+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dica de projeto – Kit PCBA, um ou mais de um roteador? P 3000m² / Dica Enclosure

    Dica de projeto – Kit PCBA, um ou mais de um roteador? P 3000m² /Enclosure

    Saudações,

    Atualmente estou iniciando estudos em redes sem fio outdoor, e estou pegando a prática como escola.
    Trabalho prestando serviços de informática para escolas do meu município e atualmente estou desenvolvendo um projeto em uma escola e gostaria de uma ajuda.
    O projeto visa compartilhar internet (velox/5mb) em uma escola. A área (medidos pelo Google maps), tem 3000m², e a planta foi desenhada “no olhometro” conforme mostrada abaixo.

    Gostaria de uma série de opiniões.

    Há alguns dias atrás, montei uma rede sem fio para uma escola que fazia necessário atender apenas a secretaria, uma sala ao lado (pedaloca) e uma sala em frente (sala de vídeo). Enfim, montei um rack para organizar toda a parafernália de rede (VPN) entre outros equipamentos de segurança e coloquei simplesmente um cisco/linksys e900. O resultado foi que a rede atendeu todas as salas que precisava, salas que não precisava e aos redores da escola, excelente roteador, achei a configuração padrão fácil (ate porque já vem com um wizard) porém pobre de configuração (de fábrica, não mudei FW).

    Enfim, esta escola é uma realidade diferente da outra.

    A outra escola, possui três corredores de salas onde a imagem da planta desenhada no ppt já mostra como deverá ser o atendimento da rede.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG2.jpg
Visualizações:	252
Tamanho: 	126,2 KB
ID:      	52063

    Gostaria primeiramente de opniões de hardware.

    Quando eu sugeri a instalação de 2 e900, (que cada um custa R$ 138,00 no buraco onde eu moro), a gestora não hesitou em pedir pra abaixar. Porém, não sou eu quem faço preços.
    Então, considerando fazer o melhor CxB por até 276 reais, eu pensei:
    2 ovislink WL5460 (http://produto.mercadolivre.com.br/M...e-de-banda-_JM) = R$ 99,98
    OU
    2 Engenius ESR1221 (http://produto.mercadolivre.com.br/M...uter-400mw-_JM) R$ 89,98

    Cada um localizado conforme a ilustração:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         estrutura.jpg
Visualizações:	263
Tamanho: 	126,4 KB
ID:      	52066

    Conforme li de alguns tópicos do fórum esse engenius costuma “zuar” (https://under-linux.org/showthread.php?t=142540) onde o usuário dimasters alegou que mais de 200 dele estavam com defeito, então estou dando preferência para o Ovislink.

    Porém, ao mesmo tempo veio ideia.

    O terreno é em desnível, onde as salas 5, 6, 7 estão um pouco abaixo do corredor da biblioteca/admin, etc. Porém, acima do corredor 1, possui uma CPE nanoloco 5, que recebe o sinal VPN da escola (isso n entra no meu projeto), essa CPE tá fixa em uma haste que deixa ela aproximadamente 4 a 5 metros acima da escola.
    Pensei em fixar apenas um ovislink em caixa hermética na mesma haste que essa CPE utilizando a antena 2dbi que acompanha o produto, porém veio a dúvida, o serviço vai ficar bom?
    Ou seria melhor eu colocar um ovislink em cada lado do prédio e caixa hermética na altura do telhado?
    Planta (tambem desenhada no PPT de onde fica a CPE)
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         CPE.jpg
Visualizações:	586
Tamanho: 	122,7 KB
ID:      	52064

    As configurações do projeto são:
    Quantidade de acessos simultâneos: Baixo, até 10.
    Fatores para diagnósticos de interferências: Telhado de telha colonial, paredes de tijolo baiano, possui microondas na cozinha e telefones sem fio na secretaria.
    As salas 5,6,7 não possuem visada livre para a CPE, porém o prédio é de um andar só (apenas térreo)

    Aproveitando o tópico, estava procurando sobre caixas herméticas ou qualquer gambiware que eu pudesse colocar o roteador e não chover (até pote de sorvete eu achei), cheguei a essa solução: http://www.computechloja.com.br/prod...uter-Enclosure
    Nome:      199.jpg
Visitas:     380
Tamanho:  5,5 KB

    Alguém já usou? Alguém não indica? É novidade no fórum? (Pois não vi nada sobre ele). Aparentemente ela me chamou atenção, pois é uma caixa hermética q já vem com o conector rp SMA, (Compatível c/ ovislink), cabo Eth e splitter Poe. Seria uma mão na roda de economia(R$32,00) no meu projeto caso eu coloque apenas uma (junto com a CPE).
    Alguma sugestão ou crítica?

  2. #2

    Padrão

    Desculpa a ignorância no título da postagem, favor desconsiderar esse "kit PCBA" no título. Substituindo por "Avaliação/dica":

    Avaliação/Dica de projeto – Um ou mais de um roteador? P 3000m² / Dica Enclosure


    ​Grato

  3. #3

    Padrão Re: Dica de projeto – Kit PCBA, um ou mais de um roteador? P 3000m² / Dica Enclosure

    Prefiro 2 desse: Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         7395363SZ.jpg
Visualizações:	379
Tamanho: 	104,2 KB
ID:      	52069
    na verdade esquece td isso q vc pesquisou e procure por roteadores da tp-link...será o melhor custo/beneficio que irá ter...tanto em qualidade de sinal quanto em transferência de dados (se for o caso)...
    to falando isso pq passei as ultimas 3 semanas analisando roteadores e cheguei a esses...

    melhor roteador residencial:Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         112479693_1GG.jpg
Visualizações:	232
Tamanho: 	23,1 KB
ID:      	52070

    se quiser um pouco mais de alcance pega o primeiro que postei...agora se quiser melhor ainda tem esse aqui...Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         108291719_2GG.jpg
Visualizações:	389
Tamanho: 	33,4 KB
ID:      	52071
    ou esse aqui... Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         114246181_2GG.jpg
Visualizações:	222
Tamanho: 	24,5 KB
ID:      	52072

    enfim...dentre td que pesquisei sempre os roteadores da TP-link se destacavam em algo...seja no preço ou na performance, sempre estão um passo a frente...espero que isso ajude um pouco...
    OBS: não coloquei caixa hermética pq vc diz ai que é uma escola, então procure um lugar confortável pros "bixim" e coloque no próprio prédio...

    OBS2: esqueci do mais importante...se tiver grana (o que nao é seu caso, pois a diretora chorou ja faz tempo) esse aqui é o melhor de todos de longe...
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         unifi_uap_principal.jpg
Visualizações:	226
Tamanho: 	77,3 KB
ID:      	52073

  4. #4

    Padrão Re: Dica de projeto – Kit PCBA, um ou mais de um roteador? P 3000m² / Dica Enclosure

    Realmente, @technorte, eu pensei nessa possibilidade e ainda esta em jogo. O caso e o seguinte. Estou tendo essa oportunidade de comprar, então, como disse q estou comecando no outdoor, gostaria d comprar um rádio "mais profiça" e/ou radios que não usei, pra aprender né.. Eu ja usei esses TPLink e ate gosto deles, nada contra. Aqui na minha sala tenho dois n750 fazendo wds entre dois predios que ficou, ó, uma bosta, mas enfim...

    Sobre colocar em hermetica/enclosure, apesar de ser uma escola de ensino básico, fico com receio de deixar exposto aos inimigos do alheio, e ao castigo de intemperes.

    Alguem ja usou ou tem algo a dizer sobre esse enclosure? ou terei que comprar pra apresentar aqui no forum?

  5. #5

    Padrão Re: Dica de projeto – Kit PCBA, um ou mais de um roteador? P 3000m² / Dica Enclosure

    @Itymm, ja pensou na possibilidade de usar nanoloco2?

  6. #6

    Padrão Re: Dica de projeto – Kit PCBA, um ou mais de um roteador? P 3000m² / Dica Enclosure

    @technorte, ainda não pensei na possibilidade, estava focando em routers normais e não em cpe, enfim, mais uma possibilidade a entrar no meu projeto.

    Amigo, pelo que sei, a nanoloco m2 é direcional, não é mesmo? então se eu colocar conforme na planta desenhada abaixo "junto" da Nanostation que já tem lá, ela vai atender só a posição que ela ta virada, mas e as outras direcoes q ela n tiver virada, ela n vai atender...ou mesmo sendo uma direcional "sobra" sinal pra outros cantos?

    desenhei uma "sombrinha de frevo" ai so pra entender melhor o que eu disse...Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         frevo.jpg
Visualizações:	210
Tamanho: 	183,7 KB
ID:      	52124

  7. #7
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão

    Eu iria mesmo de Wr741 com o firmware DDWRT. Ele tem muito mais recursos e já possibilita usar varios SSIDs para criar redes separadas, além de ser bem estável.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WR741C.JPG
Visualizações:	108
Tamanho: 	5,1 KB
ID:      	52126   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WR741A.JPG
Visualizações:	120
Tamanho: 	56,1 KB
ID:      	52127  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WR741B.JPG
Visualizações:	109
Tamanho: 	9,0 KB
ID:      	52128  

  8. #8

    Padrão Re: Dica de projeto – Kit PCBA, um ou mais de um roteador? P 3000m² / Dica Enclosure

    @alexrock e @technorte, estou fazendo o orçamento aqui para envio, vejam as diferenças:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Orçamento 1.png
Visualizações:	148
Tamanho: 	6,2 KB
ID:      	52132Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Orçamento 2.jpg
Visualizações:	173
Tamanho: 	29,1 KB
ID:      	52133

    To achando que vou pegar 2 TPLink mesmo com as enclosure (pra ficar mais cara de profiça) e colcar DDWRT, e com a sobra do dinheiro, vou sugerir à gestora de investir em rack para organizar a rede que possui uns 5 computadores, DVR, PoE (Que vivem desligando pois ligam em estabilizador) e alguns switches.

    Sobre o enclosure, achei otimo CxB pois ja tem o rp-sma, cabo ethernet e splitter PoE, Qualquer coisa eu corto a ponta da fonte e invento um PoE Injector.

    Alguem mais tem algo a comentar?
    Alguem ai indica local mais barato para comprar Rack?

    att.

  9. #9
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Dica de projeto – Kit PCBA, um ou mais de um roteador? P 3000m² / Dica Enclosure

    Achei interessante usar a PCBA do TP Link dentro desse case, dá uma aparência mais profissional e ainda dá pra ter uma margem maior de lucro do que somente o AP, pois todo mundo hoje em dia sabe procurar preços de equipamentos no Mercado Livre e ficam fazendo leilão... Dá até pra por minha "marca" nesse kit...
    Última edição por alexrock; 04-06-2014 às 17:49.

  10. #10
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Dica de projeto – Kit PCBA, um ou mais de um roteador? P 3000m² / Dica Enclosure

    Um case show para uso interno é esse: http://www.balticnetworks.com/rf-ele...xr-inspot.html
    Só acho difícil encontrar por um bom preço aqui no Brasil...

  11. #11

    Padrão Re: Dica de projeto – Kit PCBA, um ou mais de um roteador? P 3000m² / Dica Enclosure

    faz isso mesmo, pega os 2 tp-link e os case faz o serviço...depois posta umas fotos pra gente ver como ficou...ja vai ser mais uma pra gente copiar...heheh