+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Thumbs up Compartilhar internet ADSL. Pode ou não pode?

    Olá amigos! Gostaria de tirar algumas duvidas quanto ao link de internet para provedor.Em 1º lugar já tenho um provedor com 30mega ADSL. Mas quero regulamentar só que na minha cidade está quase impossivel conseguir link DEDICADO.


    A pergunta é a seguinte: É realmente proibido comercializar NET ADSL?
    Veja esse link: http://g1.globo.com/distrito-federal...e-justica.html


    Só é possível com link DEDICADO?ou pode ser link empresarial, corporativo, afinal tem IP FIXO.


    São estas as duvidas desculpe a pouca experiencia ainda. Obg

  2. #2

    Padrão Re: Compartilhar internet ADSL. Pode ou não pode?

    Para melhor te esclarecer só a Anatel, muitos vão te criticar, falar abobrinhas, mas a Anatel seria a melhor para tirar suas duvidas, não precisa ter medo deles, pois estão pra orientar mesmo, ligue lá abra um protocolo e peça informações...

  3. #3

    Padrão Re: Compartilhar internet ADSL. Pode ou não pode?

    Amigo, distribuir internet adsl crime nao é mais. porém vc estará sempre ''errado''.
    So tirando sua scm para estar sempre legal perante a lei.

  4. #4

    Padrão Re: Compartilhar internet ADSL. Pode ou não pode?

    Ate onde sei a fonte de onde vc tira sua água é problema seu, o que você precisa é de licença pra tirar água, o que determina se você pode ou não vender ADSL ou qualquer outro tipo é o contrato isso a tia ANA não se mete, isso porque não compete a ela, até mesmo o link dedicado se tiver no contrato que não pode revender vc não pode mas isso não da multa da tia AANA, da quebra de contrato.
    A oi não tem nada do de proibição no contrato ADSL, já agvt e expresso.

  5. #5

    Padrão Re: Compartilhar internet ADSL. Pode ou não pode?

    agvt e expresso ???

    nao entendi ??


    Citação Postado originalmente por fmcjunior Ver Post
    Ate onde sei a fonte de onde vc tira sua água é problema seu, o que você precisa é de licença pra tirar água, o que determina se você pode ou não vender ADSL ou qualquer outro tipo é o contrato isso a tia ANA não se mete, isso porque não compete a ela, até mesmo o link dedicado se tiver no contrato que não pode revender vc não pode mas isso não da multa da tia AANA, da quebra de contrato.
    A oi não tem nada do de proibição no contrato ADSL, já agvt e expresso.

  6. #6

    Padrão Re: Compartilhar internet ADSL. Pode ou não pode?

    Realmente isso vai de cada operadora, a anatel não proíbe nada referente à essa questão.

    Algumas operadoras como NET, GVT e Telefônica proibem tem no contrato a proibição de revenda da sua internet ADSL, seja ela corporativa ou residencial, porem tem outras operadoras como a Oi não existe nada no contrato que prevê essa questão, então tendo do ponto que ela não proíbe, você poderá revender sem problemas.

    Quanto às empresas que fazem essa restrição, caso você seja pego, o que vai acontecer é quebra de contrato, e eu nunca vi nenhuma operadora verificando se você revende ou não, para eles esta tudo bem, portando que você pague sua fatura lá no fim do mês, mas a anatel não se envolve.

    Agora é o seguinte, ADSL geralmente tem franquia de dados, outra questão que tem que ser analisada é a velocidade baixa de upload e o tempo para atendimento e solução em caso de problemas, por essas questões que o Link Dedicado é a melhor opção, mas no seu caso, cabe aquele velho ditado, "Quem não tem cão, caça com o gato".


    Abraços e boa sorte.

  7. #7

    Padrão Re: Compartilhar internet ADSL. Pode ou não pode?

    Citação Postado originalmente por robertopc95 Ver Post
    agvt e expresso ???

    nao entendi ??
    sim quer dizer que no contrato ela deixa bem claro que é proibida a venda, como colocar servidore web.

    ex: neste contrato tem essa clausula:

    4.3.4. Utilizar o TURBONET MAXX ou TURBONET MAXX PROFISSIONAL e os
    equipamentos colocados à sua disposição somente em um ponto de conexão,
    para os fins previstos neste contrato, sendo expressamente proibida sua
    comercialização, cessão, locação, sublocação, compartilhamento, disponibilização
    ou transferência a terceiros, sob pena de rescisão contratual e aplicação da multa
    prevista no item 11.3 deste contrato.

  8. #8

    Padrão Re: Compartilhar internet ADSL. Pode ou não pode?

    Sim é considerado CRIME, e se você for descoberto tera que paga multa ai vai depende com quantas pessoas você divide o sinal.

    Como eu sei disso, Trabalho numa empresa se internet na minha cidade aonde tem pessoas que dividem o sinal, aonde estes clientes ja receberam notificação da violação, pois neste caso a ANATEL ampara as fornecedoras de internet neste sentido.

  9. #9

    Padrão Re: Compartilhar internet ADSL. Pode ou não pode?

    Citação Postado originalmente por diegofmota Ver Post
    Sim é considerado CRIME, e se você for descoberto tera que paga multa ai vai depende com quantas pessoas você divide o sinal.

    Como eu sei disso, Trabalho numa empresa se internet na minha cidade aonde tem pessoas que dividem o sinal, aonde estes clientes ja receberam notificação da violação, pois neste caso a ANATEL ampara as fornecedoras de internet neste sentido.
    Já ouvi todo tipo de besteira, mas essa é demais, primeiro como a ANATEL vai ter o endereço dos clientes pra mandar notificação pro, segundo só falta falar que a Anatel ligou cobrando a conta que você não pagou, e tanta besteira que eu vejo nesse forum.

    A ANATEL notifica empresas que vendem adsl não por isso mas porque 90% não tem SCM e nem são empresas na maioria são gatonet.

  10. #10

    Padrão Re: Compartilhar internet ADSL. Pode ou não pode?

    Citação Postado originalmente por fmcjunior Ver Post
    Já ouvi todo tipo de besteira, mas essa é demais, primeiro como a ANATEL vai ter o endereço dos clientes pra mandar notificação pro, segundo só falta falar que a Anatel ligou cobrando a conta que você não pagou, e tanta besteira que eu vejo nesse forum.

    A ANATEL notifica empresas que vendem adsl não por isso mas porque 90% não tem SCM e nem são empresas na maioria são gatonet.

    Ela não tem endereço dos cliente mas a empresa que fornece internet para os clientes, podem notificar os cliente e nao a anatel em si

  11. #11

    Padrão Re: Compartilhar internet ADSL. Pode ou não pode?

    Citação Postado originalmente por diegofmota Ver Post
    Ela não tem endereço dos cliente mas a empresa que fornece internet para os clientes, podem notificar os cliente e nao a anatel em si
    Pera ai, deixa eu ver se eu entendi, agora não é mais a ANATEL agora é a empresa que supostamente foi multada por vender adsl(que não é crime, desde de que vc tenha scm), é quem vai notificar o cliente que ele violou (não sei o que), por usar a internet que essa mesma empresa vendeu pra ele??? O governo terceirizou notificação agora é???

    Cara vc ta falando besteira, para de querer remendar.
    Outra coisa vir aqui no forum e falar é fácil, mostra a notificação ou ao menso o numero. Conta como a anatel foi lá, isso parece a historia do cara que fechou enlace com latinha de nescau e passou 20MB full.

  12. #12

    Padrão Re: Compartilhar internet ADSL. Pode ou não pode?

    Existem algumas diferenças básicas entre quem "apenas compartilha sua internet" com "quem revende".
    1 - A começar pelos equipamentos, quem compartilha geralmente o faz puxando um misero cabo (atravessa a rua ou joga para a casa ao lado... Ou, na melhor das hipóteses, o vizinho pega diretamente pelo wireless. A distancia é limitada aos vizinhos da rua.
    Já quem revende tem equipamentos mais potentes, no minimo um Radio com uma omni em cima da casa. A distancia de atendimento pode atingir 2km ou mais.
    O primeiro caso foi considerado legal (não é crime), o segundo caso é ilegal (crime contra telecomunicação Brasileira).

    2 - Agora, vamos supor que você revende o sinal, mas tem empresa aberta, licença e tudo mais... como manda o figurino.
    Perante a Anatel, você pode usar ADSL, Dedicado ou até mesmo sinal de fumaça... não importa como chega o link para você, desde que você atenda a qualidade minima definida em regulamento.
    O problema em se usar ADSL é as regras de Contrato com a Operadora, geralmente existem clausulas que proíbe tal pratica.

    EDIT
    Para contribuir mais com o tópico: https://under-linux.org/showthread.php?t=157324

  13. #13

    Padrão Re: Compartilhar internet ADSL. Pode ou não pode?

    De acordo com a Anatel é crime, pois entendem como se você estivesse prestando um serviço, ou seja você recebe a internet e revende a outras pessoas, por mais que você apenas só compartilhe sem interesse financeiro, eles não entendem desse modo.

  14. #14

    Padrão Re: Compartilhar internet ADSL. Pode ou não pode?

    Citação Postado originalmente por renanpablo07 Ver Post
    De acordo com a Anatel é crime, pois entendem como se você estivesse prestando um serviço, ou seja você recebe a internet e revende a outras pessoas, por mais que você apenas só compartilhe sem interesse financeiro, eles não entendem desse modo.
    A justiça decidiu a poucos dias atrás que compartilhar a internet não é crime e não caracteriza venda, dito bem claro dito compartilhar, que fique bem claro, se você revende adsl sem ter scm ai sem é crime, não por causa da adsl e sim por não ter licença, este tópico já tem umas 20 opiniões, por favor parem de dar opinião e procurem fatos, não achometros isso ferra o forum.
    Falem com conhecimento de causa, por que leram a lei, porque falaram com a antel, porque leram o contrato, para de achometro caramba.

  15. #15

    Padrão

    http://www.telesintese.com.br/novas-...ueno-provedor/

    Deem uma lida no ultimo paragrafo, acho que deixa bem claro essa questão...