+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Descasamento de impedancia.

    Boa tarde,
    Estou enfrentando alguns problemas de latência alta em uma rede 2.4ghz, ja troquei tudo inclusive os cabos, troquei por RGC 213.
    Porem hoje notei algo no datasheet, a antena diz ser 75ohms e creio eu que os conectores sejam 50 ohms e o cabo é 50 ohms tambem o descasamento pode causar essa perda e latencia alta?

  2. #2

    Padrão Re: Descasamento de impedancia.

    Que antena é essa de 75 ohms? Padrão pra wireless é 50 ohms. Não sei de onde essa antena possa ter saído, porque MMDS 2,5GHz usa 50 ohms, 2,6GHz usa 50 ohms, as antenas pra GSM/CDM de 800 a 2100MHz, ou de 700 a 2700MHz, também são 50 ohms, as mais recentes pra Wimax e LTE são 50 ohms... só se usa 75 ohms em imagem e RF de baixa frequencia (Abaixo de 800MHz).

    Não é daquelas antenas Orion, que usam conector F? (De TV) Não lembro se falavam em 75 ohms na antena, até comprei, mas eles nunca tiveram homologação, nunca sairam da minha casa... mas enfim, nos anuncios falava um curioso "50-75 ohms", vide:
    http://todaoferta.uol.com.br/comprar...dio-PLFLC0UQIH
    Corra dessas antenas, corra! Se é que dá pra chamar aquilo de antena. São um quebra-galho barato pra banda tipo 200 ou 300Kbps, mas se precisar troughput melhor isso não serve bem, não é a toa que pararam de fabricar e nunca homologaram, a idéia até que seria boa, mas o foco do refletor de aluminio não é legal, e o dipolo tipo patch como elemento parece que não é bem planejado. Aproveite o refletor e coloque um biquad meio curvado, soldado num conector N, vai ter uns 10dB de ganho, mas o CCQ milagrosamente vai subir.

    Bom, o descasamento de impedancia devia mesmo criar VSWR grande (Onda estacionária, retorno), isso derruba o CCQ completamente, e faz o nível de sinal informado variar (A etapa de RF se auto-atrapalha), ou melhor, se o equipamento for lerdo (Chipset RTL8186 ou similar de roteador domestico) vai mostrar um nível de sinal alto (Pega os picos), mas em RB que atualiza mais rapido você vê o sinal pulando de -40 pra -80dB em meio segundo.

    Acho que isso explica bem como é uma impedancia descasada:

    e uma casada corretamente:

  3. #3
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Descasamento de impedancia.

    Trabalho há muito tempo com transmissão, de 1,8 Mhz até 2,5 Ghz e todas as antenas homologadas inclusive os transmissores são com 50 ohms de impedância. Alguns transmissores valvulados são em 75 ohms mas são obrigados a ter um acoplador para 50 ohms.
    Para se usar antenas de 75ohms ou 300 ohms são usados multi-elementos em paralelo, fazer acoplamento com cabo coaxial de acordo com a frequência de modo a obter os 50 ohms para descida.

  4. #4

    Padrão Re: Descasamento de impedancia.

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Que antena é essa de 75 ohms? Padrão pra wireless é 50 ohms. Não sei de onde essa antena possa ter saído, porque MMDS 2,5GHz usa 50 ohms, 2,6GHz usa 50 ohms, as antenas pra GSM/CDM de 800 a 2100MHz, ou de 700 a 2700MHz, também são 50 ohms, as mais recentes pra Wimax e LTE são 50 ohms... só se usa 75 ohms em imagem e RF de baixa frequencia (Abaixo de 800MHz).

    Não é daquelas antenas Orion, que usam conector F? (De TV) Não lembro se falavam em 75 ohms na antena, até comprei, mas eles nunca tiveram homologação, nunca sairam da minha casa... mas enfim, nos anuncios falava um curioso "50-75 ohms", vide:
    http://todaoferta.uol.com.br/comprar...dio-PLFLC0UQIH
    Corra dessas antenas, corra! Se é que dá pra chamar aquilo de antena. São um quebra-galho barato pra banda tipo 200 ou 300Kbps, mas se precisar troughput melhor isso não serve bem, não é a toa que pararam de fabricar e nunca homologaram, a idéia até que seria boa, mas o foco do refletor de aluminio não é legal, e o dipolo tipo patch como elemento parece que não é bem planejado. Aproveite o refletor e coloque um biquad meio curvado, soldado num conector N, vai ter uns 10dB de ganho, mas o CCQ milagrosamente vai subir.

    Bom, o descasamento de impedancia devia mesmo criar VSWR grande (Onda estacionária, retorno), isso derruba o CCQ completamente, e faz o nível de sinal informado variar (A etapa de RF se auto-atrapalha), ou melhor, se o equipamento for lerdo (Chipset RTL8186 ou similar de roteador domestico) vai mostrar um nível de sinal alto (Pega os picos), mas em RB que atualiza mais rapido você vê o sinal pulando de -40 pra -80dB em meio segundo.

    Acho que isso explica bem como é uma impedancia descasada:

    e uma casada corretamente:



    O cenario que estou enfrentando esses problemas é o seguinte,
    Tenho 2 paineis, um vertical e um horizontal, ambos de 17 dbi, uma 433, durante a manha funciona normalmente, porem a tarde fica impossivel, fiz o teste desconectando todos clientes e deixando somente um, e deu a mesma coisa, o estranho é que o sinal está entre 60~67 ccq 89~100% snr na media de 36, ainda sim tenho esse grande problema, isso ja acontece a 2 meses, todos equipamentos foram trocados por novos.
    A menos de 100 metros tem mais 2 "torres" uma bem estruturada com os paineis de computech e outra de "gatonet".
    No Wireless Snooper durante a tarde noto grande trafego na rede do concorrente, porem a minha fica pessima, talvez seja interferencia do lugar?Ja mudei pra G e ainda tenho este problema, nao fiz nenhum ajuste fino ainda nas configuracoes do Mikrotik, estou cartao Xr2 novos.

  5. #5

    Padrão Re: Descasamento de impedancia.

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    Trabalho há muito tempo com transmissão, de 1,8 Mhz até 2,5 Ghz e todas as antenas homologadas inclusive os transmissores são com 50 ohms de impedância. Alguns transmissores valvulados são em 75 ohms mas são obrigados a ter um acoplador para 50 ohms.
    Para se usar antenas de 75ohms ou 300 ohms são usados multi-elementos em paralelo, fazer acoplamento com cabo coaxial de acordo com a frequência de modo a obter os 50 ohms para descida.
    Nilton,
    Obrigado pela resposta.
    E no caso dessa antena?
    http://www.aquario.com.br/?action=produto&id=81
    No site diz que a impedancia nominal é 50 ohms, na caixa 75 ohms.
    Sinuca de bico.

  6. #6

    Padrão Re: Descasamento de impedancia.

    A Aquario pode ter muitos defeitos (Da minha parte só o isolamento porco das panelinhas 12dB 60°), mas eles nunca fariam uma pataquada dessa, a antena é 50 ohms sim, uso dela a alguns anos e não posso reclamar, o seu problema com certeza é outro, não é descasamento de impedancia. (Poderia ser unidade defeituosa da antena, mas não é normal defeito intermitente nisso, não acreditaria nessa possibilidade pela intermitencia do seu problema) Sobre o XR2, não sou um grande fã deles, onde misturei eles com EMP8602 (1/3 do preço) nem tenho como saber quem é quem, porque não faz diferença no desempenho (E devia ter, pelo preço e fama). Acho que o negocio é fazer uns ajustes mesmo, testar potencia mais baixa, ack time fixo (Tipo 70, 90 ou mesmo 120uS a título de teste), reply only...

  7. #7

    Padrão Re: Descasamento de impedancia.

    Citação Postado originalmente por striteiro Ver Post
    Boa tarde,
    Estou enfrentando alguns problemas de latência alta em uma rede 2.4ghz, ja troquei tudo inclusive os cabos, troquei por RGC 213.
    Porem hoje notei algo no datasheet, a antena diz ser 75ohms e creio eu que os conectores sejam 50 ohms e o cabo é 50 ohms tambem o descasamento pode causar essa perda e latencia alta?
    Amigo tenho aqui 2.4 em B E G e 5.8 no N 10mhz e 20mhz para PMP , creio que seu problema nao esta no equipamento mas sim ajustes principalmente de canal que em 2.4ghz é dificil de achar um bom para trabalhar , pelo que informou esta com mikrotik no provedor wireless veja o que o PTHROUGHPUT do mikrotik te fala para cada cliente o( PTHROUGHPUT) é a ferramenta mais exata de monitoramento do mikrotik (quando se pode usa-lo) agora para procurar o melhor canal usar o (freq.usage) e uma dica saia dos canais 1,6 e 11 se possivel usar os canais 12,13 e 14 mas isso depende se seus equip. nos clientes podem usar o 14 se os clientes estao em ate no maximo 2KM potencia baixa no provedor quanto mais baixa melhor tenta em default e vai baixando o PTHROUGHPUT de uma rede B tem que ficar entre 6000 e 7800kbps em cada cliente qualquer coisa abaixo disso tem que ser ajustado, em rede G de 23.000 a 30.000kbps lembrando que em B rede fica mais estavél e rede G em clientes ate no maximo 1.3KM pra funcionar bem , da uma olhada em um novo pop rede G o cliente mais longe esta a 1.2km ....
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         REDE G pthroughput 222.jpg
Visualizações:	137
Tamanho: 	36,0 KB
ID:      	50639  

  8. #8

    Padrão Re: Descasamento de impedancia.

    Só lembrando que o 14 sai fora dos liberados.

    Speedpc, onde voce arrumou esta foto do Avatar? Que loucura isso com este monte de painel, hehehe

  9. #9

    Padrão Re: Descasamento de impedancia.

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Só lembrando que o 14 sai fora dos liberados.

    Speedpc, onde voce arrumou esta foto do Avatar? Que loucura isso com este monte de painel, hehehe
    Sim o canal 14 no Brasil nao é liberado sei muito bem sou licenciado ANATEL dês de 2011 se nao me engano é de uso exclusivo da EMBRATEL e a torre ai é da Verizion americana trabalhei la de 2002 a 2010 ,torre telefonia, 3g e 4g LTE cortando na alta hehehehehe.....

  10. #10

    Padrão Re: Descasamento de impedancia.

    Citação Postado originalmente por speedpc Ver Post
    Amigo tenho aqui 2.4 em B E G e 5.8 no N 10mhz e 20mhz para PMP , creio que seu problema nao esta no equipamento mas sim ajustes principalmente de canal que em 2.4ghz é dificil de achar um bom para trabalhar , pelo que informou esta com mikrotik no provedor wireless veja o que o PTHROUGHPUT do mikrotik te fala para cada cliente o( PTHROUGHPUT) é a ferramenta mais exata de monitoramento do mikrotik (quando se pode usa-lo) agora para procurar o melhor canal usar o (freq.usage) e uma dica saia dos canais 1,6 e 11 se possivel usar os canais 12,13 e 14 mas isso depende se seus equip. nos clientes podem usar o 14 se os clientes estao em ate no maximo 2KM potencia baixa no provedor quanto mais baixa melhor tenta em default e vai baixando o PTHROUGHPUT de uma rede B tem que ficar entre 6000 e 7800kbps em cada cliente qualquer coisa abaixo disso tem que ser ajustado, em rede G de 23.000 a 30.000kbps lembrando que em B rede fica mais estavél e rede G em clientes ate no máximo 1.3KM pra funcionar bem , da uma olhada em um novo pop rede G o cliente mais longe esta a 1.2km ....
    Meus clientes agora as 9:00h estao assim, porem agora cedo funciona, meus clientes usam equipamentos da Aquario, CPE, Ap+Antena de Grade.
    O Sinal, Throughput, CCQ, estao estaveis, nao oscila, mas a danada da latencia sobe de 5ms pra 700ms e se mantem dentro dessa faixa.
    Ja pensei em aterramento dos cartoes, mas nao creio que seja isso, meu spectro esta de acordo com as imagens 2 e 3
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura de tela de 2014-03-08 08:58:54.jpg
Visualizações:	218
Tamanho: 	47,9 KB
ID:      	50654

    2
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura de tela de 2014-03-08 09:04:04.jpg
Visualizações:	206
Tamanho: 	41,5 KB
ID:      	50655

    3
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura de tela de 2014-03-08 09:04:22.jpg
Visualizações:	207
Tamanho: 	58,2 KB
ID:      	50656

    4
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura de tela de 2014-03-08 09:04:50.jpg
Visualizações:	164
Tamanho: 	53,5 KB
ID:      	50657

    E um dos clientes.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura de tela de 2014-03-08 09:06:42.jpg
Visualizações:	209
Tamanho: 	50,2 KB
ID:      	50658

  11. #11

    Padrão Re: Descasamento de impedancia.

    O problema é sempre na wlan3? Se sim, tem 1 cliente com 19dB de SNR, que é pouco, e outro com apenas 5dB, que é mais do que pouco, é ridículo. Cliente com sinal ruim derruba a qualidade de todas as conexões no cartão, não só a dele. Esse cliente com sinal a -90 sozinho não é culpado, deve ter mais problemas por aí.

    (20dB de SNR é pouco quando tem AP com chipset tipo RTL8186, independente de ser APRouter ou kodama barato, o desempenho deles não é grandes coisas, com eles precisa sinal melhor. Com CPE's modernas com modo N pode ter SNR de 10dB tranquilo (NS Loco M2, por exemplo), mas com chipset velho (Independente do que o firmware promete) precisa quase o triplo de SNR pra ter desempenho similar)

    A RB é recente? Não é uma RB de 2009 que ficou anos em uso? (Capacitor tem vida útil que varia conforme a temperatura, 3 anos de 50°C detona a ESR deles, com ESR alta tem ripple na alimentação, alimentados com ripple demais os cartões tem CCQ pra lá de baixo, conforme a umidade e temperatura a ESR muda, conforme o consumo do cartões e a ESR do momento pode ter mais ou ter menos ripple no VRM, faz todo sentido ter desempenho ruim no horario mais quente)

    Não tem reflexo em nada metalico por perto? Zona de fresnel obstruída por telhado de zinco a 50m de distancia, por exemplo? Isso também faz o CCQ variar conforme o sol.

  12. #12

    Padrão Re: Descasamento de impedancia.

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    O problema é sempre na wlan3? Se sim, tem 1 cliente com 19dB de SNR, que é pouco, e outro com apenas 5dB, que é mais do que pouco, é ridículo. Cliente com sinal ruim derruba a qualidade de todas as conexões no cartão, não só a dele. Esse cliente com sinal a -90 sozinho não é culpado, deve ter mais problemas por aí.

    (20dB de SNR é pouco quando tem AP com chipset tipo RTL8186, independente de ser APRouter ou kodama barato, o desempenho deles não é grandes coisas, com eles precisa sinal melhor. Com CPE's modernas com modo N pode ter SNR de 10dB tranquilo (NS Loco M2, por exemplo), mas com chipset velho (Independente do que o firmware promete) precisa quase o triplo de SNR pra ter desempenho similar)

    A RB é recente? Não é uma RB de 2009 que ficou anos em uso? (Capacitor tem vida útil que varia conforme a temperatura, 3 anos de 50°C detona a ESR deles, com ESR alta tem ripple na alimentação, alimentados com ripple demais os cartões tem CCQ pra lá de baixo, conforme a umidade e temperatura a ESR muda, conforme o consumo do cartões e a ESR do momento pode ter mais ou ter menos ripple no VRM, faz todo sentido ter desempenho ruim no horario mais quente)

    Não tem reflexo em nada metalico por perto? Zona de fresnel obstruída por telhado de zinco a 50m de distancia, por exemplo? Isso também faz o CCQ variar conforme o sol.
    Obrigado pela resposta Rubem,
    Na verdade o problema esta acontecendo em todas ifaces, notei que esses clientes com SNR baixo estao mais longe, qual a margem de snr aceitavel nessas condicoes?Meu raio de atendimento é de 1km, estou usando 2 XR2 pois achei a sensibilidade dele um pouco melhor que os R52h, a RB é uma 433, tem alguns anos de uso sim, a fonte dela é uma 19V 3A, o estranho é que o CCQ está sempre entre 85~100%. Temos um reflexo sim, porem esta a 300Mts e esta bem abaixo da nossa torre, nossa torre tem 2 modulos de 2 metros por cima de uma casa a 12mts.

    Cada dia que passa meus cabelos ficam mais brancos, olha que tenho 25 anos.

  13. #13

    Padrão Re: Descasamento de impedancia.

    Independente da distancia o SNR precisa ser razoavel, com roteador comum e XR2 com meia duzia de usuarios acho que uns 23dB ou mais.
    1Km nem sei se é distancia, é perto pra caramba, com 4 ou 5Km e equipamento comum é facil ter SNR de 30dB pra cima, a distancia não é problema, em 1Km não devia ter essa diferença de nível de sinal (Se tem essa diferença, quer dizer que a zona de fresnel está muito comprometida, ou que o roteador do cliente tem potencia muito baixa ("400mW via hardware" engana, roteador moderno (RTL8196, por exemplo) que fala em apenas 100mW gera nível de sinal melhor (E CCQ maior)).

    A titulo de teste: Fixa o ack time nuns 90uS. Põe o ARP em reply only. Põe o Default AP TX Rate nuns 1024KB ou outro valor baixo. Diminui 1 ou 2dB na potencia de transmissão.

  14. #14

    Padrão Re: Descasamento de impedancia.

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Independente da distancia o SNR precisa ser razoavel, com roteador comum e XR2 com meia duzia de usuarios acho que uns 23dB ou mais.
    1Km nem sei se é distancia, é perto pra caramba, com 4 ou 5Km e equipamento comum é facil ter SNR de 30dB pra cima, a distancia não é problema, em 1Km não devia ter essa diferença de nível de sinal (Se tem essa diferença, quer dizer que a zona de fresnel está muito comprometida, ou que o roteador do cliente tem potencia muito baixa ("400mW via hardware" engana, roteador moderno (RTL8196, por exemplo) que fala em apenas 100mW gera nível de sinal melhor (E CCQ maior)).

    A titulo de teste: Fixa o ack time nuns 90uS. Põe o ARP em reply only. Põe o Default AP TX Rate nuns 1024KB ou outro valor baixo. Diminui 1 ou 2dB na potencia de transmissão.

    Vou aplicar essas configurações a criterio de teste.
    Qual a função do Reply-only da iface?Setando o Default AP TX Rate a 1024KB no que isso implica?Na transmissao maxima pra cada cliente?Eu diminui a potencia de saida do cartao pra 14dbm, pois o padrao dele é 28dbm, oque é muito pra minha situação atual, as antenas sao de 17 e 14 respectivamente, Vertical e Horizontal.

  15. #15

    Padrão Re: Descasamento de impedancia.

    [QUOTE=striteiro;699061]Meus clientes agora as 9:00h estao assim, porem agora cedo funciona, meus clientes usam equipamentos da Aquario, CPE, Ap+Antena de Grade.
    O Sinal, Throughput, CCQ, estao estaveis, nao oscila, mas a danada da latencia sobe de 5ms pra 700ms e se mantem dentro dessa faixa.
    Ja pensei em aterramento dos cartoes, mas nao creio que seja isso, meu spectro esta de acordo com as imagens 2 e



    Amigo desculpe pela demora mas graças a Deus estou instalando cliente para la aqui ... mas foi erro meu em nao perguntar estou vendo aqui que vc esta usando 433 com 3 cartoes wlan1 ,wlan2 e wlan3 e pelo que estou vendo esta usando xr2 da ubiquiti 3 mini-pci dessas nao pode ser usadas de maneira alguma na 433 vc pode ver que elas estao coladas umas nas outras ou muito perto vc tem que tirar a do meio e seus problemas vao acabar , redireciona os clientes e tira a do meio, so se usa a do meio com mini-pci com 3 mini-pci da mikrotik que pode notar que elas sao mais finas e duas 2.4ghz e uma 5.8ghz na do meio ou ao contrario mas mesmo assim nao é aconselhavel se uasr a mini-pci do meio de forma alguma.

    O seu problema é que elas estao causando inteferência uma nas outras pq elas estao muito perto ou encostadas e saia dos canais 1,6 e 11 ....

  16. #16

    Padrão Re: Descasamento de impedancia.

    Hum... pior que é, 3 XR2 é um tiro no pé. Tinha entendido que eram só 2.

    3 EMP8602 ou outro cartão simples até que vai, mas com 3 XR2 o ruído exibido é sempre alto (Aqui é normal -98 a -100 com 1, 2 ou 3 cartões sem muito trafego, dia que meti 3 XR2 ficou nuns -82! Hoje tenho 3 R52HN, quando tem pouco cliente (20h.dia) fica nuns -98, quando tem muito trafego o ruído de fundo (Noise floor) sobe pra -96... de -96 pra -82 são 14dB, um NS já conectaria e seria estavel com esse SNR)

    Sobre o ARP em reply-only, você seta essa função e cria um arp list pra somente acessar a RB os clientes cadastrados, é só a título de teste, pode ter vizinho tentando conectar o tempo todo atrapalhando o desempenho da RB. Mas também pode usar outros bloqueios a título de teste, se não tem prática com MK e tem certeza que não tem curioso tentando conectar na RB, ignore essa parte.
    Quanto ao default AP TX Rate, como o nome diz ele limita já na etapa de RF a taxa maxima que CADA cliente usará. O data rate é uma coisa, outra é a taxa de dados que a etapa de RF limitará. Quando tem perda no desempenho dá pra testar temporariamente valores baixos nesse local, porque tem micro infectado com malware que fica mandando rajada de pacotes via rede, a etapa de RF fica sobrecarregada a toa (Um gerenciador de downloads com 30 instancias abertas não incomoda tanto quanto isso. Alias, p2p mal configurado (Sem limite de velocidade, sem limite de conexões abertas e semi-abertas) também cria esse gargalo as vezes, acho mais facil alterar esse valor do que ir ver computador por computador). Se vende acesso acima de 1M, sete o valor devido no local (Mas isso não serve como controle de banda). Lembra de tirar depois, se o comportamento não mudar (Aí pode apostar em ruído devido ao uso de 3 XR2 tão proximos).

  17. #17

    Padrão Re: Descasamento de impedancia.

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Hum... pior que é, 3 XR2 é um tiro no pé. Tinha entendido que eram só 2.

    3 EMP8602 ou outro cartão simples até que vai, mas com 3 XR2 o ruído exibido é sempre alto (Aqui é normal -98 a -100 com 1, 2 ou 3 cartões sem muito trafego, dia que meti 3 XR2 ficou nuns -82! Hoje tenho 3 R52HN, quando tem pouco cliente (20h.dia) fica nuns -98, quando tem muito trafego o ruído de fundo (Noise floor) sobe pra -96... de -96 pra -82 são 14dB, um NS já conectaria e seria estavel com esse SNR)

    Sobre o ARP em reply-only, você seta essa função e cria um arp list pra somente acessar a RB os clientes cadastrados, é só a título de teste, pode ter vizinho tentando conectar o tempo todo atrapalhando o desempenho da RB. Mas também pode usar outros bloqueios a título de teste, se não tem prática com MK e tem certeza que não tem curioso tentando conectar na RB, ignore essa parte.
    Quanto ao default AP TX Rate, como o nome diz ele limita já na etapa de RF a taxa maxima que CADA cliente usará. O data rate é uma coisa, outra é a taxa de dados que a etapa de RF limitará. Quando tem perda no desempenho dá pra testar temporariamente valores baixos nesse local, porque tem micro infectado com malware que fica mandando rajada de pacotes via rede, a etapa de RF fica sobrecarregada a toa (Um gerenciador de downloads com 30 instancias abertas não incomoda tanto quanto isso. Alias, p2p mal configurado (Sem limite de velocidade, sem limite de conexões abertas e semi-abertas) também cria esse gargalo as vezes, acho mais facil alterar esse valor do que ir ver computador por computador). Se vende acesso acima de 1M, sete o valor devido no local (Mas isso não serve como controle de banda). Lembra de tirar depois, se o comportamento não mudar (Aí pode apostar em ruído devido ao uso de 3 XR2 tão proximos).

    Obrigado pela resposta.
    Rubem estou usando 2 xr2 a wlan3 e virtual.
    Eu estava testando segurança L2 com esse AP.
    Estou pensando em deixar somente um cartão a critério de teste.
    Sera viável?