Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Monitoramento de Links e Routers (MRTG??)

    Seguinte pessoal, gostaria de montar uma visão geral da minha rede, incluindo os routers com suas ligações, e disponibilidades.

    O pessoal da RNP faz exatamente o que pretendo fazer aqui: http://www.rnp.br/ceo/trafego/panorama.php

    Alguém tem alguma ideia de o que eles usaram pra montar isso? Será que desenvolveram isso usando MRTG?

    Pesquisei na net e não cheguei muito longe, como sei que aqui tem muitos colegas de ISPs, pensei em perguntar aqui no fórum.

  2. #2
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão

    Boa tarde,

    O cacti[1] com plugin weathermap[2] consegue fazer isso, via SNMP.

    [1] http://cacti.net/
    [2] http://docs.cacti.net/userplugin:weathermap#weathermap

    Abraço

  3. #3

    Padrão

    Bah, já tenho o cacti instalado e monitorando minha rede a muito tempo, mais não conhecia esse plugin. Muito obrigado pela dica gamineiro, era tudo que precisava.

  4. #4
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão

    Boa sorte com os testes. Abraço

  5. #5

    Padrão

    Show de bola cara... já tenho 8 links no mapa. Muito bom mesmo. Obrigado mais uma vez pela dica.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcioelias Ver Post
    Show de bola cara... já tenho 8 links no mapa. Muito bom mesmo. Obrigado mais uma vez pela dica.
    Deu certo ai? posta a sua imagem para nos.

  7. #7

    Padrão

    Também estou usando weathermaps.
    Funciona muito bem.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por biohazzard Ver Post
    Deu certo ai? posta a sua imagem para nos.
    Opa agora que vi, ainda não fiz a rede toda, mais estou no caminho. Mais uma vez obrigado pela dica.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2014-04-28_231936.jpg
Visualizações:	247
Tamanho: 	24,5 KB
ID:      	51505

  9. #9

    Padrão

    Tirei algumas coisas que não posso mostrar..
    Mas segue abaixo o resultado..

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         weather.jpg
Visualizações:	172
Tamanho: 	20,0 KB
ID:      	51506

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcioelias Ver Post
    Show de bola cara... já tenho 8 links no mapa. Muito bom mesmo. Obrigado mais uma vez pela dica.

    Olá amigo poderia passar umas dicas de como instalar os plugins, tenho o Cacti instalado mais sem esses plugins.

    att

    Duh

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por duh182 Ver Post
    Olá amigo poderia passar umas dicas de como instalar os plugins, tenho o Cacti instalado mais sem esses plugins.

    att

    Duh

    Bom, eu basicamente segui a receita de bolo fornecida pela documentação do próprio plugin.

    • Descompactei o pacote do plugin na pasta de plugins do meu cacti (no meu caso usando FreeBSD é: /usr/local/share/cacti/plugins).
    • Dei as permissões para o usuário que roda o Cacti (no caso o usuário que roda o Apache)
    • E instalei o plugin pela tela de gerenciamento de plugins do próprio cacti.


    Feito isso, usando o exemplo de configuração (simple.conf) e a documentação das opções no site do plugin, criei meu mapa como eu queria.

    Achei muito simples, qualquer dúvida poste ai que ajudo no possível.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcioelias Ver Post
    Bom, eu basicamente segui a receita de bolo fornecida pela documentação do próprio plugin.

    • Descompactei o pacote do plugin na pasta de plugins do meu cacti (no meu caso usando FreeBSD é: /usr/local/share/cacti/plugins).
    • Dei as permissões para o usuário que roda o Cacti (no caso o usuário que roda o Apache)
    • E instalei o plugin pela tela de gerenciamento de plugins do próprio cacti.


    Feito isso, usando o exemplo de configuração (simple.conf) e a documentação das opções no site do plugin, criei meu mapa como eu queria.

    Achei muito simples, qualquer dúvida poste ai que ajudo no possível.
    Vou instalar no ubuntu o que você acha ?

    No mais tudo blza... valeu qualquer coisa eu posto aqui as dificuldades...

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por duh182 Ver Post
    Vou instalar no ubuntu o que você acha ?

    No mais tudo blza... valeu qualquer coisa eu posto aqui as dificuldades...
    Cacti é Cacti em qualquer plataforma *nix, teoricamente mudaria somente paths, ou algum outro detalhe, mais teria que funcionar.

  14. #14

    Padrão

    Fiz algumas modificações no layout..
    ficou assim:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         weather_novo.jpg
Visualizações:	136
Tamanho: 	18,3 KB
ID:      	51521

    Att.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcioelias Ver Post
    Cacti é Cacti em qualquer plataforma *nix, teoricamente mudaria somente paths, ou algum outro detalhe, mais teria que funcionar.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         adr.jpg
Visualizações:	151
Tamanho: 	35,2 KB
ID:      	51531Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ss.jpg
Visualizações:	161
Tamanho: 	50,5 KB
ID:      	51534Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ff.jpg
Visualizações:	165
Tamanho: 	46,5 KB
ID:      	51533Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         aa.jpg
Visualizações:	148
Tamanho: 	34,4 KB
ID:      	51530Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         dd.jpg
Visualizações:	184
Tamanho: 	28,2 KB
ID:      	51532


    instalei tudo blza, o plugin Monitor, Cycle, Mikrotik, também o Weathermap mais não funcionou foi em Editor e a tela fica em branco, não aparace nada.... pelo visto deve esta faltando alguma configuração.... alguém tem algum tuto ai somente desse plugins para rodar...
    Última edição por duh182; 30-04-2014 às 21:38.

  16. #16

    Padrão

    O sistemas que eles usam pelo que vi no codigo de fonte é esse confere
    http://www.network-weathermap.com/

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por duh182 Ver Post
    instalei tudo blza, o plugin Monitor, Cycle, Mikrotik, também o Weathermap mais não funcionou foi em Editor e a tela fica em branco, não aparace nada.... pelo visto deve esta faltando alguma configuração.... alguém tem algum tuto ai somente desse plugins para rodar...
    Opa desculpe a demora na resposta, mais andei meio afastado do fórum... pelo que ví sua instalação do PHP não está com a biblioteca GD, ela é usada para geração das imagens... seu cacti já está funcionando?

    Sobre essa tela Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         dd.jpg
Visualizações:	184
Tamanho: 	28,2 KB
ID:      	51532, clique no link "Add" no canto superior direito para adicionar os mapas, por padrão já vem o simple.conf.

    Sobre o editor (que acho que vc nem abriu, ou pelo menos não postou a tela) o meu abriu normalmente, mais não consegui usar, ai olhei o arquivo simple.conf, e me dei conta que a configuração é tão simples que nem me dei ao trabalho de tentar fazer funcionar o editor, até por que esta é uma configuração que não se altera todos os dias.

    Minha dica é, coloque primeiro o Cacti para funcionar somente com a instalação Default, fazendo os gráficos usando SNMP e quando estiver tudo certo, parta para a instalação dos plugins. Esse foi o meu caso.

    - - - Atualizado - - -

    Citação Postado originalmente por netline Ver Post
    O sistemas que eles usam pelo que vi no codigo de fonte é esse confere
    http://www.network-weathermap.com/

    Exatamente.

  18. #18

    Padrão

    Vou está instalando hoje tudo do zero... blza...





    Citação Postado originalmente por marcioelias Ver Post
    Opa desculpe a demora na resposta, mais andei meio afastado do fórum... pelo que ví sua instalação do PHP não está com a biblioteca GD, ela é usada para geração das imagens... seu cacti já está funcionando?

    Sobre essa tela Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         dd.jpg
Visualizações:	184
Tamanho: 	28,2 KB
ID:      	51532, clique no link "Add" no canto superior direito para adicionar os mapas, por padrão já vem o simple.conf.

    Sobre o editor (que acho que vc nem abriu, ou pelo menos não postou a tela) o meu abriu normalmente, mais não consegui usar, ai olhei o arquivo simple.conf, e me dei conta que a configuração é tão simples que nem me dei ao trabalho de tentar fazer funcionar o editor, até por que esta é uma configuração que não se altera todos os dias.

    Minha dica é, coloque primeiro o Cacti para funcionar somente com a instalação Default, fazendo os gráficos usando SNMP e quando estiver tudo certo, parta para a instalação dos plugins. Esse foi o meu caso.

    - - - Atualizado - - -




    Exatamente.

  19. #19

    Padrão

    qual o tamanho do cacti e ond consigo baixar?

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por duh182 Ver Post
    Vou está instalando hoje tudo do zero... blza...


    Meu rei as pendencia do GD eu instalei com com o comando php5-gd.
    Agora to com essa mensagem no editor...
    (The map config directory is not writable by the web server user. You will not be able to edit any files until this is corrected. [WMEDIT01]<p> )
    -----
    (O diretório de configuração do mapa não é gravável pelo usuário do servidor web. Você não será capaz de editar qualquer arquivo até que isso seja corrigido. [WMEDIT01] <p> )

    Com isso dei um nome ao mapa, mais não to podendo salvar nem uma alteração.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         foto aa.jpg
Visualizações:	201
Tamanho: 	12,8 KB
ID:      	51613Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         foto ff.jpg
Visualizações:	191
Tamanho: 	14,7 KB
ID:      	51614Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         foto gg.jpg
Visualizações:	192
Tamanho: 	13,4 KB
ID:      	51615Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         fotorr.jpg
Visualizações:	295
Tamanho: 	29,4 KB
ID:      	51616