+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como melhorar minha arquitetura de rede para suportar mais usuários?

    Bom dia pessoal,

    Me tornei responsável por gerenciar uma rede (já instalada) de uma empresa, está rede
    deveria prover acesso sem fio a internet para um número de usuários que pode variar de
    40
    a 200, mas a arquitetura atual não está funcionando, muitos usuários não conseguem
    se conectar e navegar pelo wifi.

    Gostaria da opinião de vocês sobre como melhorar a configuração da rede para atender
    esta demanda.

    A rede atual (de fora pra dentro):

    ...................................................................
    Velox empresarial (10MB*)
    ......................................................................................|
    ......................................................Modem Thomson TG508 (roteado **)

    ......................................................................................|
    .........................................................................Switch 1 (16 portas)
    .........................................................................|...........................|
    ........................................................... Switch 2 (8 portas).........Ligado por cabo a 12 computadores e 2 impressoras
    ..........................................................|
    .................................................Ligado a 5 roteadores sem fio.
    .....................................
    ( 1*** por sala formando 5 sub-redes)

    - canais dos roteadores escolhidos de forma a evitar interferência.

    Minhas observações após estudar e pesquisar sobre o problema:

    * Essa velocidade de internet é suficiente? Seria o caso de aumentar a velocidade?
    ** O modem roteado consegue suportar um número alto de conexões? Seria ele o gargalo?
    E a solução seria usar um roteador parrudo entre o modem e os switches, ou até mesmo
    um servidor de rede?
    *** Li em alguns sites que o número máximo de conexões que um roteador sem fio comum
    suporta não passa de 20 usuários. Me fazendo crer que o problema é a conexão wifi e não
    o roteamento ou velocidade da internet (porque os computadores conectados por cabo não
    têm problemas de conexão a internet).
    E assim a solução seria colocar mais roteadores? No caso, 2 por sala, já que tenho até 40
    usuários por sala.

    Ou uma solução combinada destes itens. Ou não tem jeito de melhorar esta arquitetura e
    deveria mudar para outra arquitetura como o MikroTik?

    Tentei ser o mais claro possível, qualquer dúvida estou a disposição.

    Desde já agradeço a todos!

  2. #2

    Padrão Re: Como melhorar minha arquitetura de rede para suportar mais usuários?

    Creio que o melhor no seu caso seria colocar o seu modem em Bridge, e botar uma Routerboard para discar o PPPoe, com isso já melhoraria e muito. Quanto aos seus roteadores, não intendi muito bem o senário mas creio que o melhor nesse caso seria deixa-los também em bridge (Desativar o dhcp e ligar o cabo que vem do gateway em uma porta LAN e não na porta WAN). Com isso já melhoraria muito, dai depois é só acompanhar o uso de link (Como você disse, pode estar sendo insuficiente) e se o sinal Wifi está chegando legal nas estações. A partir dai você consegue dimensionar se precisa ou não de mais roteadores, ou até roteadores melhores.

  3. #3
    Deus acima de tudo!
    Ingresso
    Jul 2009
    Localização
    Paulista - Pernambuco
    Posts
    409

    Padrão Re: Como melhorar minha arquitetura de rede para suportar mais usuários?

    Faça o que o amigo falou que eu creio que seu problema vai se resolver.

    Modem costuma "fritar" quando está roteado e tem um uso constante e grande de tráfego passando pelo mesmo, deixe ele em bridge e uma rb fazendo todo o roteamento, em relação ao seus roteadores wi-fi, caso o modelo dos mesmo seja limitado ao máximo de 20 conexões adicione mais alguns.

    Qualquer coisa só chamar, que eu ou um dos amigos aqui iremos ajudar. Abraço e boa sorte!

  4. #4

    Padrão Re: Como melhorar minha arquitetura de rede para suportar mais usuários?

    Muito obrigado "felipeandrade55" e "Arthuzitow" pela opiniões. Vou por este caminho mesmo, mas tenho algumas dúvidas.

    Prentendo fazer o seguinte:
    1) Pedir para aumentar a velocidade do link.
    2) Colocar o modem em modo bridge.
    3)Colocar uma routerboard para gerenciar o roteamento.
    Entretanto sempre trabalhei com roteadores domésticos, vocês ou mais alguém do
    forúm tem alguma sugestão de routerboard?
    Seria mais fácil configurar essa routerboard ou um servidor de roteamento (tipo Mikrotik)?
    4) Colocar os roteadores em modo bridge
    Na rede atual os roteadores foram colocados com DHCP ativado para forçar um
    balanceamento de conexões: como cada roteador forma uma rede por sala (tenho 5 salas),
    o usuário tenta se conectar na rede da sua sala e caso não consiga porque cada roteador
    não aguenta mais do que 20 usuários, ele tenta se conectar na rede da sala vizinha, que
    pode estar vazia. Entretanto, gera o incoveniente de mudar de rede a cada sala.
    Com as mudanças que vou fazer na rede surge uma preocupação: ao colocar os roteadores
    em modo bridge formando uma rede só, os usuários de uma sala se conectaram ao roteador
    de sua sala que tem o sinal melhor, sobrecarrgando-o, deixando os outros roteadores
    ociosos, e como mesmo em modo bridge acredito que estes roteadores não aguentaram mais
    do que 20 usuários vou continuar a ter problemas de conexão (no caso, na parte wifi da
    conexão).
    Vou ter velocidade boa, roteamento eficiente, mas conexão wifi problemática. O que acham?

    Mais uma vez obrigado!


  5. #5
    Deus acima de tudo!
    Ingresso
    Jul 2009
    Localização
    Paulista - Pernambuco
    Posts
    409

    Padrão Re: Como melhorar minha arquitetura de rede para suportar mais usuários?

    Citação Postado originalmente por denilsongv2 Ver Post
    Muito obrigado "felipeandrade55" e "Arthuzitow" pela opiniões. Vou por este caminho mesmo, mas tenho algumas dúvidas.

    Prentendo fazer o seguinte:
    1) Pedir para aumentar a velocidade do link.
    2) Colocar o modem em modo bridge.
    3)Colocar uma routerboard para gerenciar o roteamento.
    Entretanto sempre trabalhei com roteadores domésticos, vocês ou mais alguém do
    forúm tem alguma sugestão de routerboard?
    Seria mais fácil configurar essa routerboard ou um servidor de roteamento (tipo Mikrotik)?
    4) Colocar os roteadores em modo bridge
    Na rede atual os roteadores foram colocados com DHCP ativado para forçar um
    balanceamento de conexões: como cada roteador forma uma rede por sala (tenho 5 salas),
    o usuário tenta se conectar na rede da sua sala e caso não consiga porque cada roteador
    não aguenta mais do que 20 usuários, ele tenta se conectar na rede da sala vizinha, que
    pode estar vazia. Entretanto, gera o incoveniente de mudar de rede a cada sala.
    Com as mudanças que vou fazer na rede surge uma preocupação: ao colocar os roteadores
    em modo bridge formando uma rede só, os usuários de uma sala se conectaram ao roteador
    de sua sala que tem o sinal melhor, sobrecarrgando-o, deixando os outros roteadores
    ociosos, e como mesmo em modo bridge acredito que estes roteadores não aguentaram mais
    do que 20 usuários vou continuar a ter problemas de conexão (no caso, na parte wifi da
    conexão).
    Vou ter velocidade boa, roteamento eficiente, mas conexão wifi problemática. O que acham?

    Mais uma vez obrigado!

    Bom vamos lá, se conseguir entender o que você falou é o seguinte.
    Routerboard, é o mesmo que Mikrotik, recomendo o uso de uma RB 450G creio que irá lhe atender tranquilamente, até mesmo uma 750G.

    Com toda certeza deixe seu modem em bridge, assim o mesmo irá trabalhar mais "folgado".

    Se você concluiu que sua rede tem um tráfego maior em requisições externa do que você possui, aumente seu link sim.

    Deixe seus roteadores wi-fi em bridge sim, porém divida sua rede por setores, exemplo visitantes, administradores, financeiro e etc..

    Fazendo isso terá uma rede mais organizada e também vai conseguir ter um melhor monitoramento da rede.

    Falei de uma forma simples, porém acho que fui objetivo, qualquer coisa só falar que irei lhe ajudar.

    Abraço e boa sorte!