+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão como revender minutagem de movel legalmente?

    Boa tarde caros colegas.
    Existe alguma maneira de revender o servico de telefonia movel legalmente? Da mesma forma que contratar um link dedicado e dele possa prestar o servico a meus clientes... existe alguma forma que eu possa contratar o servico de telefonia movel em alguma modalidade, igual ao link dedicado que falei? Nao sei se pude ser claro!

    Desde ja obrigado!

  2. #2
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: como revender minutagem de movel legalmente?

    Citação Postado originalmente por Maurobranquinho Ver Post
    Boa tarde caros colegas.
    Existe alguma maneira de revender o servico de telefonia movel legalmente? Da mesma forma que contratar um link dedicado e dele possa prestar o servico a meus clientes... existe alguma forma que eu possa contratar o servico de telefonia movel em alguma modalidade, igual ao link dedicado que falei? Nao sei se pude ser claro!

    Desde ja obrigado!
    Amigo tenho o mesmo interesse no assunto, pelo que já andei pesquisando, é possível criar uma operadora mesmo, mas o grande problema é a concessão da frequência ou banda, sem essa licença nem o hardware necessário não consegue comprar, além do preço que é um absurdo, é por esse motivo que podemos contar as operadoras nos dedos de uma das mãos.
    Estou fazendo uma experiência, aqui onde moro é interior, talvez ai pra vc seja mais fácil, existe uns telefones cip wi-fi, com eles vc programa uma linha telefônica tipo a Vono, assim basta ter o sinal wi-fi que o telefone faz e recebe ligações.
    Vou acompanhar o post, quem sabe alguém ascenda uma luz no fim do túnel pra nós.

  3. #3

    Padrão Re: como revender minutagem de movel legalmente?

    Na verdade, tenho interesse em revender mas em cima de voip! Nao queria montar infra sem fio, que acho que e no teu caso. Meu plano seria comprar minutos direto das operadoras e revender, ou alguma maneira que possa utilizar os chips das operadoras legalmente.

  4. #4

    Padrão Re: como revender minutagem de movel legalmente?

    Sim é possível fazer isso. A ANATEL já regulamentou esse tipo de serviço e chama-se Operado Móvel Virtual.

    No caso voce teria que fazer um contrato com uma operadora para usar a rede deles. Entretanto eu acredito que contrato inferiores a alguns milhoes de reais não deve ser alvo de interesse deles, porém posso estar enganado.

    Tente fazer contato com alguma operadora e depois fale pra gente como foi o resultado. Talvez seja uma oportunidade para podermos levar telefonia móvel para locais distantes, pequenos vilarejos, onde eles não tem interesse comercial.

    Segue links para ler mais sobre como funciona:

    https://grandeseventos.anatel.gov.br...dora-mvno.html

    http://tecnoblog.net/111776/porto-seguro-mvno/

  5. #5
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: como revender minutagem de movel legalmente?

    isto podia ser um serviço baratinho em 2,4 mhz .... e como e rede interna o custo e quase zero .
    ai naldo para de sonhar kkkkk....

  6. #6

    Padrão

    Eu creio que a viabilidade é só como o Santiago falou. Operador Virtual.
    Mas daí tira a graça da coisa.

    Uma vez consultei a Anatel sobre o serviço VOIP, pois sonhava que nem o Naldo.
    E para explicar o objetivo citei o exemplo da VONO que tem numeração DID que permite também receber chamadas. Sem esta numeração só faz chamadas mas não recebe. Só que na época, ou não fui entendido ou a Anatel entendeu de outra forma, mas me informaram que este tipo de serviço não estava previsto e que iriam estudar o caso específico do exemplo. Mas a VONO está aí até hoje. Então deve ser correto sim.
    A questão da numeração ainda está muito confusa. Apesar do regulamento SCM prever isso, ainda não está claro como será. E já se vão anos.

    O que operadoras VOIP tem feito é venderem no atacado minutagem que são repassadas aos clientes pelo provedor. E daí essas operadoras precisam sim estar com licença da Anatel para tal. Já o provedor como SVA não precisa.
    Não sei como estas operadoras fazem para obter o número DID, mas elas só fazem isso em grandes cidades, pois alegam que o custo de equipamentos para a interconexão é muito caro.
    E ao contratar um plano de minutagem tem que observar qual o método de medição do tempo. O ideal e mais justo é o 30/6 onde tarifa os primeiros 30 segundos e depois a cada 6 segundos.
    Mas tem planos ai no mercado que são "leoninos", 30/30 e até 60/60. Ou seja, virou 1 segundo depois dos 60 seg e já paga outro minuto cheio. Aí é prá matar...

    Algum tempo atrás se falava muito sobre VOIP, mas acho que hoje já é um serviço deficitário tendo em vista os planos de celulares terem caído muito de preço. Só fica caro ainda é ligar celular de uma operadora para outra operadora. Mas entre elas fazem depois um tipo de compensação e fica num lucro astronômico para elas.
    Este link tem um resumo breve de como funciona a coisa perante a Anatel.

    http://www.anatel.gov.br/Portal/exibirPortalPaginaEspecial.do?codItemCanal=1216


    Naldo, quanto ao 2.4 ser utilizado, vai depender pois voz sobre IP é muito sensível ao Jitter. Talvez algumas regras de priorização possam ajudar.
    Quando utilizava VOIP não tinha problemas sérios, mas de vez em quando quando dava um retardo não era agradável. Fica que nem transmissão de TV ao vivo onde o repórter fica parado esperando o momento certo de falar.
    Nada que não possa ser resolvido no caso do VOIP.

  7. #7

    Padrão Re: como revender minutagem de movel legalmente?

    Naldo.....Cara hoje mesmo terminei um trabalho sobre handoff vertical!
    As poeradoras estao utilizando wireless para desafogar o trafego das redes celulares. So nao sei qual operadora ja utiliza isto.. e muito interessante o artigo, nunca tinha ido a fundo no assunto mas vale a pena olhar! Se quizer posso postar aqui tbm, quem se interessa!

  8. #8
    Ricardo Romero Avatar de ricromero
    Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    São Paulo / Interior
    Posts
    923

    Padrão Re: como revender minutagem de movel legalmente?

    Citação Postado originalmente por Maurobranquinho Ver Post
    Naldo.....Cara hoje mesmo terminei um trabalho sobre handoff vertical!
    As poeradoras estao utilizando wireless para desafogar o trafego das redes celulares. So nao sei qual operadora ja utiliza isto.. e muito interessante o artigo, nunca tinha ido a fundo no assunto mas vale a pena olhar! Se quizer posso postar aqui tbm, quem se interessa!

    Posta aqui: https://under-linux.org/forumdisplay.php?f=285

  9. #9

    Padrão Re: como revender minutagem de movel legalmente?

    Citação Postado originalmente por Maurobranquinho Ver Post
    Naldo.....Cara hoje mesmo terminei um trabalho sobre handoff vertical!
    As poeradoras estao utilizando wireless para desafogar o trafego das redes celulares. So nao sei qual operadora ja utiliza isto.. e muito interessante o artigo, nunca tinha ido a fundo no assunto mas vale a pena olhar! Se quizer posso postar aqui tbm, quem se interessa!
    Vamos por partes...
    Todas as operadoras estão usando isso. A Oi comprou uma rede de HotSpots, a Net outra e a Vivo outras e expandiu o serviço, logo, você como usuário da operadora X pode utilizar FREE os hotspots dela.

    3G, 4G não dão conta do trafego. Ai você se irrita e conecta no Wireless que ela te disponibiliza em alguns locais e usa os seus dados do seu plano 3G, 4G ou residencial para logar.

    Quanto a operadora MNVO também não é assim não...
    Eu DUVIDO que qualquer operadora vá responder seu e-mail se você não for uma Virgin ou uma Porto Seguro da vida e detalhe: Você usa 100% a rede dela e distribui/agrega serviços específicos para públicos específicos... é bem complexo o tema.

    Quando a voz no seu provedor...
    Existem duas formas de fazer:

    Como o nosso amigo acima disse do telefone SIP e da configuração de um serviço tipo VONO por exemplo - totalmente dentro da LEI e numa boa..

    E... bem quietinho comprando um E1, montando um asterix, comprando a minutagem da operadora...
    Vc entendeu né? Segredo é começar sem estardalhaço...

    Eu tbem queria uma solução como vocês...
    E infelizmente como tantas outras fui atrás e tomei pedras de gelo na cabeça zilhares de vezes...

  10. #10

    Padrão Re: como revender minutagem de movel legalmente?

    Mauro

    Tem sim , o Pligg. www.pligg.com.br
    Sou Fernando da Mata e sou representante da Pligg para São Paulo e Rio de Janeiro, e posso lhe tirar toda as dúvidas para vc comercializar telefonia legalmente.
    Entre em contato:
    [email protected]

    abs

    Fernando da Mata