+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Basestation Ubiquiti 90º 17dbi

    Galera, é o seguinte, existe um morro em minha cidade, nele estão muitas torres de provedores concorrentes, como é um lugar alto que dar pra cobrir a cidade quase toda, comprei uma Basestation de 90º 17dbi + Rocket M5. Quero saber quantos KM essa antena consegue cobrir, nos clientes usarei NanoStation, nanoBridge ou AirGrid. O problema é que por ter várias torres poderá causar interferências.

    Obrigado pela ajuda desde já!

  2. #2

    Padrão Re: Basestation Ubiquiti 90º 17dbi

    Citação Postado originalmente por rcnet Ver Post
    Galera, é o seguinte, existe um morro em minha cidade, nele estão muitas torres de provedores concorrentes, como é um lugar alto que dar pra cobrir a cidade quase toda, comprei uma Basestation de 90º 17dbi + Rocket M5. Quero saber quantos KM essa antena consegue cobrir, nos clientes usarei NanoStation, nanoBridge ou AirGrid. O problema é que por ter várias torres poderá causar interferências.

    Obrigado pela ajuda desde já!

    Depende muito do nível de ruido amigo

  3. #3

    Padrão Re: Basestation Ubiquiti 90º 17dbi

    Citação Postado originalmente por rcnet Ver Post
    Galera, é o seguinte, existe um morro em minha cidade, nele estão muitas torres de provedores concorrentes, como é um lugar alto que dar pra cobrir a cidade quase toda, comprei uma Basestation de 90º 17dbi + Rocket M5. Quero saber quantos KM essa antena consegue cobrir, nos clientes usarei NanoStation, nanoBridge ou AirGrid. O problema é que por ter várias torres poderá causar interferências.

    Obrigado pela ajuda desde já!
    1 - Essa antena nao é homologada, apenas a de 20dBi é homologada.

    2 - você quer ter qualidade ou quer ter uma area de cobertura grande? pode escolher apenas um OU outro.
    se escolher ter qualidade, esqueça area de cobertura maior que 2km.
    se escolher área de cobertura, esqueça a qualidade.

    PS: aconselho a ler o topico: https://under-linux.org/showthread.php?t=147398
    Poderá tirar algumas duvidas quanto a canais permitidos para uso.

  4. #4

    Wink Re: Basestation Ubiquiti 90º 17dbi

    Olha vamos focar no que o cara está querendo saber, garanto que ele sabe se a antena é homologada ou não, e outra a interferência prejudica amigo mas as maiores interferências se encontram nas nossas próprias torres então nada de esguelar potência do rádio e nada de colocar antena muito próxima da outra, segue a imagem de uma de minhas torres https://under-linux.org/album.php?al...chmentid=47744 no raio de 500 metros da minha torre existem mais 8 torres cada uma com no minimo 7 transmissores 5G, e ainda sim consigo atender 3.5 km com uma antena dessa ai com qualidade, meu pior cliente está com o sinal de -71 e ccq 87, com uma boa escolha de canal, um bom alinhamento terá sucesso com esta antena. Abraço

  5. #5

    Padrão Re: Basestation Ubiquiti 90º 17dbi

    Citação Postado originalmente por Reinan Ver Post
    Olha vamos focar no que o cara está querendo saber, garanto que ele sabe se a antena é homologada ou não, e outra a interferência prejudica amigo mas as maiores interferências se encontram nas nossas próprias torres então nada de esguelar potência do rádio e nada de colocar antena muito próxima da outra, segue a imagem de uma de minhas torres https://under-linux.org/album.php?al...chmentid=47744 no raio de 500 metros da minha torre existem mais 8 torres cada uma com no minimo 7 transmissores 5G, e ainda sim consigo atender 3.5 km com uma antena dessa ai com qualidade, meu pior cliente está com o sinal de -71 e ccq 87, com uma boa escolha de canal, um bom alinhamento terá sucesso com esta antena. Abraço
    1 - ele disse que tem muitas torres de concorrentes.
    Logo, ao comprar uma antena não homologada OU ele foi ingenuo em acreditar em palavras de vendedor OU ele desconhecia esse fato OU está positivista demais.
    Visto que qualquer concorrente dele pode a qualquer momento o denunciar para a Anatel...
    se um concorrente meu descobrisse que eu estou usando equipamento homologado, tenho certeza que eles me denunciariam.

    2 - apenas uma duvida, Qual canal e potencia está usando para conseguir sinal de -71 a 3,5km?
    haaa, para se ter qualidade, não é apenas o nível de sinal que temos que verificar, mas o SNR...
    CCQ é consequência.

  6. #6

    Smile Re: Basestation Ubiquiti 90º 17dbi

    Citação Postado originalmente por andriopj Ver Post
    1 - ele disse que tem muitas torres de concorrentes.
    Logo, ao comprar uma antena não homologada ou ele foi ingenuo em acreditar em palavras de vendedor ou ele desconhecia esse fato ou está positivista demais.
    Visto que qualquer concorrente dele pode a qualquer momento o denunciar para a anatel...
    Se um concorrente meu descobrisse que eu estou usando equipamento homologado, tenho certeza que eles me denunciariam.

    2 - apenas uma duvida, qual canal e potencia está usando para conseguir sinal de -71 a 3,5km?
    Haaa, para se ter qualidade, não é apenas o nível de sinal que temos que verificar, mas o snr...
    Ccq é consequência.
    Canal 5805, aqui trabalhamos de formas diferentes, como são muitas empresas, aqui infelizmente não conseguimos trabalhar sempre na faixa de frequência que Anatel exige, mas por incrível, que se pareça quase todos os provedores aqui são registrado, e os que não são ganhamos deles no serviço não em denuncia... a paz entre nos reina aqui, um ajudando o outro acredito que em todo lugar deveria ser assim, pq por mais que exista provedores, tem cliente pra todo mundo...

    Abraço

  7. #7

    Padrão Re: Basestation Ubiquiti 90º 17dbi

    Canal 5805, aqui trabalhamos de formas diferentes, como são muitas empresas, aqui infelizmente não conseguimos trabalhar sempre na faixa de frequência que Anatel exige, mas por incrível, que se pareça quase todos os provedores aqui são registrado, e os que não são ganhamos deles no serviço não em denuncia... a paz entre nos reina aqui, um ajudando o outro acredito que em todo lugar deveria ser assim, pq por mais que exista provedores, tem cliente pra todo mundo...

    Abraço
    Assino em baixo.

  8. #8

    Padrão Re: Basestation Ubiquiti 90º 17dbi

    Citação Postado originalmente por Reinan Ver Post
    Canal 5805, aqui trabalhamos de formas diferentes, como são muitas empresas, aqui infelizmente não conseguimos trabalhar sempre na faixa de frequência que Anatel exige, mas por incrível, que se pareça quase todos os provedores aqui são registrado, e os que não são ganhamos deles no serviço não em denuncia... a paz entre nos reina aqui, um ajudando o outro acredito que em todo lugar deveria ser assim, pq por mais que exista provedores, tem cliente pra todo mundo...

    Abraço
    Concordo contigo, mas deve concordar que existe casos e casos.
    Nem todos pensam que existe mercado para todos.
    Alguns, querem ver seu fim.

    E na minha opinião, o beneficio não compensa o risco de tomar um PADO de 10 mil (sim, isso mesmo, produto não homologado = pado de 10 mil), ter o equipamento apreendido.
    Por esse motivo eu informei que ele não é homologado.

    PS: canal 5.8 ptmp (ponto multiponto) permite uma EIRP de 36dBm.
    Ou seja, caso use BaseStation 20dBi, poderá configurar o rocket com no maximo 17dBm (estou considerando 1dB de perda).
    Mas aqui entre nós, como o regulamento permite usar uma potencia alta para enlace (PTP) na faixa 5.8... e considerando que ela é pequena se comparado a faixa 5.4..... eu prefiro usar o 5.8 somente para enlaces e o 5.4 para atender clientes.
    Assim evitamos sofrer com interferência própria.

  9. #9

    Padrão Re: Basestation Ubiquiti 90º 17dbi

    Boa tarde, sou novo na área e estou com algumas dúvidas com relação a antena Ubiquiti AIRMAX AM-5G17-90.

    Estou para fazer uma comunicação ponto a ponto utilizando um Rádio da CISCO AIR-1522-N-K9 e esta antena da Ubiquiti.

    Esta rádio é 5.8GHZ e com conector tipo N. Já esta antena são duas conexões SMA.

    Duvida:

    Eu consigo usar esta antena com apenas uma conexão SMA (vertical ou horizontal)????

    Vou usar um cabo adaptador para interligar o conector tipo N no conector da antena SMA.

    Desde já agradeço.