Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvida! Como configurar ppoe para entregar ip valido aos clientes?

    Gente, minha rede é toda hotspot, não tenho experiência com PPOE, mas fiz umas configurações usando nat e tudo beleza, funcionou.
    O fato é que meu AS saiu, quero usar meus ips para repassa-los aos clientes, mas em ppoe, fiz um pooll com os ips, criei o ppoe, tirei o nat, mas não da, não funciona, ele ate atribui o ip para maquina, mas não navega.
    Alguém sabe explicar como tem que ser as configurações?

  2. #2

    Padrão Re: Duvida! Como configurar ppoe para entregar ip valido aos clientes?

    Oi!

    Tem que criar as rotas estáticas para o MK onde o PPPoE sobe. Supondo que o MK principal seja 10.1.1.1, o MK que o cliente conecta seja o 10.1.1.2 e o IP do cliente seja 200.200.200.200:

    Criar uma regra estática enviando o dst-address 200.200.200.200 para o gateway 10.1.1.2

    Assim que subir o túnel do cliente o teste melhor é: dar um ping lá da 10.1.1.1 para 200.200.200.200. O ping tem que responder!

    Outra coisa: não pode ter nat em 10.1.1.2, somente em 10.1.1.1 !!

    Abraço!
    Fabricio

  3. #3

    Padrão Re: Duvida! Como configurar ppoe para entregar ip valido aos clientes?

    não entendi. onde ficaria meu ip valido para os clientes tipo um /24?

  4. #4

    Padrão Re: Duvida! Como configurar ppoe para entregar ip valido aos clientes?

    Fica no cadastro do cliente. Assim que ele subir o MK coloca o IP válido na ponta do túnel que está do lado dele.

    Vc vai no PPP> Active Conections e o IP válido está lá.

    Em PPPoE você dá apenas um IP para o cliente, não tem máscara.

    Do seu lado (no local address do PPPoE) pode ter qq coisa. Não precisa ser na mesma rede.

    Assim, se hoje vc tem configurado na profile do seu PPPoE um local-address fixo e uma pool como remote-address você precisa somente dar o IP para o cliente em questão, o local-address ficará o mesmo, mesmo não sendo da mesma rede!

  5. #5

    Padrão Re: Duvida! Como configurar ppoe para entregar ip valido aos clientes?

    vou tentar

  6. #6

    Padrão Re: Duvida! Como configurar ppoe para entregar ip valido aos clientes?

    Você vai ver que, ao subir o IP no cliente, caso ele tenha um rádio ubnt, você vai conseguir pingar ele de dentro da RB que ele conectou!

    Só tem que tomar cuidado que alguns equipamentos ou o windows tem firewall e o ping não funciona.

    Abraço!

  7. #7
    Ricardo Romero Avatar de ricromero
    Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    São Paulo / Interior
    Posts
    923

    Padrão Re: Duvida! Como configurar ppoe para entregar ip valido aos clientes?

    Quantos clientes são necessários o provedor ter para pedir um AS ?

  8. #8

    Padrão Re: Duvida! Como configurar ppoe para entregar ip valido aos clientes?

    Citação Postado originalmente por ricromero Ver Post
    Quantos clientes são necessários o provedor ter para pedir um AS ?
    Vc ter uns 400 clientes online, com um bom crescimento, pode dar entrada, mais se não tiver, nem adianta tentar, pois ficaram mais rigorosos os criterios para conseguir um bloco de ip.

  9. #9

    Padrão Re: Duvida! Como configurar ppoe para entregar ip valido aos clientes?

    Citação Postado originalmente por netuai Ver Post
    Gente, minha rede é toda hotspot, não tenho experiência com PPOE, mas fiz umas configurações usando nat e tudo beleza, funcionou.
    O fato é que meu AS saiu, quero usar meus ips para repassa-los aos clientes, mas em ppoe, fiz um pooll com os ips, criei o ppoe, tirei o nat, mas não da, não funciona, ele ate atribui o ip para maquina, mas não navega.
    Alguém sabe explicar como tem que ser as configurações?
    Já fechou BGP com a operadora ? Descreva seu cenário de rede .

    operadora-BGP-ServidorPPPoe-cliente ?

  10. #10

    Padrão Re: Duvida! Como configurar ppoe para entregar ip valido aos clientes?

    ta fechado sim, tanto que se eu colocar o ip em meu computador sem sair do concentrador eu navego na minha classe de ip.
    Estrutura hoje
    operadora-bgp-servidor hotspot-clientes

    Como vai ficar

    operadora-bgp-"servidor hotspot + servidor PPPOE -clientes

    So vou usar ip real valido no pppoe

  11. #11

    Padrão Re: Duvida! Como configurar ppoe para entregar ip valido aos clientes?

    Citação Postado originalmente por netuai Ver Post
    ta fechado sim, tanto que se eu colocar o ip em meu computador sem sair do concentrador eu navego na minha classe de ip.
    Estrutura hoje
    operadora-bgp-servidor hotspot-clientes

    Como vai ficar

    operadora-bgp-"servidor hotspot + servidor PPPOE -clientes

    So vou usar ip real valido no pppoe
    O seu problema é roteamento interno, se foi o Sr. que abriu o topico no site do mk-auth e me adicionou no skype, estou a disposição para lhe prestar o suporte devido!!

  12. #12

    Padrão Re: Duvida! Como configurar ppoe para entregar ip valido aos clientes?

    então é só dividir os blocos ex;

    BGP
    wan - operadora 10.0.0.1/30 enlace bgp
    lan - 11.0.0.254/29 enlace ate seu servidor ( seu bloco ASN )
    No bgp vc cria uma rota 11.0.0.0/25 apontando pro ip 11.0.0.253
    12.0.0.0/24 apontando pro ip 11.0.0.253

    servidor hotspot
    wan - 11.0.0.253/29
    lan - ( hotspot) 11.0.0.1/25 ( onde fazia nat antes para os clientes )

    no servidor PPPoe também é só apontar a sub-rede la no bgp
    tipo 12.0.0.0/24 seus clientes PPPoe

  13. #13

    Padrão Re: Duvida! Como configurar ppoe para entregar ip valido aos clientes?

    gente obrigado, consegui fazer, tava tudo certo aqui, faltava apenas uma regra no firewall, segue a regra que me resolveu...

    / ip firewall nat

    add chain=dstnat action=passthrough src-address=XX.XX.XX.XX/XX \
    comment="REPASSE DE IP VÁLIDO" disabled=no
    Onde XX.XX.XX.XX/XX é o IP e mascara que tiver disponível no seu link

    Depois é só colocar o IP no campo Remote Address em PPP SECRET
    para cada cliente que tiver IP VÁLIDO E FIXO ou criar uma pool em IP
    POOL com todos os ips válidos


  14. #14

    Padrão Re: Duvida! Como configurar ppoe para entregar ip valido aos clientes?

    Citação Postado originalmente por ricromero Ver Post
    Quantos clientes são necessários o provedor ter para pedir um AS ?
    Me adiciona no skype que ti ajudo fernandocambuhy

  15. #15
    Ricardo Romero Avatar de ricromero
    Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    São Paulo / Interior
    Posts
    923

    Padrão Re: Duvida! Como configurar ppoe para entregar ip valido aos clientes?

    Agradeço, mas apenas fiz uma pergunta e não um pedido de ajuda.

    Mesmo assim obrigado.

    Citação Postado originalmente por vendasubiquiti Ver Post
    Me adiciona no skype que ti ajudo fernandocambuhy

  16. #16

    Padrão Re: Duvida! Como configurar ppoe para entregar ip valido aos clientes?

    Citação Postado originalmente por ricromero Ver Post
    Quantos clientes são necessários o provedor ter para pedir um AS ?
    Então aqui tenho mais de 600 conectados ao mesmo tempo, tive que mostrar ao registrobr que tinha.

  17. #17

    Padrão Re: Duvida! Como configurar ppoe para entregar ip valido aos clientes?

    ótimo tópico amigos. sanei minhas dúvidas tb.

  18. #18

    Padrão Re: Duvida! Como configurar ppoe para entregar ip valido aos clientes?

    Citação Postado originalmente por netuai Ver Post
    gente obrigado, consegui fazer, tava tudo certo aqui, faltava apenas uma regra no firewall, segue a regra que me resolveu...

    / ip firewall nat

    add chain=dstnat action=passthrough src-address=XX.XX.XX.XX/XX \
    comment="REPASSE DE IP VÁLIDO" disabled=no
    Onde XX.XX.XX.XX/XX é o IP e mascara que tiver disponível no seu link

    Depois é só colocar o IP no campo Remote Address em PPP SECRET
    para cada cliente que tiver IP VÁLIDO E FIXO ou criar uma pool em IP
    POOL com todos os ips válidos

    Isso ai não é certo, essa regra é pra quem não tem ips, somente um /29 ou /28 direto na wan. Quem tem AS+BGP tem de rotear, mais como o amigo não quer ajuda, que continue errado, depois pra colocar do jeito certo ira dobrar o serviço e consequentemente quem prestar suporte, ira cobrar o dobro ou mais, se tivesse colocado certo desde o começo!!

  19. #19

    Padrão Re: Duvida! Como configurar ppoe para entregar ip valido aos clientes?

    Citação Postado originalmente por rogeriodj Ver Post
    Isso ai não é certo, essa regra é pra quem não tem ips, somente um /29 ou /28 direto na wan. Quem tem AS+BGP tem de rotear, mais como o amigo não quer ajuda, que continue errado, depois pra colocar do jeito certo ira dobrar o serviço e consequentemente quem prestar suporte, ira cobrar o dobro ou mais, se tivesse colocado certo desde o começo!!
    É a forma correta é fazer o roteamento das classes de ips.

  20. #20

    Padrão Re: Duvida! Como configurar ppoe para entregar ip valido aos clientes?

    Perdoe amigo, não é que eu não quero ajuda, so não quero pagar pra fazerem o serviço, um amigo acabou fazendo pra mim, mas o que eu realmente quero é aprender a fazer... Mas valeu a boa intenção.

    Citação Postado originalmente por rogeriodj Ver Post
    Isso ai não é certo, essa regra é pra quem não tem ips, somente um /29 ou /28 direto na wan. Quem tem AS+BGP tem de rotear, mais como o amigo não quer ajuda, que continue errado, depois pra colocar do jeito certo ira dobrar o serviço e consequentemente quem prestar suporte, ira cobrar o dobro ou mais, se tivesse colocado certo desde o começo!!