+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão OmniTIK + SXT (Provedor novo)

    Boa tarde Pessoal,

    Eu e dois amigos estamos com projeto de abrir um provedor aqui na cidade que habitamos, e pelo que pesquisamos até o momento optamos por torres transmissoras com Omnitik, e clientes com SXT, estamos tentando manter os produtos todos da Mikrotik para padronizar e tentar conseguir uma melhor performance.

    Vamos receber o link full dedicado via fibra da Embratel e colocaremos um servidor Mikrotik para gerenciar.
    Os planos dos clientes vão ser maioria de 1mb.

    Perguntas:

    Quantos clientes com planos de 1mb compartilhado conseguiríamos colocar por cada 1mb full link dedicado (usando cache full) ?

    Usando Omnitik que possui MIMO 2x2, preciso que a SXT também possua MIMO 2x2 ou apenas dual chain para que faça a transmissão e recepção simultaneamente ?
    Exemplo:
    Segundo as informações do site da Mikrotik http://i.mt.lv/routerboard/files/SXT-Lite5.pdf a SXT Lite5 possui dual chain, sendo assim daria para usar a Omnitik como AP e a SXT Lite5 como CPE e habilitar o mimo 2x2 para elas ?

    Quantos clientes conseguiria colocar por cada estação radio base dessa com Omnitik ? Até qual distancia mais ou menos ?

    Alguma sugestão de o que devemos usar ?


    Desculpe pelas varias perguntas, é que não temos condição de comprar esses equipamentos para fazer testes e depois decidir qual usar.


    Muito obrigado desde já =D

  2. #2

    Padrão

    SXT também é 2 x 2 . Assim com as duas chain ativadas você já estará operando MIMO.

  3. #3

    Padrão

    se fosse vc usaria rocket com setorial

  4. #4

    Padrão

    1929
    SXT também é 2 x 2 . Assim com as duas chain ativadas você já estará operando MIMO.
    òtima noticia, valeu.


    velhopolenta
    se fosse vc usaria rocket com setorial
    A idéia de colocar a Omnitik é por causa da frequência usada pra tentar fugir um pouco de poluição de espectro.
    Não sei se estou 100% certo mas pensamos nisso.


    Gente quem puder ajudar com as outras questões ai, vou ficar muito satisfeito.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ogait Ver Post
    Usando Omnitik que possui MIMO 2x2, preciso que a SXT também possua MIMO 2x2 ou apenas dual chain para que faça a transmissão e recepção simultaneamente ?
    Exemplo:
    Segundo as informações do site da Mikrotik http://i.mt.lv/routerboard/files/SXT-Lite5.pdf a SXT Lite5 possui dual chain, sendo assim daria para usar a Omnitik como AP e a SXT Lite5 como CPE e habilitar o mimo 2x2 para elas ?

    Você já comprou a Omni? O local onde vai ser instalada a torre para atenderos clientes é totalmente plano? A omni tem vantagem por abrir 360°, mas, ela tem um raio de cobertura muito baixo e não é confiável para atender muita gente, acredito que com 1 MB full e você distribuindo 1 MB para os clientes tbm full, pode chegar a uns 50 clientes, só que com essa Omni não sei se aguenta.

    Citação Postado originalmente por ogait Ver Post
    Alguma sugestão de o que devemos usar ?
    Eu aconselho a usar microtik para gerenciamento, e trabalhar com ubiquiti rocket com tecnologia mimo e os seus clientes com o ubiquiti airgrid para tanto o ap quanto o receptor trabalharem com airmax.
    Como é novo e você tem pouco cliente, aconselho a ver a localidade dos clientes que realmente querem e você começar a colocar um ap por vez, assim não precisa usar dupla polarização.

    - - - Atualizado - - -

    Citação Postado originalmente por ogait Ver Post
    Usando Omnitik que possui MIMO 2x2, preciso que a SXT também possua MIMO 2x2 ou apenas dual chain para que faça a transmissão e recepção simultaneamente ?
    Exemplo:
    Segundo as informações do site da Mikrotik http://i.mt.lv/routerboard/files/SXT-Lite5.pdf a SXT Lite5 possui dual chain, sendo assim daria para usar a Omnitik como AP e a SXT Lite5 como CPE e habilitar o mimo 2x2 para elas ?

    Você já comprou a Omni? O local onde vai ser instalada a torre para atenderos clientes é totalmente plano? A omni tem vantagem por abrir 360°, mas, ela tem um raio de cobertura muito baixo e não é confiável para atender muita gente, acredito que com 1 MB full e você distribuindo 1 MB para os clientes tbm full, pode chegar a uns 50 clientes, só que com essa Omni não sei se aguenta.

    Citação Postado originalmente por ogait Ver Post
    Alguma sugestão de o que devemos usar ?
    Eu aconselho a usar microtik para gerenciamento, e trabalhar com ubiquiti rocket com tecnologia mimo e os seus clientes com o ubiquiti airgrid para tanto o ap quanto o receptor trabalharem com airmax.
    Como é novo e você tem pouco cliente, aconselho a ver a localidade dos clientes que realmente querem e você começar a colocar um ap por vez, assim não precisa usar dupla polarização.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ogait Ver Post
    Boa tarde Pessoal,

    Eu e dois amigos estamos com projeto de abrir um provedor aqui na cidade que habitamos, e pelo que pesquisamos até o momento optamos por torres transmissoras com Omnitik, e clientes com SXT, estamos tentando manter os produtos todos da Mikrotik para padronizar e tentar conseguir uma melhor performance.

    Vamos receber o link full dedicado via fibra da Embratel e colocaremos um servidor Mikrotik para gerenciar.
    Os planos dos clientes vão ser maioria de 1mb.

    Perguntas:

    Quantos clientes com planos de 1mb compartilhado conseguiríamos colocar por cada 1mb full link dedicado (usando cache full) ?

    Usando Omnitik que possui MIMO 2x2, preciso que a SXT também possua MIMO 2x2 ou apenas dual chain para que faça a transmissão e recepção simultaneamente ?
    Exemplo:
    Segundo as informações do site da Mikrotik http://i.mt.lv/routerboard/files/SXT-Lite5.pdf a SXT Lite5 possui dual chain, sendo assim daria para usar a Omnitik como AP e a SXT Lite5 como CPE e habilitar o mimo 2x2 para elas ?

    Quantos clientes conseguiria colocar por cada estação radio base dessa com Omnitik ? Até qual distancia mais ou menos ?

    Alguma sugestão de o que devemos usar ?


    Desculpe pelas varias perguntas, é que não temos condição de comprar esses equipamentos para fazer testes e depois decidir qual usar.


    Muito obrigado desde já =D

    Amigo, de que forma você fez para conseguir o link com a Embratel? estou tentando contato com eles a dias e não consigo nada, vc tem aí um contato de algum consultor?

    Obrigado

  7. #7

    Padrão

    minha duvida e se essa omnitik e boa mesmo ou para se essa
    Routerboard Sxt 5hpnd Sar2 level4 e melhor...usando cpe sxt no cliente também... aqui tenho uma groove a-52hpn mas com antena 2,4ghz, quero com 5,8ghz...

    pesquisei sobre as nanostation m5 e boa mesmo, pois ja vi muitos relatos de ubiquiti com problemas de perca de potencia e porta lan queimada...

    nao sou provedor, so divido meu adsl com meu amigo e meu primo ,vivo 8megas...

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Tripari Ver Post
    Você já comprou a Omni? O local onde vai ser instalada a torre para atenderos clientes é totalmente plano? A omni tem vantagem por abrir 360°, mas, ela tem um raio de cobertura muito baixo e não é confiável para atender muita gente, acredito que com 1 MB full e você distribuindo 1 MB para os clientes tbm full, pode chegar a uns 50 clientes, só que com essa Omni não sei se aguenta.
    NÃO ACREDITO QUE ESTEJA LENDO ISTO.

    Si colocar este tanto de cliente em 1Mb dedicado, acho que 95% não iram navegar, e os 5% terá lentidão, e a culpa será da omni.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por biohazzard Ver Post
    NÃO ACREDITO QUE ESTEJA LENDO ISTO.

    Si colocar este tanto de cliente em 1Mb dedicado, acho que 95% não iram navegar, e os 5% terá lentidão, e a culpa será da omni.
    Concordo. Vejo seguidamente execrarem as omni.
    Nem sempre a culpa é dela.
    Logicamente que precisa analisar as vantagens e desvantagens e não sair por ai colocando omni a torto e direito.
    Assim como fica também complicado colocar 4 painéis em torres perto umas das outras.
    Vai ter situações que nem painel nem omni vai resolver plenamente. Daí tem que optar pelo que menos prejudica.

    Quanto ao link de 1mega para 50, nem pensar mesmo..

  10. #10

    Padrão

    Aconselho à usar os painéis da Ubiquiti ( basestation ) ... com Rocket M5 .. com certeza você vai conseguir atender à uma boa quantidade de clientes. Se vc quiser tenho Ominitks aqui pra vender ... pois comprei instalei 10 clientes nela e logo troquei pelas basestation ... pelo fato de ela ter pouco ganho não serviu pra mim.

  11. #11

    Padrão Re: OmniTIK + SXT (Provedor novo)

    Quantos você ta vendendo as omnitik. Queria testar aqui pra ver se rola melhor que os ap´s que tenho. entra em contato no e-mail: [email protected]

  12. #12

    Padrão Re: OmniTIK + SXT (Provedor novo)

    Vamos colocar na ponta da caneta, pra quem quer começar sem nenhum cliente, uma Omnitik é mais viável, tbm depende do terreno e vegetação, mais se for comparar os equipamentos as basestation com racket nao seria viável, 3 basestation com rocket + ou - sairiam por + de $R 2,300,00, enquanto a Ominitik sairia por + ou - uns $R 480,00, seriam economia de $R 1,820,00, que seriam aplicados em antenas para clientes. Isso até uns 60 clientes +ou-, dai ja teriam tempo para ir comprando as basestation + rocket ou ate mesmo basestation + RB 912 se for o caso de colocar a rede com sxt e nv2.

    Agora sobre o link de 1mb full, seria melhor ir colocando cliente e sempre olhar o link, quando chegar a 80% de uso total, vai aumentando o link. Mais é sempre bom trabalhar com link folgado.

  13. #13

    Padrão Re: OmniTIK + SXT (Provedor novo)

    Se quer padronizar use SXT para célula(90°) NV2; na torre com 4 você fecha 360°(único problema que vejo é que não tem ajuste de Tilt,com um suporte adaptado resolve fácil) com valor baixo e tem rendimento surpreendente e no cliente SXT Lite 5 ,este conjunto com 10 clientes online de 10 MB esta surpreendendo.
    http://routerboard.com/RBSXTKit

  14. #14

    Padrão Re: OmniTIK + SXT (Provedor novo)

    Como o amigo não citou quanto quer investir, minha sugestão seria usar Basestation 17 + RB912 nos POP'S e SXT Lite 5 clientes. Com essa combinação sem dúvida vc terá sucesso, e uma boa margem para crescer.