+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Distancia entre servidor e cliente!!

    Bom dia
    Recebo um link delicado numa central, tenho uma RB1200 e Servidor Cache, a partir daí fiz uma rede local onde tenho clientes em em varias distancias e os mais distantes ficam a 55KM, a largura de banda nos enlaces ficam entre 45MB FULL e 60MB FULL. Devo aproximar os servidores mais dos clientes ou a distancia não vai influenciar nas velocidades nos clientes desde que tenha-se uma largura de banda que suporta o trafego?!

  2. #2

    Padrão Re: Distancia entre servidor e cliente!!

    A distancia em si não é fator determinante na lentidão, pois os dados trafegam quase próximo a velocidade da Luz 299 792 458 por segundo, a sua rede irá sofrer lentidão por outros N fatores, router com pouca memoria, alinhamento incorreto
    e banda efetiva pouca para a demanda.

  3. #3

    Padrão Re: Distancia entre servidor e cliente!!

    velocidade é uma coisa e latencia é outra Se tem a velocidade que diz ter qual o problema?

  4. #4

    Padrão Re: Distancia entre servidor e cliente!!

    Esta errado seu conceito. Os dados nao trafegam a velocidade da luz . Eles trafegam a velocidade do Throughput do link, nesse caso 60Mbps . Para ser mais exactos os dados ainda sao mais lentos pois tem que eliminar os cabeçalhos.

  5. #5

    Padrão Re: Distancia entre servidor e cliente!!

    Outra coisa a ter em conta é que 60MB significa 60 megabytes e é muuito diferente de de 60Mbps que siginifica 60 mega bits por segundo.

  6. #6

    Padrão Re: Distancia entre servidor e cliente!!

    Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post
    Esta errado seu conceito. Os dados nao trafegam a velocidade da luz . Eles trafegam a velocidade do Throughput do link, nesse caso 60Mbps . Para ser mais exactos os dados ainda sao mais lentos pois tem que eliminar os cabeçalhos.

    Quer dizer que os dados não trafegam na velocidade da luz, pelo meio, Legal a sua logica, vamos dizer que minha net seja de apenas 36kbps, eu envio um bit a um computador que esteja do outro lado do planeta, conetado via satélite, o que demoraria mais 600 milissegundos, devido a natureza do meio que esta transportando o bit.
    Agora iramos enviar este mesmo bit, por um cabo de rede, eletrificado si esta eletrificado, significa que esta transmitido ondas elétricas, que trafegam quase próximo a velocidade da luz, é tão ínfima a diferença, que si pode afirmar que é na velocidade da luz.
    " ANALOGIA, vc tem uma tomada com um interruptor em São Paulo, um interruptor possui dois estágios ligado, desligado, 0 ou 1, e uma lampada esta em Paris, conetados via cabo alta condutividade, um técnico deliga o interruptor, imediatamente a lampa é apagada. Digamos agora, que no lugar de uma tomada quem ira enviar o pulso de ligar e deligar a lampada seja o meu computador, com 36kbps, ele dispara um bit contendo a informação de desligar, este bit, ira receber o cabeçalho, as informações de destino, caminho, tudo isto dentro do computador, que não opera ainda na velocidade da luz, devido a limitações do barramento das placas mães, mas é tão veloz este empacotamento, que é desprezível o tempo, ele é encaminhado ao meu modem, discão, quando ele sair do modem, e atingir o cabo, ele ira trafegar na velocidade que o cabo elétrico possibilita, até chegar ao destino. Agora este bit ira sair do meu computador através de cabo ótico, lingado São Paulo a Paris, por natureza do meio, a velocidade é muito é da luz, quando ele sair do computador com Velocidade X, o router irá levar X tempo para empurrar este bit, que ao chegar na super via, irá trafegar na velocidade máxima da via, chegando ao destino em segundos. Não importando a largura de banda, quer seja 36kbps, ou 1Gbps, o tempo que cada bit levara é interindependente da largura de banda, a largura de banda irá fazer toda a diferença na capacidade que é possível ser trafegada neste meio.
    A analogia seria, vc tem uma fibra ótica na qual ninguém conhece ao certo certo a sua capacidade até hoje, logo si defini que a capacidade de uma fibra é infinita, barrando esta capacidade nos router, nos computadores comutadores de dados, este possui um limite, mas a fibra não, Vamos imaginar uma fibra sendo o rodoanel em São Paulo, e que o transito funcione perfeito, teremos carros, caminhões, ônibus, carretas, bitrem, teremos carros esportivos, aviões, links pequenos grandes, para N aplicações. o transito e a pista de decolagem funciona perfeita, cada link uma capacidade de transportar dados, e todos meios, tem que chegar no momento certo, e apos chegar ainda informar que chegou ao destino, este tempo so é possível ao bit trafegar na velocidade da correte elétrica, que é mesma da velocidade da luz. Agora a capacidade de trafego vai depender do seu da largura de banda efetiva do seu link.
    Já no meio aéreo Wi-Fi, a onda é um campo elétrico, que trafega na velocidade da luz, ou quase próximo, você possui N frequências, vamos tomar como exemplo a 5.8gHZ, isto significa que esta onda oscila 5800000000 tire a prova em http://www.convertworld.com/pt/frequ...Gigahertz.html, uma antena esta escultando a outra neste tempo.

    Recomendo a leitura de livros de física, e de rede, no caso o livro do

    http://www-usr.inf.ufsm.br/~rose/Tanenbaum.pdf

    ,

  7. #7

    Padrão Re: Distancia entre servidor e cliente!!

    Ex.: Um pacote com 5 Kbytes para transmitir para outro ponto a 200km de distancia.
    Como as Ondas viajam a uma velocidade próxima a da luz levaria 0,666ms para iniciar o download no destino. Se temos uma velocidade de throughput de 25 Mbits Full Duplex, então o equipamento tem uma taxa de download de 3.125 Kbytes e levaria 1,6ms para completar o download.
    0,666 + 1,6 = 2,266ms
    Esse seria o tempo mínimo com esse velocidade, o resto do tempo é perdido com processamento, retransmissões etc.
    A velocidade da energia(elétrons) em cabos metálicos é de alguns milímetros por segundo.

  8. #8

    Padrão Re: Distancia entre servidor e cliente!!

    É um poquinho mais complexo que isso . Tem a ver com modulação e protocolo de comunicação.
    Uma coisa é a Propagação do SINAL no meio e outra é a propagação da INFORMAÇÃO. Esta ultima esta afetada pelos varios processo que viabilizam o transporte como ser modulação, protocolo de comunicação, codigo de erros, etc. Isto faz que que a velocidade da Informação (bps ou baudios) nao tenha nada a ver com a velocidade de propagação no meio (K.300.000Km/s, K=1 para espaço livre))

  9. #9

    Padrão Re: Distancia entre servidor e cliente!!

    ok, Eu não estou com lentidão no sistema, desculpa, expressei mal. Só quero sabe qual aplicação é mais viável, do ponto de vista econômico, um servidor só é melhor, e quanto a qualidade desse link, tendo servidores distantes dos clientes?