+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Extender rede ponto a ponto, Via enlace de rádio.

    Olá pessoal!

    Sou novo aqui no fórum e pelo que pesquisei não achei nada especifico que sanasse a minha duvida então peço a ajuda e compreensão de vocês.

    É o seguinte na empresa em que trabalho temos duas redes, sendo uma corporativa e uma visitantes. A visitantes passa pelos prédios (T.I, Administrativo, Manutenção e Controle) via fibra ótica. E a rede corporativa Sai do prédio de T.I para o Prédio de Controle via cabo lan que repassa para o prédio da manutenção também via cabo lan. Ok ate aqui acho que deu pra entender, porem agora começa o dilema... Os Prédios( Administrativo, Implantação 1, Implantação 2 e Portaria 2) recebem a rede corporativa via enlaces de radio a bagunça é mais ou menos assim.

    Prédio de T.I (Nanobrige)- envia sinal para o prédio Administrativo

    Prédio Administrativo (Nanobridge) - recebe o sinal do prédio de t.i., conecta ao switch corp, distribui para os usuários locais, e reenvia sinal para os prédios (Implantação 1(AirGrid), (Implantação 2(NanostationM5) e (Portaria 2(Nanobrige). Vale ressaltar a quantidade de usuários média por prédio, Administrativo (60 Usuários),Implantação 1 (24Usuários), Implantação 2 (24Usuários) e Portaria 2 (2Usuários) somando 110 usuários.
    A duvida é o seguinte será que eu poderia utilizar apenas o rádio do prédio de t.i. para fazer enlace direto com os demais prédios ao invés de o prédio de t.i. fazer enlace com o prédio administrativo que por sua vez recebe o sinal e refaz os enlaces com os prédios (Implantação1, Implantação2 e Portaria 2) utilizando 1 antena para cada enlace.

    Resumindo oque eu quero é que todos os demais prédios se conectem direto ao enlace do prédio de t.i. ou seja 4 estações conectadas a 1 servidor, pois sei que a rede está bastante bagunçada assumi a função de suporte local somente a 3 meses e encontrei essa grande bagunça e queria dar uma melhorada em tudo isso, lembrando não me perguntem o porque não montaram a rede toda via fibra ótica pois ate eu me assustei , a caca já está feita e seria inviável refazer toda a rede segundo o gerente de t.i.


    Agradeço a atenção de vocês e desculpem se não soube me expressar corretamente.

  2. #2
    Avatar de shuttner
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Boa Vista - Roraima
    Posts
    257
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    se os outros prédios tiverem visada para o de TI pode ligar por rádio sem problema.
    mas tem que verificar se com apenas um rádio no prédio de TI vai suportar o tráfego dos outros prédios, pode ser necessário colocar um rádio no prédio de TI para cada prédio.

  3. #3
    Suporte em Redes Avatar de wdnc5
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    LUZIANIA GO
    Posts
    555

    Padrão

    Citação Postado originalmente por paulo.tavares Ver Post
    Olá pessoal!

    Sou novo aqui no fórum e pelo que pesquisei não achei nada especifico que sanasse a minha duvida então peço a ajuda e compreensão de vocês.

    É o seguinte na empresa em que trabalho temos duas redes, sendo uma corporativa e uma visitantes. A visitantes passa pelos prédios (T.I, Administrativo, Manutenção e Controle) via fibra ótica. E a rede corporativa Sai do prédio de T.I para o Prédio de Controle via cabo lan que repassa para o prédio da manutenção também via cabo lan. Ok ate aqui acho que deu pra entender, porem agora começa o dilema... Os Prédios( Administrativo, Implantação 1, Implantação 2 e Portaria 2) recebem a rede corporativa via enlaces de radio a bagunça é mais ou menos assim.

    Prédio de T.I (Nanobrige)- envia sinal para o prédio Administrativo

    Prédio Administrativo (Nanobridge) - recebe o sinal do prédio de t.i., conecta ao switch corp, distribui para os usuários locais, e reenvia sinal para os prédios (Implantação 1(AirGrid), (Implantação 2(NanostationM5) e (Portaria 2(Nanobrige). Vale ressaltar a quantidade de usuários média por prédio, Administrativo (60 Usuários),Implantação 1 (24Usuários), Implantação 2 (24Usuários) e Portaria 2 (2Usuários) somando 110 usuários.
    A duvida é o seguinte será que eu poderia utilizar apenas o rádio do prédio de t.i. para fazer enlace direto com os demais prédios ao invés de o prédio de t.i. fazer enlace com o prédio administrativo que por sua vez recebe o sinal e refaz os enlaces com os prédios (Implantação1, Implantação2 e Portaria 2) utilizando 1 antena para cada enlace.

    Resumindo oque eu quero é que todos os demais prédios se conectem direto ao enlace do prédio de t.i. ou seja 4 estações conectadas a 1 servidor, pois sei que a rede está bastante bagunçada assumi a função de suporte local somente a 3 meses e encontrei essa grande bagunça e queria dar uma melhorada em tudo isso, lembrando não me perguntem o porque não montaram a rede toda via fibra ótica pois ate eu me assustei , a caca já está feita e seria inviável refazer toda a rede segundo o gerente de t.i.


    Agradeço a atenção de vocês e desculpem se não soube me expressar corretamente.
    Se os demais prédios tiver visada para o da TI poderá conectar sem problemas, lembrando que o grau de abertura do nano bridge talvez não vai dar pra conectar todos os equipamentos, suponho que tenha um trafego alto nesta rede e te garanto que não vai ficar legal com apenas um AP mandando sinal ainda mais se for nano bridge, procure dividir bem cada prédio em um determinado AP, recomendo pelo menos 2 ou 3 equipamentos fazendo a função de AP no prédio de TI, dependendo do cenário eu iria somente de mikrotik Ex. (SXT) com OSPF pois teria redundância entre todos os prédios em caso de falha de algum equipamento assim não afetaria todos os setores em caso de falha.

    precisando de ajuda é só postar as duvidas ou entrar em contato.

    abraços...

  4. #4

    Padrão

    Amigo, aconselho entrar em contato com a empresa Zimitti Telecom. Eles tem qualquer solução para rede wireless e podem lhe ajudar. www.zimitti.com.br

  5. #5
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão

    Boa noite,

    Se entendi bem os prédios já são interligados por fibra? Ai você tem outra rede wireless também? Caso seja assim, podemos usar VLANs para separar as redes e usar tudo na fibra.

    Caso não seja, e quiseres fazer um esboço dos prédios com as distâncias entre eles, posso projetar um rede em fibra, talvez até com redundância STP dependendo da topolgia. Hoje em dia não está muito caro fazer projetos com fibra.

    Att