+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post RB 951UI-2hnd para rede domestica

    Eai galera faz tempo que acompanho o forum que é muito bom.
    É o seguinte to querendo montar na minha rede domestica compartilho internet com 2 vizinhos
    e tava querendo colocar uma RB pra poder gerenciar bem o negocio.
    Gostei bastante das RB 951 por que ja vem com wifi de 1000mw e antena interna de 2.5db,
    alguém conhece ela sabe me dizer se é uma boa?

    tem a RB 951 2n só q essa só tem 50mw no wifi e achei um tanto fraco
    Aqui eu to usando um air live de 26 db com antena q vem com ele e funciona bem.

    Desde já agradeço a ajuda

  2. #2

    Padrão Re: RB 951UI-2hnd para rede domestica

    Olha cara, depois de uma discussão bem grande em um tópico meu (https://under-linux.org/showthread.php?t=173135) - mais voltado para SXT, mas aborda um pouco a 951 - eu decidi comprar a RB951G-2HnD, a mesma coisa dessa aí, só muda que ela tem portas Gigabit e uns outros pequenos detalhes que vão ser irrelevantes para você.

    As 951 são realmente excelentes, o hardware delas é uma coisa surreal para o quanto elas estão custando por aí, ótimo custo-benefício. Eu estou só esperando minha grana chegar no começo do mês que vem pra comprar essa RB, pode ir com a RB951Ui-2HnD que ela dá conta de uma rede doméstica tranquilamente com folga.

  3. #3

    Padrão Re: RB 951UI-2hnd para rede domestica

    Muito obrigado sousa, vou dar uma lida no tópico, só mais uma coisa, q tbm não encontrei na net, se ela tem disponível entrada pra antena externa já q vc tem uma sabe me dizer

  4. #4

    Padrão Re: RB 951UI-2hnd para rede domestica

    Citação Postado originalmente por educorrea Ver Post
    Muito obrigado sousa, vou dar uma lida no tópico, só mais uma coisa, q tbm não encontrei na net, se ela tem disponível entrada pra antena externa já q vc tem uma sabe me dizer
    Não, nenhuma RB951 tem conectores para antena externa, infelizmente.

  5. #5

    Padrão Re: RB 951UI-2hnd para rede domestica

    da uma olhada nesse link, o cara fez um mod nela só q é na 2n
    http://www.zero13wireless.net/foro/s...board-RB951-2n
    só nao sei se funciona mesmo

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por educorrea Ver Post
    da uma olhada nesse link, o cara fez um mod nela só q é na 2n
    http://www.zero13wireless.net/foro/s...board-RB951-2n
    só nao sei se funciona mesmo
    Toda vez que fiz gambiarra nesse estilo sempre funcionou, o fato da antena estar dentro ou fora, com um conector de qualidade no caminho ou apenas com cabo, não muda a qualidade da conexão (Muda, mas outros fatores (Como ruído) mudam muito mais).
    É só pegar pigtail com cabo grosso pra cortar e soldar:
    http://www.ebay.com/itm/New-SMA-Male...-/171096764881
    Tem pigtail mais barato que tem cabo fino demais, eu não aconselho:
    http://www.ebay.com/itm/IPX-to-RP-SM...-/141147688315

    Não sei se dá pra chamar solda de gambiarra. Conectores é que geralmente tem mal-contato, vide os milhares de RJ45 trocados todo dia, se fossem soldados nunca teriam problema.

  7. #7

    Padrão Re: RB 951UI-2hnd para rede domestica

    Verdade conectores de alguns modelos só faltam vim com o aviso "vai dar mal contato"
    Que nem meu pai diz nao é gambiarra é recurso técnico.
    Mas enfim quero ver se semana que vem vou buscar uma rb 951 e ver se aprendo mikrotik de uma ver kkk,
    vou ver se trago uma antena e um pigtail desses pra colocar nela.
    Obrigado pela ajuda

  8. #8

    Padrão Re: RB 951UI-2hnd para rede domestica

    Eu tenho uma rede mesh com 2 RB 951UI-2hnd em casa. É um espetáculo. Nao precisa antena externa, pega até no vizinho com sinal muito forte.

    É a melhor RB para uso interno que existe, pela potência do rádio.

  9. #9

    Padrão Re: RB 951UI-2hnd para rede domestica

    Uso uma 951 pra balance de 2 links e gerenciamento de users, é muito boa, tenho 20 clientes apenas, mas o processamento não passa de 10%...

  10. #10

    Padrão Re: RB 951UI-2hnd para rede domestica

    Alguém aqui saberia dizer qual o alcance dessa RB de sinal em metros em uma área aberto?

  11. #11

    Padrão Re: RB 951UI-2hnd para rede domestica

    Se configurar ela com alguma coisa tosca e ridícula tipo 30dBm, usando MCS0, ela vai emitir 32,5dBm EIRP (Potência alta assim só incompetentes PRECISAM). Um smartphone com anteninha de 3dBi pode captar esse sinal a 2km de distância se não tiver obstáculo, e vai captar lá pelos -75dBm, que é sinal mais que suficiente pra MCS0!!!

    Mas... smartphones e notebooks são umas porcarias com anteninha de 3dBi mas com rádio que emite uns 12dBm, isso dá 15dBm EIRP. E... depois de 300m, esses 15dBm EIRP viram um sinal de -74dBm chegando na RB951 com antena de 2,5dBi.


    Então não importa que distância a RB951 envia sinal, não adianta NADA ter sinal ok em 2km, o que importa é a potência (EIRP) da contraparte, se for um smartphone típico vai ter alcance baixo tipo 250 a 300m mas só em data rate baixo, se usar coisa tipo MCS7 falamos em 100m sem obstáculos e com zona de Fresnel limpa.
    (E smartphone a 1,2m de altura, na altura que todo mundo segura na frente da barriga, NÃO TEM zona de Fresnel limpa, corta mais uns 20% do alcance)

    O alcance final depende muito mais de obstáculos, e da potência da contraparte (Smartphones, notebooks, tablets) do que do acess point.

    Se tiver ZERO obstáculos na frente, dá pra usar com smartphones comuns a 150m tranquilo (configurado em data rate baixo, nada de deixar no modo senhorinha leiga, conhecido como default), mas isso implicaria ter a RB951 em cima do telhado, exposta a chuva, e ela não é blindada. Então se vai deixar ela dentro de caixa hermética, ou pior, dentro de uma construção, já começa mal, com 10dBm de sinal atenuado (Tanto no TX como no RX) antes mesmo de sair pra área aberta.


    Com os 25-32dBm EIRP da RB951 o seu sinal é escaneavel a muitos quilômetros de distância se colocar ela exposta, em cima de uma torre, com 32dBm EIRP eu diria que uns 5km em smartphone, mas isso não diz nada sobre o alcance, quem está a 5km precisaria emitir sinal alto o suficiente pra chegar na RB951, e um smartphone tem 1/3 da potência necessária pra isso, literalmente um grita as perguntas e o outro sussurra as respostas, o alcance é mínimo por causa dos sussurros dos smartphones.

    (Pode entrar no setup de qualquer AP com um monte de smartphones conectados, provavelmente verá muitos chegando no AP com sinais ridículos de ruins tipo -80dBm, isso é sinal pra um throughput muito baixo (E smartphone nem consome muita coisa mesmo), mas o problema maior é o smartphone ficar caindo a conexão, o usuário noob vê os "pausinhos" de sinal e não entende que caiu conexão porque o smartphone é que não entrega "x pausinhos" de sinal pro AP, o cliente culpa o SEU equipamento por um desempenho que é ruim por causa de deficiências do equipamento DELE, se instalar isso pra terceiros tem que explicar muito bem sobre a bidirecionalidade do wifi senão ele vai vir reclamar que o produto não presta)

  12. #12

    Padrão Re: RB 951UI-2hnd para rede domestica

    Rubem, valeu ai a explicação, vi esse RB sem antena externa, ai não botei tanta fé. Queria um AP que atendesse 200 metros em volta com data rate de pelo menos 15 mb.

  13. #13

    Padrão Re: RB 951UI-2hnd para rede domestica

    Se todos os smartphones suportarem modo N, o data rate de 26M, que é MCS3, tem throughput que chega no 15Mbps que você provavelmente quer. MCS3 (26M) aceita tranquilo sinal -72dBm, lá pelos -75dBm não passa nem 5Mbps de throughput (Enquanto usando MCS2, de 19Mbps, passaria uns 7Mbps com esse sinal pelo que tenho usado).

    Mas tem MUITO smartphone básico que ainda não suporta N, e em modo G o datarate de 24M trafega uns 13-15Mbps em condições boas, eu só contaria com 15Mbps half usando o data rate de 36M em G, mas esse é um data rate onde a grande maioria dos smartphones tem potência baixa demais tipo 10 a 12dBm.

    15Mbps de throughput, em 200m rumo a um smartphone, acho que precisa um rádio MUITO parudo, que dê conta de lidar com sinais ruins tipo -80dBm que virão desse smartphone, por experiência sei que os Picostation não dão conta disso, eles sabem lidar com sinal baixo, mas garantem estabilidade mesmo sob sinal ruim, não garantem muito throughput (Num roteador comum, um sinal -80dBm vindo de smartphone dá throughput tipo 200-300kbps, e cai toda hora, enquanto no Picostation quase chegará em 1Mbps e não cai, é uma grande melhoria mas ainda é insuficiente pra o que você precisa). Unifi se sai bem melhor porque é muitos anos mais novo que Picostation, mas não medi muita coisa com eles, não sei se entrega tanto tráfego nessa distância tão grande, e o problema também é o sinal estação>acess point, todo pacote transmitido precisa ter o recebimento confirmado, quando o sinal de resposta é baixo demais ele é lento, é a situação onde o upload baixo demais atrapalha o download.

    Ah, e esses tráfegos que cito é com sinal estável. Smartphone em movimento, sendo virado pra lá e pra cá, tem sinal que varia 4 ou 5dBm, nessas condições é bem complicado garantir tráfego alto. Pra uma RB951 ou Unifi é fácil manter a conexão ativa (Não deixar cair), mas manter tráfego exigiria uma antena setorial de alto ganho, tipo uns 17dBi, pra garantir sinal alto o suficiente o tempo todo.

  14. #14

    Padrão Re: RB 951UI-2hnd para rede domestica

    Alguém pode dar uma dica de como configurar de modo manual o wireless dessa RB para ter um melhor desempenho?