+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda com Provedor novo

    Boa noite pessoal,

    Seguinte estou com algumas duvidas talvez possam me ajudar bem vamos lá, estou montando um provedor de internet pra minha cidade a principio não terei muitos clientes pois a cidade tem 3000 habitantes então creio eu que terei uns 200 clientes ao total estou com dois links um de 10MB e outro de 5MB(pode ser aumentado até 50Mb) dedicados então vamos lá tentarei passar um pouco da topologia que estou pensando em usar, uma routerboar RB750G para fazer um load balance e uma RB750G para fazer controle de banda e gerenciar os clientes, usarei 4 rocket M5 com antenas setoriais na torre principal que fica no centro da cidade que vai atender mais clientes, terei outra torre mais retirada que terei uns 20 clientes pra la estou pensando em usar dois nanobridge m5 25 para fazer o ptp das duas torres que ficam a 8km de distancia uma da outra e pra distribuir o sinal para os clientes usarei um bullet 2HP com uma omni de 15dbi da aquario e nos clientes nanostation 2,4GHz e nanoloco 2,4Ghz, é por ai mesmo o caminho ou estou muito fora de algo que se possa chamar de uma estrutura descente?


    Agradeço a todos, qualquer informação adicional me perguntem, e desculpem algum erro que tenha cometido como falei estou iniciando não sou nem um expert.

  2. #2
    Avatar de Maxs França
    Ingresso
    Feb 2013
    Localização
    Santa Cruz da Vitória - Ba
    Posts
    102

    Padrão Re: Ajuda com Provedor novo

    Pode colocar seu plano em prática, esses equipamentos são bons! Mais eu só trocaria a RB 750g por uma RB2011 pra gerenciar os clientes, ctrl de banda e etc

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda com Provedor novo

    Pq usar 2.4 na outra torre? se os equipamentos que vai usar nos clientes e o mesmo preço dos 5.8 ?

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda com Provedor novo

    Para a quantidade de clientes que vc deseja atender ta tranquilo seus equipamentos. Mas como disse o colega ai, tenta usar 5.8
    preço quse igual e maior qualidade. te aconselho tbm usar airgrid em vez de nanoloco ou o proprio nanostation.
    Rb 2011 melhor opcao tbm pelo custo beneficio.

  5. #5

    Padrão Re: Ajuda com Provedor novo

    Já que tem tudo isso ai, parte agora para parte jurídica abre empresa retira seu crea da entrada na SCM e começa legalizado, a licença baixou o preço, essa desculpa que ta cara e vai começar ilegal e coisa do passado, se caso teu concorrente te denuncie o processo que você vai responder e o mesmo, sem falar na multa que vai tem que pagar.

  6. #6
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Re: Ajuda com Provedor novo

    Em partes esta tulo blz mesmo e concordo com os amigos se os clientes for mais proximos a torre e visada for 100% usaria a rede toda em 5.8 e tambem trocar a rb750 por rb2011, vai na fé amigo que no começo é assim mesmo, precisando estamos ai. Voce tem concorrente na sua cidade? quais os planos e qual o modo de autenticação voce pretende utilizar? e em qual cidade voce esta?

  7. #7

    Padrão Re: Ajuda com Provedor novo

    Caros amigos,

    Desculpas pela demora para responder, estava indo de RB750G porque vi muitos falando dela aqui no fórum, mas pelo visto vou ir de RB2011 mesmo não muda muito o preço e pelo jeito oferece mais qualidade, a questão de uma torre eu usar 2,4Ghz é que tem uns clientes tipo a 20 30 metros na torre que eu tinha pensado em usar os cpe tl wa5210g 2.4ghz da tp-link pois comprei 3 pra testar e gostei do desempenho deles, vou ver se compensa se não da problema caso de coloco tudo 5,8 e troco eles por nano, outra questão airdrid é melhor que usar nanostation ou nanostation loco?

    outra coisa os nanobridge fica de boa pra fazer ptp?
    ou é melhor bullet com antena direcional?


    Obrigado a todos por responder e me ajudar.

  8. #8

    Padrão Re: Ajuda com Provedor novo

    Citação Postado originalmente por infor3 Ver Post
    Em partes esta tulo blz mesmo e concordo com os amigos se os clientes for mais proximos a torre e visada for 100% usaria a rede toda em 5.8 e tambem trocar a rb750 por rb2011, vai na fé amigo que no começo é assim mesmo, precisando estamos ai. Voce tem concorrente na sua cidade? quais os planos e qual o modo de autenticação voce pretende utilizar? e em qual cidade voce esta?
    Oi tenho concorrentes sim, pretendo usar planos de 1,5M 2M 3M 5M, autenticação ainda não sei oque usar oque sugerem PPoE?

  9. #9

    Padrão Re: Ajuda com Provedor novo

    Concordo com os amigos, eu já partiria tudo pra 5.8 ainda mais nos planos que quer fazer, e pensando em um cash futuro o 5.8 fica bem melhor... em relação as 750g.. também trocaria pela 2011 com PPOE e a do load balance trocaria pela 450g, tive uma 750g em balance aqui, ela vai bem até uns 100 clientes depois aqui não deu muito certo já que vai comprar eu já compraria a 450g pra ter folga e não ter que reinvestir futuramente.

  10. #10
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Re: Ajuda com Provedor novo

    Citação Postado originalmente por Guilherme46664 Ver Post
    Oi tenho concorrentes sim, pretendo usar planos de 1,5M 2M 3M 5M, autenticação ainda não sei oque usar oque sugerem PPoE?
    com certeza a sua rede tem que ser em 5.8 e usar painel setorial de 17DBI da Hyperlink ou OIW como APS, e como o outro amigo disse tem que ser PPPOE acho uma conexão mais estável e mais facil de trabalhar também. voce é de qual cidade? tem um bom dinheiro para investir, tem uma medias de clientes ja? se voce não tiver experiencia com mikrotik ou em rede tenho uma boa empresa para te indicar, se tiver interesse é so flar.

  11. #11

    Padrão Re: Ajuda com Provedor novo

    Citação Postado originalmente por Gustavo Santiago Fra Ver Post
    Concordo com os amigos, eu já partiria tudo pra 5.8 ainda mais nos planos que quer fazer, e pensando em um cash futuro o 5.8 fica bem melhor... em relação as 750g.. também trocaria pela 2011 com PPOE e a do load balance trocaria pela 450g, tive uma 750g em balance aqui, ela vai bem até uns 100 clientes depois aqui não deu muito certo já que vai comprar eu já compraria a 450g pra ter folga e não ter que reinvestir futuramente.

    Beleza seguindo sugestões comprei uma RB450g e uma 2011. a rede a principio vai ser toda em 5,8Ghz só aqueles 20 clientes mesmo que vão estar em 2,4Ghz assim que motar a estrutura posto os resultados, mais alguma dica estou aberto a estudos.

  12. #12

    Padrão Re: Ajuda com Provedor novo

    Amigos estou com mais uma duvida pesquisei e não achei nada que a resolvesse,

    Seguinte estou com uma torre que não tem energia, oque farei usarei energia solar, minha duvida, na torre vai ter 2 nanobridges e 2 nanostations M5 porém olhando os POE deles e pesquisando percebi que eles são 24volts e eu gostaria de liga-los em 12volts alguém já fez isso?
    Posso fazer sem problemas?
    Ligo os nanos direto na bateria 12v, ou ligo no controlador de carga?


    desde já agradeço.

  13. #13

    Padrão Re: Ajuda com Provedor novo

    Queridos saciei minha duvida achando essa tabela http://dl.ubnt.com/UBNT-AOS_prod-specs-gen_4.pdf num tópico aqui mesmo, eles funcionam de 10,5/25volts.


    Citação Postado originalmente por Guilherme46664 Ver Post
    Amigos estou com mais uma duvida pesquisei e não achei nada que a resolvesse,

    Seguinte estou com uma torre que não tem energia, oque farei usarei energia solar, minha duvida, na torre vai ter 2 nanobridges e 2 nanostations M5 porém olhando os POE deles e pesquisando percebi que eles são 24volts e eu gostaria de liga-los em 12volts alguém já fez isso?
    Posso fazer sem problemas?
    Ligo os nanos direto na bateria 12v, ou ligo no controlador de carga?


    desde já agradeço.