+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Painel Solar World quem usa?

    Bom dia Amigos!

    Queria mais informações sobre o painel solar world,alguém aqui no fórum usa essa marca?pois pretendo comprar uma de 140w.

    desde já fico muito agradecido pela contribuição de todos!

  2. #2

    Padrão Re: Painel Solar World quem usa?

    Tenho 4 e só tenho a reclamar do tamanho que é bem grande, tenho de 130W da kyocera e são bem menores!!

  3. #3

    Padrão Re: Painel Solar World quem usa?

    Não conheço esse painel de 140W especificamente, mas todos os paineis são muito iguais, a estrutura é quase sempre de aluminio e tem resistencia suficiente pra ficar 25 anos num telhado, com eventuais gatos pulando em cima ou passaros batendo, nenhum painel comercial é fragil.
    (Mesmo que a garantia seja de apenas 3 ou 5 anos, a praxe do mercado é requerer uma previsão de durabilidade de uns 20 ou 25 anos, produto ruim não atende isso, e a SolarWorld tem muitos anos de vida, é uma multinacional alemã com muuuuuuito mais know-how que marcas nacionais como Heliodinamica ou Solaris (Que não são ruins), em materia de vidro pra essas finalidade a industria alemã é a referencia. Se é que é SolarWorld mesmo (Se for "World", desconheço))

    O que muda é o rendimento, painel muito bom chega a rendimento tipo 17%, mas não necessariamente uma marca famosa tipo os finados Shell ou Kyocera terão rendimento alto, eles tem linhas acessíveis (Rendimento de 12 a 14%) e linhas mais caras, de rendimento que pode chegar a 17%. O preço muda muito conforme a linha e rendimento.

    Uma diferença de 2 ou 3% no rendimento significa, num dia de sol constante, digamos 30 ou 40W captados no dia (Somatoria, não Watt-por-hora). Essa variação de 20 ou 30% pode existir se uma nuvem passar por meia hora, se o controlador de carga usar transistores de resistencia interna alta, se as baterias ficarem quentes... enfim, uma diferença pequena no rendimento pra essa finalidade não importa muito.
    (Porque nem toda energia captada é armazenada, quando as baterias estiverem carregadas a energia captada não será mais armazenada, ou quando a tensão já estiver alta nas baterias, a corrente circulando cai muito (A bateria faz isso, não tem como fazer carga com corrente constante em chumbo sem danificar), em sistemas de conversão imediata (Pra fazer o marcador de consumo rodar pra tras, onde é possível usar inversores sincronizados) aí sim 20 ou 40W a mais no dia compensam se a diferença no preço do painel for coisa tipo R$ 100 (Leva 10 anos pra pagar a diferença, mas terá uns 15 anos de "lucro").

    Mas... SolarWorld geralmente tem o mesmo rendimento que os Kyocera de mesmo preço, ambas estão no mesmo nível de qualidade no mundo. Talvez você devia se preocupar com marcas chinesas desconhecidas (Essas infestaram o mercado recentemente, algumas tem linhas muito baratas porque tem rendimento muito baixo), mas em geral isso é um produto muito padronizado, por isso tem tanto fabricante nacional ultimamente, até a Anauger, fabricante nacional de tradicionais bomba s d'agua, entrou no mercado solar (Começou usando inversor pras bombas, porque bombas via motor de escovas sempre renderam muito pouco), é facil fazer um painel duravel e de rendimento razoavel, comprando as celulas chinesas de qualidade se usa aluminio e vidro nacional, isso baixa o custo (Importar painel inteiro sai mais caro, carga tributária maior pra produto pronto), se já tem linha de manofatura tipo a Anauger tem, o custo cai ainda mais, mas infelizmente a diferença de preço com paineis importados de 1ª tipo Kyocera ou SolarWorld não é tão grande.

  4. #4

    Padrão Re: Painel Solar World quem usa?

    Citação Postado originalmente por olivionet Ver Post
    Tenho 4 e só tenho a reclamar do tamanho que é bem grande, tenho de 130W da kyocera e são bem menores!!
    Mas não são linhas de épocas diferentes? Eu tenho Siemens antigo de 70W que é bem menor que um Kyocera 65W uns 5 anos mais novo, só que são de linhas diferentes, o Kyocera era o kyocera mais barato do seu tempo, e o Siemens era o de maior rendimento do seu tempo, os fabricantes mudam direto essas linhas, não dá pra esperar que todo distribuidor nacional tenha todos os modelos ou linhas (Produto sem giro), e troquem o estoque todo ano, já compramos painel novo que estava a uns 8 anos no estoque, em 8 anos muda muito a tecnologia das celulas.

  5. #5

    Padrão Re: Painel Solar World quem usa?

    São sim de épocas diferentes !!

    4 painéis desse solar world de 140W numa torre fica gigante demais, fica até difícil de mexer !! hehe!

  6. #6

    Padrão Re: Painel Solar World quem usa?

    Bom,levei consideração isso também,ela e lider nos EUA,as especificações e as mesmas da Kyocera

    vou utilizar em um enlace em uma fazenda aqui e preciso dessa repetidora,no caso la seria 2rbs 911g e uma rb2011,bateria Freedom de 115ah, Controlador 30A12V/24V ,será que suporta uns 5 dias nublados?

  7. #7

    Padrão Re: Painel Solar World quem usa?

    acompanhando.

  8. #8

    Padrão Re: Painel Solar World quem usa?

    Citação Postado originalmente por jailtonnetlink Ver Post
    Bom,levei consideração isso também,ela e lider nos EUA,as especificações e as mesmas da Kyocera

    vou utilizar em um enlace em uma fazenda aqui e preciso dessa repetidora,no caso la seria 2rbs 911g e uma rb2011,bateria Freedom de 115ah, Controlador 30A12V/24V ,será que suporta uns 5 dias nublados?
    Não conheço de perto nem a RB912G nem a RB2011, mas as similares que dizem consumir os mesmos 10 a 15W delas conheço. Vemos pegar 10W das RB912G e 12W da RB2011, dá 32W. Em 24h dá 768W, que em 12V são 64 amperes, mas isso é pico, digamos qe a media seja 10 ou 15% menor. Um painel de 140W onde tem insolação de 1000W.m² capta pra armazenar cerca de 40 amperes por dia, pra chegar a 64A armazenados precisa uns 1600W.m², que é bem comum em dias com alguma nuvem. Mas... dias nublados geralmente significam uns 700 ou 800W.m², que permitem uma captação de uns 25 ou 30A por dia, ou seja, a bateria carregada teria uns 30A de descarga a mais por dia, talvez aguente 3 dias sem desligar, mas 4 dias bem nublados duvido (A não ser que o consumo da 912G e 2011 seja muito menor que o informado, mas nos outros produtos que conheço (RB2000, RB711, RB411, etc) o consumo aferido em campo bate com o que a MK informa). Aqui nunca ocorreu 4 dias nublados... não sei como é sua região (Ou vai que é morro, vale ou mata com neblina).

    2 paineis de 85W, em 2 baterias de 70Ah Freedom estacionaria (DF1000), me parece que fica pouca coisa mais cara, com corrente menor as baterias rendem mais (Descarga em C40 permite melhor aproveitamento da capacidade que descarga a C10), o rendimento do VRM com 24V ao invez de 12 é levemente melhor (5 ou 10% melhor, economiza uns 20W no dia talvez). Faça a conta pra ver se não é melhor 24V, o problema é o espaço pra 2 paineis na torre.

    (Mais isso é decisão sua, não tem como saber a incidência de sol no local, o angulo que os paineis serão colocados, o trafego ou o consumo REAL desse equipamento... essas variantes alteram muito o uptime)

  9. #9

    Padrão Re: Painel Solar World quem usa?

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Não conheço de perto nem a RB912G nem a RB2011, mas as similares que dizem consumir os mesmos 10 a 15W delas conheço. Vemos pegar 10W das RB912G e 12W da RB2011, dá 32W. Em 24h dá 768W, que em 12V são 64 amperes, mas isso é pico, digamos qe a media seja 10 ou 15% menor. Um painel de 140W onde tem insolação de 1000W.m² capta pra armazenar cerca de 40 amperes por dia, pra chegar a 64A armazenados precisa uns 1600W.m², que é bem comum em dias com alguma nuvem. Mas... dias nublados geralmente significam uns 700 ou 800W.m², que permitem uma captação de uns 25 ou 30A por dia, ou seja, a bateria carregada teria uns 30A de descarga a mais por dia, talvez aguente 3 dias sem desligar, mas 4 dias bem nublados duvido (A não ser que o consumo da 912G e 2011 seja muito menor que o informado, mas nos outros produtos que conheço (RB2000, RB711, RB411, etc) o consumo aferido em campo bate com o que a MK informa). Aqui nunca ocorreu 4 dias nublados... não sei como é sua região (Ou vai que é morro, vale ou mata com neblina).

    2 paineis de 85W, em 2 baterias de 70Ah Freedom estacionaria (DF1000), me parece que fica pouca coisa mais cara, com corrente menor as baterias rendem mais (Descarga em C40 permite melhor aproveitamento da capacidade que descarga a C10), o rendimento do VRM com 24V ao invez de 12 é levemente melhor (5 ou 10% melhor, economiza uns 20W no dia talvez). Faça a conta pra ver se não é melhor 24V, o problema é o espaço pra 2 paineis na torre.




    (Mais isso é decisão sua, não tem como saber a incidência de sol no local, o angulo que os paineis serão colocados, o trafego ou o consumo REAL desse equipamento... essas variantes alteram muito o uptime)


    Já tenho esse painel,e não as baterias,no caso posso colocar mais um painel 50w eas duas baterias de 70ah?

  10. #10

    Padrão Re: Painel Solar World quem usa?

    O painel de 50W vai limitar a captação em 24V aos 50W, ou seja, você vai desperdiçar o painel de 140W se fizer isso.
    (Em serie quem prevalece é a fonte de menor corrente, na verdade passa dos 50W, mas passa mal e mal 15%, ainda desperdiçaria uns 80W do painel maior)

    Pra aproveitar corretamente a captação em serie, os 2 (Ou mais) paineis tem que ter a mesma capacidade. Misturas com pouca variação, tipo 83 e 70W, ou 70 e 65W (Eu uso assim) não são um grande problema, mas um painel de 140W de R$ 700 ser limitado a 50W (Que um painel de R$ 200 captaria) é perda de dinheiro.

    Juntar os 2 paineis paralelos, e usar conversor dc-dc pra elevar pra 30V e colocar isso na entrada do controlador de carga aproveitaria melhor 2 paineis tão diferentes, mas conversor dc-dc de potencia tão alta desconheço no mercado, teria que manofaturar um, não é uma solução muito acessível.

  11. #11

    Padrão Re: Painel Solar World quem usa?

    Então vou colocar duas baterias 150ah da moura com o painel de 140w,e depois colocar mais um painel de 140w,o que acha?

  12. #12

    Padrão Re: Painel Solar World quem usa?

    Só pra acrescentar, esses painéis são muito bons, entretanto, tem um probleminha nos contatos dos fios, que não é muito bom, tem que tomar cuidado.
    JMayer

  13. #13

    Padrão Re: Painel Solar World quem usa?

    300Ah (2x 150 em paralelo) dá uma autonomia bem longa de inicio, o painel sozinho deve captar pouca coisa a mais que o consumo, então é bom "começar" com as baterias já carregadas (Carga lenta), vai que tem 1 semana de nuvens logo nos primeiros dias com as baterias em meia carga...

  14. #14

    Padrão Re: Painel Solar World quem usa?

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    300Ah (2x 150 em paralelo) dá uma autonomia bem longa de inicio, o painel sozinho deve captar pouca coisa a mais que o consumo, então é bom "começar" com as baterias já carregadas (Carga lenta), vai que tem 1 semana de nuvens logo nos primeiros dias com as baterias em meia carga...
    Então esse eo caminho,enquanto ele capta pelo menos o do consumo chega outra,ok?!

  15. #15

    Padrão Re: Painel Solar World quem usa?

    Bom ,já que o topico rendeu,estou partindo para mais uma alternativa,um aerogerador[1] com ventos constantes me garantiram gerar os 64ah dia ,mas como sei que não e ,por precaução irei colocar o painel de 140w com uma bateria de 105ah,o que me diz rubem?

    [1]http://cearasolar.net/ocart/index.ph...&product_id=42

  16. #16

    Padrão Re: Painel Solar World quem usa?

    Gerador eolico não é comigo, aqui não tem vento suficiente pra isso valer a pena, em teoria estou na mesma area de ventos abaixo de 5m.s que Palmas: http://www.electronica-pt.com/content/view/199/ , mas os geradores raramente giram aqui, meu concorrente colocou a uns 100m daqui, via o gerador da minha janela o dia todo, uns 25m de altura sem nenhum predio perto, via ele girando meia hora por dia e olhe lá, tirou de uso. Pessoal que usa pra movimentar agua em reservatorio grande (Não precisa movimentação constante, armazenar agua é mais facil que armazenar eletricidade) sempre reclama, e troca por solar, porque é comum passar dias sem vento mínimo pra começar a girar (Dá rajadas, mas vem de lados diferentes então mal são suficientes pra virar as helices pro lado certo, se tivesse vento sempre do mesmo lado seria mais facil, mas eles mudam uns 30° e o aparelho não vira pro lado do vento, então as helices não giram).

    Se já tem o painel de 140W, o problema dele é o seguinte, pra ele armazenar num dia os 60 ou 65Ah precisa insolação tipo 1800W.m², ou seja, precisa sol direto (Sol forte chega facil a 2500W.m², dia limpo de sol rachando chega a 3300W.m²). Uma nuvem e a captação cai pra metade disso (Uns 900W.m²), se nublar cai pra 1/5 disso (Sol a 700W.m², mas aí o rendimento do painel cai mais), não tenho como prever que insolação terá, ou que ventos terá, só posso fazer a conta simples de consumo versus captação, e essa captação é suficiente pra minha região (Nordeste de MT, uns 500Km pro sudoeste de Palmas) nuns 8 meses do ano, justo nessa época de novembro/dezembro, e fevereiro/março tem muitos dias nublados ou com nuvens, uso painel de 65 e 70W em serie (135W, se fossem paralelos) e eles dão conta de um consumo de 50Ah "por um triz" nesses dias, sempre vejo a bateria no fim da capacidade na manhã depois do 2° dia nublado, pra mim serve porque 3 dias nublados seguidos ainda não existiu, e meus paineis já são bem velhos (1997) então a capacidade deles caiu uns 15 ou 20%, se fossem novos talvez sobreviveria muito bem por 3 dias nublados.

  17. #17

    Padrão Re: Painel Solar World quem usa?

    Bom acho que chegamos num denominador comum,os ventos aqui são constantes na realidade(estou em Alvorada-TO)mesmo estando nublados,irei fazer um teste e vou reportanto ,diz o fabricante que terei enegia de sobra,pois o mesmo chega gerar 15ah hora,então vamos ver

  18. #18

    Padrão Re: Painel Solar World quem usa?

    É, acho que o negocio é testar, porque já ví minha região em mapas com media de ventos acima de 5m.s, mas os geradores ou bombas que prometem operar com 3 ou 4m.s operam mal, então o negocio é ignorar os mapas pelo visto.