Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de edekorb
    Ingresso
    May 2014
    Localização
    Pato Branco/ Francisco Beltrão -PR
    Posts
    15

    Padrão Espessura dos tubos de Torres Estaiadas, qual a espessura indicada ?

    Queria saber qual a espessura dos tubos verticais de torres estaiadas, pois existem vaias espessuras de tubos no mercado, qual seria melhor?
    Se alguém tiver uma tabela por favor enviar nesse e-mail [email protected], sera de grande ajuda
    Qualquer ajuda é bem vinda
    Obrigado!

  2. #2

    Padrão Re: Espessura dos tubos de Torres Estaiadas, qual a espessura indicada ?

    primeiro vc tem q saber qual a altura da torre, pois a espessura do tubo depende da altura...é uma questão de sustentação...

  3. #3
    Avatar de edekorb
    Ingresso
    May 2014
    Localização
    Pato Branco/ Francisco Beltrão -PR
    Posts
    15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por technorte Ver Post
    primeiro vc tem q saber qual a altura da torre, pois a espessura do tubo depende da altura...é uma questão de sustentação...
    Para uma altura de:
    30 metros
    40 metros
    60 metros
    80 metros
    Qual seria a espessura indicada ?

  4. #4

    Padrão Re: Espessura dos tubos de Torres Estaiadas, qual a espessura indicada ?

    Citação Postado originalmente por edekorb Ver Post
    Para uma altura de:
    30 metros
    40 metros
    60 metros
    80 metros
    Qual seria a espessura indicada ?
    Amigo para essas alturas eu recomendo que seja auto-sustentável
    torres estaiadas ao meu ponto de vista e para no máximo 18mts
    qual quer coisa acima disso você esta correndo grande risco de vida.
    Sem falar que vai precisar de um terreno muito grande para os cabos.

  5. #5

    Padrão Re: Espessura dos tubos de Torres Estaiadas, qual a espessura indicada ?

    amigo boa noite, vi algumas muito alta mas todas de aço em ( L ) nada de tubos. acredito que é mais seguro autoportante pois os estaio faz força não só para os lados mas para baixo tanbem, fiz alguns testes em tubos ao puxar ao extremo os estaio o tubo corrugou (encolheu). procure um engenheiro ou procure por projetos prontos já testados, contrate apenas auguem com conhecimento para dar digamos um apoio, pois se der algo errado pode levar a morte, no menor das hipótese será responsabilizado por danos,
    boa sorte.

  6. #6

    Padrão Re: Espessura dos tubos de Torres Estaiadas, qual a espessura indicada ?

    Ronaldsena, já construímos torres de 72mt estaiada sem problema nenhum mas o Edekorb esta certo em se preocupar com a espessura no tubo sim e quanto a sustentação é bem tranquilo pois tem todas as travessas que para um bloco de 3mt são aproximadamente 18 travesas inclinadas mais 18 horizontal, quanto a espessura de parede do tudo até 42mt pode usar parede de 1.5mm ja uma de 72 é recomendável 3mm de parede, lembrando que é fundamental respeitar a distancia o angulo de no minimo 45º na relação sapata x torre.

    Espero ter contribuído.

  7. #7

    Padrão Re: Espessura dos tubos de Torres Estaiadas, qual a espessura indicada ?

    Citação Postado originalmente por MarcosDNK Ver Post
    Ronaldsena, já construímos torres de 72mt estaiada sem problema nenhum mas o Edekorb esta certo em se preocupar com a espessura no tubo sim e quanto a sustentação é bem tranquilo pois tem todas as travessas que para um bloco de 3mt são aproximadamente 18 travesas inclinadas mais 18 horizontal, quanto a espessura de parede do tudo até 42mt pode usar parede de 1.5mm ja uma de 72 é recomendável 3mm de parede, lembrando que é fundamental respeitar a distancia o angulo de no minimo 45º na relação sapata x torre.

    Espero ter contribuído.
    Fizemos a nossa assim, na verdade nos primeiros 12 mts os tubos tem 2mm, dai até os 27mt (comprimento total) eles tem 1,5mm.. Todos de aço galvanizado, 1º estaio nos 12 depois de 6 em 6mt até os 24, os ultimos 3 são livres para não atrapalhar nas antenas...

  8. #8

    Padrão Re: Espessura dos tubos de Torres Estaiadas, qual a espessura indicada ?

    cara, só nao vou te dar espessuras pq acho que projetos assim como vc quer fazer devem ter um engenheiro responsavel pela estrutura...se fosse uma torrezinha pra por em uma fazenda ai a gente podia trocar mais umas ideias, mas pelo visto seu projeto é maior que isso, ou seja, seja mais profissional e procure alguem que entenda bem do assunto...e quanto ao que um colega falou sobre altura...nem se preocupe com isso...tenho uma de 84mts estaida a 19 anos em pé...tranquilo

    OBS: tem uma de mais de 600mts...
    http://gigantesdomundo.blogspot.com....-do-mundo.html

  9. #9

    Padrão Re: Espessura dos tubos de Torres Estaiadas, qual a espessura indicada ?

    Citação Postado originalmente por technorte Ver Post
    cara, só nao vou te dar espessuras pq acho que projetos assim como vc quer fazer devem ter um engenheiro responsavel pela estrutura...se fosse uma torrezinha pra por em uma fazenda ai a gente podia trocar mais umas ideias, mas pelo visto seu projeto é maior que isso, ou seja, seja mais profissional e procure alguem que entenda bem do assunto...e quanto ao que um colega falou sobre altura...nem se preocupe com isso...tenho uma de 84mts estaida a 19 anos em pé...tranquilo

    OBS: tem uma de mais de 600mts...
    http://gigantesdomundo.blogspot.com....-do-mundo.html
    JA tinha visto essa, nessa eu só subiria de para-quedas...kkkkkkk

  10. #10

    Padrão Re: Espessura dos tubos de Torres Estaiadas, qual a espessura indicada ?

    Me sinto mais seguro subindo nas estaiadas, pelo menos aki elas balançam bem menos do que as autoportantes...

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por technorte Ver Post
    cara, só nao vou te dar espessuras pq acho que projetos assim como vc quer fazer devem ter um engenheiro responsavel pela estrutura...se fosse uma torrezinha pra por em uma fazenda ai a gente podia trocar mais umas ideias, mas pelo visto seu projeto é maior que isso, ou seja, seja mais profissional e procure alguem que entenda bem do assunto...e quanto ao que um colega falou sobre altura...nem se preocupe com isso...tenho uma de 84mts estaida a 19 anos em pé...tranquilo

    OBS: tem uma de mais de 600mts...
    http://gigantesdomundo.blogspot.com....-do-mundo.html

    Amigo eu tenho certeza que a sua torre não esta em um fundo de quintal pois com essa altura de 84mts e a 19 anos de pé
    informa para o colega do poste pelo menos o tamanho do terreno em Metro Quadrado (m2) que a sua torre esta montada ate
    para mim mesmo tira as minha duvidas.

  12. #12

    Padrão Re: Espessura dos tubos de Torres Estaiadas, qual a espessura indicada ?

    @ronaldsena, o terreno nao tem segredo, usei uma proporção de a cada metro pra cima = a meio pro lado...usei 3 pontos de ancoragem pra facilitar...na minha tem apenas 1 antitorção aos 82mts, a carga é pouco, se for encher de antena em cima recomendo acrescentar mais 1 ou 2 antitorção...como falei antes em outro topico...faço minhas torres, são minhas...minha responsabilidade...nao compartilho dados tecnicos por motivos obvios...se cair a culpa nao foi minha...ate pq as vezes o cara olha a descrição do projeto e acha exagerado e começa a diminuir espessuras e é ai q a coisa se complica...quando faço as minhas sou o mais ignorante possivel e ainda assim fica mais barato do que se eu pagasse pra fazer e ainda por cima arriscar a receber uma porcaria...

  13. #13

    Padrão Re: Espessura dos tubos de Torres Estaiadas, qual a espessura indicada ?

    A proporção salva engano é de 33% da altura da torre (que pode variar de projeto para projeto). Então se a torre tiver 30mt a distancia da base do estaio para a base da Torre será de 10mt.

  14. #14

    Padrão Re: Espessura dos tubos de Torres Estaiadas, qual a espessura indicada ?

    Interessante manter um padrão, estaios de 6 em 6 metros e quanto aos tubos se puder manter um padrão seria interessante também pois dependendo da força da solda o fero pode ceder um pouco e com isso pode alterar o esquadro e dificultar os encaixes. ainda quanto aos estaios de 12mt ja vi em torres bem altas mas tbm percebi que os blocos são fabricados de 6 em 6 metros e nao de 3 em 3mt.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por technorte Ver Post
    @ronaldsena, o terreno nao tem segredo, usei uma proporção de a cada metro pra cima = a meio pro lado...usei 3 pontos de ancoragem pra facilitar...na minha tem apenas 1 antitorção aos 82mts, a carga é pouco, se for encher de antena em cima recomendo acrescentar mais 1 ou 2 antitorção...como falei antes em outro topico...faço minhas torres, são minhas...minha responsabilidade...nao compartilho dados tecnicos por motivos obvios...se cair a culpa nao foi minha...ate pq as vezes o cara olha a descrição do projeto e acha exagerado e começa a diminuir espessuras e é ai q a coisa se complica...quando faço as minhas sou o mais ignorante possivel e ainda assim fica mais barato do que se eu pagasse pra fazer e ainda por cima arriscar a receber uma porcaria...
    Com essa proporção que vc citou de para cada 1mt de altura vc tem 0,5mt (meio metro) de terreno e levando em consideração que a sua torres tem 84mt de altura o seu ultimo estaio esta a 42mt de distancia da torre pois bem pensando um pouquinho mais e levando esses 42mt de distancia do estaio então o outro estaio que esta do lado oposto também esta a 42mt de distancia dando uma distancia entre eles de 84mt agora eu fiquei curioso em saber se essa sua torre esta dentro de uma cidade ou em uma fazenda fazendo PTP ?

  16. #16

    Padrão Re: Espessura dos tubos de Torres Estaiadas, qual a espessura indicada ?

    @ronaldsena, é uma cidadezinha do interior, me foi cedido o terreno em troca de 1mb ^^..."ta bao né?" hehe
    edit: é pra PTP
    edit2: na verdade o ultimo estaio é o anti torção aos 82mts e a ancoragem fica a 40mts da torre...
    módulos de 6mts...
    estaiada de 12 em 12mts ficando assim...12--24--36--48--60--72--82
    esse ultimo fica estaio mais o anti torção...

    1ª ancoragem a 10mts da torre com o 12--24
    2ª ancoragem a 20mts da torre com o 36--48--60
    3ª ancoragem a 40mts da torre com o 72--82 e anti torção

    só pra completar foi gasto uma bobina de 1000mts de cabo

  17. #17
    Avatar de edekorb
    Ingresso
    May 2014
    Localização
    Pato Branco/ Francisco Beltrão -PR
    Posts
    15

    Padrão Re: Espessura dos tubos de Torres Estaiadas, qual a espessura indicada ?

    Qual era a espessura e dimensões dos materiais usados nessa torre

  18. #18

    Padrão Re: Espessura dos tubos de Torres Estaiadas, qual a espessura indicada ?

    Citação Postado originalmente por edekorb Ver Post
    Qual era a espessura e dimensões dos materiais usados nessa torre
    rsrs, cara vc é insistente heim...vamos la...
    tubos verticais: 1"1/2 com parede de 6mm
    travas transversais e diagonais: ferro trefilado de 1/2" (pode ser 12mm tbem)
    cantoneiras para triângulos: 1"1/2 x 1/4
    tipo de solda: MIG
    tratamento no ferro: apenas pintura automotiva com fundo primer.
    mistura de concreto nas fundações: 2 x 2 x 1 (cimento/areia/brita)
    levante da torre: manual, com a ajuda de "cambão" e dupla polia

    agora não me venha aqui no fórum depois dizer q a torre caiu por minha culpa...

    edit: só um detalhe...se eu fosse fazer hj denovo faria td com cantoneiras...

  19. #19
    Avatar de edekorb
    Ingresso
    May 2014
    Localização
    Pato Branco/ Francisco Beltrão -PR
    Posts
    15

    Padrão Re: Espessura dos tubos de Torres Estaiadas, qual a espessura indicada ?

    Obrigado pela ajuda technorte
    Muito obrigado mesmo, sera de grande proveito
    Obrigado!

  20. #20

    Padrão Re: Espessura dos tubos de Torres Estaiadas, qual a espessura indicada ?

    só clicar na estrelinha ai uai...hehehw