Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão

    Se não tem 50mil pra gastar, use 8 RBs BOAS (4 de cada lado) e antenas blindadas. E use load balance nos dois lados.

  2. #22

    Padrão

    Citação Postado originalmente por surfinhu Ver Post
    Se não tem 50mil pra gastar, use 8 RBs BOAS (4 de cada lado) e antenas blindadas. E use load balance nos dois lados.
    Blz, esta solução gambi, não é valida quando si trata de banco de dados, perde-se em performasse, a melhor solução aqui é uma fibra, mas como não tem como passar fibra, temos que usar rádios, que de conta trafegar 400Mb ou mais de informação, e sem duvidas o Aifiber é uma solução a ser analisada, avaliada.

  3. #23

    Padrão

    Citação Postado originalmente por biohazzard Ver Post
    Blz, esta solução gambi, não é valida quando si trata de banco de dados, perde-se em performasse, a melhor solução aqui é uma fibra, mas como não tem como passar fibra, temos que usar rádios, que de conta trafegar 400Mb ou mais de informação, e sem duvidas o Aifiber é uma solução a ser analisada, avaliada.
    eu diria que seria uma solução a ser analisada se fosse permitido (aqui no Brasil) o uso dele acima de 1km.
    Mas, infelizmente, com o atual regulamento de radiação restrita, não se consegue usa-lo com qualidade nem em 1km.

    Logo, voce vai gastar 10 mil no par do Airfiber e ter que escolher:
    - usar dentro do permitido pela Anatel (o qual não consegue fechar 1km com qualidade) e não correr o risco de ter o equipamento lacrado.
    OU
    - usar fora do permitido pela Anatel (fechando assim distancia maiores), mas correr o risco de ter o equipamento lacrado e ainda receber um belo PADO.

  4. #24

    Padrão

    Citação Postado originalmente por AndrioPJ Ver Post
    eu diria que seria uma solução a ser analisada se fosse permitido (aqui no Brasil) o uso dele acima de 1km.
    Mas, infelizmente, com o atual regulamento de radiação restrita, não se consegue usa-lo com qualidade nem em 1km.

    Logo, voce vai gastar 10 mil no par do Airfiber e ter que escolher:
    - usar dentro do permitido pela Anatel (o qual não consegue fechar 1km com qualidade) e não correr o risco de ter o equipamento lacrado.
    OU
    - usar fora do permitido pela Anatel (fechando assim distancia maiores), mas correr o risco de ter o equipamento lacrado e ainda receber um belo PADO.
    Ta ai uma coisa que eu queria saber a tempo e não fui atrás. Como está a freqüência de 24Ghz, não precisa de licenciamento pela anatel não? E o AirFiber5, 100+ Km 1Gbps, deve ter uma impressorinha de dinheiro tmb, ou uma máquina de cafezinho kkkkkk.

    Esse sim estou muito curioso pra por as mãos. Tenho um enlace pra fazer no segundo semestre de 85KM, tenho 2 pares de rádios licenciados da AsGa pra fazer 2 enlaces e alcançar esta distância, mais vou precisar de backup, e de certeza vou tentar um par desse novo AirFiber, primeiro a torre mais próxima, se ver que funciona bem, vou esticar ele nos 85KM e ver se rola. Ambos os pontos ficam em morros de altitude elevada e pelo que pude ver não tem nenhum obstáculo de relevo entre os pontos.

  5. #25

    Padrão

    Bom dia amigos!!!
    encontrei no site do vendedor que me forneceu o airfiber a homologação do mesmo, gostaria de saber por que tanto se fala de produto não licenciado.
    amanha farei um curso de provedor com o Zé Alves e provavelmente na quinta ou na sexta fecho o enlace com a airfiber e volto a dar um feedback aqui para os amigos,

    obrigado pelas respostas!!!!!

    - - - Atualizado - - -

    esqueci de colocar o anexo!!!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         homologação airfiber.jpg
Visualizações:	184
Tamanho: 	81,5 KB
ID:      	51635  

  6. #26
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gleidson Ver Post
    Bom dia amigos!!!

    gostaria da opinião do pessoal sobre a melhor forma de realizar o alinhamento da airfiber o enlace é em torno de 2200 metros, um lado esta um pouco mais alto que outro ainda não sei precisar a altura, visada livre.

    é possível fazer o alinhamento através de GPS?
    não sou provedor, apenas link particular para a empresa onde trabalho.

    Obrigado.

    Alinhamento de AIRFIBER eu faço com equipamento (monóculo +laser) no qual fica 100% alinhado.
    Se precisar de ajuda é só ligar.
    Abraço.

  7. #27

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcioelias Ver Post
    Ta ai uma coisa que eu queria saber a tempo e não fui atrás. Como está a freqüência de 24Ghz, não precisa de licenciamento pela anatel não? E o AirFiber5, 100+ Km 1Gbps, deve ter uma impressorinha de dinheiro tmb, ou uma máquina de cafezinho kkkkkk.
    Assim como na faixa 900 mhz, 2.4 ghz , 5.4 ghz e 5.8 ghz...... o 24Ghz opera em caráter secundário.
    Seu uso é livre, isso é não precisa de licenciamento do canal na anatel.
    Mas não quer dizer que não existam regras, como limite de potencia.

    Assim como o 2.4 (2.400-2.483) possui limite de potencia (eirp) de 400mW (24dBm) em cidades com mais de 500 mil habitantes.

    -- o 5.4 (5.475-5.725) possui limite de potencia (eirp) de 500mW (27dBm) se o equipamento não possuir ATPC (mikrotik, ubiquiti), e 1W (30dBm) se possuir ATPC (Intelbras).

    -- o 5.8 (5.725-5.850) também possui limite de potencia (eirp) de 4W (36dBm) para Multi-ponto.
    Já em ponto a ponto, pode-se usar antena de qualquer ganho, desde que seja respeitada a potencia do transmissor em 1W.

    -- em 24Ghz, como ele não possui um tópico só dele, deve ser seguido o que está escrito na tabela III do Art.09 do Regulamento sobre Equipamentos de Radiocomunicação de Radiação Restrita.
    Ele está medido em microvolt por metro, o qual, fazendo a conversão, representa um EIRP aproximado de 13dBm.
    Ai já viu né... com essa potencia não se consegue nem 500m com qualidade.


    PS: não confunda uso livre com qualquer pessoa pode usar... só poderá usar os canais de radiofreqüência, se possuir autorização da Anatel para prestar serviço.

    PS2: quem não sabe o que é EIRP ou como calcular, dê uma olhada: https://under-linux.org/entry.php?b=1384

    PS3: o Regulamento sobre Equipamentos de Radiocomunicação de Radiação Restrita pode ser lido no seguinte link:
    http://legislacao.anatel.gov.br/reso...-resolucao-506

    as obrigações e limites das faixas 902-907,5 MHz, 915-928 MHz, 2.400-2.483,5 MHz, 5.150-5.350 MHz, 5.470-5.725 MHz e 5.725-5.850 MHz, podem ser lidas a partir do Art 39 ao 50

  8. #28

    Padrão

    Citação Postado originalmente por AndrioPJ Ver Post
    Assim como na faixa 900 mhz, 2.4 ghz , 5.4 ghz e 5.8 ghz...... o 24Ghz opera em caráter secundário.
    Seu uso é livre, isso é não precisa de licenciamento do canal na anatel.
    Mas não quer dizer que não existam regras, como limite de potencia.

    Assim como o 2.4 (2.400-2.483) possui limite de potencia (eirp) de 400mW (24dBm) em cidades com mais de 500 mil habitantes.

    -- o 5.4 (5.475-5.725) possui limite de potencia (eirp) de 500mW (27dBm) se o equipamento não possuir ATPC (mikrotik, ubiquiti), e 1W (30dBm) se possuir ATPC (Intelbras).

    -- o 5.8 (5.725-5.850) também possui limite de potencia (eirp) de 4W (36dBm) para Multi-ponto.
    Já em ponto a ponto, pode-se usar antena de qualquer ganho, desde que seja respeitada a potencia do transmissor em 1W.

    -- em 24Ghz, como ele não possui um tópico só dele, deve ser seguido o que está escrito na tabela III do Art.09 do Regulamento sobre Equipamentos de Radiocomunicação de Radiação Restrita.
    Ele está medido em microvolt por metro, o qual, fazendo a conversão, representa um EIRP aproximado de 13dBm.
    Ai já viu né... com essa potencia não se consegue nem 500m com qualidade.


    PS: não confunda uso livre com qualquer pessoa pode usar... só poderá usar os canais de radiofreqüência, se possuir autorização da Anatel para prestar serviço.

    PS2: quem não sabe o que é EIRP ou como calcular, dê uma olhada: https://under-linux.org/entry.php?b=1384

    PS3: o Regulamento sobre Equipamentos de Radiocomunicação de Radiação Restrita pode ser lido no seguinte link:
    http://legislacao.anatel.gov.br/reso...-resolucao-506

    as obrigações e limites das faixas 902-907,5 MHz, 915-928 MHz, 2.400-2.483,5 MHz, 5.150-5.350 MHz, 5.470-5.725 MHz e 5.725-5.850 MHz, podem ser lidas a partir do Art 39 ao 50
    Bom deixa eu ver, a dúvida sobre isso agora é: Nada, vc foi muito feliz e completo na resposta, obrigado. Quando a PS(1), sim entendo, é que como temos SCM e portanto liberação para operar estas radio-frequências, quando digo livre, entendo que é livre de licenciamento.

    Mais uma vez, muito obrigado pelas informações.

  9. #29

    Padrão

    Bom dia amigos!!!

    depois de muito tempo pesquisando, realizar um treinamento com o zé Alves, realizei o alinhamento da airfiber.
    demorei cerca de umas 3 hr para realizar o alinhamento, mais até que foi fácil, pela as condições de trabalho.
    de um lado na torre ficou dois técnico um subido na torre fazendo o ajuste de azimute e de elevação e um no chão, no meu caso em cima da laje, a base da torre é em cima da laje, com o notebook analisando o sinal, na outra ponta é um poste e la com caminhão munk com cesto de elevação subiu eu e mais um, enquanto o outro ajustava o radio eu analisava o sinal, estava com celular com fone de ouvido falando direto com o cara que estava na outra ponta com o notebook, ele repassava as instruções para o que estava na torre para ajustar o equipamento.
    segue em anexo imagem da tela do airfiber.

    obrigado a todos que responderam este tópico e de alguma forma me ajudou, valeu muito a experiencia pela primeira vez, mais para a frente a empresa ainda vai instalar mais 3 pares de air fiber, obrigado a todos.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         airfiber.png
Visualizações:	536
Tamanho: 	132,5 KB
ID:      	52001

  10. #30

    Padrão Re: alinhamento airfiber

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Alinhamento de AIRFIBER eu faço com equipamento (monóculo +laser) no qual fica 100% alinhado.
    Se precisar de ajuda é só ligar.
    Abraço.
    to precisando alinhar uma airfibe tem como me dar um help

  11. #31

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gleidson Ver Post
    Bom dia amigos!!!

    depois de muito tempo pesquisando, realizar um treinamento com o zé Alves, realizei o alinhamento da airfiber.
    demorei cerca de umas 3 hr para realizar o alinhamento, mais até que foi fácil, pela as condições de trabalho.
    de um lado na torre ficou dois técnico um subido na torre fazendo o ajuste de azimute e de elevação e um no chão, no meu caso em cima da laje, a base da torre é em cima da laje, com o notebook analisando o sinal, na outra ponta é um poste e la com caminhão munk com cesto de elevação subiu eu e mais um, enquanto o outro ajustava o radio eu analisava o sinal, estava com celular com fone de ouvido falando direto com o cara que estava na outra ponta com o notebook, ele repassava as instruções para o que estava na torre para ajustar o equipamento.
    segue em anexo imagem da tela do airfiber.

    obrigado a todos que responderam este tópico e de alguma forma me ajudou, valeu muito a experiencia pela primeira vez, mais para a frente a empresa ainda vai instalar mais 3 pares de air fiber, obrigado a todos.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         airfiber.png
Visualizações:	536
Tamanho: 	132,5 KB
ID:      	52001
    Gleidson, bem alinhado e na versão que você comprou de 24ghz, para a distancia de até 8 ou 10km realmente não tem arrependimento não. Se você quiser melhorar algo, coloque um protetor de surto Ethernet e seja feliz.

    Cheguei tarde para te responder mas também recomendaria os rádios da RADWIN que são muito bom com excelente processamento.

    Nos seus outros enlaces, se a empresa tiver bala na agulha, compre um par de AirFiber 24ghz HD. A construção dele foi certificada como de nível militar pelos laboratórios que certificam equipamentos para o Exercito dos EUA.... ele realmente deve fazer o que promete ou não tinha conseguido passar.

    Citação Postado originalmente por Edsilva Ver Post
    to precisando alinhar uma airfibe tem como me dar um help
    Ed, não vejo muito segredo no alinhamento do AirFiber. Se você tem um binóculos e consegue enxergar o outro AirFiber (visada limpinha como tem que ser) o segredo é seguir o que o datasheet dele informa para o alinhamento.

    Já vi muita instalação com o equipamento colocado de qualquer forma na torre ou seja, colocam ele de qualquer jeito e depois fica terrivel acessar os locais para mexer no alinhamento dele.

    Compre aqueles suporte de torres universal da ALGCOM, coloca na sua torre e coloca o AirFiber nele. Nivele o suporte, nivele o AirFiber e comece a brincadeira olhando o nivel de sinal tanto no note, quanto na "bundinha dele".