+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik - quando um link cair o outro assumir

    Boa Pessoal

    Seguinte:

    Tenho dois links dedicado, LINK-A e LINK-B, o que eu quero é muito simples para quem já manja de mikrotik, quando o LINK-A cair quero que automaticamente em "IP/ROUTE/GATEWAY" onde tiver a gateway do LINK-A mude para a gateway do LINK-B. e vice-versa. Se possível mandar um email para o administrador da rede.

  2. #2

    Padrão

    Crie rotas estaticas para ambos os link e coloque distancias diferentes, deixe também o check gateway ativado.

  3. #3

    Padrão

    Você pode criar uma regra de netwach, testando o IP do lado remoto, ai no momento que ele perde a comunicação ele desativa e ativa rotas.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por felipeandrade55 Ver Post
    Crie rotas estaticas para ambos os link e coloque distancias diferentes, deixe também o check gateway ativado.
    Como seria a parte de rotas estáticas amigo?

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por davidmilfont Ver Post
    Como seria a parte de rotas estáticas amigo?
    Com o exemplo abaixo, vc coloca um link como principal a o outro como backup, o backup sobe automático caso o principal caia usando o Check-Gateway da identificar a queda. Altere de acordo com sua estrutura.

    add check-gateway=ping comment="Rota_Link_1" distance=1 gateway=Link_1
    add check-gateway=ping comment="Rota_Link_2" distance=2 gateway=Link_2

    Quanto a mandar e-mail, vc pode configurar um script para isso, da uma pesquisada no Wiki que tem exemplos praticamente prontos lá.