+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Planta no PAINT Fibra optica

    Boa noite, gostaria de saber como eu distribuo a fibra vamos vou fazer gpon, mais assim queria que alguem desenhasse e me dissese meus pontos vao ser da minha empresa a um bairro sao 9 km ai la eu distribuo, quero chegar com a fibra no cliente, como que eu faço?

  2. #2

    Padrão Re: Planta no PAINT Fibra optica

    Citação Postado originalmente por usuario2012 Ver Post
    Boa noite, gostaria de saber como eu distribuo a fibra vamos vou fazer gpon, mais assim queria que alguem desenhasse e me dissese meus pontos vao ser da minha empresa a um bairro sao 9 km ai la eu distribuo, quero chegar com a fibra no cliente, como que eu faço?

    Eu estou fazendo um orçamento e terá apenas 800 metros de fibra 12fo, 500 metros fibra 6 fo, e 1500 metros de drop, com 2 caixa de emenda, uma olt, 10 onu, 30 bap, 30 suporte dieletrico, 30 parafuso, 10 olhal, 8 gancho de ancoragem, 1 split 1x2, 2 split 1x8 conectorizado, power meter, emenda mecanica, kit conectorização, 50 conector de campo UPC, adaptador Upc, alça preformada, roldana 3 vias, suporte tipo d modificado, parafuso p/ roldana 3vias, roseta, cordão optico, placas de identificação p/ fibra, projeto para 50 postes.

    Isso fora a parte do upt, pois vou usar a fibra em anel e levar utp até o cliente, aqui cobro 150,00 de adesão e ta dificil de trabalhar, agora imagina se colocar FTTH.
    As 10 Onus, ja são para clientes tipo empresa, onde vai ser cobrado R$ 550,00 de instalação e equipamento em comodato.

    Nesse orçamento ficou em R$ 22.000,00

  3. #3

    Padrão Re: Planta no PAINT Fibra optica

    Citação Postado originalmente por usuario2012 Ver Post
    Boa noite, gostaria de saber como eu distribuo a fibra vamos vou fazer gpon, mais assim queria que alguem desenhasse e me dissese meus pontos vao ser da minha empresa a um bairro sao 9 km ai la eu distribuo, quero chegar com a fibra no cliente, como que eu faço?
    O certo é contratar um engenheiro para fazer seu projeto. Caso contrario terá muitos problemas com a dona dos postes...

  4. #4

    Padrão Re: Planta no PAINT Fibra optica

    Edmar, veja só que orçamento. R$ 22.000,00 para 500metros.
    O pessoal diz que a média de custo é em torno de 10 mil reais por km. Mas aí está a prova de que não fica só nisso. Pode até baixar se estender de 500metros para 1km este anel, mas não vai nunca chegar nos 10mil, ou vai?

    Vejo grandes investimentos na fibra, mas fica a questão. Vai dar para fornecer TV e fonia? Tecnicamente sim, mas a que custo?
    Vai dar para competir com as grandes nisso?

    Já fazer um backbone como você está fazendo e depois uma rede em UTP com certeza vai ter um retorno financeiro melhor e focar naquilo que fazemos que é transportar sinal de internet.

  5. #5

    Padrão Re: Planta no PAINT Fibra optica

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Edmar, veja só que orçamento. R$ 22.000,00 para 500metros.
    O pessoal diz que a média de custo é em torno de 10 mil reais por km. Mas aí está a prova de que não fica só nisso. Pode até baixar se estender de 500metros para 1km este anel, mas não vai nunca chegar nos 10mil, ou vai?

    Vejo grandes investimentos na fibra, mas fica a questão. Vai dar para fornecer TV e fonia? Tecnicamente sim, mas a que custo?
    Vai dar para competir com as grandes nisso?

    Já fazer um backbone como você está fazendo e depois uma rede em UTP com certeza vai ter um retorno financeiro melhor e focar naquilo que fazemos que é transportar sinal de internet.

    só que ai no orçamento ta todos cabos, suportes bap, até parafusos e peças para identificação dos cabos.
    Ou seja tem coisas ai que tem valor e passam desapercebidos em um projeto e vc só da conta na finalização, e ja esta incluido o engenheiro e as rts, mão de obra, ops e 2 postes pequenos que preciso em 2 travessias de rua

    claro que se fosse estender mais 500 metros não teria muita diferença, mas nessa face do anel se eu alongar eu acabo distanciando dos pontos onde preciso da caixa de atendimento

  6. #6

    Padrão Re: Planta no PAINT Fibra optica

    edmarmegaParabens amigo, sao esses pequenos gastos que muitos nao levao em consideraçao no momento de começar um projeto e chega na metade ou proximo ai final e orçamento na bate e nego começa a perder os cabelo

  7. #7

    Padrão Re: Planta no PAINT Fibra optica

    Certo, mais eu so queria mesmo saber como iria ficar, pois um fala uma coisa outro fala outro, falei com 3 engenheiros os 3 falaram coisas diferentes, ai eu fiquei confuso,

    - - - Atualizado - - -

    Mais eu gostaria pois, a fibra eu tenho limite pra ela? tipo eu tenho que colocar algum tipo de amplificador nela pra ir mais longe?

  8. #8

    Padrão Re: Planta no PAINT Fibra optica

    Citação Postado originalmente por usuario2012 Ver Post
    Certo, mais eu so queria mesmo saber como iria ficar, pois um fala uma coisa outro fala outro, falei com 3 engenheiros os 3 falaram coisas diferentes, ai eu fiquei confuso,

    - - - Atualizado - - -

    Mais eu gostaria pois, a fibra eu tenho limite pra ela? tipo eu tenho que colocar algum tipo de amplificador nela pra ir mais longe?
    Uma rede cabeada com cabo UTP é simples, mas uma com fibra ótica a coisa é muito, mas muito mais profunda.
    Com relação a distribuição da rede por exemplo, uma das orientações para não ter problemas no futuro é ter um mapa da região, com marcação de todos os lotes e considerar cada um um potencial cliente. Pois senão no futuro você poderá não ter viabilidade para novos clientes a não ser que coloque mais cabos.
    Para cada cliente você vai colocar uma ONU que seria o conversor da fibra para o rj45.

    Além disso, cada saida da OLT que é o equipamento que fica no provedor vai ter um número determinado de clientes que ele vai atender por porta da olt. A fibra que sai da OLT vai recebendo derivações pelo caminho. Cada uma vai ter uma perda de sinal que deve ser contabilizada até chegar no limite aceitável para o cabo que é 28dbm. Daí para frente ninguém mais vai conseguir conexão.
    Se considerar que seu cabo pode sofrer rupturas por acidentes e daí vai precisar fazer uma fusão par emendar o cabo, é bom não deixar no limite.
    Então o projeto não é só um desenho, mas tem muitos cálculos e muitas possibilidades que o engenheiro deverá levar em consideração.
    A propósito, o que os 3 engenheiros disseram que diferem um do outro?
    Dá uma olhada neste link. Este serve como um referencial de como fazer. Na verdade eu também sou leigo. Só conheço de ler muito a respeito.
    Além da máquina de fusão, você vai precisar de uma OTR para fazer as medições e facilitar a manutenção do cabeamento.

    http://www.teleco.com.br/tutoriais/t...2/pagina_4.asp

  9. #9

    Padrão Re: Planta no PAINT Fibra optica

    Um falo que era pra eu chega com a fibra e atender por cabo coaxial ( se fizer isso eu deixo a GVT fazer, servico de merda o deles )
    aqui na minha cidade so cai,

    o segundo falo que eu ia gastar em 5 km 120 mil dollar,

    o terceiro falo que é pra eu ir na fe, fazer tudo certinho e e tals, pra nao ter problema mais ele disse assim, que eu ia precisar de uma fibra de 36 pares, pra eu liga os clientes, e falo que nao conseguiria chegar a 5 km pra distribuir cliente la, teria que por um repetidor acho que foi, mais assim, nao teria como eu chegar somente com uns 3 par e distribuir

  10. #10

    Padrão Re: Planta no PAINT Fibra optica

    Me parece que eles estão partindo de uma generalização. Cada projeto tem suas particularidades. Como ele vai dizer que vai precisar de tal ou tal cabo com tantas fibras se ele não conhece a região que você quer cobrir?
    Esta questão dos 5km a que ele se refere está relacionada com a perda máxima admissível numa fibra que é 28dbm.
    Para isso que precisa o mapa do bairro ou dos bairros para poder ter uma ideia do que vai ser coberto.

    Não consegui anexar um pdf. Vou te enviar por MP.

  11. #11

    Padrão Re: Planta no PAINT Fibra optica

    Mais entao, numa fibra chutando alto posso por no maximo quantos clientes?

  12. #12

    Padrão Re: Planta no PAINT Fibra optica

    Citação Postado originalmente por usuario2012 Ver Post
    Mais entao, numa fibra chutando alto posso por no maximo quantos clientes?
    Uma porta da OLT atende até 256 ONUs.
    Dai a importancia do projeto para poder saber o potencial de cada bairro. Não dá para sair por aí espichando cabo sem ter este dado que é o mais importante para o cálculo, lembrando que uma fibra ao chegar aos 28dbm de perda, dali para frente ninguém vai conseguir conectar.
    E então usar um cabo compatível com a possível demanda. Tem cabos com dezenas de fibras.

  13. #13

    Padrão Re: Planta no PAINT Fibra optica

    Citação Postado originalmente por usuario2012 Ver Post
    Mais entao, numa fibra chutando alto posso por no maximo quantos clientes?

    Ola amigo, quer fazer certo faz rede mista, tipo o que o seu engenheiro passou, ele disse de fazer fibra / coaxial, ou como muitos fazem fibra/utp, tipo divide a cidade em lotes de 16 quadras (4x4), no meio vc coloca um fonte 120v dc, injetando na rede utp que cobre essas 16 quadras, junto a essa fonte vc deixa uma ONU fibra em bridge.

    Quando esse lote de 16 quadras estiver completo e banda passante pelos switchs estiverem muita alta, ai vc começa a splitar essa fibra e colocar caixas FTTH de 24 portas, e nessa mesma caixa vc coloca uma OLT.

    Vc vai investir 2 vezes, sim mas a longo prazo.

  14. #14

    Padrão Re: Planta no PAINT Fibra optica

    Citação Postado originalmente por edmarmega Ver Post
    Ola amigo, quer fazer certo faz rede mista, tipo o que o seu engenheiro passou, ele disse de fazer fibra / coaxial, ou como muitos fazem fibra/utp, tipo divide a cidade em lotes de 16 quadras (4x4), no meio vc coloca um fonte 120v dc, injetando na rede utp que cobre essas 16 quadras, junto a essa fonte vc deixa uma ONU fibra em bridge.

    Quando esse lote de 16 quadras estiver completo e banda passante pelos switchs estiverem muita alta, ai vc começa a splitar essa fibra e colocar caixas FTTH de 24 portas, e nessa mesma caixa vc coloca uma OLT.

    Vc vai investir 2 vezes, sim mas a longo prazo.
    Edmar, gosto muito destas soluções intermediárias pois elas retratam a realidade da maioria dos provedores. Sai muito caro levar fibra para 100% dos assinantes.

    Agora uma dúvida na sua sugestão: Quando colocar as caixas FTTH com 24 portas você terá a possibilidade de atender 23 assinantes direto na fibra e mais um número substancial por meio da ONU + UTP?
    Se for assim, não seria melhor continuar com utp no cliente, só colocando mais 1 ONU dividindo estes 4 quarteirões?
    Não daria até para começar o projeto com uma ONU e 8 quarteirões?
    Uma pergunta a respeito de ONU. Este equipamento que tem o objetivo principal receber a fibra e converter para ethernet com rj45 no cliente está projetado para atender um assinante. O fato de colocar em bridge e dividir o tráfego por dez ou mais Switches não trás degradação no tráfego?
    Não poderia ao abrir a fibra, colocar só o spliter e injetar o sinal num SW que tenha entrada para fibra? Ou a OLT precisa ser configurada um IP e rota para ela lá na OLT?
    Pergunta de leigo para quem já está usando.

  15. #15

    Padrão Re: Planta no PAINT Fibra optica

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Edmar, gosto muito destas soluções intermediárias pois elas retratam a realidade da maioria dos provedores. Sai muito caro levar fibra para 100% dos assinantes.

    Agora uma dúvida na sua sugestão: Quando colocar as caixas FTTH com 24 portas você terá a possibilidade de atender 23 assinantes direto na fibra e mais um número substancial por meio da ONU + UTP?
    Se for assim, não seria melhor continuar com utp no cliente, só colocando mais 1 ONU dividindo estes 4 quarteirões?
    Não daria até para começar o projeto com uma ONU e 8 quarteirões?
    Uma pergunta a respeito de ONU. Este equipamento que tem o objetivo principal receber a fibra e converter para ethernet com rj45 no cliente está projetado para atender um assinante. O fato de colocar em bridge e dividir o tráfego por dez ou mais Switches não trás degradação no tráfego?
    Não poderia ao abrir a fibra, colocar só o spliter e injetar o sinal num SW que tenha entrada para fibra? Ou a OLT precisa ser configurada um IP e rota para ela lá na OLT?
    Pergunta de leigo para quem já está usando.
    A caixa ftth 24 portas é para 24 clientes mesmo, o split é colocado na fibra principal antes da caixa ftth.
    Como eu te respondi em mensagem, esse caso de vc usar utp para ultima milha, não precisa de olt e onu.
    As Olt e onu é para levar a fibra a até o usuario.
    Para o utp eu prefiro a solução ptp em fibra, usando apenas 1 fibra e as demais FO ficam para projetos futuros para ftth e outros.
    Ex,
    Escritorio provedor vc coloca 2 conversores de midia 10/100 ou 10/1000, um sai com um cabo de fibra para direita do provedor e outro para a esquerda, la na frente vc coloca uma caixa no poste para alimentação eletrica, dentro vc coloca 2 conversores de midia (1 chega a fibra 1 sai para a proxima caixa), esses conversores vc pode ligar eles a rb 750, sobrando 3 portas para vc ligar a switchs e atender os clientes residencial, e assim por diante.
    Vc deve procurar fechar essa fibra, encontrando as duas pontas que saiu do provedor em uma caixa, ai vc teria que fazer um balanceamento, algo que caso a fibra pare por 1 lado a internet venha pelo outro. como um bonding. se nao me engano o pessoal faz por ospf

  16. #16

    Padrão Re: Planta no PAINT Fibra optica

    O investimento em fibra não é barato. O calculo do nosso amigo esta certo e como ja foi dito tudo vai depender de como voce vai atender o bairro e para isso voce primeiro vai precisar do mapa do local e o levantamento dos postes do local para dai ver o que voce vai precisar de material para chegar a fibra ate o local.
    Ainda terá que ver se vai chegar com a fibra no porte e do poste ate o cliente em fibra também ou do poste ate a casa do cliente em cabo UTP. isso vai modificar o custo da implantação.
    Como ja foi dito, seria bom voce ver com um engenheiro o projeto pois existe algumas formas de se trabalhar com a tecnologia PON e o engenheiro vai analisar o seu caso e ver o melhor projeto.

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Uma porta da OLT atende até 256 ONUs.
    Dai a importancia do projeto para poder saber o potencial de cada bairro. Não dá para sair por aí espichando cabo sem ter este dado que é o mais importante para o cálculo, lembrando que uma fibra ao chegar aos 28dbm de perda, dali para frente ninguém vai conseguir conectar.
    E então usar um cabo compatível com a possível demanda. Tem cabos com dezenas de fibras.

    Posso estar muito enganado, (até vou olhar minha OLT amanhã pra ver o que me diz no software dela) mais eu sabia que eram 64 ONU's por Porta de OLT GePON, ou vc está falando de GPON? Qual marca modelo de OLT? ONU indoor individual?

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcioelias Ver Post
    Posso estar muito enganado, (até vou olhar minha OLT amanhã pra ver o que me diz no software dela) mais eu sabia que eram 64 ONU's por Porta de OLT GePON, ou vc está falando de GPON? Qual marca modelo de OLT? ONU indoor individual?
    Me desculpe Marcio, mas eu fiz confusão. A OLT da Fit é com 4 portas. 64 por porta.

  19. #19

    Padrão

    alguem teria um soft para eu criar a rede optica aqui da minha cidade