+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Alinhamento com 2,8Km - Nanobridge M5

    Pessoal muito bom dia! Prazer em poder estar neste forum.

    Tenho o seguinte cenário:

    Link 10Mb

    Antena1 distante c/ 2,8Km aproximadamente! - Visada Total

    Esse enlace ja existia e consegui ficar com ele sem ter problemas de conexão por durante 11 meses aproximadamente!

    Problema: não estou conseguindo fazer um alinhamento bom. Fiz ate um teste de fresnel para ver se há problemas de obstrução do link, o qual reporto aqui para vcs. Fiz um teste com o Airview e gostaria de saber se tem uma outra frequencia que seja melhor que essa que estou utilizando. Envio também as configurações das mesmas para verificar se há alguma coisa de errado.

    O problema que está ocorrendo, eh que o sinal fica caindo quase todo dia, além de não conseguir um bom nível de alinhamento e um ccq satisfatorio, pois o mesmo fica oscilando direto ....


    Segue as minhas configurações:

    Necessito de um auxilio na configuração e alinhamento das mesmas
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         airview_08032014.jpg
Visualizações:	166
Tamanho: 	53,2 KB
ID:      	50689   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         alinhamento_antena2.jpg
Visualizações:	176
Tamanho: 	27,0 KB
ID:      	50690  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         alinhamento_antena3.jpg
Visualizações:	159
Tamanho: 	25,2 KB
ID:      	50691   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         antena_1.jpg
Visualizações:	163
Tamanho: 	24,9 KB
ID:      	50692  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         antena_1_advanced.jpg
Visualizações:	160
Tamanho: 	26,5 KB
ID:      	50693   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         antena_1_airmax.jpg
Visualizações:	150
Tamanho: 	20,1 KB
ID:      	50694  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         antena_1_main.jpg
Visualizações:	146
Tamanho: 	28,0 KB
ID:      	50695   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         antena_2_advanced.jpg
Visualizações:	151
Tamanho: 	25,0 KB
ID:      	50696  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         antena_2_airmax.jpg
Visualizações:	133
Tamanho: 	19,8 KB
ID:      	50697   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         antena_2_main.jpg
Visualizações:	172
Tamanho: 	28,8 KB
ID:      	50698  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         antena_2Wireless.jpg
Visualizações:	147
Tamanho: 	23,5 KB
ID:      	50699   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Fresnel.jpg
Visualizações:	165
Tamanho: 	46,8 KB
ID:      	50700  


  2. #2

    Padrão Re: Alinhamento com 2,8Km - Nanobridge M5

    Citação Postado originalmente por Pazebao Ver Post
    Pessoal muito bom dia! Prazer em poder estar neste forum.

    Tenho o seguinte cenário:

    Link 10Mb

    Antena1 distante c/ 2,8Km aproximadamente! - Visada Total

    Esse enlace ja existia e consegui ficar com ele sem ter problemas de conexão por durante 11 meses aproximadamente!

    Problema: não estou conseguindo fazer um alinhamento bom. Fiz ate um teste de fresnel para ver se há problemas de obstrução do link, o qual reporto aqui para vcs. Fiz um teste com o Airview e gostaria de saber se tem uma outra frequencia que seja melhor que essa que estou utilizando. Envio também as configurações das mesmas para verificar se há alguma coisa de errado.

    O problema que está ocorrendo, eh que o sinal fica caindo quase todo dia, além de não conseguir um bom nível de alinhamento e um ccq satisfatorio, pois o mesmo fica oscilando direto ....


    Segue as minhas configurações:

    Necessito de um auxilio na configuração e alinhamento das mesmas
    Isso ai ta muito ruim, confira o alinhamento fino, mais me parece q seus equipametos perderam a potencia!!

  3. #3

    Padrão Re: Alinhamento com 2,8Km - Nanobridge M5

    Citação Postado originalmente por rogeriodj Ver Post
    Isso ai ta muito ruim, confira o alinhamento fino, mais me parece q seus equipametos perderam a potencia!!
    Esses equipamentos ja tem um tempo de uso claro!!!

    A Antena 1 - ip 192.168.1.2 estava no local e alinhada certinho sem problemas, porem tivemos reforma no predio onde ela estava instalada, inclusive fui obrigado a abri-la novamente para troca do cabo de rede e refazer o alinhamento, mostra agora o que esta realmente acontecendo... . Agora pergunto:

    Como fazer esse alinhamento fino? Eu utilizei os equipamentos que vieram com ela para fazer a instalação. Tem outro equipamento que possa ser utilizado pra fazer um alinhamento fino ?

    Obrigado...

  4. #4

    Smile Re: Alinhamento com 2,8Km - Nanobridge M5

    Citação Postado originalmente por Pazebao Ver Post
    Esses equipamentos ja tem um tempo de uso claro!!!

    A Antena 1 - ip 192.168.1.2 estava no local e alinhada certinho sem problemas, porem tivemos reforma no predio onde ela estava instalada, inclusive fui obrigado a abri-la novamente para troca do cabo de rede e refazer o alinhamento, mostra agora o que esta realmente acontecendo... . Agora pergunto:

    Como fazer esse alinhamento fino? Eu utilizei os equipamentos que vieram com ela para fazer a instalação. Tem outro equipamento que possa ser utilizado pra fazer um alinhamento fino ?

    Obrigado...
    1° Passo atualize a versão dela para 5.5.6, não coloque 5.5.8 (ou deixara de usar o compliance test)
    2° Passo Coloque seus rádios em 20 mhz e adicione no Contry code a opção compliance test ira liberar uma potência maior em Dbm, e uma maior opção de canal,em Outpot Power, teste com 14 ou 17 dbm em vez de 8 dbm (não alevar muito a potência) no Ap+wds você coloca o canal a ser usado (de preferencia um autorizado pela Anatel) no lado Station+Wds você vai adicionar na opção Frequency scan list o mesmo canal do Ap+Wds ex: 5800 e em Contry colocar compliance test.

    Seu problema maior está sendo uma baixa potência em Dbm se não estou engando de uma lado está 4 Dbm e do outro 8 Dbm é isso mesmo?
    Não Use 40 Mhz sua interferência é maior e sua banda e pouca, desative o Airmax
    Se não ficar legal você parte para o alinhamento, e para uma melhor escolha de canal, pois sua configuração não está totalmente correta.

  5. #5

    Padrão Re: Alinhamento com 2,8Km - Nanobridge M5

    Citação Postado originalmente por Reinan Ver Post
    1° Passo atualize a versão dela para 5.5.6, não coloque 5.5.8 (ou deixara de usar o compliance test)
    2° Passo Coloque seus rádios em 20 mhz e adicione no Contry code a opção compliance test ira liberar uma potência maior em Dbm, e uma maior opção de canal,em Outpot Power, teste com 14 ou 17 dbm em vez de 8 dbm (não alevar muito a potência) no Ap+wds você coloca o canal a ser usado (de preferencia um autorizado pela Anatel) no lado Station+Wds você vai adicionar na opção Frequency scan list o mesmo canal ex: 5800 e em Contry compliance test.

    Se não ficar legal você parte para o alinhamento, e para uma melhor escolha de canal, pois sua configuração não está totalmente correta.
    Ok!! Irei fazer esse teste durante esses dias!! No caso para essa visada, a qual mostrei o fresnel da mesma não ter obstruçao ( vide post inicial em anexos ), em que porcentagem deveria ter um dbm e um ccq ?

    E o que vc fala desse canal autorizado pela Anatel, como descobrir qual canal utilizar?

    Obrigado por hora pela ajuda !!!

  6. #6

    Padrão Re: Alinhamento com 2,8Km - Nanobridge M5

    Citação Postado originalmente por Pazebao Ver Post
    Ok!! Irei fazer esse teste durante esses dias!! No caso para essa visada, a qual mostrei o fresnel da mesma não ter obstruçao ( vide post inicial em anexos ), em que porcentagem deveria ter um dbm e um ccq ?

    Obrigado por hora pela ajuda !!!
    Editei o meu post a cima só fazer como falei e seja feliz.
    Se tiver dificuldades para baixar a 5.5.6 pode ir aki e baixar a mesma da nanostation m5
    funcionara sem problemas
    link: http://deltanetworks.webmikrotik.com...nome=downloads

  7. #7

    Padrão Re: Alinhamento com 2,8Km - Nanobridge M5

    tu nao tem problema de fresnel e nem de visada...teu problema é alinhamento...esse -72 é podre...

    arruma isso que td ira se resolver...

  8. #8

    Padrão Re: Alinhamento com 2,8Km - Nanobridge M5

    Citação Postado originalmente por Reinan Ver Post
    1° Passo atualize a versão dela para 5.5.6, não coloque 5.5.8 (ou deixara de usar o compliance test)
    2° Passo Coloque seus rádios em 20 mhz e adicione no Contry code a opção compliance test ira liberar uma potência maior em Dbm, e uma maior opção de canal,em Outpot Power, teste com 14 ou 17 dbm em vez de 8 dbm (não alevar muito a potência) no Ap+wds você coloca o canal a ser usado (de preferencia um autorizado pela Anatel) no lado Station+Wds você vai adicionar na opção Frequency scan list o mesmo canal do Ap+Wds ex: 5800 e em Contry colocar compliance test.

    Seu problema maior está sendo uma baixa potência em Dbm se não estou engando de uma lado está 4 Dbm e do outro 8 Dbm é isso mesmo?
    Não Use 40 Mhz sua interferência é maior e sua banda e pouca, desative o Airmax
    Se não ficar legal você parte para o alinhamento, e para uma melhor escolha de canal, pois sua configuração não está totalmente correta.
    Surgiu uma duvida agora:
    Vendo aqui no meu radio, sem a alteração do firmware o output power eh 8 dBm - no caso qudo eu fizer o update do mesmo e mudando a potencia para 20 mHz ele vai me liberar pra eu alterar essa potencia ? É isso ??

    Obrigado!!

  9. #9

    Padrão Re: Alinhamento com 2,8Km - Nanobridge M5

    Além das dicas dadas, a faixa que vai de 5755 até 5775MHz está mais limpa.

  10. #10

    Padrão Re: Alinhamento com 2,8Km - Nanobridge M5

    Citação Postado originalmente por raumaster Ver Post
    Além das dicas dadas, a faixa que vai de 5755 até 5775MHz está mais limpa.
    Olah bom dia! Fiz o alinhamento em 20mhz ontem, confesso que me espantei e muito com a performance das antenas, segui todo o procedimento ora aqui explanado e o meu ccq consegui manter em 97, 98% de ambas antenas. O sinal melhorou e muito ao meu ver e ate agora nao houve maiores problemas. So preciso agora colocar aqui os print's das telas de configuração, porem estava na correria e acabei por nao fazer o print das mesmas.

    Quero agradecer desde já pelo suporte aqui no forum ofertado, e que sem duvida alguma foi de grande valia.

    Só nao vou fechar esse topico ainda por que pretendo colocar o print das antenas aqui para que outros possam com isso, se aproveitar do ensinamento.

    A todos o meu muitissimo obrigado, fiquem com Deus


    Forte abraço a todos


    Cesar

  11. #11

    Padrão Re: Alinhamento com 2,8Km - Nanobridge M5

    De nada amigo, aguardo as prints!