Citação Postado originalmente por SantiagoMG Ver Post
Sim, realmente temos que nos preoucupar muito com o prejuízo para o espectro que o uso indiscriminado de canais de 80 Mhz podem causar. Mas na verdade minha idéia não é usar para ponto multiponto não, pelo contrário, sou totalmente desfavorável a esse tipo de aplicação. O que pretendo com canais de 80 Mhz é fazer ponto a ponto, e somente nos casos em que for exigida muita banda, pois até 100 Mbps dá pra usar canal de 40 Mhz, ou seja, minha intenção é única e exclusivamente usar um rádio desses na rede do meu backbone e assim ter uma alternativa mais em conta para tráfego acima de 100Mbps, pois atualmente essa banda só é possível com rádio de frequencia licenciada.

Temos que nos preoucupar muito com o espectro e aproveitar para divulgar muito essa informação antes dos equipamentos 802.11 ac se popularizarem, pois senão todos serão prejudicados. Eu vejo que tem muitas pessoas que trabalham em provedor que não se preoucupam com isso e acham que o espectro é ilimitado, ou talvez até, infelizmente, nem saibam desse limite do espectro.

Antes de pensar em mudar de equipamento e aumentar a largura de canal temos que ter certeza absoluta de que extraímos tudo que o canal pode oferecer, ou seja, temos que fazer o uso EFICIENTE do espectro, e ser eficiente significa fazer mais com o mesmo. Vamos citar dois exemplos de técnicas que podem aumentar essa eficiencia espectral: Uso de múltiplas portadoras (MIMO) e uso de modulação de alta ordem (acima de QPSK).

Saber utilizar essas duas técnicas não é algo simples para um iniciante, ele irá preferir aumentar a largura de banda e não se preoucupar muito, porém depois de um tempo estaremos todos nós sem condições de trafegar nada.
E isso ai amigo se todos fossem assim teriamos menos problemas; mas aqui conhece WIMAX em 802.16E na faixa 3.5ghz ?
Isso será possivel aqui no Brasil daqui algum tempo para nos pequenos provedores e so a Anatel começar a trabalhar, da uma olhada nesse video da alvarion 3.5 em 802.16e para NLOS (clientes sem visada )...