+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace RB 912 Perfeito nas duas pontas, mas Pró de Throughput no Ponto B e C

    Tenho um enlace com 4 radios rb 912

    O tráfego é ótimo pelo bandwith test do mikrotik de cada ponto para o outro.

    No entanto do ultimo ponto para o primeiro é terrível o tráfego!!! qual o porque disso???

    Por exemplo do ponto A para o B passa 150mb udp,

    do C para o D - 140 MB
    Mas do Ponto A para o D só está passando 40M
    Quando testo do ponto A para o C passa 150M, Lembrando que o ponto B e C estão na repetidora no meio do caminho ligados um no outro por cabo.
    Veja percebi que sempre que não tem tráfego na rede o mikrotik modula bem baixo, e aos poucos quando sobre o tráfego ele modula mais alto.

    Assim quando testamos o bandwith entre duas wireless passa bastante banda pois ele vai subindo gradativamente a modulação.

    Já quando o tráfego vem de outro ponto entra na wireless de um rádio e sai pela lan, entrando pela lan do próximo rádio para seguir em frente pela wireless, ou seja uma bridge na repetidora um radio recebendo e ligado no outro jogando, simplesmente o tráfego chega na lan do mikrotik, porém ele continua modulado em 6mbs por exemplo e não modula mais alto, como se ele não identificasse a necessidade de modular mais alto para passar mais banda, ae fica horrível o tráfego que passa pelas pontes.

    Assim é como se fizesse um gargalo, o primeiro enlace passa bem mais os próximos parece que tem um bug entre o tráfego entrante na lan do rádio e o que sai pela wireless, ele modula sempre no baixo e não aumenta. pois ele não identifica como tendo trafego na RB para assim aumentar a modulação e passar mais banda.

    Configurei os radios com config. identica a este video:

    Desde já agradeço.

  2. #2

    Padrão

    Tente colocar o radio para modular somente alto. Escolhe um mcs mais alto e desabilitas os outros baixo.
    coloque somente protocolo nv2 .

  3. #3

    Padrão

    amigo coisa básica mesmo você viu se a eth modulou em 1Gbps, e a respeito da modulação do wireless, você pode desmarcar os mcs binários.... procura por tabela mcs no google que vc vai encotrar

  4. #4

    Padrão

    O problema não é de MCS, porque na wlan esta passando o esperado.
    Os MCS binários ja foram desabilitados.

  5. #5

    Padrão

    Como já falei o parte lan está tudo ok. Rate Gbps.

  6. #6

    Padrão Re: Enlace RB 912 Perfeito nas duas pontas, mas Pró de Throughput no Ponto B e C

    Eu nao vi o video sobre a configuracao, mas faca o seguinte:

    Configure um dos radio em Ap bridge e o outro em StationBridge e nao StationWDS.

    Tenta isso aí e vê se muda alguma coisa.

  7. #7

    Padrão Re: Enlace RB 912 Perfeito nas duas pontas, mas Pró de Throughput no Ponto B e C

    Possivelmente vc está sofrendo com interferência entre os rádios B/C.

    - Vc testa o enlace A-B, está OK
    - Vc testa o enlace C-D, está OK
    - No entanto quando eles operam ao mesmo tempo, acabam causando interferência entre sí.

    Aumente a distância física entre as antenas B/C e também os canais dos rádios.

  8. #8

    Padrão Re: Enlace RB 912 Perfeito nas duas pontas, mas Pró de Throughput no Ponto B e C

    tive esse probrema, no ponto D ao A tava em torno de 2 MB/s , depois que mudei frequencia, canal, potencia, pulou para 12 MB/s nos testes... Como disse o amigo ijr, pode ser interferencia, caso nao, teste outro cabo.
    O nos testes que fiz do ponto D ao A, demorava 22 minutos pra transferir um arquivo iso de 2.6GB, depois que fiz as mudanças dita acima, consegui transerir o mesmo arquivo em 3 minutos e 10 segundos... Mudança radical...
    Espero que te ajude esta dica. Estou usando nanobridge e nao mk...

    Att,

    Fabiano.

  9. #9

    Padrão Re: Enlace RB 912 Perfeito nas duas pontas, mas Pró de Throughput no Ponto B e C

    Tambem sofro do mesmo mau, tenho dois ponto a pontos, cenario:
    A = RB1100
    B = BULET AP
    C = BULET STATION
    D = RB433 (SERVINDO DE SWITCH COM ACESSO 2.4)
    E = 922 AP
    F = 922 STATION
    G = RB2011

    Testes do A/E satisfatorios (neste testes A liga ether a B link para C, e C liga ther a D e D ether a E)

    Teste do E/F satisfatorios ( neste teste E linka para F )

    vamos aos problemas

    De A/F = perca de banda
    De E/G = perca de banda

    é como se quando eu forcasse trafego entre wlna e lan de um equipamento perdesse desempenho, num teste direto de A/G entro nas rbs e o processamento ta normal, so as pontas que ficam altas, os ponto a pontos tao bem, mas quando preciso que a banda chegue ate mim, pra se ter uma noção meu maior link tem 47km, uso 922 com algcom 32, passa de pico 80 megas, o outro é de 7km, uso bullet, pico 80 tambem, nas pontas as rbs 1100 e 2011, testse entre elas maximo de 35. Preciso de ajuda mesmo, nao tenho condições de migrar pra fibra ou radio digital e vivo praticamente disto.

    O amigo ai conseguiu solucionar o problema dele?

  10. #10

    Padrão Re: Enlace RB 912 Perfeito nas duas pontas, mas Pró de Throughput no Ponto B e C

    Meu problema foi resolvido mexendo no datarates, realmente entre as wireless o mk detecta logo o tráfego e mantem a wlan com data rate mais rápido possível, agora se o trafego passa por uma ponte, no caso entrando pela lan de um equipamento para sair pela wireless, ae nesse caso o mikrotik fica doido no datarates modulando altos e baixos dai o porque do início para o final da rede não passa o esperado.

  11. #11

    Padrão Re: Enlace RB 912 Perfeito nas duas pontas, mas Pró de Throughput no Ponto B e C

    Aqui estou com um problema semelhante, dois enlaces com as 912 sinal perfeito, mas do nada cessa o tráfego entre as pontas, mas consigo acessar as rbs, pro tráfego normalizar tenho que reiniciar as rbs do meio, vezes uma vezes outra, troquei o switch do meio e o problema continua, inclusive troquei as rbs.
    Já estou com as rockets aqui pra colocar no lugar pra sair da dúvida.
    JMayer

  12. #12

    Padrão Re: Enlace RB 912 Perfeito nas duas pontas, mas Pró de Throughput no Ponto B e C

    Estou com uma RB922 conectada em uma (RB750Gr3 com 5 portas Giga), Conecto o cabo poe da 922 na Lan 1 da 750Gr3 e a Lan da 922 no status so modula (trabalha) à 100M, era pra trabalhar em 1000M. Pra tirar uma dúvida coloquei uma RB911 (netbox) e modula em 1000M, o problema é na 922, alguem com experiência para ajudar?