+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Montar rede a Cabo qual é melhor

    Sou provedor e ja comecei a alguns anos, e no fato das cidades ir crescendo para os lados, muitos clientes estão sem visada para a antena e se for criar repetidores vou ter que criar muitos, então pensei em montar uma rede cabeada, mas estou em duvida se uso UTP ou ADSL, a utp ja olhei o sistema da Volt achei interessante mais queria mesmo é a rede em ADSL, pois pelomenos o cabo tem um custo mais em conta mas não achei nada sobre como começar quais aparelhos utilizar algum consegue me da um aluz, Obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: Montar rede a Cabo qual é melhor

    da uma pesquisada aqui no forum, que tem topico sobre o adsl, e tem um bem recente sobre usar rede mista

    https://under-linux.org/showthread.php?t=172110

  3. #3

    Padrão Re: Montar rede a Cabo qual é melhor

    Sem sombra de dúvida fibra !!

    Fim da dor de cabeça !!

    Pela tecnologia, não muda muita coisa no preço final !!

  4. #4

    Padrão Re: Montar rede a Cabo qual é melhor

    Prezados,

    A tecnologia ADSL é um sistema antigo e com limitações de banda muito grande. Chegamos a instalar uma rede dentro de um condomínio para testar mais nao gostamos.
    Voce terá que comprar um concentrador adsl, um equipamento que irá concentrar todos os pontos dos cliente em par metálico. Ai ja começa o problema pois tem distancia máxima x velocidade.
    Ja no cliente voce coloca o modem adsl que dependendo do modelo da tecnologia chega no maximo a 16Mb efetivo.
    Nos vendemos os nossos equipamentos e colocamos fibra, se eu conseguir localizar os manuais eu posto aqui.
    Vale lembra que voce vai ter que chegar com par metálico dentro da casa do cliente e se voce for utilizar o telefone dele, nao recomendo, voce terá que vazer uma bridge na concentradora capturando o telefone e inserindo o sinal adsl. Nao recomendo usar nada da telefonia do cliente pois ele vai ligar para voce se qualquer coisa acontecer com o telefone.
    O sistema em si e bem simples de configurar.

  5. #5

    Padrão Re: Montar rede a Cabo qual é melhor

    Não resta dúvida que 100% fibra é top.
    Mas muitas vezes tem outros fatores a serem levados em conta num projeto.
    Talvez para alguns seja mais interessante uma rede mista, especialmente que você reportou atender a periferia da cidade.
    Olha este link e procura por PDFiber

    http://www.ccntelecom.com.br/

  6. #6

    Padrão Re: Montar rede a Cabo qual é melhor

    Citação Postado originalmente por infor3 Ver Post
    Sou provedor e ja comecei a alguns anos, e no fato das cidades ir crescendo para os lados, muitos clientes estão sem visada para a antena e se for criar repetidores vou ter que criar muitos, então pensei em montar uma rede cabeada, mas estou em duvida se uso UTP ou ADSL, a utp ja olhei o sistema da Volt achei interessante mais queria mesmo é a rede em ADSL, pois pelomenos o cabo tem um custo mais em conta mas não achei nada sobre como começar quais aparelhos utilizar algum consegue me da um aluz, Obrigado.


    Aki onde trabalho temos uma rede ibrida ..tambem tanto UPT, quanto Fibra.. ..fibra em ponto a ponto. e utp em no cliente final..Agora vamos montar 1 piloto com o PAC pon da www.verticalsimples.com.br...eles tambem podem lhe passar mais detalhes...

  7. #7
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Re: Montar rede a Cabo qual é melhor

    Fico com medo pois não tenho muito para investir e não quero arriscar demais, pois muitos falam que é muito caro para montar um sistema em fibra optica e a rede hibrida ja é uma boa para começar, estou pensando em começar com rede utp da volt, mais vou continuar acompanhando as respostas, obrigado a todos

  8. #8

    Padrão Re: Montar rede a Cabo qual é melhor

    Citação Postado originalmente por olivionet Ver Post
    Sem sombra de dúvida fibra !!

    Fim da dor de cabeça !!

    Pela tecnologia, não muda muita coisa no preço final !!
    Nosso amigo acima falou tudo. FTTH é o futuro dos provedores, se vc não fizer seu concorrente vai fazer e vc vai perder espaço.

    O problema que vejo na rede UTP é que vc vai trabalhar com rede ativa, no caso da fibra terá um equipamento ativo na empresa e outro no cliente. Durante todo seu trajeto sua rede não será energizada.

    Acho que a uns 5 anos eu te aconselharia a optar por ADSL, mais hoje além dos custos envolvidos nas redes FTTH ter caído muito, ainda tem muitas linhas de crédito para incentivo a estes projetos.

    Da uma pesquisada sobre o assunto, veja como funciona, se possível faça algum curso nas empresas que vendem equipamentos para esta tecnologia (WDC Networks trabalha com FiberHome e oferece cursos, CiaNet também vende equipamentos e oferece curso, assim como a Parks).

    Posso garantir que este é um investimento em uma tecnologia que não cairá em desuso tão cedo.

  9. #9

    Padrão Re: Montar rede a Cabo qual é melhor

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Não resta dúvida que 100% fibra é top.
    Mas muitas vezes tem outros fatores a serem levados em conta num projeto.
    Talvez para alguns seja mais interessante uma rede mista, especialmente que você reportou atender a periferia da cidade.
    Olha este link e procura por PDFiber

    http://www.ccntelecom.com.br/
    Não entendí. É uma ONU com Switch acoplado?

    Se entendi direito vou precisar colocar na caixa juntamente com este equipamento uma ONU (modelo indoor convencional)?

    Acho que estou usando uma solução mais simples e econômica.

  10. #10

    Padrão Re: Montar rede a Cabo qual é melhor

    Citação Postado originalmente por marcioelias Ver Post
    Não entendí. É uma ONU com Switch acoplado?

    Se entendi direito vou precisar colocar na caixa juntamente com este equipamento uma ONU (modelo indoor convencional)?

    Acho que estou usando uma solução mais simples e econômica.
    Ao abrir a fibra, vai para uma ONU ou então um conversor de mídia. Neste último caso não usaria OLT, mas também um conversor de midia lá no início.
    Da ONU ou conversor vai para o SW e deste vai para o PDFiber. A função deste é gerenciar a energia que vem da casa do cliente.
    Cada PDFiber tem um custo de cerca de 200 reais. A fonte 55V 1A é R$ 45,00 e vai uma em cada cliente.
    Tem mais o custo da ONU ou do conversor e do SW. Só que no caso de cascatear vai um só SW para todo o segmento utp, o que facilita a utilização de um SW gerenciável pela economia no investimento de SWs.
    Todos os PD Fiber cascateados não precisa SW.

    Como você está fazendo para uma rede mista?

  11. #11

    Padrão Re: Montar rede a Cabo qual é melhor

    Veja com a Linkteck, ela tem um projeto pronto em funcionamento, é híbrido, fibra e metálico. Se precisar de alternativas de cabo UTP, eu represento a MPT,temos hoje 11 diferentes tipos de cabos UTP para qualquer tipo de instalação.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Ao abrir a fibra, vai para uma ONU ou então um conversor de mídia. Neste último caso não usaria OLT, mas também um conversor de midia lá no início.
    Da ONU ou conversor vai para o SW e deste vai para o PDFiber. A função deste é gerenciar a energia que vem da casa do cliente.
    Cada PDFiber tem um custo de cerca de 200 reais. A fonte 55V 1A é R$ 45,00 e vai uma em cada cliente.
    Tem mais o custo da ONU ou do conversor e do SW. Só que no caso de cascatear vai um só SW para todo o segmento utp, o que facilita a utilização de um SW gerenciável pela economia no investimento de SWs.
    Todos os PD Fiber cascateados não precisa SW.

    Como você está fazendo para uma rede mista?
    Cara eu estou usando outro equipamento. Olha só, uma ONU está custando por volta de 250,00, mais um switch PoE por baixo 60,00 e mais este equipamento de 200, já da 510,00.

    Eu uso outro equipamento que é uma ONU com 8 portas RJ-45 para clientes que tem PoE Reverso em todas, pronto somente com este equipamento faço tudo. Nesta outra solução preciso de 3 equipamentos, meu deus colocar isso tudo em uma caixa, mais 1 ou 2 splitters mais fusões, tem que ser um rack no poste rsrs.

    Uso conversores de midia somente para ptp em fibra que temos com alguns prédios e bases, a rede para clientes em geral estamos usando OLT, por isso preciso da ONU.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Ao abrir a fibra, vai para uma ONU ou então um conversor de mídia. Neste último caso não usaria OLT, mas também um conversor de midia lá no início.
    Da ONU ou conversor vai para o SW e deste vai para o PDFiber. A função deste é gerenciar a energia que vem da casa do cliente.
    Cada PDFiber tem um custo de cerca de 200 reais. A fonte 55V 1A é R$ 45,00 e vai uma em cada cliente.
    Tem mais o custo da ONU ou do conversor e do SW. Só que no caso de cascatear vai um só SW para todo o segmento utp, o que facilita a utilização de um SW gerenciável pela economia no investimento de SWs.
    Todos os PD Fiber cascateados não precisa SW.

    Como você está fazendo para uma rede mista?

    Não amigo vc entendeu errado, em cada pd fiber vai um switch, vai apenas uma onu onde chega a fibra. a desse vc pode cascatear no maximo mais 2 ou 3 switchs (pdfiber sem onu).
    O switch é preciso pois ele é parte da ultima milha.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcioelias Ver Post
    Cara eu estou usando outro equipamento. Olha só, uma ONU está custando por volta de 250,00, mais um switch PoE por baixo 60,00 e mais este equipamento de 200, já da 510,00.

    Eu uso outro equipamento que é uma ONU com 8 portas RJ-45 para clientes que tem PoE Reverso em todas, pronto somente com este equipamento faço tudo. Nesta outra solução preciso de 3 equipamentos, meu deus colocar isso tudo em uma caixa, mais 1 ou 2 splitters mais fusões, tem que ser um rack no poste rsrs.

    Uso conversores de midia somente para ptp em fibra que temos com alguns prédios e bases, a rede para clientes em geral estamos usando OLT, por isso preciso da ONU.

    Ola Marcio passa mais informações sobre essa onu que vc usa, quanto custa, quem vende, qual olt é compativel com ela.
    Fiquei interessado pois essa semana como eu disse ao 1929, tive um prejuiso enorme com descarga eletrica, perdi 1 rb 1100, uma fonte VT800 da volt, 12 switchs com vlan ja confirmados, ainda tem mais para conferir, e em outro local, queimou mais uma fonte nobreak da volt de 12v 7A ou 8A.

    Obs. rede utp funciona, mas o x da questão é como proteger essa rede dos raios e descargas.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por edmarmega Ver Post
    Não amigo vc entendeu errado, em cada pd fiber vai um switch, vai apenas uma onu onde chega a fibra. a desse vc pode cascatear no maximo mais 2 ou 3 switchs (pdfiber sem onu).
    O switch é preciso pois ele é parte da ultima milha.
    Não é o que mostra no manual, mais mesmo assim, mesmo que seja somente a ONU, ainda não é a melhor opção pra mim.

  16. #16
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão

    Estava pensando aqui comigo não sei se pode ser feito, colocar uma rb2011ils-in com entrada para fibra e voce tem tambem 10 portas e melhor gerenciamento, não sei se pode ser usado para cascatear, isso seria uma boa ideia?

  17. #17

    Padrão

    Apesar do desenho ilustrar que não precisa um SW em cada PDFiber, eu contatei o fabricante e ele confirmou que precisa um SW em cada PDFiber. E isso vai aumentar custos.

    Marcio, esta solução que você citou é da Fitnetworks não? Eles tem uma ONU com estas características que segundo eles daria para cascatear até 10 SW.
    Ficaria sim com o custo mais baixo. A ONU deles é cerca de 550,00 mas depois no cascateamento o custo é só de SW.

  18. #18
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Apesar do desenho ilustrar que não precisa um SW em cada PDFiber, eu contatei o fabricante e ele confirmou que precisa um SW em cada PDFiber. E isso vai aumentar custos.

    Marcio, esta solução que você citou é da Fitnetworks não? Eles tem uma ONU com estas características que segundo eles daria para cascatear até 10 SW.
    Ficaria sim com o custo mais baixo. A ONU deles é cerca de 550,00 mas depois no cascateamento o custo é só de SW.
    Estava pensando aqui comigo não sei se pode ser feito, colocar uma rb2011ils-in com entrada para fibra e voce tem tambem 10 portas e melhor gerenciamento, não sei se pode ser usado para cascatear, isso seria uma boa ideia?

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Apesar do desenho ilustrar que não precisa um SW em cada PDFiber, eu contatei o fabricante e ele confirmou que precisa um SW em cada PDFiber. E isso vai aumentar custos.

    Marcio, esta solução que você citou é da Fitnetworks não? Eles tem uma ONU com estas características que segundo eles daria para cascatear até 10 SW.
    Ficaria sim com o custo mais baixo. A ONU deles é cerca de 550,00 mas depois no cascateamento o custo é só de SW.
    Sim, essa mesmo, ótimo equipamento. Mais estamos nos limitando a no máximo um nível de Switch. Estávamos com projeto para usar no mínimo 36 portas de OLT, ou seja, 3 cabos 12FO saindo da empresa e se ramificando, uma infinidade de Splitters e muitas, mais muitas ONUs indoor para clientes mesmo. Agora vamos atender a cidade com 12 portas de OLT, 1 único Cabo 12FO saindo da empresa e se ramificando. E o equipamento é muito estável e se integra muito bem com OLT FD2000S.