+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Banido por desrespeito à comunidade. Avatar de Portinari
    Ingresso
    Sep 2010
    Localização
    ---
    Posts
    124

    Padrão Switch 10/100

    Tenho uma duvida sobre esse assunto dei uma pesquisada na internet e não achei nada esclarecedor.

    Um switch 10/100 ele tem capacidade de passar 100 Megas?
    com uns 5 mil p/s

    digamos que estamos falando de switch de marca boa, Cisco, 3Com, TP-Link

  2. #2

    Padrão Re: Switch 10/100

    Citação Postado originalmente por Portinari Ver Post
    Tenho uma duvida sobre esse assunto dei uma pesquisada na internet e não achei nada esclarecedor.

    Um switch 10/100 ele tem capacidade de passar 100 Megas?
    com uns 5 mil p/s

    digamos que estamos falando de switch de marca boa, Cisco, 3Com, TP-Link

    Se vc se refere ao Throughput total dele, a resposta é não. Ele tem capacidade de trafegar 10 ou 100 MBits (não mega bytes) por por porta. Alguns modelos tem slots GBIC para conexão de fibra, a capacidade total do equipamento é a soma de todos esses valores. Quanto ao número de pacotes por segundo, cada fabricante/modelo apresenta uma especificação, de acordo com o hardware do equipamento, memória, cpu, etc.

    Agora eu acredito que 5.000 p/s seja um valor muitíssimo baixo, e acredito que qualquer equipamento mesmo que de marca inferior consiga atingir essa marca.

  3. #3
    Banido por desrespeito à comunidade. Avatar de Portinari
    Ingresso
    Sep 2010
    Localização
    ---
    Posts
    124

    Padrão Re: Switch 10/100

    Citação Postado originalmente por marcioelias Ver Post
    Se vc se refere ao Throughput total dele, a resposta é não. Ele tem capacidade de trafegar 10 ou 100 MBits (não mega bytes) por por porta. Alguns modelos tem slots GBIC para conexão de fibra, a capacidade total do equipamento é a soma de todos esses valores. Quanto ao número de pacotes por segundo, cada fabricante/modelo apresenta uma especificação, de acordo com o hardware do equipamento, memória, cpu, etc.

    Agora eu acredito que 5.000 p/s seja um valor muitíssimo baixo, e acredito que qualquer equipamento mesmo que de marca inferior consiga atingir essa marca.

    ele ao menos conseguiria trafegar em 2 portas uma entrando e em outra saindo uns 50 Megas?

  4. #4

    Padrão Re: Switch 10/100

    Citação Postado originalmente por Portinari Ver Post
    ele ao menos conseguiria trafegar em 2 portas uma entrando e em outra saindo uns 50 Megas?

    Acho que vc não entendeu minha resposta.

    Se o switch é 10/100, ainda mais das marcas que vc falou, ele suporta muito mais de 100Mbit/s no total, e no máximo esse valor por porta.

    Olha este exemplo:

    http://h17007.www1.hp.com/us/en/netw...ex.aspx#J9019B

    se vc olhar o modelo HP 2510-24 Switch (J9019B), tem as seguintes especificações:

    Ports
    24 RJ-45 autosensing 10/100 ports (IEEE 802.3 Type 10BASE-T, IEEE 802.3u Type 100BASE-TX)Media Type: Auto-MDIX
    Duplex: half or full
    2 dual-personality ports
    each port can be used as either an RJ-45 10/100/1000 port or an open mini-GBIC slot (for use with mini-GBIC transceivers)
    Physical characteristics
    Dimensions 9.3(d) x 17.42(w) x 1.73(h) in. (23.62 x 44.25 x 4.39 cm) (1U height)
    Weight 4.89 lb. (2.22 kg), Fully loaded
    Memory and processor
    Processor MIPS 32 @ 264 MHz, 8 MB flash, 64 MB SDRAM; packet buffer size: 384 KB
    Mounting
    Mounts in an EIA-standard 19 in. telco rack or equipment cabinet (hardware included); horizontal surface mounting only
    Performance
    100 Mb Latency < 4.9 µs (64-byte packets)
    1000 Mb Latency < 2.6 µs (64-byte packets)
    Throughput up to 6.5 million pps (64-byte packets)
    Switching capacity 8.8 Gbps
    MAC address table size 8000 entries
    Olhe bem, mais de 6.5 milhoes de pacotes por segundo (64 byte por pacote) e uma capacidade total de tráfego de 8.8 Gbps, detalhe é um switch 10/100. Mais é obvio que a capacidade de processamento dele é maior que a capacidade de todas as portas somadas, por que nada impede de vc trafegar 100Mbits Full Duplex em cada porta dele ao mesmo tempo.

  5. #5
    Banido por desrespeito à comunidade. Avatar de Portinari
    Ingresso
    Sep 2010
    Localização
    ---
    Posts
    124

    Padrão Re: Switch 10/100

    Citação Postado originalmente por marcioelias Ver Post
    Acho que vc não entendeu minha resposta.

    Se o switch é 10/100, ainda mais das marcas que vc falou, ele suporta muito mais de 100Mbit/s no total, e no máximo esse valor por porta.

    Olha este exemplo:

    http://h17007.www1.hp.com/us/en/netw...ex.aspx#J9019B

    se vc olhar o modelo HP 2510-24 Switch (J9019B), tem as seguintes especificações:

    Ports
    24 RJ-45 autosensing 10/100 ports (IEEE 802.3 Type 10BASE-T, IEEE 802.3u Type 100BASE-TX)Media Type: Auto-MDIX
    Duplex: half or full
    2 dual-personality ports
    each port can be used as either an RJ-45 10/100/1000 port or an open mini-GBIC slot (for use with mini-GBIC transceivers)
    Physical characteristics
    Dimensions 9.3(d) x 17.42(w) x 1.73(h) in. (23.62 x 44.25 x 4.39 cm) (1U height)
    Weight 4.89 lb. (2.22 kg), Fully loaded
    Memory and processor
    Processor MIPS 32 @ 264 MHz, 8 MB flash, 64 MB SDRAM; packet buffer size: 384 KB
    Mounting
    Mounts in an EIA-standard 19 in. telco rack or equipment cabinet (hardware included); horizontal surface mounting only
    Performance
    100 Mb Latency < 4.9 µs (64-byte packets)
    1000 Mb Latency < 2.6 µs (64-byte packets)
    Throughput up to 6.5 million pps (64-byte packets)
    Switching capacity 8.8 Gbps
    MAC address table size 8000 entries
    Olhe bem, mais de 6.5 milhoes de pacotes por segundo (64 byte por pacote) e uma capacidade total de tráfego de 8.8 Gbps, detalhe é um switch 10/100. Mais é obvio que a capacidade de processamento dele é maior que a capacidade de todas as portas somadas, por que nada impede de vc trafegar 100Mbits Full Duplex em cada porta dele ao mesmo tempo.

    Então o direto vejo pessoas falando que Ubiquiti só passa 100 megas pq a porta lan é 10/100
    o rate da wireless mostra 240mbps

    no caso então pode passar esses 240mbps.

  6. #6

    Padrão Re: Switch 10/100

    Citação Postado originalmente por Portinari Ver Post
    Então o direto vejo pessoas falando que Ubiquiti só passa 100 megas pq a porta lan é 10/100
    o rate da wireless mostra 240mbps

    no caso então pode passar esses 240mbps.

    Você está confundindo wired com wireless. A velocidade real que um equipamento da Ubiquiti pode trafegar depende de uma série de fatores, tais como: distância, interferência, visada, tipo de equipamento, etc, etc. Os valores mostrados são nominais (no caso dos equipamentos de rádio, o valor real, na melhor das hipóteses usando um RocketM5 com Antena dish de 34Dbi é de aproximadamente 50M real em ptp dependendo da qualidade do seu enlace).

    Ao usar rádio não se baseie nos dados apresentados, faça um teste de tráfego mandando um arquivo de um lado para outro é a melhor maneira de saber o real throughput do seu enlace. Justamente por não trafegar realmente 240M é que as portas wired são FastEthernet.

    Existem rádio capazes de trafegar muito mais dados (caso dos equipamentos da AsGa por exemplo), que são rádios digitais, mais ai o custo é infinitamente maior, e normalmente utilizam ranges de canais licenciados.

    A Ubiquiti tem a sua própria linha de equipamentos para maior tráfego, a linha AirFiber que utiliza 24Ghz (agora foi lançado tmb na faixa dos 5Ghz), mais ainda não tive oportunidade de testar estes equipamentos.

  7. #7

    Padrão Re: Switch 10/100

    Também tive esta duvida, deixa ver se peguei o espirito da coisa....
    Se eu estiver trafegando 100Mb pela porta 1+2 posso trafegar +100Mb pela porta 3+4 Totalizando 200Mb simultâneo em um switch 10/100

    Ou se o Switch tivesse uma porta Giga e oito Fast eu passaria nele 800 Mb
    se o trafico foce somente de origem da porta Giga paras as potas Fast

  8. #8

    Padrão Re: Switch 10/100

    @euanent,

    Quase isso, rs.

    Sim, vc pode trafegar 100mbps full duplex entre todas as portas do switch simultaneamente.

    Agora com relação à Giga complica. Veja que o swtich ele tem uma ocupação de tempo na porta. Então, se você trafegar entre as portas 100 e a giga, ele vai consumir o mesmo tempo da porta Giga que consome na de 100.

    Exemplo,

    Você está trafegando 30mbps entre uma 100 e a giga, então ele consome 30% do tempo da porta, logo na Giga, não sobraria 970mbps de banda mas sim 700mbps.