+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Configuração RB912 para Enlace de 40km.

    Pessoal, boa noite,
    Estou começando na área de servidor de net, recentemente abri um tópico para saber da opinião dos amigos sobre equipamentos para fechar um PTP de 40Km, segue tópico:

    https://under-linux.org/showthread.php?t=170973&page=4

    Após vais e vens chegamos ao denominador comun de um 2 conjuntos de RB912 + Antena Algcom de dupla polarização de 33Dbi.
    Posto isso, analisei espectro e irradiação da antena e pareceu-me bem legal. Estou estudando e lendo tudo que posso a respeito de mikrotik e suas várias possibilidades, percebi que é um mundo de opções e variedades por isso acabei optando por ele mas vejam, sei que pra maioria aqui pode parecer 1/2 idiota a pergunta a seguir contudo......
    pesquisei em vário tópicos na net, aqui também, e aulas porém ainda não achei um material especifico a respeito da configuração de RB912 para Enlace..... ok ok... sei que o mikrotik é o Sysop que roda nas RB´s e nos vários equiipamentos deles portanto é comum a todos porém, pra ser mais especifico é o seguinte:
    - um enlace dessa distancia, mesmo com equipamentos bons como os citados acima, é sempre um enlace delicado, por varios motivos (interferencia, difração, refração, ruido), a área onde pretendo colocar o enlace é relativamente bem tranquila e não tem muita interferencia:
    - Se alguém aqui usa este tipo de RB num enlace parecido e puder passar-me as confs onde conseguiu fechar melhor o enlace agradeceria muito, sei que cada caso é um caso mas se já tiver uma base de conf por onde partir seria bem melhor..
    AH, só pra constar, pretendo trabalhar na faixa dos 5Ghz.
    Desde ja agradeço qualquer ajuda..

  2. #2

    Padrão Re: Configuração RB912 para Enlace de 40km.

    Tenho um elance de 25 km e ta rondando legal o sinal ficou -45 com antena disc roket de 30 quanto as configurações é a mesma do SXT que voce vai ver aqui.
    Configuração de Mikrotik Ponto a Ponto Mikrotik

    http://www.youtube.com/watch?v=XmcosZ09_ZA

  3. #3

    Padrão Re: Configuração RB912 para Enlace de 40km.

    Esse video ja tinha visto, o que me deixou curioso foi justamente a "setagem" dos protocolos do radio..... Por isso que postei a questão, pra saber os "ajustes finos" que foram feitos.
    De qualquer forma agradeço, significa que estou indo pelo caminho certo.......
    aguardo...

  4. #4
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Configuração RB912 para Enlace de 40km.

    Citação Postado originalmente por gabrielest Ver Post
    Pessoal, boa noite,
    Estou começando na área de servidor de net, recentemente abri um tópico para saber da opinião dos amigos sobre equipamentos para fechar um PTP de 40Km, segue tópico:

    https://under-linux.org/showthread.php?t=170973&page=4

    Após vais e vens chegamos ao denominador comun de um 2 conjuntos de RB912 + Antena Algcom de dupla polarização de 33Dbi.
    Posto isso, analisei espectro e irradiação da antena e pareceu-me bem legal. Estou estudando e lendo tudo que posso a respeito de mikrotik e suas várias possibilidades, percebi que é um mundo de opções e variedades por isso acabei optando por ele mas vejam, sei que pra maioria aqui pode parecer 1/2 idiota a pergunta a seguir contudo......
    pesquisei em vário tópicos na net, aqui também, e aulas porém ainda não achei um material especifico a respeito da configuração de RB912 para Enlace..... ok ok... sei que o mikrotik é o Sysop que roda nas RB´s e nos vários equiipamentos deles portanto é comum a todos porém, pra ser mais especifico é o seguinte:
    - um enlace dessa distancia, mesmo com equipamentos bons como os citados acima, é sempre um enlace delicado, por varios motivos (interferencia, difração, refração, ruido), a área onde pretendo colocar o enlace é relativamente bem tranquila e não tem muita interferencia:
    - Se alguém aqui usa este tipo de RB num enlace parecido e puder passar-me as confs onde conseguiu fechar melhor o enlace agradeceria muito, sei que cada caso é um caso mas se já tiver uma base de conf por onde partir seria bem melhor..
    AH, só pra constar, pretendo trabalhar na faixa dos 5Ghz.
    Desde ja agradeço qualquer ajuda..
    Amigo, como vc mesmo falou, cada caso é um caso, primeiramente testa tudo o q for possível em bancada, principal anota tudo se um dia precisar terá o registro, como essas rbs tem 1watt n deve setar no máximo pois vai gerar ruídos, o protocolo nstreme melhora em muito o enlace. Procura os posts do Zé Alves sobre rf e antenas vai conseguir entender bem estes aspectos. Estou com um par dessas RBs aqui pra colocar no lugar de apc 5m, esses eu não gostei, ainda n tive tempo de fazer a troca, vou acompanhar o post e quem sabe podemos trocar experiências. Assim que concluir posta os resultados ai pra futuras pesquisas. Boa sorte.

  5. #5

    Padrão Re: Configuração RB912 para Enlace de 40km.

    Pois é amigo,
    Ja tinha ess predisposição com meu amigo...vamos colocá-las na bancada" por assim dizer", fazer as configurações basica e deixar tudo +/- setado e ai jogar pro enlace e ver o que da e ir fazendo o ajuste fino....
    Meu objetivo seria consegir fechar essa enlace usando uns 70% de força das RB's... Acho que da pra conseguir com as antenas que vou usar....

    - - - Atualizado - - -

    Pois é amigo,
    Ja tinha ess predisposição com meu amigo...vamos colocá-las na bancada" por assim dizer", fazer as configurações basica e deixar tudo +/- setado e ai jogar pro enlace e ver o que da e ir fazendo o ajuste fino....
    Meu objetivo seria consegir fechar essa enlace usando uns 70% de força das RB's... Acho que da pra conseguir com as antenas que vou usar....