Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcioelias Ver Post
    GPON que eu conheça somente a Parks, tem a FiberHome mais não eh nacional, embora vc encontre materiais nos nossos vizinhos paraguaios. A FiberHome pode ser tanto GPON, quanto GePON, depende dos módulos que vc coloca na OLT e das ONUs ligadas a eles.

    GePON tem a CiaNet, Overtek (www.ispshop.com.br) e por ai vai.

    Se vc optar por GePON tem algumas soluções interessantes, procure por Fit Networks. GPON entrega mais banda, mais exige mais investimento (equipamentos mais caros).

    Tenho um projeto de FTTH em implantação com alguns clientes já utilizando, no que puder ser útil, fico a disposição.
    Ola, gostaria que voce me passasse esse projeto ou explicasse como esta executando ele.

    abraços.

  2. #22

    Padrão

    @wa7792 nosso projeto está digamos que on demmand. Basicamente incluímos em no Google Earth os postes que vamos utilizar, o posicionamento estratégico das ONU's para melhor atendimento de uma maior demanda de clientes, e estamos fazendo da seguinte forma.

    Passamos a rede tronco (da empresa até o primeiro nível de splitter), na medida que vamos vendendo prolongamos o segundo splitter e a ONU do mesmo.

    Toda essa rede já foi projetada por um engenheiro para liberação do compartilhamento de postes pela conpanhia de energia, mais para nós, os dados que nos interessam ficam neste projeto do Google Earth.

    O segredo é medir o sinal em cada nível de splitter e também na chegada da fibra para a ONU, controlar a perda para ser a mínima possível, e fazer fusões bem feitas. Usando somente 2 níveis de splitters temos 1x8 no primeiro nível e mais 1x8 no segundo, como para nós a metragem da fibra não chega a 5Km a perda sempre fica no final entre 17 e 18db.

    Enfim não tem muito segredo, o que vc precisa é ter uma noção do que vai no projeto, quais os equipamentos, quais as possibilidades e o custo benefício de cada uma, para então por em prática.

    Eu fiz o curso da CiaNet em Florianópolis, apesar de não estarmos usando 100% de solução deles, foi ótimo, por que vc precisa entender o funcionamento das redes FTTx, a tecnologia ou o fabricante que vc vai usar para implementar não vai lhe trazer uma grande curva de aprendizagem e vc conseguira assimilar tranquilamente.

    Enfim, não sei se era bem o que vc queria saber, mais se quiser tirar alguma dúvida mais específica fique a vontade para voltar a perguntar. Espero que tenha sido útil.

  3. #23

    Padrão

    Bacana sua explicação.

    Uma dúvida:

    A cada splitagem 1:8 qual tem sido a perda em db?

  4. #24

    Padrão

    Citação Postado originalmente por SantiagoMG Ver Post
    Bacana sua explicação.

    Uma dúvida:

    A cada splitagem 1:8 qual tem sido a perda em db?
    Em média fica em -8db na saída do primeiro nível e de -17 a -18db na saída do segundo. (Considerando que o SFP da um ganho inicial de 3db em média).

  5. #25

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcioelias Ver Post
    @wa7792 nosso projeto está digamos que on demmand. Basicamente incluímos em no Google Earth os postes que vamos utilizar, o posicionamento estratégico das ONU's para melhor atendimento de uma maior demanda de clientes, e estamos fazendo da seguinte forma.

    Passamos a rede tronco (da empresa até o primeiro nível de splitter), na medida que vamos vendendo prolongamos o segundo splitter e a ONU do mesmo.

    Toda essa rede já foi projetada por um engenheiro para liberação do compartilhamento de postes pela conpanhia de energia, mais para nós, os dados que nos interessam ficam neste projeto do Google Earth.

    O segredo é medir o sinal em cada nível de splitter e também na chegada da fibra para a ONU, controlar a perda para ser a mínima possível, e fazer fusões bem feitas. Usando somente 2 níveis de splitters temos 1x8 no primeiro nível e mais 1x8 no segundo, como para nós a metragem da fibra não chega a 5Km a perda sempre fica no final entre 17 e 18db.

    Enfim não tem muito segredo, o que vc precisa é ter uma noção do que vai no projeto, quais os equipamentos, quais as possibilidades e o custo benefício de cada uma, para então por em prática.

    Eu fiz o curso da CiaNet em Florianópolis, apesar de não estarmos usando 100% de solução deles, foi ótimo, por que vc precisa entender o funcionamento das redes FTTx, a tecnologia ou o fabricante que vc vai usar para implementar não vai lhe trazer uma grande curva de aprendizagem e vc conseguira assimilar tranquilamente.

    Enfim, não sei se era bem o que vc queria saber, mais se quiser tirar alguma dúvida mais específica fique a vontade para voltar a perguntar. Espero que tenha sido útil.
    Opa amigo! muito boa explicacao, aqui vou fazer o seguinte, vou usar na saida da fibra 1:2 e no primeiro nivel 1:4 e segundo 1:8 o grande problema é que aqui vamos utilizar mais de 20km de fibra. O mais correto mesmo é o que voce disse, tem que ir fazendo e medindo tudo, porque senao a coisa vai dar problema. Estou usando solucoes da FIT Networks

  6. #26

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wa7792 Ver Post
    Opa amigo! muito boa explicacao, aqui vou fazer o seguinte, vou usar na saida da fibra 1:2 e no primeiro nivel 1:4 e segundo 1:8 o grande problema é que aqui vamos utilizar mais de 20km de fibra. O mais correto mesmo é o que voce disse, tem que ir fazendo e medindo tudo, porque senao a coisa vai dar problema. Estou usando solucoes da FIT Networks
    Então, também usamos PACKPON da Fit, mais cara, 3 níveis de splitagem, vc vai ter uma margem bem pequena para perdas não?

  7. #27

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcioelias Ver Post
    Então, também usamos PACKPON da Fit, mais cara, 3 níveis de splitagem, vc vai ter uma margem bem pequena para perdas não?
    Opa, esqueci de mencionar, estamos fibrando condominios verticais, por serem mais em conta pra nos inicialmente, nao irei chegar ainda com a ONU no cliente.

    Sobre as splitagem depende de onde vai chegar.. nao sei se voce ja viu esse projeto disponivel na net, da uma olhada.. http://www.teleco.com.br/tutoriais/t...2/pagina_4.asp muito interessante.

    Ah so mais uma coisa, voce esta qual cidade ? ja esta fibrando no cliente final?

  8. #28

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wa7792 Ver Post
    Opa, esqueci de mencionar, estamos fibrando condominios verticais, por serem mais em conta pra nos inicialmente, nao irei chegar ainda com a ONU no cliente.

    Sobre as splitagem depende de onde vai chegar.. nao sei se voce ja viu esse projeto disponivel na net, da uma olhada.. http://www.teleco.com.br/tutoriais/t...2/pagina_4.asp muito interessante.

    Ah so mais uma coisa, voce esta qual cidade ? ja esta fibrando no cliente final?
    Realmente interessante o projeto, ainda não tinha visto. Estamos fibrando também condomínios (somente os novos já tínhamos muitos usando conversores de mídia). Já temos perto de 100 clientes com fibra usando este projeto.

  9. #29

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcioelias Ver Post
    Realmente interessante o projeto, ainda não tinha visto. Estamos fibrando também condomínios (somente os novos já tínhamos muitos usando conversores de mídia). Já temos perto de 100 clientes com fibra usando este projeto.

    Amigo em qual cidade vc esta operando?

    Abraços

    - - - Atualizado - - -

    Citação Postado originalmente por marcioelias Ver Post
    Realmente interessante o projeto, ainda não tinha visto. Estamos fibrando também condomínios (somente os novos já tínhamos muitos usando conversores de mídia). Já temos perto de 100 clientes com fibra usando este projeto.

    me add no skype ai wellington.sousa781

  10. #30

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wa7792 Ver Post
    Amigo em qual cidade vc esta operando?

    Abraços

    - - - Atualizado - - -




    me add no skype ai wellington.sousa781
    Cara, até vou Add, mais tempo pra entrar no skype... acho que entro umas 2x por ano e olhe lá. Pode ser por aqui mesmo, ai todos do fórum aproveitam as informações que são postadas.

    Sobre a cidade te respondi em mensagem particular.

  11. #31

    Padrão Re: Distribuição de internet via fibra

    Olá,bom tópico!

    De quantos em quantos metros vocês estão colocando a caixa no poste?

  12. #32

    Padrão Re: Distribuição de internet via fibra

    Maiores informacoes no site www.datasegtelecom.com

    Projetos e visitas técnicas podem ser agendadas comigo.

    skype nilson.deitz1

  13. #33

    Padrão Re: Distribuição de internet via fibra

    Citação Postado originalmente por marcioelias Ver Post
    Então, também usamos PACKPON da Fit, mais cara, 3 níveis de splitagem, vc vai ter uma margem bem pequena para perdas não?
    caro márcio oque não entendo é a matemática disso rsrsr ... um exemplo que pensei, se eu tenho uma olt para atendimento de até 64 onus e se eu for por spliter em dois niveis 1:8 e depois 1:8 como faço para por as 64 onus pra funcionar? não consigo entender a matemática, você pode nos dar uma luz?

  14. #34

    Padrão Re: Distribuição de internet via fibra

    Cada fibra que sai da OLT sera dividida em dois niveis. No primeiro nivel sera a caixa de emenda e eh destinado as caixas de atendimento, ou seja, com um fibra vc distribui o sinal otico da caixa de emenda para oito caixas de atendimento. O segundo nivel e dentro da caixa de atendimento para o cliente. Cada caixa de atendimento envia para oito clientes. Portanto cada fibra eh destinada a oito caixas de atendimento e cada caixa de atendimento para oito clientes, 8x8 =64.

  15. #35

    Padrão Re: Distribuição de internet via fibra

    Exato. No primeiro nível vc divide a fibra em 8. Cada uma dessas pontas será no segundo nível novamente dividida em 8, tendo assim 64 possíveis clientes na ponta de uma única porta PON. Nenhum destes clientes fica diretamente atrás do primeiro nível de splitter por dois motivos:

    1 - vc mata a possibilidade de atendimento de 8 clientes para atender somente 1.
    2 - o sinal chegará muito forte a porta da ONU o que pode diminuir consideravelmente a sua vida útil, ou então nem funcionar caso a perda seja muito pequena. (sem uso de nenhum tipo de atenuador de sinal para causar perda).

  16. #36

    Padrão Re: Distribuição de internet via fibra

    @marcioelias Amigo pensei numa topologia e não sei se estou ignorando alguma regra referente ao funcionamento da fibra. Sendo assim gostaria de solicitar a você uma Luz rsrsr
    Tenho um bairro onde uma avenida passa da parte superior do mesmo e as ruas partem todas na transversal desta avenida.
    Ou seja a avenida faz esquina com todas as outras ruas.
    Pensei no seguinte lançar um cabo de 24 fibras e em cada esquina esplittar 1:2 para alimentar a rua até o meio da quadra onde eu esplitaria novamente 1:16 fazendo caixa de distribuição. isso se repetiria em todas as ruas.
    Aí eu lançaria uma fibra para a casa dos cliente porém minha idéia seria usar um conversor de midia ao invés de uma onu.

    Isto é possivel?

    A ideia de lançar um cabo de 24 fibras se deve ao fato de eu não splittar mais que 2 nives por fibra. pois conforme li aqui no fórum para se ter uma margem de segurança seria o recomendavel.

    Você acha que seria? possivel?

    vou trabalhar com uma olt para 512 clientes

    desde já agradeço a atenção

  17. #37

    Padrão Re: Distribuição de internet via fibra

    @jmater. Vc está no caminho certo porém com alguns pequenos equívocos.

    Se vc vai usar OLT, não tem como fugir de usar ONU, conversores de mídia são somente isso, convertem luz em pulsos elétricos e vice e versa, além do que não funcionam com Splitter. Ou seja, são para PTP, PTMP em fibra é feito através do conjunto OLT, Splitters, ONU's.

    Sobre os níveis de splitters vc está correto, 2 níveis é o mais utilizado, porém podem haver mais, desde que a perda final não ultrapasse a sensibilidade da ONU ou da OLT (trabalha-se com a mesma métrica).

    Agora, vc poderia usar no primeiro nível splitter de 1:4 e no segundo 1:16 (4x16 = 64 = total de ONU's por porta PON). Do jeito que vc colocou 1:2 e 1:16 vc estará aproveitando 50% da capacidade de cada porta PON (2 x 16 = 32).

    Acho que é isso, qualquer outra dúvida pode postar novamente. Boa sorte!

  18. #38

    Padrão Re: Distribuição de internet via fibra

    @marcioelias Primeiramente agradeço sua pronta resposta mas acho que com a história do split me perdi um pouco

    O bairro que quero iniciar meu projeto tem 33 ruas ( uma ficará sem splitter) minha intenção é colocar em cada rua 16 saidas de fibra
    A idéia do cabo com 24 fibras é para não passar um monte de fibra no poste e não splittar varias vezes o mesmo cabo.
    sendo assim.
    não sei se entendi direito pois saio com 1:4 da olt e depois cmo faço para iluminar as 24 fibras do cabo? splitto novamente 4 splitters de 1:6 e fundo no cabo que seguirá para o poste?
    Última edição por jmater; 01-03-2015 às 16:49. Razão: Erro de digitação

  19. #39

    Padrão Re: Distribuição de internet via fibra

    É muito simples @jmater. Primeiramente esclarecendo um erro comum, split é um tipo de ar condicionado, em redes ópticas usamos splitters rsrs.

    Bom brincadeiras a parte, cada porta PON da OLT pode atender até 64 ONU's no caso de GePON e até algumas mais com GPON (FiberHome pelo menos está saindo com uma feature em uma nova versão aceitando oficialmente 128 ONU's/porta PON).

    Se vc vai sair com fibra pura da OLT para até um determinado ponto e fazer a instalação dos Splitters lá, ou vai jogar seu primeiro nível de splitters junto a OLT não faz diferença. Para simplificar tanto o calculo quanto a manutenção da rede vejo a maioria usando somente 2 níveis de splitters, 1:4 no primeiro nível e 1:16 no segundo, ou 1:8 tanto no primeiro quanto no segundo.

    Dependendo do seu projeto, se as perdas permitirem e a sua necessidade assim requisitar, vc pode usar até 3 níveis de splitters 1:4 no primeiro, 1:4 no segundo e 1:4 num terceiro nível (isso seria um caso para áreas menos populosas). O mais importante é vc garantir que a perda final não ultrapasse a sensibilidade da ONU e da OLT (que para efeitos de projeto consideramos igual) e que o número final de ONU's não ultrapasse o máximo suportado pela porta PON da OLT.

    Para te ajudar ainda mais, vou explicar como fazemos aqui na prática em via geral. Dado um cabo da rede tronco, sendo ele com 12, 24, 36 ou 72 fibras, que chega em um DIO no rack, conectamos um patch cord óptico de uma porta da nossa OLT até uma das fibras deste cabo. Esta mesma fibra em algum momento mais a frente se fundirá na entrada de um splitter de 1:8. Das 8 saídas deste splitter fundimos mais 8 fibras de outros cabos, onde cada uma dessas 8 fibras são fundidas na entrada de outro splitter 1:8 (segundo nível). Note que fizemos fusão neste último splitter também, mais é somente na entrada, a saída dele é conectorizada para atendimento de clientes finais (ele é todo conectorizado na verdade, quebramos o conector da entrada e fundimos ele).

    Não sei se agora ajudou a clarear as ideias, mais qualquer outra dúvida posta ai.

  20. #40

    Padrão Re: Distribuição de internet via fibra

    @marcioelias se eu fundir um spliTTer​ rsrsr na entrada ele continua no mesmo nivel?