+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rede hpna x fftx x adsl

    Olá pessoal !

    Tenho interesse em iniciar um provedor banda larga com uma área pequena cabeada aproximadamente de 3KM, porém estou em dúvida qual a tecnologia utilizar se utilizo HPNA, FFTX ou ADSL. Pretendo futuramente vender pacotes de Internet, linha telefonica e TV por assinatura. Gostaria de implantar o menor custo e benefício.

    Pela experiência dos colegas, qual foi o valor e média do custo de implantação de uma estrutura destas !

    Fico no aguardo !

    Grato !

  2. #2

    Padrão Re: Rede hpna x fftx x adsl

    Citação Postado originalmente por fwsolutions Ver Post
    Olá pessoal !

    Tenho interesse em iniciar um provedor banda larga com uma área pequena cabeada aproximadamente de 3KM, porém estou em dúvida qual a tecnologia utilizar se utilizo HPNA, FFTX ou ADSL. Pretendo futuramente vender pacotes de Internet, linha telefonica e TV por assinatura. Gostaria de implantar o menor custo e benefício.

    Pela experiência dos colegas, qual foi o valor e média do custo de implantação de uma estrutura destas !

    Fico no aguardo !

    Grato !
    Acompanhando

  3. #3

    Padrão Re: Rede hpna x fftx x adsl

    Fiz uma cotação em fibra para 6 km, o preço médio foi de R$:800,00 por cliente.
    Resolvi fazer em UTP.

  4. #4

    Padrão Re: Rede hpna x fftx x adsl

    Olá amigos, estava verificando alguns tópicos e a estrutura HPNA se apresentou bem interessante, o custo de implantação seria muito alto ?

    Obrigado a todos !

  5. #5

    Padrão Re: Rede hpna x fftx x adsl

    O custo de HPNA não é muito menor que FTTH, em contrapartida a capacidade do FTTH é muito maior. Na minha análise é mais viável montar FTTH, levando-se em consideração que a vida útil da rede será muito maior.

  6. #6

    Padrão Re: Rede hpna x fftx x adsl

    Citação Postado originalmente por fwsolutions Ver Post
    Olá pessoal !

    Tenho interesse em iniciar um provedor banda larga com uma área pequena cabeada aproximadamente de 3KM, porém estou em dúvida qual a tecnologia utilizar se utilizo HPNA, FFTX ou ADSL. Pretendo futuramente vender pacotes de Internet, linha telefonica e TV por assinatura. Gostaria de implantar o menor custo e benefício.

    Pela experiência dos colegas, qual foi o valor e média do custo de implantação de uma estrutura destas !

    Fico no aguardo !

    Grato !
    Acompanhando.

  7. #7
    Deus acima de tudo!
    Ingresso
    Jul 2009
    Localização
    Paulista - Pernambuco
    Posts
    409

    Padrão Re: Rede hpna x fftx x adsl

    Amigo se você deseja em breve oferecer todo o tipo de serviço que falou, vai de FTTH, como o amigo disse a vida útil de sua rede será maior, irá conseguir oferecer os serviços citados por você com melhor qualidade, porém essa tecnologia tem um custo alto, porém se você tem capital para investir vai de FTTH que você não vai se arrepender na sua escolha.

    Abraço!

  8. #8

    Padrão Re: Rede hpna x fftx x adsl

    Olá pessoal !

    Realmente a tecnologia FTTH é muito interessante, porém o problema é o custo, pois irá demorar mais para obter lucro e o retorno do investimento com os clientes, qual seria uma tecnologia alternativa com desempenho bom e custo baixo ?

    Obrigado a todos pelas respostas !

  9. #9

    Padrão Re: Rede hpna x fftx x adsl

    Citação Postado originalmente por fwsolutions Ver Post
    Olá pessoal !

    Realmente a tecnologia FTTH é muito interessante, porém o problema é o custo, pois irá demorar mais para obter lucro e o retorno do investimento com os clientes, qual seria uma tecnologia alternativa com desempenho bom e custo baixo ?

    Obrigado a todos pelas respostas !

    A tecnologia que apresenta bom desempenho e baixo custo é o rádio. Porém esse "bom desempenho" é relativo, pois com o rádio o máximo que poderá vender são planos de 10 Mbps. Hoje em dia isso pode ser considerado bom, porém daqui uns 4 ou 5 anos não será bom, será pouco, Planos de 10 Mbps serão planos básicos, e precisará oferecer planos mais rápidos para se manter competitivo. Aí vai começar a ter problema.

    Já com a fibra, poderá vender planos de até 1 Gbps para seus clientes (é como se nunca mais precisasse se preoucupar com a última milha, somente com o servidor e backbone). Com essa capacidade irá ter muito tempo para rentabilizar o investimento. Por isso que digo que a vida útil da rede FTTH é muito maior, por isso mesmo, justifica um investimento maior. O tempo de retorno de uma rede FTTH é de pelo menos uns cinco anos, e isso pra quem já está está estabelecido no mercado, com uma carteira sólida de clientes.

    Portanto se está começando agora, sugiro começar com rádio e migrar pra Fibra quando estiver estabelecido. Lembrando ainda que nunca terá uma cobertura tão ampla com fibra quanto à do rádio, pois o custo seria proibitivo para determinados locais. O rádio sempre terá espaço no mercado, pois existem muitos locais onde a instalação de fibra é totalmente inviável, aí terá que trabalhar de forma mista, com fibra e planos mais rápidos nos locais com maior densidade de clientes e rádio com planos menores para atender os clientes onde a fibra for inviável

  10. #10

    Padrão Re: Rede hpna x fftx x adsl

    Citação Postado originalmente por fwsolutions Ver Post
    Olá pessoal !

    Realmente a tecnologia FTTH é muito interessante, porém o problema é o custo, pois irá demorar mais para obter lucro e o retorno do investimento com os clientes, qual seria uma tecnologia alternativa com desempenho bom e custo baixo ?

    Obrigado a todos pelas respostas !
    Amigo, o melhor que você tem a fazer é iniciar com UTP utilizando cabos resistentes ao tempo e a possíveis rompimentos e colocar um PD (caixa) a cada 80~90metros. Use fibra somente para os backbones que possivelmente você preosará fazer caso passe dos 200, 300 clientes. Deve sempre ser feito um estudo e acompanhamento durante o crescimento do provedor para que você nao gaste muito desnecessariamente, ou seja, fazer um investimento aliado a uma boa estratégia e sempre mantendo a qualidade.
    Caso você tenha interesse, eu presto toda a consultoria deste montagem dos servidores mikrotik, cache (aceleração da internet), sistema de gestão do provedor, mapeamento dos bairros que serão cabeados e estratégias, cálculos, esquema elétrico que alimentará os equipamentos, rotinas administrativas do provedor e etc. Montamos tudo para você e fornecemos todo treinamento administrativo e técnico.
    Meu email: [email protected]

  11. #11

    Padrão Re: Rede hpna x fftx x adsl

    Ola amigo com vai.

    Aqui em minha cidade que é pequena estou fazendo como um amigo meu em uma cidade maior, dividimos a cidade em células de 12 a 16 quadras, cabeamento das quadras em utp.
    A internet chega nas células por utp ou por 5.8, mas ja estamos fazendo de forma a colocar armarios no centro de cada célula, e levar uma fibra até esses armarios e fazer um anel em fibra.
    Vantagem, clientes residenciais leva direto utp, clientes empresariais pode derivar uma fibra no armario e levar ate a empresa.
    Digamos que amanha ou depois resolvemos levar a tv por cabo, sem problemas na central usamos conversores de coxial a fibra, e nas caixas o inverso, de fibra a coaxial, e nos postes onde vc passa um cabo ramal como o utp porem coaxial, coloca os taps, e leva para a casa do cliente apenas o sinal de tv.
    Diagamos que amanha resolva migrar para fibra, basta fibrar a partir do armario.

    Essa é a melhor solução custo beneficio que encontramos.

  12. #12

    Padrão Re: Rede hpna x fftx x adsl

    Citação Postado originalmente por edmarmega Ver Post
    Ola amigo com vai.

    Aqui em minha cidade que é pequena estou fazendo como um amigo meu em uma cidade maior, dividimos a cidade em células de 12 a 16 quadras, cabeamento das quadras em utp.
    A internet chega nas células por utp ou por 5.8, mas ja estamos fazendo de forma a colocar armarios no centro de cada célula, e levar uma fibra até esses armarios e fazer um anel em fibra.
    Vantagem, clientes residenciais leva direto utp, clientes empresariais pode derivar uma fibra no armario e levar ate a empresa.
    Digamos que amanha ou depois resolvemos levar a tv por cabo, sem problemas na central usamos conversores de coxial a fibra, e nas caixas o inverso, de fibra a coaxial, e nos postes onde vc passa um cabo ramal como o utp porem coaxial, coloca os taps, e leva para a casa do cliente apenas o sinal de tv.
    Diagamos que amanha resolva migrar para fibra, basta fibrar a partir do armario.

    Essa é a melhor solução custo beneficio que encontramos.
    Concordo.

    Só recomendo usar cabo resistente para os UTPs nos locais onde soltam muita pipa com cerol, pois cortam os cabos frequentemente...

  13. #13

    Padrão Re: Rede hpna x fftx x adsl

    Citação Postado originalmente por edmarmega Ver Post
    Ola amigo com vai.

    Aqui em minha cidade que é pequena estou fazendo como um amigo meu em uma cidade maior, dividimos a cidade em células de 12 a 16 quadras, cabeamento das quadras em utp.
    A internet chega nas células por utp ou por 5.8, mas ja estamos fazendo de forma a colocar armarios no centro de cada célula, e levar uma fibra até esses armarios e fazer um anel em fibra.
    Vantagem, clientes residenciais leva direto utp, clientes empresariais pode derivar uma fibra no armario e levar ate a empresa.
    Digamos que amanha ou depois resolvemos levar a tv por cabo, sem problemas na central usamos conversores de coxial a fibra, e nas caixas o inverso, de fibra a coaxial, e nos postes onde vc passa um cabo ramal como o utp porem coaxial, coloca os taps, e leva para a casa do cliente apenas o sinal de tv.
    Diagamos que amanha resolva migrar para fibra, basta fibrar a partir do armario.

    Essa é a melhor solução custo beneficio que encontramos.
    ola amigo, gostaria de saber quantos clientes voce tem na rede UTP? e qual cabo vc esta usando?
    estou querendo cabear um bairro da minha cidade em UTP, e gostaria de saber qual swith vc esta usando tb?

    valeu

  14. #14

    Padrão Re: Rede hpna x fftx x adsl

    olha se aplica em condomínio recomendo porque evita muita coisa como switch nos andares podendo travar ,e ainda tem q passar energia em cada caixinha,podendo queimar tbm,
    hpna além de ser estável e muito bom o cabo é resistente ,conectores de pressão são muito bons,,para rede hpna ficar boa e só fazer um bom conector sem deixar malha encostar no condutor central,utilizar taps da holland de 5-1000 Mhz,e fazer um bom calculo,podendo o primeiro end point tem q atenuar -12 db e no ultimo podendo chegar -70 db,mas recomendo -50 db, feito direitinho e colocando carga casada onde não ira usar , file file ,cada modem custa sem porta de voz R$130,00 switch master indor 600 p/ 60 clientes e o R$1.800,00 outdoor p/ 120 clientes fonte comum 12v hehehe com 256 mb por cliente ,ele atua em bridge , fiz um video pra galera..

    da uma estrelinha ai hehehe abraço....


    Citação Postado originalmente por fwsolutions Ver Post
    Olá amigos, estava verificando alguns tópicos e a estrutura HPNA se apresentou bem interessante, o custo de implantação seria muito alto ?

    Obrigado a todos !

  15. #15

    Padrão Re: Rede hpna x fftx x adsl

    Citação Postado originalmente por djjeantechno Ver Post
    olha se aplica em condomínio recomendo porque evita muita coisa como switch nos andares podendo travar ,e ainda tem q passar energia em cada caixinha,podendo queimar tbm,
    hpna além de ser estável e muito bom o cabo é resistente ,conectores de pressão são muito bons,,para rede hpna ficar boa e só fazer um bom conector sem deixar malha encostar no condutor central,utilizar taps da holland de 5-1000 Mhz,e fazer um bom calculo,podendo o primeiro end point tem q atenuar -12 db e no ultimo podendo chegar -70 db,mas recomendo -50 db, feito direitinho e colocando carga casada onde não ira usar , file file ,cada modem custa sem porta de voz R$130,00 switch master indor 600 p/ 60 clientes e o R$1.800,00 outdoor p/ 120 clientes fonte comum 12v hehehe com 256 mb por cliente ,ele atua em bridge , fiz um video pra galera..

    da uma estrelinha ai hehehe abraço....

    amigo, vc esta usando esse rede hpna 3.1 so em predios, ou em casas? e qts clientes vc tem na rede hpna?

    bom video

  16. #16

    Padrão Re: Rede hpna x fftx x adsl

    Alguém por acaso sabe quantos cascateamentos via fibra podem ser feitos nessa switch master 3602?

  17. #17

    Padrão Re: Rede hpna x fftx x adsl

    Só a nível de informação a overtek está sem a olt 2000 no estoque.