+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Equimanto ideal para atender 100 clientes

    Olá pessoal. Sou novo na área de distribuição e gostaria de uma ajuda da questão de qual equipamento seria ideal.

    Moro no Pará então a realidade é um pouco diferente quanto a venda de antenas e outros materiais assim a pronta entrega.
    Aqui no meu bairro a única internet disponível é a velox e nem sempre tá disponível, então comecei um pequeno ponto de distribuição recebendo um link de 1km de distancia da NET com duas WOM5000 e distribuindo com uma Omni de 15dbi com um rádio WIN 240 da intelbras. Um pequeno ponto para colaborar com alguns amigos rs

    Agora queria investir para atender 100 clientes no máximo. A conexão que tenho é de 60mb e é estável. Agora queria uma dica para conseguir atender e gerenciar os clientes.
    Andei olhando os superPOP da computech, que acompanham rocket m5 e tem 90º de ganho as antenas. Seria vantagem a compra de 4 dessas e uma RB para o gerenciamento? Se sim qual RB seria ideal para esse gerenciamento com hotspot.
    As antenas WOM 5000 vendem bastante aqui, e queria saber se elas se conectam normalmente nos rockets.
    Se alguém puder ajudar desde já agradeço!

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Se você tem uma conexão de 60mbps (ADSL), coloque um Airgrid (para dar mais garantia no seu enlace) para receber esse link.

    Os painéis da Computech parecem ser ótimos (nunca li comentário negativo de quem usou, inclusive vou investir neles).

    Usar com RocketM5, APC5M, RB911G ou RB912G é de sua escolha, eu prefiro RB912G particularmente, mas para conectar o WOM5000 não use TDMA (Airmax ou NV2), se for WOM5000 SISO desative o "chain1" na RB ou no Rocket, mas se for o WOM5000 MIMO, deixe ativado.

    Para gerenciar os clientes, pode usar uma RB2011, RB450G ou partir pra uma RB1100AHx2.

    Faça um bom projeto para evitar dores de cabeça.
    é porque você nao acompanha a lista da Anid....

    4 painel é o suficiente para atender uns 150 clientes.

  3. #3

    Padrão

    Olá amigo,como vc esta começando e acredito ter pouca grana.Compra 4 base station rocket(painéis) e 4 rockts m5(pode-se tb comprar somente 3 depois sobre o outro,tb 2 depois sobe o restante).Coloca tudo em ap wds bridge e tb desativa o airmax,com essa configuração vc pode colocar won5000 comum,ou seja,mais barato.
    Resumindo;
    4 basestaion rcoket+4 rocket m5(pode ser menos p começar) em ap wds bridge.
    1 rb450g(rb750g) para fazer as autenticações
    *obs;recomendo colocar um server radius integrado,mkauth lhe atenderá na boa.
    ***nos clientes cloca won5000 q é mais barato e atende bem até certa distância,caso tenha instalações distantes coloque nanostaionm5,airgrid,etc.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por AndrioPJ Ver Post
    é porque você nao acompanha a lista da Anid....

    4 painel é o suficiente para atender uns 150 clientes.
    So digo uma coisa, caso for utilizar ubiquiti, utilize todos equipamentos cliente ubiquiti, si for utilizar mikrotik utilize todos ubiquiti.
    ou si for usar intelbras utilize todos intelbras, podem descordar, mas ao logo dos anos que trabalho com provimento de internet, percebo como muitos outros amigos tem dificuldades para dar manutenção em sua rede, são tantos dispositivos fabricantes diferentes, que quando pipoca os problemas, estabilizar, localizar o problema é um Deus nos acuda.

    me add no skyper que posso ti ajudar
    netsouto

  5. #5
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por paulofelipefs Ver Post
    Olá pessoal. Sou novo na área de distribuição e gostaria de uma ajuda da questão de qual equipamento seria ideal.

    Moro no Pará então a realidade é um pouco diferente quanto a venda de antenas e outros materiais assim a pronta entrega.
    Aqui no meu bairro a única internet disponível é a velox e nem sempre tá disponível, então comecei um pequeno ponto de distribuição recebendo um link de 1km de distancia da NET com duas WOM5000 e distribuindo com uma Omni de 15dbi com um rádio WIN 240 da intelbras. Um pequeno ponto para colaborar com alguns amigos rs

    Agora queria investir para atender 100 clientes no máximo. A conexão que tenho é de 60mb e é estável. Agora queria uma dica para conseguir atender e gerenciar os clientes.
    Andei olhando os superPOP da computech, que acompanham rocket m5 e tem 90º de ganho as antenas. Seria vantagem a compra de 4 dessas e uma RB para o gerenciamento? Se sim qual RB seria ideal para esse gerenciamento com hotspot.
    As antenas WOM 5000 vendem bastante aqui, e queria saber se elas se conectam normalmente nos rockets.
    Se alguém puder ajudar desde já agradeço!
    Amigo, seja qual for sua escolha, antes de comprar painéis setoriais, verifica o ângulo de abertura vertical, os da ubnt são ótimos mas o ângulo é bem pequeno, os da Computech são de ângulos bem maiores. Aqui utilizo uma rb 1100ahx2 pra gerenciar é muito boa.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Djaldair Ver Post
    Amigo, seja qual for sua escolha, antes de comprar painéis setoriais, verifica o ângulo de abertura vertical, os da ubnt são ótimos mas o ângulo é bem pequeno, os da Computech são de ângulos bem maiores. Aqui utilizo uma rb 1100ahx2 pra gerenciar é muito boa.
    quem utiliza equipamentos da UBNT sabe que a abertura é maior do que o informado em datasheet.
    Para ter uma ideia, conforme os Calculos que o Luciano (computech) fez, e que inclusive usou para fazer um video "diminuindo a qualidade dos UBNT e vendendo seu peixe Painel Computech... nesse calculo, uma BaseStation a 30m de altura, reta, não iria ter sinal no primeiro quilometro.
    Quem usa BaseStation sabe que isso não condiz com a realidade.

    Mesma a Basestation estando a 30m de altura, instalada reta, conseguimos conectar nela estando embaixo da torre ou mesmo a 100m, 500m, 1km.
    Logo, a abertura dela é maior do que a informada

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Alguma hora eu citei mais de 4 painéis?

    Tudo bem que o Luciano exagera na venda, e exagera mesmo, o cara é bom vendedor, mas não estou comprando porque o negócio é bem falado por ele, um consultor de rede (até deve conhecer, o Caio Fabeni), me recomendou usar o SuperPOP.

    Agora, se você não gosta dele nem do produto dele, é algo pessoal, não?
    desculpa amigo, acabei não direcionando as palavras.
    a 1 linha foi para você, a 2 para o autor do tópico (o que reforçava em partes o que você havia dito).

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Sem problema amigo, devo ter interpretado errado, mas só uma observação:

    Caso eu compre (vou), e o produto funciona bem (como muitos me recomendaram), o que faço?

    Sem contar do preço alto de uma AM-5G-20-90 + rádio, com a Computech R$:799,00 é antena + rádio.
    Olha, vale a pena testar...


    sobre os equipamentos da computech.
    já testei eles equipamentos 2x, e se saíram pior do que os que estavam antes.
    ---- na primeira, a uns 5 anos atras, eu tinha nano5 como painel, coloquei um xwave dele, mesmo mantendo o mesmo EIRP, o sinal no todo piorou.

    Mesmo EIRP = se o nano tem 14dBi de antena, eu tinha configurado com 14dBm de potencia, o que daria 28dbm eirp... quando troquei para xwave 17dbi, eu configurei com 11dBm de potencia = 28Dbm eirp...
    Com nano5 o sinal estava melhor.

    ---- o segundo teste foi ano passado.
    Tinha uma basestation 20dbi, tirei ela e coloquei o painel da computech 17dbi com rocket.
    Mantive o mesmo eirp. Basestation 20 +8dBm de potencia = 28 eirp.... painel computech 17 + 11dbm de potencia = 28eirp.

    Com o painel computech, O sinal nos clientes pioraram em até 6dbm... os mais próximos e que estavam nas laterais tiveram seu sinal piorado em até 4dbm, os mais distantes em 6dbm

    Mas não foi somente eu que teve essa experiencia, na lista da Anid já apareceu vários relatando, sem contar os vários que me mandaram email mas não se pronunciaram na lista.

    Mas vi na lista da Anid um comentário sobre a forma de fabricação, que havia mudado e que o outro (anterior) estava melhor,ai o Luciano disse que ia voltar ao anterior.
    Se voltou ou não, se melhorou ou não.... eu não sei, mas não quis testar mais.
    Mas como você está iniciando, compre um de cada, configure ambos da mesma forma, teste e compare.
    Pode ser que funcione melhor com você (comigo não ficou legal)

  9. #9

    Padrão

    Obrigado aí pelas dicas pessoal!
    Acredito que o valor do superpop sai mais barato do que basestation + rocket certo?

    Vou fazer o teste com o superpop primeiramente.
    Alguém ja testou ou sabe se o superpop com acp-5m da intelbras tem desempenho semelhante aos outros?

  10. #10
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão

    Vou fazer uns testes com um nano station m com defeito, vou adaptar pigtails no painel interno e colocá-lo numa rb 912, depois abro um tópico com os resultados.

  11. #11

    Padrão

    Tendo uma nanobridge m5 e uma nanostation m5, qual fica melhor pra enviar o link?

  12. #12

    Padrão

    Boa noite amigo, use superPOP computech e não vai se arrepender mas, use com mikrotik.
    rocket, bullet e outros equipamentos da unbiquit queima a porta lan fácil fácil basta da um relâmpago. aqui uso 4 em 2.4 e 4 em 5.8 estou satisfeito com o resultado.
    espero ter ajudado.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por paulofelipefs Ver Post
    Tendo uma nanobridge m5 e uma nanostation m5, qual fica melhor pra enviar o link?
    Qual a distancia?

    Citação Postado originalmente por studiofmnet Ver Post
    Boa noite amigo, use superPOP computech e não vai se arrepender mas, use com mikrotik.
    rocket, bullet e outros equipamentos da unbiquit queima a porta lan fácil fácil basta da um relâmpago. aqui uso 4 em 2.4 e 4 em 5.8 estou satisfeito com o resultado.
    espero ter ajudado.
    ja foi discutido esse assunto em uma outra lista.
    ambos (mikrotik e ubiquiti) tem a mesma porcentagem de RMA, aproximadamente 5%.
    Acontece que a maioria usa ubiquiti, logo, a probabilidade de ter mais problemas com ubiquiti do que com mikrotik.

  14. #14

    Padrão

    A distância é 900 metros. Como fica melhor o ponto-a-ponto? Station de AP e bridge de Cliente?

    - - - Atualizado - - -

    A distância é 900 metros. Como fica melhor o ponto-a-ponto? Station de AP e bridge de Cliente?

  15. #15

    Padrão

    Amigo, utilize 1 base station da Wavion e qualquer cliente que quiser - UBNT, Intelbras, TP-Link....não fique preso a nenhuma marca. A Wavion te dá essa possibilidade - Entre em contato com o distribuidor deles e peça uma cotação - www.zimitti.com.br