+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik x NTP e sincronização de hora no Windows. Como resolver?

    Galera seguinte, tenho uma RB750 onde faço o controle de clientes (ip x mac) Meu Link é Dedicado IP FIXO. Todos os clientes que saem da RB750, na hora de fazer a sincronização de hora do Windows apresenta o erro: "...Erro enquanto o Windows estava sincronizando com time-a.nist.gov. O serviço de mesmo nível de protocolo não está acessível..." Porém se eu ligar o cabo direto no PC (sem passar pela RB750) ele faz a sincronização na hora. Tbm não consigo fazer a sincronização de hora certa no Mikrotik (NTP CLIENTE). Instalei o mikrotik 2.9.27 em outro pc para fazer o teste, porém ficou na mesma. Testei ligando um vélox no pc mikrotik 2.9.27 e tbm não deu certo. Se eu ligar o velox ou o link direto no pc, ele faz a sincronização na hora. Porém vejo q ñ é problema no LINK nem no VELOX. Deve ser algo no Mikrotik 750 e/ou 2.9.27. O que vcs mais experientes me diz? OBS: Tenho um cliente de contabilidade que usa o MAXGestor e o mesmo ta dando problema tbm. Liguei pro suporte e me falaram que se o sincronizador de hora do windows funcionar ele tbm irá funcionar. Por isso to querendo corrigir isso.

  2. #2
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Mikrotik x NTP e sincronização de hora no Windows. Como resolver?

    Faça um teste com o servidor 200.189.40.8 ou 200.160.0.8 e veja se funciona. Esse servidores NTP são os oficiais do Brasil.

  3. #3

    Padrão Re: Mikrotik x NTP e sincronização de hora no Windows. Como resolver?

    Fiz o teste com os 2 e deu o mesmo erro.
    Se ligo o cabo direto sem passar pelo Mikrotik da certo. Se passa pelo Mikrotik da o erro.
    Existe alguma porta pra liberar? Algum redirecionamento? Sei la..

    rs

    vlw

  4. #4
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Mikrotik x NTP e sincronização de hora no Windows. Como resolver?

    Precisa analisar suas regras de firewall. Sua conexão à Internet é PPPOE?
    Aaqui em minha cidade a VIVO tem IP Fixo com PPPOE, por isso a pergunta.

  5. #5

    Padrão Re: Mikrotik x NTP e sincronização de hora no Windows. Como resolver?

    Citação Postado originalmente por alexrock Ver Post
    Precisa analisar suas regras de firewall. Sua conexão à Internet é PPPOE?
    Aaqui em minha cidade a VIVO tem IP Fixo com PPPOE, por isso a pergunta.
    Aqui minha net é IP Fixo (vem um cabo direto pro pc)
    IP: 187.2.444.2
    Mascara: 255.255.255.252
    Gateway: IP: 187.2.444.1

    Tenho um velox tbm e ja tentei colocando ele no mikrotik roteador e em bridge e o erro continua.
    No mikrotik, desativei todas as regras de firewall filter, deixando apenas o masquerade
    mesmo assim não funcionou!

  6. #6

    Padrão Re: Mikrotik x NTP e sincronização de hora no Windows. Como resolver?

    Alguem tem alguma sugestão? Se preferir posso enviar minhas configurações

  7. #7
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Mikrotik x NTP e sincronização de hora no Windows. Como resolver?

    Seria bom postar as confs sim, pelo menos as regras de firewall. Você alterou o MTU das interfaces?

  8. #8

    Padrão Re: Mikrotik x NTP e sincronização de hora no Windows. Como resolver?

    Citação Postado originalmente por alexrock Ver Post
    Seria bom postar as confs sim, pelo menos as regras de firewall. Você alterou o MTU das interfaces?
    Nunca mudei esse MTU ñ.

    Minhas confs:

    Código :
    http://paste.lymas.com.br/2711

  9. #9
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Mikrotik x NTP e sincronização de hora no Windows. Como resolver?

    Qual a intenção dessa regra:
    / ip firewall nat add chain=srcnat protocol=udp src-port=123 action=src-nat to-addresses=191.167.100.254 to-ports=0-65535

  10. #10

    Padrão Re: Mikrotik x NTP e sincronização de hora no Windows. Como resolver?

    Citação Postado originalmente por alexrock Ver Post
    Qual a intenção dessa regra:
    / ip firewall nat add chain=srcnat protocol=udp src-port=123 action=src-nat to-addresses=191.167.100.254 to-ports=0-65535
    Tava fazendo um teste pra que minhas outras RBs atualizassem a hora automaticamente de acordo com a hora do servidor. Porém já desabilitei essa regra e mesmo assim nada mudou!

  11. #11
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Mikrotik x NTP e sincronização de hora no Windows. Como resolver?

    Já tentou desativar todas as regras de fw?

  12. #12

    Padrão Re: Mikrotik x NTP e sincronização de hora no Windows. Como resolver?

    Citação Postado originalmente por alexrock Ver Post
    Já tentou desativar todas as regras de fw?
    Testei com o /firewall filter e o /firewall nat desativado e nao obtive exito.

  13. #13

    Padrão Re: Mikrotik x NTP e sincronização de hora no Windows. Como resolver?

    Consegui resolver isso hj.
    Fiz o seguinte:

    Desativei essas duas regras:

    Código :
    / ip firewall nat 
    add chain=srcnat protocol=udp src-port=123 action=src-nat to-addresses=191.167.100.254 to-ports=0-65535 comment="====================================================================NTP" disabled=no
     
    add chain=dstnat in-interface=CLIENTES src-address=!172.16.1.1 protocol=udp dst-port=!53 action=dst-nat to-addresses=172.16.1.1 to-ports=53 comment="====================================================================CACHE_ACELERADOR_DE_DNS" disabled=no

    em seguida dei um "flush" no DNS e tudo ficou beleza graças a Deus!

    vlw a todos pela atenção!