+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Thumbs up Compartilhamento de uma malha de fibra optica

    Bom dia pessoal eu gostaria de saber se alguém poderia me ajudar em uma situação que esta ocorrendo no provedor onde trabalho, nois estamos hoje compartilhando de uma rede de fibra optica com outro provedor aqui na nossa regiao e gostaria de saber como eu faria para que os meus clientes viessem a ser conectar (conexão pppoe), na minha RB CCR1036-12G-4S e nao na do parceiro? Como faríamos isso alguma ideia. Desde já Agradeço

  2. #2

    Padrão

    Caro colega, para quem nunca fez não é fácil, mais também não é tão difícil assim se você autenticar via radius, você pode por aonde você abre a fibra e tem seus clientes uma rb450g com um ip valido ou com uma conexão VPN e por para autenticar na sua ccr e depois volta e controla a banda na rb450g, seu parceiro não terá mais acesso a nada só irá controlar a banda que envia para sua rb, que pelo que falou fica dentro da rede dele, você usa a fibra e o link dele?

  3. #3

    Padrão

    Eu entendi errado ou os dois provedores usam a mesma fibra?
    Que estranho, vc não deveria ter uma fibra pelo menos para vc, não seria mais seguro?

    E como vcs fazem para sangrar a fibra e instalar clientes?

  4. #4

    Padrão

    Respondo sua pergunta com 4 letras:

    VLAN

    se usar vlan em sua ccr e em seu clientes utilizar um switch com vlan, eles vão se autenticar no pppoe server que está associado a essa vlan.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por oracl3 Ver Post
    Respondo sua com 4 letras:

    VLAN

    se usar vlan em sua ccr e em seu clientes utilizar um switch com vlan, eles vão se autenticar no pppoe server que está associado a essa vlan.
    Meu amigo obrigado por sua resposta eu criei as vlan na minha ccr mais o outro provedor onde esta concentrado o gerenciador de fibra não esta conseguindo fazer esse túnel para autenticar na minha rb ccr pode nos ajudar com mais alguma dica. Desde ja agradeço edvan

  6. #6

    Padrão

    Se está passando por um outro equipamento seja ele um switch, vamos supor que seja um cisco é necessário a configuração da porta trunk permitindo o trafego desta vlan.


    Segue exemplo de configuração em switch giga cisco:


    interface gig 1/1
    switch mode trunk
    switch trunk allowed vlans 2,10-20


    Na configuração acima permito trafego da vlan 2 e as vlans de 10 a 20


    Suponhamos que a fibra está conectada na porta gig1/1 e as demais portas vão para outros bairros.




    imagine o cenario




    CCR ether2 ----> FIBRA ----> gig 1/1 SWITCH GIGA CISCO gig 1/2 ----------------> ether2 CONDOMINIO RB450G


    as vlan devem ser criadas em cima da ether2 da rb CCR e na outra ponta lado cliente tambem deve ser criada a vlan em cima de uma interface.






    Agora é possível ver pelo neighbors quem é esse equipamento? já ajudaria na configuração. pois nesse equipamento também tem que permitir o trafego desta vlan. no cenário acima usei um switch giga cisco.






    Se precisar de ajuda me adiciona no skype [email protected] é mais fácil a comunicação, assim posso te mandar prints para visualização.