Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ping em 10MHz e em 20MHz

    Meus APs PTMP Rocket funcionam em 10MHz e sempre notei que os pings variam um pouco, não têm uma consistência saca, mas não é nada tão sério. O sinal de todos clientes tão ok, CCQ elevado, acima de 98%... Daí pensei que era pela quantidade de clientes q o ping oscilava, daí encontrei meio que por acidente um vídeo no Youtube de um Rocket M5 com 50 clientes pingando clientes com tempo consistente de 1 a 3ms no maximo! O meu com 50 clientes fica variando entre 2 até 40ms as vezes, com uma média de 15ms. Média de tráfego de 5Mbps tanto no meu, como no video que comentei. Procurei rever o sinal de todos clientes e tava tudo ok, todos com taxa elevada... Parti pra um teste de bancada. Configurei um Rocket com apenas 1 cliente em 10Mhz e parti pros testes de ping, novamente ping oscilando entre 1 e 10ms, média de 5ms. Nada tão mal, então coloquei o AP em 20MHz e pronto, ping consistente entre 1 e 2ms, sendo que varias vezes ficava consistente em 1ms! Voltei pra 10Mhz, voltou a oscilar em até 10ms. Então pensei, deve ser pq o TX/RX subiu pra 130Mbps que o ping ficou melhor em 20MHz, QUE NADA! Travei então ambas pontas em MCS 7, 65Mbps, que na verdade ficou taxando no radio 52Mbps, mas o ping continuou baixo e consistente em 20MHz! O q q há com 10MHz e latência???

    Ah testei com a versão 5.5.6 e tb com a versão 5.5.8 pra ver se melhorava e deu mesmo comportamento. Airmax sempre ativado...

  2. #2

    Padrão Re: Ping em 10MHz e em 20MHz

    meu rocket também oscila no ping, vou acompanhar o tópico para ver se alguém dá uma luz

  3. #3

    Padrão Re: Ping em 10MHz e em 20MHz

    Com airmax ativado? ou não faz diferença?

  4. #4

    Padrão Re: Ping em 10MHz e em 20MHz

    Não testei sem AIRMAX pq pela quantidade de clientes sempre achei q não funcionaria bem sem Airmax. Irei testar e depois eu posto. Já li alguns tópicos no forum da UBNT algumas reclamações com relação a latência em 10MHz, mas nunca vi uma solução exata.

  5. #5

    Cool Re: Ping em 10MHz e em 20MHz

    Citação Postado originalmente por raumaster Ver Post
    Não testei sem AIRMAX pq pela quantidade de clientes sempre achei q não funcionaria bem sem Airmax. Irei testar e depois eu posto. Já li alguns tópicos no forum da UBNT algumas reclamações com relação a latência em 10MHz, mas nunca vi uma solução exata.
    Com certeza, se desativar seu airmax o ping se estabilizar melhor, airmax aqui só uso para PTP de até 10 KM, apesar de só usar em 20 mhz para multi ponto, a média de clientes conectados a cada rocket e de até 70 simultâneos com airmax desativado, já testei com ele habilitado, fica uma merda e pior você só pode usar UBNT na rede, lembrando que as intelbras wom 5000 estão dando show a curta distância, e o valor quase que é a metade de uma ubnt.

  6. #6

    Padrão Re: Ping em 10MHz e em 20MHz

    Ja to pensando seriamente em desativar meu airmax...

  7. #7

    Padrão Re: Ping em 10MHz e em 20MHz

    Eu vou desativar amanhã cedinho pra não incomodar ninguém com paradas, mesmo que rapidas, tenho clientes que jogam q ficam puto com qualquer parada de segundos!

    Só uso Ubiquiti e equipamentos Mimo 2x2, o WOM 5000 é barato pq é 1x1 e nacional, mas ele funciona em 10MHz??

  8. #8

    Padrão Re: Ping em 10MHz e em 20MHz

    tanto o airmax como o NV2 da mikrotik são protocolos TDMA e como tal são feitos para atender clientes em PTMP.

    Eles introduzem latencia na rede, mas o benefício de não dependerem de um protocolo CTS-RTS é maior que o prejuízo na latencia.
    Praticamente evita o choque de pacotes na rede, o que o cts-rts pretende fazer mas não consegue completamente.
    Por isso uma rede cts-rts tem uma latencia bem maior que uma rede tdma.

  9. #9

    Padrão Re: Ping em 10MHz e em 20MHz

    Sim, isso eu sempre soube, que um protocolo de divisão no tempo iria introduzir uma latência, mas esse picos não creio que são normais, até porque em 20MHz eles não acontecem. Tem um tópico grande no forum da UBNT que um usuário mencionou que no chipset Atheros usado nos Rocket Mx existe um bug que afeta o desempenho em 10MHz e que isso seria corrigido em revisões futuras, mas nunca achei mais nada sobre isso em outro lugar, inclusive enviei uma MP pro autor desse post lá, ele nunca me respondeu, a Ubiquiti nunca me respondeu tb sobre o assunto, sempre desconversam, que precisam avaliar me cenário e várias outras questões, foi o que eu percebi... Já tem uns três firmwares que lançam dizendo que fizeram correções para uso de canais abaixo de 20Mhz, com intuito de melhora de desempenho em redes PTMP, mas até agora parece não terem corrigido tudo.

    O fato é que em 20Mhz não dá esses picos de latência. Vejam esse vídeo, fiquei impressionado com o tempo de resposta em 20Mhz, com Omni e 50 clientes. Foi ele que me fez observar melhor e constatei o problema em 10Mhz aqui.


  10. #10

    Padrão Re: Ping em 10MHz e em 20MHz

    Sim, se em 20mhz estabiliza, é porque pode ter algum bug..
    e o desempenho cai muito em 10mhz? Será que pelo fato do 10mhz estreitar a largura de banda e consequentemente passar menos banda, nao seja o responsável por isso?

    Minha referencia ao ptmp é para salientar que tdma foi feito para multponto e não propriamente para ptp, como foi citado anteriormente, pois num ponto a ponto não há a necessidade de controle de pacotes

  11. #11

    Padrão Re: Ping em 10MHz e em 20MHz

    Amigo aqui uso Nanostation M5 como AP e cheguei a usa em 40Mhz mas preferi deixar os APs em 20Mhz com Airmax desativado pois o ping não ficava legal e não passava muita banda e ta chegando a ter 75 clientes conectado ao mesmo tempo no AP que estou conectado e o ping aqui quando testo ficar oxilando entre 1ms a 2ms nunca testei em 10Mhz e creio que em 10Mhz a capacidade da sua rede fica limitada e por isso tem momentos que o ping sobe um pouco porque nesse momento não tem banda suficiente para que o ping continue baixo, pois se você colocou em 20Mhz e o ping sempre fica em 1ms a 2ms igual minha rede é porque em 20Mhz você tem maior capacidade de banda na sua rede não fica limitada a pouca banda então o ping não sobe.

    Só pra você ter uma ideia ontem fazendo teste de velocidade aqui em casa consegui passar até 50Megas de download e 24Megas de upload mas só passou 24Megas de upload pois é o máximo que temos no momento então se tivesse mais upload com certeza tinha passado mais, já cheguei a conseguir 80Megas com umas cofigurações que fiz mas alguns clientes com sinal meio ruim não conseguia se conectar então tive que voltar a configuração anterior.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Testeees.jpg
Visualizações:	249
Tamanho: 	49,0 KB
ID:      	50519Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         teste.jpg
Visualizações:	246
Tamanho: 	75,2 KB
ID:      	50520Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         teste mk.jpg
Visualizações:	259
Tamanho: 	122,6 KB
ID:      	50517

  12. #12

    Padrão Re: Ping em 10MHz e em 20MHz

    Valeu pela resposta, mas é o seguinte, o fato é: em bancada, com apenas um "cliente", 10MHz tem ping pior do que em 20Mhz, não é falta de banda, nem nada, é algum bug, creio eu. Como eu falei na primeira mensagem, em 10MHz, com apenas um cliente, o ping fica oscilando, chega a dar até 10ms, sem tráfego algum! Isso com Airmax ativado. Com 20MHz, o ping fica em 1ms, no máximo 2ms, com Airmax ativado e mesmo que eu force um MCS Rate baixo, tipo MCS 7, em 20MHz, o ping continua baixo! Já em 10MHz...

    Agora sem Airmax - 10MHz: Ping baixissimo e consistente, 1 a 3ms no máximo, com 41 clientes conectados. Ou seja, o problema está na implementação Airmax em 10MHz e isso tem vários tópicos no forum da UBNT, sem conclusão.

    A única desvantagem que notei aqui sem Airmax, é que se vc por exemplo saturar a banda em apenas um cliente, num teste do Speedtest por exemplo, começa a dar perda de pacotes pra outros clientes, o ping da "timeout". Com Airmax não, vc pode forçar uso máximo de banda em um cliente, que os outros continuam transmitindo, sem dar perda.

    Por enquanto vou deixar o Airmax ativado, eu acho mais estável assim, mesmo com ping oscilando pra mais. Só queria uma solução pra funcionar como funciona em 20MHz, que o ping fica perfeito.

    Valeu!

  13. #13

    Padrão Re: Ping em 10MHz e em 20MHz

    ai está Raumaster, teus testes em bancada já comprovam que tem mesmo um bug em 10mhz com airmax, ja que sem airmax estabiliza o ping mesmo com cargas de cliente

    Freitas, quando usou o 40mhz, porque nao ficou legal? o ping também subiu? teoricamente banda não seria, pois com 40 passa mais.

  14. #14

    Padrão Re: Ping em 10MHz e em 20MHz

    Meus testes de banda pelo menos dão bons resultados, enquanto meus clientes não reclamarem de ping, vou levando assim.

  15. #15

    Padrão Re: Ping em 10MHz e em 20MHz

    Citação Postado originalmente por raumaster Ver Post
    Eu vou desativar amanhã cedinho pra não incomodar ninguém com paradas, mesmo que rapidas, tenho clientes que jogam q ficam puto com qualquer parada de segundos!

    Só uso Ubiquiti e equipamentos Mimo 2x2, o WOM 5000 é barato pq é 1x1 e nacional, mas ele funciona em 10MHz??

    Não só funciona em 20 mhz ou 40

  16. #16

    Padrão Re: Ping em 10MHz e em 20MHz

    Freitas, quando usou o 40mhz, porque nao ficou legal? o ping também subiu? teoricamente banda não seria, pois com 40 passa mais.
    Amigo até que funcionou normal a rede em 40Mhz, mas pesquisei e vi que para rede multi-ponto o melhor seria usar 20Mhz então mudei logo para 20Mhz e nunca tive problema minha rede é bem estável e não tenho limitação de banda, eu só uso 40Mhz em ponto-a-ponto com Airmax desativado pois com Airmax ativado ficava uma porcaria.

  17. #17

    Padrão Re: Ping em 10MHz e em 20MHz

    Citação Postado originalmente por freitascs Ver Post
    Amigo até que funcionou normal a rede em 40Mhz, mas pesquisei e vi que para rede multi-ponto o melhor seria usar 20Mhz então mudei logo para 20Mhz e nunca tive problema minha rede é bem estável e não tenho limitação de banda, eu só uso 40Mhz em ponto-a-ponto com Airmax desativado pois com Airmax ativado ficava uma porcaria.
    Então como havia dito, o Airmax não é para uso em ponto a pont como alguém disse, até pela forma como o protocolo trabalha.

    Resta-nos saber o motivo pelo qual em 40 não ficou bom para multiponto.... Talvêz porque com esta largura fica mais exposta a interferencias externas?
    Se for assim o ideal seria então 10mhz onde a exposição a interferencia é menor ainda.... e neste caso precisaria que os desenvolvedores resolvessem a questão do ping em 10.
    Enquanto isso vamos de 20 para fica na média, hehehe

  18. #18

    Padrão Re: Ping em 10MHz e em 20MHz

    Citação Postado originalmente por freitascs Ver Post
    Amigo aqui uso Nanostation M5 como AP e cheguei a usa em 40Mhz mas preferi deixar os APs em 20Mhz com Airmax desativado pois o ping não ficava legal e não passava muita banda e ta chegando a ter 75 clientes conectado ao mesmo tempo no AP que estou conectado e o ping aqui quando testo ficar oxilando entre 1ms a 2ms nunca testei em 10Mhz e creio que em 10Mhz a capacidade da sua rede fica limitada e por isso tem momentos que o ping sobe um pouco porque nesse momento não tem banda suficiente para que o ping continue baixo, pois se você colocou em 20Mhz e o ping sempre fica em 1ms a 2ms igual minha rede é porque em 20Mhz você tem maior capacidade de banda na sua rede não fica limitada a pouca banda então o ping não sobe.

    Só pra você ter uma ideia ontem fazendo teste de velocidade aqui em casa consegui passar até 50Megas de download e 24Megas de upload mas só passou 24Megas de upload pois é o máximo que temos no momento então se tivesse mais upload com certeza tinha passado mais, já cheguei a conseguir 80Megas com umas cofigurações que fiz mas alguns clientes com sinal meio ruim não conseguia se conectar então tive que voltar a configuração anterior.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Testeees.jpg
Visualizações:	249
Tamanho: 	49,0 KB
ID:      	50519Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         teste.jpg
Visualizações:	246
Tamanho: 	75,2 KB
ID:      	50520Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         teste mk.jpg
Visualizações:	259
Tamanho: 	122,6 KB
ID:      	50517
    Ta mandando ai em Brunãooo

  19. #19

    Padrão Re: Ping em 10MHz e em 20MHz

    A orientação da própria Ubiquiti é utilizar AIRMAX tanto em PTP quanto em PTMP, não sei o motivo claro para usar em ponto a ponto, entretanto, mas a recomendação é feita.

    40MHz é dificil de usar um espectro compartilhado, se fosse só você utilizando os dois canais, funcionaria bem melhor em qualquer cenário. Em alguns casos o throughput é até maior em 30MHz do que em 40.

  20. #20

    Padrão Re: Ping em 10MHz e em 20MHz

    Citação Postado originalmente por raumaster Ver Post
    A orientação da própria Ubiquiti é utilizar AIRMAX tanto em PTP quanto em PTMP, não sei o motivo claro para usar em ponto a ponto, entretanto, mas a recomendação é feita.

    40MHz é dificil de usar um espectro compartilhado, se fosse só você utilizando os dois canais, funcionaria bem melhor em qualquer cenário. Em alguns casos o throughput é até maior em 30MHz do que em 40.
    Tenho um ptp com rocket torre compartilhada que so funciona em 30mhz, em 20 ou 40 o data rade cai para 6.5. Se fixa manual o cqc cai e para de pingar.

    Ja um ptp com apc 5m na mesma torre fica a 270, 300 direto. Apc passando 50megas e rocket passando 30 distancia e a mesma 35km com disco 30 oiw