Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mudança 20mb adsl para 2mb full dedicado da oi

    Boa noite a todos,

    Caros colegas, to fazendo uma mudança na minha rede, (provedor), creio eu que para melhorar. Assim espero.

    Tenho 2 redes, 01 - cobrindo uma parte da cidade, 01 outra parte e zona rural.

    Tenho 10mb. adsl, gerenciada por uma rb1100hx2, configurada o load balance e hotspot e velocidades entre 600k e 1mb. Esta rb disca e faz o hotspot. Até agora, cerca de 6 meses, nunca tive problemas. Nestes 10mb, está cadastrado 55 clientes,, em media 30 a 40 no máximo conectado simultaneos. Na outra rede, estou utilizando uma rb450g, mesmo sistema de configuração. 45 clientes,e cerca de 20 a 25 no máximo conectados simultaneo. Meu objetivo final seria fazer um load na rb450g, e utilizar os 20mb juntos, fazendo o hotspot pela rb1100. Outra coisa, quero utilizar o Servidor Multimidia, disponibilizando aos clientes este novo serviço. Pergunto:

    Os 2mb full dedicado da OI dará conta do recado??
    Qual seria a melhor configuração deste link full com estes 2 equipamentos? e mantendo os 95 clientes?
    Seria mais viável fazer esse load na rb450g com as 2 linhas mais o dedicado? ou 4mb dedicado? que ficará o mesmo valor dos 2mb full + 20mb adsl?
    Por favor, me auxiliem nesta tomada de decisão, sei que é ousada, mas precisamos acompanhar as tendências tecnológicas.

  2. #2
    Suporte em Redes Avatar de wdnc5
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    LUZIANIA GO
    Posts
    555

    Padrão Re: Mudança 20mb adsl para 2mb full dedicado da oi

    Citação Postado originalmente por deopanka Ver Post
    Boa noite a todos,

    Caros colegas, to fazendo uma mudança na minha rede, (provedor), creio eu que para melhorar. Assim espero.

    Tenho 2 redes, 01 - cobrindo uma parte da cidade, 01 outra parte e zona rural.

    Tenho 10mb. adsl, gerenciada por uma rb1100hx2, configurada o load balance e hotspot e velocidades entre 600k e 1mb. Esta rb disca e faz o hotspot. Até agora, cerca de 6 meses, nunca tive problemas. Nestes 10mb, está cadastrado 55 clientes,, em media 30 a 40 no máximo conectado simultaneos. Na outra rede, estou utilizando uma rb450g, mesmo sistema de configuração. 45 clientes,e cerca de 20 a 25 no máximo conectados simultaneo. Meu objetivo final seria fazer um load na rb450g, e utilizar os 20mb juntos, fazendo o hotspot pela rb1100. Outra coisa, quero utilizar o Servidor Multimidia, disponibilizando aos clientes este novo serviço. Pergunto:

    Os 2mb full dedicado da OI dará conta do recado??
    Qual seria a melhor configuração deste link full com estes 2 equipamentos? e mantendo os 95 clientes?
    Seria mais viável fazer esse load na rb450g com as 2 linhas mais o dedicado? ou 4mb dedicado? que ficará o mesmo valor dos 2mb full + 20mb adsl?
    Por favor, me auxiliem nesta tomada de decisão, sei que é ousada, mas precisamos acompanhar as tendências tecnológicas.
    Amigo, pode fazer o ballance na 450G, usar a 1100 para Gerenciamento pode ir tranquilo com 2MB full e 20 mb adsl vai dar conta do recado, te recomendaria usar algum cache e um server de DNs pra dar uma estabilidade na sua rede.
    Tudo bem configurado não terá dor de cabeça.

    abraços e se precisar de algo estamos ai pra ajudar.

  3. #3

    Padrão Re: Mudança 20mb adsl para 2mb full dedicado da oi

    meu caro, obrigado pela contribuição.. Não gostaria de ficar com os 2 links. Gostaria de saber se os 2mb dedicado substitui a altura os 20mb adsl. Lembrando que está dividido em 2 redes de 10mb cada. Esse balance que tenho dar pra segurar 100 clientes com os 2mb full? os 20mb adsl tá segurando de boa, só que to estruturando para atender a demanda.

  4. #4
    Avatar de flacknet
    Ingresso
    Aug 2013
    Localização
    Araruama, Rio de Janeiro, Brasil
    Posts
    136

    Padrão Re: Mudança 20mb adsl para 2mb full dedicado da oi

    Citação Postado originalmente por deopanka Ver Post
    meu caro, obrigado pela contribuição.. Não gostaria de ficar com os 2 links. Gostaria de saber se os 2mb dedicado substitui a altura os 20mb adsl. Lembrando que está dividido em 2 redes de 10mb cada. Esse balance que tenho dar pra segurar 100 clientes com os 2mb full? os 20mb adsl tá segurando de boa, só que to estruturando para atender a demanda.
    Você não entendeu a coisa, 2 Mb Full, seria com o velox 2mb, só que em vez de ter 512 de up teria 2Mb.
    Quando você compra link dedicado, você ganha a garantia de banda.
    Voce vai comprar 2 Mbits Full, fara um Download de 256 KB por segundo e 20 Mbits do ADSL, fara 2,5 MB por segundo

  5. #5

    Padrão Re: Mudança 20mb adsl para 2mb full dedicado da oi

    O tópico tá começando a ficar legal. Discordo plenamente, pois está havendo algum equívoco. Ou do nosso entendimento ou da prestadora do Serviço. Pois vão instalar no meu estabalecimento a fibra ótica para o serviço IP CONECT. e com 99.9% de garantia de 2mb pra download e 2mb pra upload. Pois creio que não seria justo pagarmos 10 vezes a mais por 2mb dedicado ao invés de 20mb velox. O que vocês me sujerem? Pago hoje em torno de 700,00 por 30mb adsl, sendo que utilizo apenas 20mb, pois uma linha sempre dá conflito, e acabei deixando de reservas e pra usar dentro da empresa em novos testes. Obrigado pela ajuda. Aguardo novos comentários..

  6. #6

    Padrão Re: Mudança 20mb adsl para 2mb full dedicado da oi

    Citação Postado originalmente por deopanka Ver Post
    O tópico tá começando a ficar legal. Discordo plenamente, pois está havendo algum equívoco. Ou do nosso entendimento ou da prestadora do Serviço. Pois vão instalar no meu estabalecimento a fibra ótica para o serviço IP CONECT. e com 99.9% de garantia de 2mb pra download e 2mb pra upload. Pois creio que não seria justo pagarmos 10 vezes a mais por 2mb dedicado ao invés de 20mb velox. O que vocês me sujerem? Pago hoje em torno de 700,00 por 30mb adsl, sendo que utilizo apenas 20mb, pois uma linha sempre dá conflito, e acabei deixando de reservas e pra usar dentro da empresa em novos testes. Obrigado pela ajuda. Aguardo novos comentários..
    Caro deopanka,
    Creio q esteja havendo algum mal entendido pois até onde sei, funciona assim:
    - Link dedicado (full)= garantia da banda contratada e velocidade de up = a down;
    - Link normal = garantia de banda de (até onde sei) 30%, ou seja, em 20M por exemplo, eles são obrigados por lei a entregar-te, pelo menos 6mb o que, mesmo assim, continua sendo muito mais do que os 2 do dedicado.

    A grande diferença entre o dedicado e o normal é a velocidade de up, no dedicado up e down são iguais no normal geralmente o up é, quando muito, 30% do down o que, no fim das contas acaba limitando a utilização do link pois o que muitos não percebem é q um up baixo acaba limitando o down também visto que para receber vc tem que enviar uma requisição.

    Os colegas corrijam-me se estiver errado.;

  7. #7

    Padrão Re: Mudança 20mb adsl para 2mb full dedicado da oi

    Obrigado pela resposta... Poderia me informar se é mais viável manter os 30mb adsl, fazendo o load balance, acrescentando os 2mb dedicados, servidor multimídia, e correr atrás de clientes? Pois como mencionado, adsl raramente chega a 40% do que pagamos, e estou pensando no bem está dos meus clientes, pois se 10 clientes ficarem insatisfeitos com meu serviço, perderei mais 20. E com 50 ou 100 todos satisfeitos, será mais fácil aumentar a clientela. Uso hotspot pra autenticar, modem em bridge, tenho rb450g e RB1100. Neste caso, posso aproveitar meu adsl funcionando o balance na rb450g e acrescentar mais 2 adsl e dedicado? ou é melhor configurar do zero?

  8. #8

    Padrão Re: Mudança 20mb adsl para 2mb full dedicado da oi

    Olha,
    Eu também estou iniciando nesse mundo, apesar de ter formação técnica e tudo massss, sabemos q a pratica é um pouco diferente da teoria, mas respondendo-te:
    1 - Quanto aos link's, se for viavel para ti $$$$ seria interessante manter os dois com load para que o dedicado dê um suporte ao ADSL contudo observe que tem sites que terá q criar rotas para que saiam apenas por um ou por outro;

    2- O Servidor multimidia estara dentro da sua rede né?? caso sim a questão do link ñ fara diferença visto q o q vai pegar é se teras estrutura para passar a banda que o mesmo exige...observe porém que não tem a ver com o link porque é uma requisição intranet (pra vc).

  9. #9
    Suporte em Redes Avatar de wdnc5
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    LUZIANIA GO
    Posts
    555

    Padrão Re: Mudança 20mb adsl para 2mb full dedicado da oi

    Amigo fique com os 2 MB Full + balance, 2MB ou 4 MB full não vai segurar esta quantidade de clientes com qualidade.
    aqui tenho 8 MB dedicado + ADSL 10 MB pra dar conta do recado e as vezes ainda não aguenta com 50 a 70 ON.

  10. #10

    Padrão Re: Mudança 20mb adsl para 2mb full dedicado da oi

    Citação Postado originalmente por wdnc5 Ver Post
    Amigo fique com os 2 MB Full + balance, 2MB ou 4 MB full não vai segurar esta quantidade de clientes com qualidade.
    aqui tenho 8 MB dedicado + ADSL 10 MB pra dar conta do recado e as vezes ainda não aguenta com 50 a 70 ON.
    Por experiancia propria, fuja de dedicado Oi. Vai de load com adsl que vc ganha muito mais que contratar essa porcaria dedicada oi

    Tenho 2mb decidado ao custo de 2.180,00 mensal e um adsl de 5mb de 69,00 funciona melhor que ele. Isso pq moro quase dentro central da cidade.

  11. #11

    Padrão Re: Mudança 20mb adsl para 2mb full dedicado da oi

    Como mencionei no inicio do tópico, achei que o link dedicado iria resolver minha situação, sendo que posso ter realmente muita dor de cabeça. Quanto ao funcionamento da adsl, estou satisfeito, pois mesmo chegando apenas 30 a 40% da banda, seguro numa boa os clientes. Lembrando que estou com balance na rb1100 discando e fazendo o gerenciamento. 10mb, segurando 35 clientes on. Num total de 50. Tenho mais 10mb em outra rede com rb450g, segurando 28 clientes on, num total de 50. Tenho mais 10mb de reserva pra teste de link, pois sempre que juntei 20mb numa única rede, sempre trava, creio que é configuração, um pequeno detalhe. Sinceramente, fiquei desanimado com o dedicado agora. Dizem que time que se tá ganhando, não se mexe. Gostaria de saber novamente o que seria mais viável neste momento..

    1 - juntar os 30mb num load balance em bridge, com rb450g e rb1100 pra hotspot, mantendo uma média de 70 clientes on. num total de 100.
    2 - criar uma terceira rede, com 2 rbs 750, para atender a média de 30 clientes futuros

    Lembrando que irei implantar o servidor multimidia, e thunder cache full, e talvex mk-auth a médio prazo.
    Obrigado por compartilharem

  12. #12

    Padrão Re: Mudança 20mb adsl para 2mb full dedicado da oi

    Olá amigo,bom dia.Gostaria de saber qual milagre vc faz em sua rede p aguentar tantos clientes com adsl rsrs.
    Olha em minha opinião o adsl é ruim por N motivos,mas o principal mesmo é o trafic shapping(limite de conexões) sofri muito com isso.Mas acho q deste mal vc não cofre,então creio q p seu cenário seria melhor vc continuar do jeito q esta e colocar o dedicado em cada ponto.Pois 2M full somente não vai aguentar.
    ex;load balance adsl 10m+2m full e outro balance adsl 20m+2m full.
    E claro manter seus projetos p diminuir o tráfico dos links.

  13. #13

    Lightbulb Re: Mudança 20mb adsl para 2mb full dedicado da oi

    Cara se você trocar a ADSL pelo dedicado você e louco não compensa nem em preço e nem em Dow 2mb e igual ADSL de 2 MB so mudo up que quase não e usados quando vc vende 1 2 3 MB vc diz de Dow e não up minha opinião continue com ADSL esqueça dedicado a não ser se vc achar o mega por uns 70 reais ate mais

  14. #14

    Padrão Re: Mudança 20mb adsl para 2mb full dedicado da oi

    Bom dia amigo... primeiro priorizei a qualidade. Troque 2 rb 750 por 1 450g e outra 1100hx2. Segundo a divisao dos adsl. Isso porque ainda nao consegui Deixar os 20mb trabalhar em conjunto, pois sempre que tento, sobrecarrega um link 40 clientes ao inves de balancearb os 2. Mas tenho uma outra solucao que, creio que vai resolver. To pensando em fazerbo balance dos 30mb na rb450g, e configurar o hotspot na rb1100, com 3 saidas, uma pra cada rede. Tipo ao inves de 30 redes, configurar 1adsl em cada saida da rb1100. O que acham?

  15. #15

    Padrão Re: Mudança 20mb adsl para 2mb full dedicado da oi

    Obrigado a todos pelos comentarios. Mais como vou implantar o servidor multimidia, terei problemas com minha rede? qual a confuguracao minima pra estee servico?

  16. #16

    Padrão Re: Mudança 20mb adsl para 2mb full dedicado da oi

    Olá a todos!
    Em relação a substituir seu velox por dedicado considere o valor máximo de download e upload que atualmente são utilizados 'consumidos" em sua rede, não o que você tem contratado! esta é a quantidade de link dedicado que inicialmente você terá que ter.
    Porem o custo com certeza não será o mesmo que os ADSL!
    "Se os valores couberem no seu orçamento vai de dedicado!"

    Em relação ao servidor multimídia recomendo que estude primeiramente a parte legal do negocio antes de investir em equipamentos, e ainda o hardware que você vai ter que comprar irá depender do que você realmente vai disponibilizar aos seus clientes e do tipo de uso que eles farão deste serviço.

    Serviços multimídia consomem muita banda, a antes de colocar para rodar e gastar investindo em equipamentos faça testes de desempenho de sua atual infraestrutura para que não comprometa seu principal negocio que é a internet.

    Em relação a cache te digo faça as contas do preço da licença de uso de um cache, o consumo de energia de um servidor para este serviço, custos de compra e manutenção deste hardware, feito isto leve em consideração que a economia media é de 30%, e neste momento você verá quanto lhe custa para manter o mega de cache em seu provedor. Portanto a implantação de um cache deve ser bem calculada, pois além do investimento tem o fato de se te mais um dispositivo na rede passível de falhas para se tomar conta!
    "Normalmente esta conta fecha em favor de implantar o cache para provedores onde se tem um numero maior de Clientes"

  17. #17

    Padrão Re: Mudança 20mb adsl para 2mb full dedicado da oi

    Citação Postado originalmente por brunocemeru Ver Post
    Olá amigo,bom dia.Gostaria de saber qual milagre vc faz em sua rede p aguentar tantos clientes com adsl rsrs.
    Olha em minha opinião o adsl é ruim por N motivos,mas o principal mesmo é o trafic shapping(limite de conexões) sofri muito com isso.Mas acho q deste mal vc não cofre,então creio q p seu cenário seria melhor vc continuar do jeito q esta e colocar o dedicado em cada ponto.Pois 2M full somente não vai aguentar.
    ex;load balance adsl 10m+2m full e outro balance adsl 20m+2m full.
    E claro manter seus projetos p diminuir o tráfico dos links.
    ***********************************************************
    Para quem tem problema de limitação de pacotes utilizando oi Velox segue a dica:
    ao criar seu balanceamento de link deixe o modem em bridge e crie vários discadores pppoe individuais, cada discador ira buscar um ip valido individual e os usuários de cada discador devem ser OI@OI, e senha oi ( ao menos aqui na minha região está dando certo, agora deve ser feito testes em outras regiões). exemplo:

    ex 01: Se você balanceia um link de 2M e um link de 5M, crie dois discadores para o link 1 e 5 para o link 2, e como o pcc é por interface você passa a ter 7 interfaces para balanceamento do seu link...

    ex: 02: se você balanceia dois links de 10Mbps crie 3 discadores para cada um deles, e assim por diante!
    "a quantidade de discadores vai depender de seu hardware"



    "só fique atendo ao gateway recebido pois na maoria das vezes é o mesmo ai você aponta no balanceamento como gateway a interface onde foi criada cada discador".
    aqui está conforme a imagem, pois sempre é o mesmo gateway

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         BALANCEAMENTO PCC GATEWAYS IDENTICOS.jpg
Visualizações:	269
Tamanho: 	34,1 KB
ID:      	51063

  18. #18

    Padrão Re: Mudança 20mb adsl para 2mb full dedicado da oi

    Obrigado pelas dicas. Mas neste caso pelo que entendi farei essa divisao das 3 adsl de 10mb, cada uma liga em 1 swith e usando 3 portas de cada swith pra rb 1100 formando assim 3 pppoe pra cada linha e configurar uma saida pro hotspotbe outra pro clientes fora do balance? Neste caso dispenso o uso da 450g? Poderia detalhar esse procedimento para minha situacao? Tenho 90 clientes e utilizo 2 redes diferentes. 10mb cada uma. Previsava e 10mb livres pra testes pois sempre que adiciono a uma das redes... fica travando.

  19. #19

    Padrão Re: Mudança 20mb adsl para 2mb full dedicado da oi

    Só complementando, possuo 3 links adsl 10mb OI, Preciso transformar as duas redes numa só.. 1 rb1100hx2, 1 rb450g,
    2 rb750, estas paradas, somente em caso de necessidade, usarei enquanto comprar outra. 1100.

  20. #20

    Padrão Re: Mudança 20mb adsl para 2mb full dedicado da oi

    é aqui eu utilizei assim, porem recomendo que você teste antes de por em produção...

    Seus modens estão em bridge? ou estão roteados? se eles estiverem em bride pode estar acontecendo de buscarem o mesmo gateway, ai ao invés de você setar um ip como gateway..... você seleciona a interface de onde está discando o pppoe. Porem apesar de muitos falarem que da mais problema faça um teste com os modens roteados.... como os gateways serão diferentes vai funcionar legal... tenho configurado em outro provedor da seguinte forma:

    02 velox 10 Mega
    01 dedicado de 2 Mega

    neste senário os modens estão em modo router, tendo simultaneamente 30 clientes com planos de 3 Mbps e 5 Mbps, e não existe stress pois funciona direitinho, e se tirassemos o link dedicado fica funcionando normalmente, porem como o uso é de adsl tem se o problema de falta de upload onde as requisições acabam entrando na fila e atrasando os pacotes, para resolver este problema setei o upload dos clientes em 150k.
    Ai você poderia me perguntar e quando ele faz os testes não reclama da banda baixa no upload?
    Existe uma marcação de pacotes para os ips dos medidores no mangle associado a uma queue tree onde no momento de testes a banda para os testadores é liberada...