+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problemas em rede cabeada, sendo migrada pra antenas

    Boa noite galerinha, eu comprei o provedor de um amigo que estava se mudando do país, esse provedor se localiza em 1 condomínio de casas é bem grande na faixa de 180 lotes porém ainda tem poucas pessoas morando, aproximadamente umas 60 pessoas morando sendo que 42 pessoas são clientes meus tem aproximadamente (1) ANO. Aqui eu consigo puxar 1 link em uma distancia de 9 KM usando uma nanobridge 5.8. Eu tenho um link de suporte da GVT e pago por 35 MB, e também tenho 1 link Dedicado de 10 MB que fica na cidade mais próxima, pois é área rural. Eu não tinha noção do que eu estava adquirindo, no principio estava tudo funcionando perfeitamente até começar a época de chuva; e eu tive a melhor escola, a pratica. As paradas começaram a dar pau e ai eu tive q estudar pra conseguir resolver e aprender a solução... Ae eu conheci sobre as anteninhas da UBIQUITI e pensei, ""vou mudar gradativamente tudo para as antenas, para facilitar manutenção e futuramente eu não ter que mexer com poste até pq é muito perigoso ae desde julho de 2013 comecei a ir na casa de clientes e conversei e expliquei sobre as antenas e montei uma torre com ROCKET E BASESTATION e algumas nanostation M5 apontada para áreas que tinha uma diferença grande de terreno e as base não conseguia mandar um bom sinal""." Pois o meu amigo tinha feito a rede toda cabeada, usando 1 cabo de força q ia de poste em poste seguido de um cabo UTP de rede a cada 2 postes tinha 1 caixinha hermética com 1 SWITCH dentro que totalizava 70 metros entre uma caixa e outra. Até ae tudo bem, eu nunca tive problemas de lentidão, nem de cliente reclamando da internet está fora ou ruim, pois eu tinha o link de suporte da GVT + o Link dedicado. As chuvas vieram nesse fim de ano e dai começou o meu drama chamado efeito cascata , raios, dava uma chuva e queimava vários SWITCH ou somente as portas, aqui tem +/- uns 4KM de fios, pois o condomínio é bem Grande..Então c eu fosse comprar SWITCH para todos os postes eu estaria na ROCA. Eu já estou com mais da metade dos clientes migrados para as AIRGRID M5 e com esses eu não tive nenhum problema com as chuvas, so que como todos sabem tem clientes que enrolam para comprar a antena ou se recusa se fidelizar por (1) ano em 1 plano um pouco mais alto e mais caro e ganhar a antena e roteador gratis. Eu tenho ainda clientes espalhados aleatoriamente por todo o condominio no cabo e ainda não posso sair rancando os fios e as caixas para deixar so as antenas e a torre. (Agora vou citar o meu problema)= desde a ultima chuva " eu tenho uma duvida.. Os clientes estão conectados e derrepente quase todos caem, e fica somente alguns conectados no CABO e os que estão nas antenas (As VEZES ELE FICA CONECTANDO E CAINDO O TEMPO TODO AE DPS PARA E VOLTA..) Só que isso não é constante , mais tbm não tem hora pra acontecer, pode ser daki 30 min, 1 hora, 1 dia ou uma semana, Do nada metade da rede cabeada cai quase todos e a rede wireless com as antenas UBIQUITI ligadas nas basestatation fika caindo e conectando varias vezes em 1 min... ae eu desligo tudo e ligo e volta ao normal Então eu n sei se o problema é algum switch no poste que está dando conflito na rede toda, ou é o mikrotik q eu uso, que é o que o meu amigo usava eu não sei c é pirata ou comprado com sistema mkauth.EU PENSEI EM ALGUMAS HIPOTESES.. OU É ALGUM SWITCH EM CLONFLITO OU PORTA RUIM E QUE FAZ DA PAU EM TUDO, OU É O SWITCH Q SAI DO MIKROTIK QUE NÃO ESTÁ SUPORTANDO O TRAFEGO, OU C É O PROPRIO MIKROTIK QUE ESTÁ DANDO PAU...C FOR O MIKROTIK EU IREI COMPRAR A RB 750 COM MIKROTIK, AGORA C FOR SWITCH EM POSTE EU IREI TER Q SUBIR EM + DE 60 POSTES PRA DESCOBRIR.. OU PODE SER APENAS O SWITCH DE 8 PORTAS INTELBRAS BASICO Q SAI 3 CABOS DAS BASESTATIONS , EU TENHO 3. SAI 1 CABO DO MIKROTIK E AINDA O CABO PARA A REDE CABEADA..Pois ainda não tenho switch gerenciavel e até as chuvas estava tudo perfeito.

    ALGUEM JA TEVE ESSE TIPO DE PROBLEMA OU PARECIDO. POIS SOBRECARREGANDO O MIKROTIK EU ACHO QUE NÃO, POS EU SO TENHO 42 CLIENTES E ALGUNS DOS CLIENTES ESTÃO CONECTADOS NA NANOBRIDGE Q SAI DO LINK DA GVT QUE NEM PASSA PELO MK, ESTÁ COM BANDA LIVRE, MAIS ELES PAGAM +...

    pS: antes que alguÉm me critique sem saber, Eu comprei o PROVEDOR TEM 1 ANO, APÓS 6 MESES EU SOUBE DA REDUÇÃO DA TAXA DA SCM , ENTÃO EU TIREO O SCM, EU SOU REGULARIZADO TUDO CERTINHO, SÓ que a minha aula e conhecimento foi todo na pratica com youtube, o Forum aki me ajudou bastante "MEU AMIGO SO PASSOU PRA MIM O NOME DESSE FORUM" E O RESTO EU ME VIREI E ESTOU LEVANDO ATÉ HJE..Pode ter muitas coisas que não conheço, mais foi tudo aprendendo na pratica com os problemas do dia a dia.

  2. #2

    Padrão Re: Problemas em rede cabeada, sendo migrada pra antenas

    Olá Amigo boa noite.

    Parece que você está com um probleminha para resolver né ?.....bom, vamos ver se posso ter dar alguma ajuda, mas a principio, teríamos que saber como esta sua rede está hoje ? Você trabalha com a rede rotada ou NAT ? Usa algum tipo de isolamento mínimo entre clientes, do tipo PPPOE / PPTP / ou utiliza em modo brigde entregando IPS via DHCP ?

    Já ví problemas parecido com o que está me dizendo, mas no seu caso, pode ser uma infinidade de problemas, desde uma porta queimada, até um cliente seu colocando um Switch / Router em sua rede, disparando Flood, que pode estar causando sobrecargas em seus equipamentos.

    Outro detalhe, Loopback na rede pode causar este tipo de problema, as vezes um switch conectado a outro, que conecta a outro e por aí vai pode causar um looping em sua rede e estar causando este pro problema. No seu caso teria que analizar cada um de seus switches para verificar se esta situação não está ocorrendo.

    Uma forma "rapida" para verificar se é este o problema, se seus switches forem gerenciaveis, você pode ativar o Spanning Tree, que irá "segurar" parte desses loopings e vocÇe poderá identificar onde está o problema.

    A princípio, pelo que você descreve parace ser um problema Lógico em sua rede, ou seja, alguém, ou algum equipamento está gerando fluxo de retorno para você em excesso, o que pode estar causando esses problemas.

  3. #3

    Padrão Re: Problemas em rede cabeada, sendo migrada pra antenas

    Boa noite amigo, se tanto a rede cabeada quanto a rede sem fio caem no momento do problema, com certeza é alguma falha entre o primeiro ponto de saída e a entrada do seu mikrotik, tente verificar se no momento do problema esta ocorrendo perca de pacotes diretamente ao mikrotik ou se a porta caiu para /10 ou /100 half, provavelmente o problema esta antes da saída para os clientes, pois se fosse algo dos seus clientes umas das redes ficaria normal pois estão separadas fisicamente.

    Citação Postado originalmente por smpnaativa Ver Post
    Boa noite galerinha, eu comprei o provedor de um amigo que estava se mudando do país, esse provedor se localiza em 1 condomínio de casas é bem grande na faixa de 180 lotes porém ainda tem poucas pessoas morando, aproximadamente umas 60 pessoas morando sendo que 42 pessoas são clientes meus tem aproximadamente (1) ANO. Aqui eu consigo puxar 1 link em uma distancia de 9 KM usando uma nanobridge 5.8. Eu tenho um link de suporte da GVT e pago por 35 MB, e também tenho 1 link Dedicado de 10 MB que fica na cidade mais próxima, pois é área rural. Eu não tinha noção do que eu estava adquirindo, no principio estava tudo funcionando perfeitamente até começar a época de chuva; e eu tive a melhor escola, a pratica. As paradas começaram a dar pau e ai eu tive q estudar pra conseguir resolver e aprender a solução... Ae eu conheci sobre as anteninhas da UBIQUITI e pensei, ""vou mudar gradativamente tudo para as antenas, para facilitar manutenção e futuramente eu não ter que mexer com poste até pq é muito perigoso ae desde julho de 2013 comecei a ir na casa de clientes e conversei e expliquei sobre as antenas e montei uma torre com ROCKET E BASESTATION e algumas nanostation M5 apontada para áreas que tinha uma diferença grande de terreno e as base não conseguia mandar um bom sinal""." Pois o meu amigo tinha feito a rede toda cabeada, usando 1 cabo de força q ia de poste em poste seguido de um cabo UTP de rede a cada 2 postes tinha 1 caixinha hermética com 1 SWITCH dentro que totalizava 70 metros entre uma caixa e outra. Até ae tudo bem, eu nunca tive problemas de lentidão, nem de cliente reclamando da internet está fora ou ruim, pois eu tinha o link de suporte da GVT + o Link dedicado. As chuvas vieram nesse fim de ano e dai começou o meu drama chamado efeito cascata , raios, dava uma chuva e queimava vários SWITCH ou somente as portas, aqui tem +/- uns 4KM de fios, pois o condomínio é bem Grande..Então c eu fosse comprar SWITCH para todos os postes eu estaria na ROCA. Eu já estou com mais da metade dos clientes migrados para as AIRGRID M5 e com esses eu não tive nenhum problema com as chuvas, so que como todos sabem tem clientes que enrolam para comprar a antena ou se recusa se fidelizar por (1) ano em 1 plano um pouco mais alto e mais caro e ganhar a antena e roteador gratis. Eu tenho ainda clientes espalhados aleatoriamente por todo o condominio no cabo e ainda não posso sair rancando os fios e as caixas para deixar so as antenas e a torre. (Agora vou citar o meu problema)= desde a ultima chuva " eu tenho uma duvida.. Os clientes estão conectados e derrepente quase todos caem, e fica somente alguns conectados no CABO e os que estão nas antenas (As VEZES ELE FICA CONECTANDO E CAINDO O TEMPO TODO AE DPS PARA E VOLTA..) Só que isso não é constante , mais tbm não tem hora pra acontecer, pode ser daki 30 min, 1 hora, 1 dia ou uma semana, Do nada metade da rede cabeada cai quase todos e a rede wireless com as antenas UBIQUITI ligadas nas basestatation fika caindo e conectando varias vezes em 1 min... ae eu desligo tudo e ligo e volta ao normal Então eu n sei se o problema é algum switch no poste que está dando conflito na rede toda, ou é o mikrotik q eu uso, que é o que o meu amigo usava eu não sei c é pirata ou comprado com sistema mkauth.EU PENSEI EM ALGUMAS HIPOTESES.. OU É ALGUM SWITCH EM CLONFLITO OU PORTA RUIM E QUE FAZ DA PAU EM TUDO, OU É O SWITCH Q SAI DO MIKROTIK QUE NÃO ESTÁ SUPORTANDO O TRAFEGO, OU C É O PROPRIO MIKROTIK QUE ESTÁ DANDO PAU...C FOR O MIKROTIK EU IREI COMPRAR A RB 750 COM MIKROTIK, AGORA C FOR SWITCH EM POSTE EU IREI TER Q SUBIR EM + DE 60 POSTES PRA DESCOBRIR.. OU PODE SER APENAS O SWITCH DE 8 PORTAS INTELBRAS BASICO Q SAI 3 CABOS DAS BASESTATIONS , EU TENHO 3. SAI 1 CABO DO MIKROTIK E AINDA O CABO PARA A REDE CABEADA..Pois ainda não tenho switch gerenciavel e até as chuvas estava tudo perfeito.

    ALGUEM JA TEVE ESSE TIPO DE PROBLEMA OU PARECIDO. POIS SOBRECARREGANDO O MIKROTIK EU ACHO QUE NÃO, POS EU SO TENHO 42 CLIENTES E ALGUNS DOS CLIENTES ESTÃO CONECTADOS NA NANOBRIDGE Q SAI DO LINK DA GVT QUE NEM PASSA PELO MK, ESTÁ COM BANDA LIVRE, MAIS ELES PAGAM +...

    pS: antes que alguÉm me critique sem saber, Eu comprei o PROVEDOR TEM 1 ANO, APÓS 6 MESES EU SOUBE DA REDUÇÃO DA TAXA DA SCM , ENTÃO EU TIREO O SCM, EU SOU REGULARIZADO TUDO CERTINHO, SÓ que a minha aula e conhecimento foi todo na pratica com youtube, o Forum aki me ajudou bastante "MEU AMIGO SO PASSOU PRA MIM O NOME DESSE FORUM" E O RESTO EU ME VIREI E ESTOU LEVANDO ATÉ HJE..Pode ter muitas coisas que não conheço, mais foi tudo aprendendo na pratica com os problemas do dia a dia.

  4. #4

    Padrão Re: Problemas em rede cabeada, sendo migrada pra antenas

    amigo na ultima caixa que tem internet olhe se não tem agua dentro do rj45 do cabo do cliente, pois se tiver o swicht para de transmitir, e trava o envio de sinal. vc tem que isolar bem as caixas para não entrar agua, va migrando os swicths pra rb750 rodando ospf nelas, e pra alimentar tudo cabo pp com fonte vdc. rede cabeada utp não é ruim mais tem que ser planejada.
    aqui uso assim, numca mais subi em poste pra olhar nada, e em alguns pontos aterramento.

  5. #5

    Padrão Re: Problemas em rede cabeada, sendo migrada pra antenas

    GALERA MIL DESCULPAS NÃO TER RESPONDIDO NINGUEM, EU PASSEI UM TEMPO FORA DO PAÍS POR MOTIVO DE DOENÇA EM FAMILIA E TIVE QUE ME AUSENTAR POR QUASE 2 MESES.. Voltando ao quesito, eu tive q duplicar o salario dos meus dois técnicos para eles monitorarem( acordo verbal )enquanto eu estava ausente o mk a noite. eu verificando o livro de ocorrências, a Rede ja foi toda verificada não há falha, ainda existe uns 10 a 15 clientes no cabo ainda, e o resto estão todos nas nanos e airgrid, Bom no livro de ocorrências os usuários via cabo sempre caiam no finalzinho da tarde por volta das 15:30 até umas 18h e 19h, sempre o mesmo problema caem as 3 ultimas ruas, e alguns usuários na rua acima da torre de onde sai tudo, uns caem, outros não, ou seja não segue uma ordem, a unica ordem direta que segue são as 3 primeiras ruas, até um determinado poste cai tudo dele pra frente...e jé foi testado..Resultados: quando estava tudo fora do poste maldito pra frente,.. eu com o note em cima do poste n consegua conectar pppoe, da erro 651 que é erro como c só tivesse passando energia no cabo, sem comunicação com o host.. eu retirei do switch que sai da minha router os cabos lan das rockets e deixei só a a rede cabeada ligada, com a esperança de voltar, e não volta, as 3 ultimas ruas desligadas, e quando eu retiro a tomada da alimentação de energia das ruas tudo volta a funcionar normalmente ( às Vezes) os clientes da 3 ultimas ruas que estariam parados, os access point volta após desligar a energia a da rede cabeada.. os cabos utp não.. eu posso tirar o cabo utp que não volta, mais se retirar o cabo de energia volta, hje eu mexendo eu reparei em uma coisa, bem na hora q eu fui verificar os livros eu reparei que o cabo utp da rede cabeada não estava polando, estava desligado, eu retirei trokei de porta e msm assim n polou, sendo q fiz teste na porta q ele n polou e a porta estava boa ae desliguei o cabo de força tudo voltou ... ae veio akela pergunta basica, aki na central que puxa sinal do primeiro poste nunka cai , e a 80 metros tem outro cliente que nunka cai, pq a porta n estava polando e so polou depois q eu troquei de porta, e porque eu nunca caiu e o vizinho + perto e so cai a rua do final,...Será que é problema na router, será quie é problema no cabo que vai pro primeiro poste, será que é no mkauth, eu uso mkauth.....Eu sinceramente não sei o que fazer +...antigamente eu tinha até + cliente na rede cabeada e nunka dava problema, Eu n uso switch gerenciavel, em 3 anos quebrando kbeça nunka precisei de um,e antes eu n tinha problema so na época das chuvas somente;.. pq do nda tudo começou a cair assim.. o switch que eu uso é 1 basico da D link, e nele eu ligo as rockets e a rede cabeada... ou é a minha RB, ou é o cabo utp que sai da RB pro primeiro poste ou eu nsei,, eu so sei que quando cai as 3 ultimas ruas, os clientes antenas quando não estão com trafego é cainda toda hora,, e no cabo, os clientes + longes fikam sem net.....


    Eu to quase rancando esses cabos todos e torcer pra cliente n me processar..pq eu na guento ++++ agora é carnaval eu iria viajar e não posso por conta desse problema...!!!alguem me da 1 luz, alguma coisa,. eu realmente não sei o que fazer..