+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Sistema de bateria para provedor

    Amigos, estou enfrentando problemas com a parte eletrica nas cidades que atendo, estou querendo colocar um carregador de bateria inteligente + inversor com 2 baterias veiculares no minimo, pra cada pop, qual marca voces indicam para carregadores? Ou que solução voces estão ultilizando? Desde ja agradeç a ajuda de voces.

  2. #2

    Padrão Re: Sistema de bateria para provedor

    Citação Postado originalmente por thiagodbv Ver Post
    Amigos, estou enfrentando problemas com a parte eletrica nas cidades que atendo, estou querendo colocar um carregador de bateria inteligente + inversor com 2 baterias veiculares no minimo, pra cada pop, qual marca voces indicam para carregadores? Ou que solução voces estão ultilizando? Desde ja agradeç a ajuda de voces.
    Fonte proteco e baterias estacionarias, automotiva não rola...

  3. #3

    Padrão Re: Sistema de bateria para provedor

    Esse é um carregador inteligente? qual modelo vc recomenda? tem alguma outra marca?

  4. #4

    Padrão Re: Sistema de bateria para provedor

    Recomendo também Montel, caso for usar bateria automotiva pode ir sem medo, retificadores bem robustos e em várias tensões e amperagens..

  5. #5

    Padrão Re: Sistema de bateria para provedor

    que tipo de estrutura este sistema de alimentação deve sustentar ?
    Que tipos de equipamentos .
    Dependendo do que deseja fazer existem algumas opções no mercado .

  6. #6

    Cool Re: Sistema de bateria para provedor

    Olá Amigo !.

    Um carregador de bateria inteligente + inversor; não é o ideal :

    1 - Inversor desperdiça muita energia com o aquecimento e na transformação, de 12 Volts para 127 Volts.
    2 - Carregador inteligente de quantos amperes ( corrente ) ?; de 6 amperes já é grande e caro se for preciso um igual ou maior que 20 amperes, aí nem se fale no tamanho e preço ( pense naqueles grandes que tem em borracharia ) !.

    VAMOS PENSAR UM POUCO:
    3 nanostation; consumo = 3A (ampere)
    1 switche consumo = 1A (ampere)
    1 ata vop consumo = 2A (ampere)

    Obs: só aí já dá 6 A ( amperes), foro os 2 amperes necessários para a carga lenta das baterias.
    Obs: Nesse caso seria necessário um carregador de 10 amperes (grande e caro)

    OBS: A solução é a seguinte :

    1° - 2 Fontes ATX ou AT (de computador) , com as tensões somadas para dar 17 Volts e ligar as mesma no controlador de carga.
    Obs: muitas dessas fontes tem 20 amperes ou mais em 12 Volts e até 35 amperes em 5 Voltes.
    Obs: Ou seja 3 fontes ATX, somando-se, as tensões de 5 Voltes; teremos 15 voltes por 35 amperes!.
    Obs: Ou somar apenas 5 Voltes de uma fonte ATX, com 12 Voltes da outra Fonte ATX; teremos 17 voltes, por 20 amperes.
    Obs: Se em 5 voltes, essa fonte tem 35 amperes e na outra fonte em 12 voltes tem 20 amperes, fica valendo o total de 20
    amperes, ou seja soma se as tensões e mantém a corrente (ampere), considerando a corrente (ampere) mais baixa.
    Obs: Se as duas fontes ATX; a de 5 Voltes e a de 12 voltes tivessem 35 amperes cada um, então ficaria 17 voltes por 35 amperes.

    2° - Controlador de carga ( usado em painel solar ), de 20 ou mais amperes !.
    Obs: Esse controlador de carga, recebe das fontes ATX ; tem uma saída para as baterias e uma saída para os equipamentos.

    TESTES REALIZADOS, AQUÍ NA MINHA HUMILDE BANCADA:
    1 Bateria automotiva de 60 amperes instalada com um inversor e alguns equipamentos; durou 1 hora e 25 minutos
    2 A mesma bateria ligada direto sem inversor, durou o dia iiiiinteiro.


    CUIDADO !,,,,, CUIDADO !,,,,,, CUIDADO !,,,,, .
    1 - a tensão que sai do controlador da carga para os seus equipamentos é a mesma de carga da bateria, ou seja 13,8 a 14,5 voltes
    Obs: para os Nanostation e as Rb Mikrotik, não tem problemas pois o mesmos trabalham com tensões de 12 a 24 voltes
    Obs: Os demais equipamentos de 9 e 12 voltes, terá de ser alimentados, usando controladores de tensão.

    Obs: Eu fiz o seguinte:
    comprei alguns controladores de tensão ( lm2496 ) e os coloquei dentro de um hub ( antigo ) de 8 ou 16 portas e nas
    saídas (portas rj45) usando conectores rj45, fiz os cabinhos que conecta nos equipamentos ( Switches, Ata Voip, Modems, etc ); ou seja a saída do controlador de carga eu pego e jogo nesse hub de 8 portas através de 2 bornes (conectores) adaptados nesse hub.

    CUIDADO !,,,,, CUIDADO !,,,,,, CUIDADO !,,,,, .
    Providencie fusível de segurança entre a bateria e o controlador de carga !.
    Obs: Compre em autopeças, o fusível e o suporte , para o mesmo!.


    É isso aí ! . . .
    J.Uilson Sacramento

  7. #7

    Cool Re: Sistema de bateria para provedor

    Citação Postado originalmente por rogeriodj Ver Post
    Fonte proteco e baterias estacionarias, automotiva não rola...
    Olá Amigo !.

    Um carregador de bateria inteligente + inversor; não é o ideal :

    1 - Inversor desperdiça muita energia com o aquecimento e na transformação, de 12 Volts para 127 Volts.
    2 - Carregador inteligente de quantos amperes ( corrente ) ?; de 6 amperes já é grande e caro se for preciso um igual ou maior que 20 amperes, aí nem se fale no tamanho e preço ( pense naqueles grandes que tem em borracharia ) !.

    VAMOS PENSAR UM POUCO:
    3 nanostation; consumo = 3A (ampere)
    1 switche consumo = 1A (ampere)
    1 ata vop consumo = 2A (ampere)
    Obs: só aí já dá 6 A ( amperes), foro os 2 amperes necessários para a carga lenta das baterias.
    Obs: Nesse caso seria necessário um carregador de 10 amperes (grande e caro)

    OBS: A solução é a seguinte :

    1° - 2 Fontes ATX ou AT (de computador) , com as tensões somadas para dar 17 Volts e ligar as mesma no controlador de carga.
    Obs: muitas dessas fontes tem 20 amperes ou mais em 12 Volts e até 35 amperes em 5 Voltes.
    Obs: Ou seja 3 fontes ATX, somando-se, as tensões de 5 Voltes; teremos 15 voltes por 35 amperes!.
    Obs: Ou somar apenas 5 Voltes de uma fonte ATX, com 12 Voltes da outra Fonte ATX; teremos 17 voltes, por 20 amperes.
    Obs: Se em 5 voltes, essa fonte tem 35 amperes e na outra fonte em 12 voltes tem 20 amperes, fica valendo o total de 20
    amperes, ou seja soma se as tensões e mantém a corrente (ampere), considerando a corrente (ampere) mais baixa.
    Obs: Se as duas fontes ATX; a de 5 Voltes e a de 12 voltes tivessem 35 amperes cada um, então ficaria 17 voltes por 35 amperes.

    2° - Controlador de carga ( usado em painel solar ), de 20 ou mais amperes !.
    Obs: Esse controlador de carga, recebe das fontes ATX ; tem uma saída para as baterias e uma saída para os equipamentos.

    TESTES REALIZADOS, AQUÍ NA MINHA HUMILDE BANCADA:
    1 Bateria automotiva de 60 amperes instalada com um inversor e alguns equipamentos; durou 1 hora e 25 minutos
    2 A mesma bateria ligada direto sem inversor, durou o dia iiiiinteiro.


    CUIDADO !,,,,, CUIDADO !,,,,,, CUIDADO !,,,,, .
    1 - a tensão que sai do controlador da carga para os seus equipamentos é a mesma de carga da bateria, ou seja 13,8 a 14,5 voltes
    Obs: para os Nanostation e as Rb Mikrotik, não tem problemas pois o mesmos trabalham com tensões de 12 a 24 voltes
    Obs: Os demais equipamentos de 9 e 12 voltes, terá de ser alimentados, usando controladores de tensão.

    Obs: Eu fiz o seguinte:
    comprei alguns controladores de tensão ( lm2496 ) e os coloquei dentro de um hub ( antigo ) de 8 ou 16 portas e nas
    saídas (portas rj45) usando conectores rj45, fiz os cabinhos que conecta nos equipamentos ( Switches, Ata Voip, Modems, etc ); ou seja a saída do controlador de carga eu pego e jogo nesse hub de 8 portas através de 2 bornes (conectores) adaptados nesse hub.

    CUIDADO !,,,,, CUIDADO !,,,,,, CUIDADO !,,,,, .
    Providencie fusível de segurança entre a bateria e o controlador de carga !.
    Obs: Compre em autopeças, o fusível e o suporte , para o mesmo!.


    É isso aí ! . . .
    J.Uilson Sacramento

  8. #8

    Padrão Re: Sistema de bateria para provedor

    Sao tres pops diferentes:

    1 principal - 2 computadores 1 rb 750g 1 rb 2011, 5 rockets, 3 nanobridge,
    pop 2 - 1 rb 433ah 1 rocket m5, 2 nanobridge ( e vou colocar mais 2 ou 3 rockets la),
    Pop 3 - 2 rb 2011 1 rb 493ah, e 4 rocket


    Citação Postado originalmente por Cobausque Ver Post
    que tipo de estrutura este sistema de alimentação deve sustentar ?
    Que tipos de equipamentos .
    Dependendo do que deseja fazer existem algumas opções no mercado .

  9. #9

    Padrão Re: Sistema de bateria para provedor

    Citação Postado originalmente por thiagodbv Ver Post
    Sao tres pops diferentes:

    1 principal - 2 computadores 1 rb 750g 1 rb 2011, 5 rockets, 3 nanobridge,
    pop 2 - 1 rb 433ah 1 rocket m5, 2 nanobridge ( e vou colocar mais 2 ou 3 rockets la),
    Pop 3 - 2 rb 2011 1 rb 493ah, e 4 rocket
    bom se vc não for usar Solar tenho usado aqui no provedor
    Fontes nobreack da VOLT "http://www.volt.ind.br/produtos-fontes-nobreak", com baterias automotivas. a muito tempo não tenho problemas com fornecimento de energia para nossos equipamentos . no caso e bom vc checar somente o seu consumo mesmo em amper. mas faça isso com os equipamentos sobre stress para comprovar o seu real consumo.
    Tenho usado muito Fontes nobreack de 24v /3 amperes .. as vezes dependendo se tem muito equipamento uso as de 7 amperes mas como eu disse depende do consumo não precisa exceder amperes nos equipamentos pode esquentar um pouco.
    Ja tive casos aqui de falta de luz em pontos remotos do planeta rs .. e ficou tipo 1 dia e meio sem luz .. e sustentou de boa.

    Fassa um piloto .. pode compensar ..

    Agora no ponto 1 .. porque não ve se é possível vc trocar este computador por uma RB de grande porte uma cloud core por exemplo .. poderia então passar a ter uma alimentação mais fácil de se montar e podendo fazer o mesmo neste pop