+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Configuração, 2 links e acessar um site externo por 1 único link.

    Olá amigos, tudo bom?

    Gostaria da ajuda de vocês para fazer uma configuração um tanto quanto especial.

    Tenho 2 links de internet e uma única rede em minha empresa.
    Para contextualizar, tenho alguns servidores na Amazon AWS e devido a um problema de rota da NetVirtua (que eles não corrigem), a minha sincronização com meu banco de dados fica intermitente e não consigo subir meus dados com rapidez. Por isso, contratei um plano 4G da VIVO, que claro, testei antes com um celular e a sincronização foi mais de dez vezes mais rápida.

    O que preciso:
    Que quando alguém for acessar o meu hostname, *.hostname.com.br, saia pela conexão VIVO da interface eth4. Assim, todos meus usuários da rede poderão acessar os serviços com qualidade. E manter o link da NetVirtua que esta na eth1 para o restante dos endereços dos sites. Vi alguns configurações, porém todos falam para criar uma nova subrede, mas preciso manter estes todos na mesma subrede.
    Tenho também uma contingência configurada, para que quando a Net cair a outra assua automaticamente.

    Exemplo:

    Range de ip: 10.0.0.0 até 10.0.0.254

    todos os sites do *.hostname.com.br sairam pela link VIVO na eth4.
    O restante dos sites vão continuar saindo pela NetVirtua na eth1.

    A porta que uso para os meus swiths internos é a eth2.

    Alguém sabe me dizer como posso fazer esta configuração?

    Desde ja, agradeço a ajuda!

  2. #2

    Padrão

    Marque as conexões usando o mangle, sinalizando que tudo o que sair com destino ao seu dominioqualquer.com.br seja feito uma marcação de rota, e depois vc direciona essa rota marcada para um link em especifico. Ideal mesmo seria fazer usando o ip do seu servidor, mas usando o "Content" você consegue marcar também o domínio (Nome).

  3. #3

    Padrão

    Então, Já tinha tentado fazer isso pelo mangle.
    Tentei fazer quase de tudo.
    Existe alguma outra forma?

    Estava pensando em redirecionar o ip da máquina que mais utiliza os endereço na web para o link2.
    Pode me dizer como posso fazer isso?

  4. #4

    Padrão

    Use as regras abaixo. Primeiro cadastre o ip(s) da sua(s) aplicação no address-lists, e depois crie a marcação e a rota especifica saindo pelo link que vc deseja.


    /ip firewall address-list
    add address=ip_ou_bloco_de_ip_da_sua_aplicacao list=Somente_Link_Fulano

    /ip firewall mangle
    add action=mark-routing chain=prerouting comment="Rota_Link_Fulano" disabled=yes new-routing-mark=Rota_link_Fulano passthrough=no src-address-list=\
    Somente_Link_Fulano

    /ip route
    add check-gateway=ping comment=Somente_Link_Fulano distance=1 gateway=ip_do_seu_gateway routing-mark=Rota_link_Fulano

  5. #5

    Padrão

    hmmm... Entendi...
    Descobri qual o meu problema... é que o load balance que estou usando nos meus links não esta funcionamento corretamente...
    Vou fazer o load balance PCC que encontrei no forum... pra ver se funciona.


    Mas, agradeço a ajuda e com certeza vou implementar isso que me passou.
    MUITO OBRIGADO.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mcabrito Ver Post
    hmmm... Entendi...
    Descobri qual o meu problema... é que o load balance que estou usando nos meus links não esta funcionamento corretamente...
    Vou fazer o load balance PCC que encontrei no forum... pra ver se funciona.


    Mas, agradeço a ajuda e com certeza vou implementar isso que me passou.
    MUITO OBRIGADO.
    Amigo, se você conseguir configurar um balance c/ esse tutorial do link que você citou, me avise pois tentei varias vezes e não consegui fazer rodar.

    Acho que devo ter errado alguma coisa no failover avançado.

    Abraço.