+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question O que realmente faz essa regra ?

    Implantei essa regra no meu Mk, notei uma melhora bacana, porém queria saber como ela funciona, o que ela faz, benefícios, e malefícios, se vai comer ou economizar meu link...

    Por kryseck


    Como ninguém deu "ouvidos" a mim e ao colega alamdias, corri atrás e desenvolvi as regras de prioridade HTTP com base nas regras de P2P.


    1º - Marca os pacotes HTTP porta 80:


    / ip firewall mangle
    add chain=prerouting protocol=tcp dst-port=80 action=mark-connection \
    new-connection-mark=http_conn passthrough=yes comment="MARCA PACOTES HTTP" \
    disabled=no
    add chain=prerouting connection-mark=http_conn action=mark-packet \
    new-packet-mark=http passthrough=yes comment="" disabled=no


    2º - Cria a queue tree com reserva de banda desejada e prioriza em 1 ou 2:


    / queue tree
    add name="HTTP_down" parent=global-in packet-mark=http limit-at=100000 queue=default priority=2 max-limit=256000 \
    burst-limit=0 burst-threshold=0 burst-time=0s disabled=no


    Pronto!

  2. #2

    Padrão Re: O que realmente faz essa regra ?

    Por acaso, o controle de banda dos clientes estão na mesma RB que essa regra que postou?

    Se sim, se eu entendi a regra
    Essa regra diz para o controle de Banda dos clientes:
    - Quando o acesso for porta 80 (navegação, download, etc e tal) Ignore o controle de banda do cliente em queue simple e use o pacote marcado em Queue Tree, no qual, foi setado em 100M.

    Então, basicamente você liberou a velocidade (Download ou Upload, estou na duvida do global-in) para todos os clientes.
    Última edição por AndrioPJ; 01-03-2014 às 09:24.

  3. #3

    Padrão Re: O que realmente faz essa regra ?

    Sim, está na mesma RB onde faço o controle de banda para os clientes, eu setei 2M nessa regra, e a navegação melhorou bastante, e ao fazer um download o mesmo baixa na faixa dos 60 70kbps, no caso a faixa de banda contratada.

    Noto que ao navegar, meu tráfego não chega a contar os 2 mb nas simple queue, continua chegando no maximo dos 600kbps do meu plano.

    Citação Postado originalmente por AndrioPJ Ver Post
    Por acaso, o controle de banda dos clientes estão na mesma RB que essa regra que postou?

    Se sim,
    Essa regra diz para o controle de Banda dos clientes:
    - Quando o acesso for porta 80 (navegação, download, etc e tal) Ignore o controle de banda do cliente em queue simple e use o pacote marcado em Queue Tree, no qual, foi setado em 100M.

    Então, basicamente você liberou a velocidade para todos os clientes.

  4. #4

    Padrão Re: O que realmente faz essa regra ?

    Citação Postado originalmente por erivelton42 Ver Post
    Sim, está na mesma RB onde faço o controle de banda para os clientes, eu setei 2M nessa regra, e a navegação melhorou bastante, e ao fazer um download o mesmo baixa na faixa dos 60 70kbps, no caso a faixa de banda contratada.

    Noto que ao navegar, meu tráfego não chega a contar os 2 mb nas simple queue, continua chegando no maximo dos 600kbps do meu plano.
    Opa confundi os valores, ao ler achei que era 100M a 256M.

    Mas agora, ao fazer a conversão, vi que
    100000 são 100k
    e
    256000 são 256k

    Tem certeza que limitou a 2M?

    Sobre verificar a velocidade, você esta acompanhando por onde?
    pelo próprio simple queue ou pelo torch?
    quando se faz marcação, ele não mostra mais no simple queue, a menos que a marcação esteja sendo controlada la.

    ha, antes que me esqueça, senão me falha a memoria.... global-in não representa/controla o que entra na interface?
    Por ventura, qual o seu upload ai? acho que você esta controlando ele....

  5. #5

    Padrão Re: O que realmente faz essa regra ?

    Bom dia, eu vejo a velocidade que o cliente está recebendo pelo Simple Queue dele e não ultrapassa a velocidade do plano, faço o teste no www.speedtes.net e os valores de Download e Upload estão devidamente como o Simple Queue, quando faço download de um arquivo ele baixa na faixa dos 50 a 70 kbps.

    Citação Postado originalmente por AndrioPJ Ver Post
    Opa confundi os valores, ao ler achei que era 100M a 256M.

    Mas agora, ao fazer a conversão, vi que
    100000 são 100k
    e
    256000 são 256k

    Tem certeza que limitou a 2M?

    Sobre verificar a velocidade, você esta acompanhando por onde?
    pelo próprio simple queue ou pelo torch?
    quando se faz marcação, ele não mostra mais no simple queue, a menos que a marcação esteja sendo controlada la.

    ha, antes que me esqueça, senão me falha a memoria.... global-in não representa/controla o que entra na interface?
    Por ventura, qual o seu upload ai? acho que você esta controlando ele....

  6. #6

    Padrão Re: O que realmente faz essa regra ?

    e o upload?
    acompanha pelo torch

  7. #7

    Padrão Re: O que realmente faz essa regra ?

    Normal.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Capturar.jpg
Visualizações:	156
Tamanho: 	49,7 KB
ID:      	50531

    Citação Postado originalmente por AndrioPJ Ver Post
    e o upload?
    acompanha pelo torch