+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvidas Provedor de Internet

    Boa Tarde, Pessoal.

    Como sou novo no fórum não sei se este é o local certo para minhas dúvidas mas vamos lá.

    Estou a fim de montar um provedor de Internet em minha cidade.
    Tenho a intenção de colocar em minha casa a torre central + 3 torres pela cidade a aproximadamente em uns 2 a 3 km.
    O que me indicam para interligar essas torres ? E quais equipamentos para usar para distribuição dos sinais 5.8 e 2.4(talvez a ideia é só 5.8 mesmo).
    Depois terei uma torre em linha reta para o interior a uns 6 a 7 km qual equipamento me indicam para interligar a torre matriz com essa no interior ?
    Outra questão é a administração qual router board posso usar, claro já visando o crescimento.
    Peço uma para até 100 clientes outra de 100 a 500 e de 500 pra cima ( Claro prevendo um crescimento ) ou dica de algum outro equipamento para essa administração.

    As torres iri utilizar a matriz de 20 metros e as demais de 15 metros.
    Peço que se possível algumas dicas de vocês que já são mais experientes nesta área.

    Obrigado

  2. #2

    Padrão Re: Duvidas Provedor de Internet

    Vou ter dar uma dica de GRAÇA .

    0) O servidor de roteamento Mikrotik , PCRouter ou diretamente RB110 ou similar. O servidor de assinates MK-Auth. Todos baratos e altamente testados

    1) Utiliza todos os AP em 5.4 e os equipamentos clientes da mesma marca, assim aproveita as funções proprietarias de cada.Tambem vai ter sempre equipamentos nao mao para sustituição.

    2) Os AP podem ser Rocket da UBNT ou Omnitik da mikrotik, os clientes podem ser Loco M5 ou SXT da Microtik.

    3) Os Links podem ser com Rocket , LOCO M5 com disch, ou SXT da mikrotik .

    4) Utilizando toda sua rede da mesma marca vai ter sobresalentes susficiente e chegar a dominar rapidamente o comportamento deles.

    5) Utiliza Estabilizador em cada assinante. Os equipamentos queimam , na maioria, pela variações de tensão alimentação.

    6) Utiliza suportes para antenas de tubos de pelo menos 33mm e NUNCA montados acima do telhado estaiados com arame. Fixa eles nas laterais dos telhados ou onde tiver boa fixação.

    SE TIVESE FEITO ISSO DO INICIO , CALCULO TERIA ECONOMIZADO UNS R$400.000 EM 5 ANOS DE OPERAÇÃO. (Clientes perdidos, equipamentos queimados, contratação tecnicos suporte, etc)

  3. #3

    Padrão Re: Duvidas Provedor de Internet

    A ultima, nao utilice torrinhas de serralheria, investe em torres mais robustas que tenham calculo que garantam torção e deflexão do topo em menos de 1º . Grande fonte de problemas no trhoughput que é IMPOSIVEL detetar.

  4. #4

    Padrão Re: Duvidas Provedor de Internet

    bom dia amigo, um conselho de amigo, vá investindo em torres e equipamentos e juntamente tirando sua licença SCM, não é difícil tirar, se quiser te indico um bom profissional também, vc deveria colocar quanto está disposto à gastar para começar seu provedor, de acordo com seu $$$$$$ vamos te ajudar a escolher os equipamentos certos que se encaixam no seu bolso e sua necessidade, abraço amigo.

  5. #5

    Padrão Re: Duvidas Provedor de Internet

    Papo de vendedor é complicado...você vende Ubiquiti e Mikrotik? Então não palpita...pois se provedor através de rádio está ganhando mercado...simples pois a UBIQUITI trouxe a revolução...

    Base da Intelbras é muito alto o valor...WOM 5000 tem varios problemas..APC5m 18 é muito alto o valor para cliente final...e abertura muito grande...

    Por favor não iluda a pessoa

    Citação Postado originalmente por DGaba Ver Post
    Bom dia amigo!

    A maioria vai falar pra você trabalhar com Ubiquiti e Mikrotik, mas vai minha sugestão.
    Trabalhe com material nacional, onde há assistência técnica, suporte técnico e troca expressa. A Intelbrás tem rádios que você pode usar sem problemas, que não devem nada para os outros. Na base use APC 5M 90, nos clientes use WOM 5000 SISO ou MIMO e APC 5M 18, se necessário. Para o ponto a ponto temos a APC Mach 5, o APC 5M, etc. Base e clientes já com antena integrada. É certeza de qualidade no link. Assinamos embaixo.

    Daniel Gaba
    [email protected]
    Skype: daniel.gaba-pltg133
    11 2147 3295

  6. #6

    Padrão Re: Duvidas Provedor de Internet

    Concordo contigo Joezaum, nao respeitam o forum que serve para ajudar usuarios e contarmos nossas experiencias sem interesse ocultos. Tudo mudou apos Ubiquiti e Mikrotik, pode fazer uma pesquisa e vera que vai ter mais de 80% dos usuarios dessas marcas satisfeitos. Não so no Brasil, no mundo todo.

  7. #7

    Padrão Re: Duvidas Provedor de Internet

    Não faz muito tempo que trabalho com essa linha de produtos da Intelbrás, e sei que a linha não é completa como a de outros fabricantes. Sei do tamanho da Ubiquiti e da qualidade de seus produtos. Mas forneço Intelbrás aos meus clientes sem problema nenhum, porque cada caso um caso. E quando um equipamento apresenta problema, a gente troca e pronto! Tudo com nota, suporte e garantia. E que funciona bem funciona, sendo bem projetado.

  8. #8

    Padrão Re: Duvidas Provedor de Internet

    Terminou o comercial? Agora vaza

    Citação Postado originalmente por DGaba Ver Post
    Não faz muito tempo que trabalho com essa linha de produtos da Intelbrás, e sei que a linha não é completa como a de outros fabricantes. Sei do tamanho da Ubiquiti e da qualidade de seus produtos. Mas forneço Intelbrás aos meus clientes sem problema nenhum, porque cada caso um caso. E quando um equipamento apresenta problema, a gente troca e pronto! Tudo com nota, suporte e garantia. E que funciona bem funciona, sendo bem projetado.

  9. #9

    Padrão Re: Duvidas Provedor de Internet

    Poxa meu amigo, só um pouquinho de educação! Você pode ter razão, se estou num lugar errado no under, mas acima eu quero dizer outra coisa. Tenho amigos provedores que usam e que não tem problema. Na maioria das vezes é configuração.
    Agora, seja mais educado! Tenha bom dia!

  10. #10

    Padrão Re: Duvidas Provedor de Internet

    Deixo aqui minha indignação com WOM5000 da intelbras!
    Radinho sem vergonha que nem custa tão mais barato que um UBNT ou MK, comprei 10 unidades para teste eu estava super empolgado e pedi para o técnico trocar 10 clientes da rede em bairros separados e advinha?????
    Ruido muito ruido em todas as frequências, chega a ser impressionante mas pesei comigo não vou desistir troquei firmware e nada coloquei todas as potencias para ver se melhorava e nada mudei canal até e nada ai cheguei a conclusão de que não sou eu é essa merdinha de radinho mais que depressa pedi ao técnico para recolher tudo e colocar os loco m5 no lugar pq tava ficando chato dar desculpas pro cliente!!!!!
    Então se você quer um negocio bom e não quer pagar caro vai de SXT eu uso aqui devo ter uma 300 rodando e em muitos casos é melhor que o nano mas não exagera na potencia
    Mas se você quer montar uma gatonet compra uma omni da aquario e coloca no cliente essas merdinhas de WOM5000, mas não esquece de desligar o telefone pq você não dorme mais
    E só para constar minha rede é toda em ospf redundante com pppoe nos clientes e eu tenho CCNA Cisco e MTCNA Mikrotik e estou na área a 6 anos por favor não me venham dizer que fiz algo errado!

  11. #11

    Padrão Re: Duvidas Provedor de Internet

    FLAVIOALMEIDA1985, ontem, quase que um fornecedor meu me fez comprar intelbras, dizendo que tem assistencia nacional, que se der defeito ele troca imediatamente os radios, graças a Deus eu não dei ouvidos, detalhe, sem nota ainda, pago bem mais caro na airgrid, tudo com nota, mas não recebo nenhuma ligação de clientes reclamando, muito obrigado por passar sua experiência e não deixar eu cair no "buraco".

  12. #12

    Padrão Re: Duvidas Provedor de Internet

    Ainda bem mesmo compra airgrid, nanobridge, nano loco ou sxt mas corre dessas porquerinhas de intelbras porque aqui no brasil a unica coisa nacional que realmente funciona são os IMPOSTOS!!!!!
    Parabéns pela decisão!!!!

  13. #13

    Padrão Re: Duvidas Provedor de Internet

    Dessa vez tenho que concordar com você FLAVIOALMEIDA1985 em grau e gênero. Aqui na minha rede comprei 5 wom5000 e todas me deram algum tipo de dor de cabeça. Ainda hoje mesmo vim de um cliente que vive se queixando. Já troquei 3 por Proeletronics PQWS-5820 e foi o fim dos meus problemas. Detalhe, pagando mais barato. Semana que vem vou comprar mais para parar de sofrer.

  14. #14

    Padrão Re: Duvidas Provedor de Internet

    Nossa até Pro Eletronic ta melhor que intelbras uahhahauhauhauhauh
    Pelo jeito pra intelbras virar Krazer vai demorar muito e pra chegar concorrer com UBNT ou MK precisa de algumas decadas!!!!