foi o procedimento que tomou?

    o cliente tem notebook em casa e quer por net a radio porem sem fio em sua casa.
    para isso ele teria que comprar dois roteadores, mas isso ficaria caro demais e ele prefere por net da ctbc que
    fornece o equipamento de graça, mas se eu vender apenas um roteador ele compra de boa. O foda é que tem vários clientes
    querendo montar net comigo mas nessas condições e não posso perder a oportunidade.

    Muito obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: Repetidor

    Citação Postado originalmente por Vicentte Ver Post
    galera do bem, tenho a seguinte cenário:

    Vou por uma antena de grade 25dbi, o cabo desce e conecta numa das conexões wifi do router e comunique com minha torre.
    No mesmo router tem outra conexão onde deixo a antena para compartilhar a rede sem fio dentro de sua casa.

    Neste caso eu configuraria o router como bridge, wds, repetidor, não sei qual a opção correta, e se alguém já fez isso, qual
    foi o procedimento que tomou?

    o cliente tem notebook em casa e quer por net a radio porem sem fio em sua casa.
    para isso ele teria que comprar dois roteadores, mas isso ficaria caro demais e ele prefere por net da ctbc que
    fornece o equipamento de graça, mas se eu vender apenas um roteador ele compra de boa. O foda é que tem vários clientes
    querendo montar net comigo mas nessas condições e não posso perder a oportunidade.

    Muito obrigado.
    ..

    Amigo, qual a marca e modelo especifico?


    Ative a opção WDS vai aparecer survey ( ou search ou procurar.. sei la algo do tipo)
    Neste survey selecione a sua Repetidora.

    depois crie a Rede sem fio .

    Creio eu que ficará como " AP WDS "

    sou novo no ramo ainda, mais creio que vá funcionar..

    Abraço

  3. #3

    Padrão Re: Repetidor

    valew pela dica amigao, me parece uma opção bem lógica, vou testar, na verdade eu não comprei o router. Eu estou perguntando aqui primeiro para ter certeza de que precisaria de um rotador mais requintado de recursos, e vejo que sim, mas pelo menos sei que recursos terá que ter o roteador q eu for comprar independente da marca dele.
    Vou fazer os testes e postar o resultado aq. Obrigado Caduzao...

  4. #4

    Padrão Re: Repetidor

    Smartlan Aprio, Elsys 2N, Intelbras Win e WRN240, esses e outros estão na casa dos R$ 70 ou 80, e tem modo cliente + AP, é um modo em que você pode configurar um SSID de acordo com o gosto do cliente, porque é muito chato você não ter um SSID proprio em casa (Ou como nos malditos RTL8186 no modo repetidor, que tinham a encriptação que o cliente tinha, ou seja, o usuario não podia escolher uma encriptação propria).

    Problema: Esse modo cliente + AP, repetição, repetição universal, DEGENERAM demais a conexão também dos OUTROS clientes na sua torre, porque como o roteador só tem 1 etapa de RF ele manda pela antena externa tanto os pacotes do modo cliente como os do modo AP, ou seja, numa setorial que poderia ter 15 clientes simultaneos tranquila você pode colocar apenas uns 6 roteadores desse modo, simplesmente tem o dobro de trafego que um cliente normal (CPE ou roteador).

    Usei isso um tempo (2 anos), mas degenera demais a qualidade das conexões nos cartões (Seja Emp8602, R52HN, Emp8603...). Hoje prefiro os roteadores baratos como clientes, e uns ainda mais baratos como AP. No macrovirtual.com.br tem roteador Gothan com modo cliente por R$ 45, e uns Gothan com somente AP por R$ 38, sai mais ou menos o preço dum Intelbras mas tem conexões separadas, não degenera nada na torre.

    (E pra comodato isso nem é caro, R$ 65 pra antena de grade, R$ 45 pro router cliente, R$ 38 pro AP, dá R$ 148,00, que é mais barato que umas CPE's, que obrigariam o usuario a ficar com cabo de rede ridículo plugado em tudo... fora que CPE raramente tem antena de 25dBi, o nível de sinal desse modo é sempre muito melhor, CCQ fica tão alto quanto com CPE's beeeem mais caras tipo NS M2)

  5. #5

    Padrão Re: Repetidor

    Rubem muito obrigado pelas dicas e por compartilhar suas experiencias comigo. Vou comprar dois roteadores baratos como sugeriu, pois já suspeitava que um repetidor geraria tráfego excedente sobre o cartão. A airlive fabricava o G-Duo que tinha duas redes sem fio distintas mas saiu de linha, infelizmente, e pelo que parece ninguem pretende fabricar.

    Atenciosamente.

    Vicente Camilo

  6. #6

    Padrão Re: Repetidor

    O G.Duo saiu de linha porque o mercado pede um "N.Duo", mas a Airlive é lerda, tem no maximo o A.Duo, que pra quem opera em 5GHz é uma boa, já que ele pode operar como cliente em 5GHz e simultaneamente como AP em 2,4GHz. Pena que fica mais caro que uma CPE 5GHz e um AP barato.

  7. #7

    Padrão Re: Repetidor

    Citação Postado originalmente por Vicentte Ver Post
    valew pela dica amigao, me parece uma opção bem lógica, vou testar, na verdade eu não comprei o router. Eu estou perguntando aqui primeiro para ter certeza de que precisaria de um rotador mais requintado de recursos, e vejo que sim, mas pelo menos sei que recursos terá que ter o roteador q eu for comprar independente da marca dele.
    Vou fazer os testes e postar o resultado aq. Obrigado Caduzao...

    Acredito que vá funcionar por que olha só...

    Imagine uma casa de 2 andares:
    No primeiro andar tem um TP link só que no 2° andar o sinal fica fraco...

    Ai vem um segundo TP link repetindo o sinal do 1°... (WDS)
    OBS: Isso eu ja fiz.


    Sò que no seu caso o 1° TP link é a sua repetidora então você só vai configurar o WDS no 2° TP link ( na casa do cliente)

    Não sei se vai gerar perca de pacotes, mais acredito que fazer um WDS na casa do cliente não vai prejudicar a sua Repetidora.

    PS: TP link foi um exemplo mais também é um Ótimo roteador custoXbeneficio. recomendo fazer com ele que vai funfa.
    rsrs , abraço. espero ter ajudado.